Seleção para franquia tem teste psicológico
Redes aumentam rigidez na escolha de franqueados para reduzir índice de evasão de unidades e fechar contrato com melhores empresários. Conheça as etapas para ter o seu próprio negócio
Quer uma franquia? Seleção tem teste psicológico e de estresse
Redes aumentam rigidez na escolha de franqueados para reduzir índice de evasão de unidades e fechar contrato com melhores empresários
Engana-se quem pensa que para abrir uma franquia basta assinar um
contrato. Algumas redes de franquias vêm adotando extensos e árduos processos
seletivos que podem levar até um ano.
Entre as etapas, há teste psicológico, entrevista semelhante à de
emprego e até test-drive, em que o futuro empresário tem de colocar a mão na
massa e acompanhar a rotina do negócio em dias de grande movimento, como
sábados, domingos e feriados.
O objetivo de tanta rigidez é reduzir o índice de evasão de unidades que
prejudica as finanças e o nome da marca, afirma Altino Cristofoletti, presidente
da comissão de ética da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e também
sócio-diretor da Casa do Construtor, franquia do ramo de serviços.VEJA TAMBÉM Franquias: mais enxutas, operações de quiosques crescem no País Sestini, de malas e mochilas, entra no mercado de franquias Quer abrir uma franquia? Confira se tem perfil para o negócio Confira 50 franquias com investimento a partir de R$ 28 mil
“A lei que rege o ramo de franquias garante que o franqueador tem de oferecer o mínimo de informações ao franqueado sobre o seu negócio — alinhar bem as expectativas”, explica o executivo.
Na Casa do Construtor, Cristofoletti afirma ter colocado em prática um processo seletivo “assertivo”, composto por três fases: recrutamento, entrevista, teste psicológico — para apontar os franqueados mais alinhados com a marca — e visita à sede. “É como se fosse um namoro. A relação dura de dois meses a um ano para se tornar um noivado e, então, um casamento”, compara.
Com a rigidez do processo, o empresário afirma selecionar 3% dos candidatos interessados na marca. “Vamos abrir 60 lojas no total este ano. A assertividade tem melhorado porque tenho franqueados com duas ou mais unidades”, reforça Cristofoletti.
Ser um franqueado da Megamatte também não é tarefa fácil. A cada 20 pessoas interessadas na marca, duas se tornam efetivamente franqueadas. O processo conta com recrutamento, entrevista e uma reunião em que o candidato é colocado frente a frente com a realidade do negócio. “Falo tantas verdades que chego a perguntar se alguém deseja desistir no meio da reunião”, diz Rogério Gama, diretor de expansão da rede.
Test-drive
E o processo de seleção da Megamatte não para por aí. No caso de o
franqueador ainda ter dúvidas sobre o perfil do candidato, é aplicado um
test-drive, espécie de teste prático em que o futuro empresário tem de passar
três dias dentro do centro de treinamento da rede, no Rio de Janeiro, ajudando a
administrar uma loja da marca.
“Não tenho dúvidas de que a rigidez ajuda a selecionar os melhores
candidatos. O principal fator de insatisfação dos franqueados está em
expectativas não alinhadas. Por isso, deixo tudo claro antes de o empresário
fechar o contrato conosco”, acrescenta Gama.
Na rede de restaurantes Divino Fogão, há dois treinamentos
práticos: o primeiro tem duração de cinco dias e é realizado antes de o
candidato fechar o contrato. Já o último, oferecido depois de o contrato ser
assinado, consiste em 30 dias de experiência junto com os funcionários da loja.
Nesse período, o futuro empresário deve abrir a unidade, administrar o estoque e
até gerir o caixa em dias de grande movimento.
“Não fui aprovado na primeira vez por questão financeira. Vi que
precisava me capitalizar primeiro para depois abrir uma franquia”, recorda o
empresário. Para abrir o café, Silveira Pinto contou com o aporte de mais dois
sócios. Na primeira tentativa — em uma rede de acessórios —, estava sozinho.
“Minha experiência de oito anos como tenente me ajudou a ser
aprovado porque mostrei ter disciplina e experiência com gestão de pessoas, uma
vez que tinha um pelotão de 40 adolescentes”, destaca ele.
Veja se você tem perfil para ser um franqueado:
FONTE: IG ECONOMIA
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