terça-feira, 5 de novembro de 2013

As melhores franquias para Investir

 As melhores franquias para investir

Saiba quanto custa e qual o rendimento dos negócios mais rentáveis do setor de Franchising

Por | Yahoo Contributor Network – 10 horas atrás



O mercado de Franchising, há quase uma década, cresce de 10 a 15% todos os anos, no Brasil. Só no ano passado, o faturamento total do segmento ficou na casa dos R$ 103 milhões, de acordo com levantamento feito pela ABF, a Associação Brasileira de Franchising. Em número de redes, o movimentado setor já acumula mais de 2400 marcas. As propostas são tentadoras, mas exigem uma criteriosa análise precedente, adverte o especialista em Franchising pela FGV-SP, Adir Ribeiro. "É indispensável pesquisar sobre as marcas, sobre o histórico da empresa, o grau de satisfação dos franqueados, fazer análises de riscos, entender sobre o mercado, e o principal, identificar-se com o modelo de negócio", aponta o também presidente e sócio-fundador da Praxis Business.

Leia também:
Quatro dicas para você se dar bem no LinkedIn
Segunda-feira é o melhor dia para procurar emprego
Dentre as mais de 2400 franquias disponíveis no mercado brasileiro, algumas se destacam pelo bom retorno financeiro e razoável custo de investimento requerido. A seguir, você confere uma relação com os melhores negócios em Franchising do país.

 
 
A rede foi a vencedora do prêmio "Melhores Franquias do Brasil 2013". O Boticário é líder de faturamento no setor e também é campeã no quesito número de unidades, com mais de 3600 lojas espalhadas por 1700 cidades do país. Só no ano passado, foram inauguradas 290 lojas.
Investimento: a partir de R$ 250.000,00
Área mínima: 40 m²
Prazo de retorno: 18 a 36 meses
Lucratividade: 8 a 10% do faturamento bruto
Faturamento médio: R$ 70.000,00 / mês
Número médio de funcionários por unidade: 4
Taxa de franquia: não cobra
Taxa mensal de franquia: até 38% sobre compras
Contrato: prazo indeterminado
 
 
 
 
A maior empresa de produtos de vestuário do Brasil é também a melhor de seu segmento no setor de franquias. Com suas mais de 515 unidades, a rede faturou R$ 1,43 bilhão em 2012 e agora aposta nas cidades médias do interior. Em 2012 foi a campeã do premio "Melhores Franquias do Brasil".
Instalações: R$ 2,8 mil o metro quadrado
Taxa de franquia: R$ 45 mil
Equipamentos e sistemas de gestão: R$ 20 mil
Marketing de inauguração: R$ 10 mil
Estoque inicial: a partir de R$ 150 mil
Capital de giro: a partir de R$ 150 mil
Taxa de royalties: equivalentes a 3% do valor das compras mensais realizadas pela unidade franqueada.
Taxa de propaganda: equivalente a 1,5% do valor das compras mensais da unidade franqueada.
Metragem mínima do ponto comercial: 120 metros quadrados.
 
 
 
 
Fundada em 1973, apenas dez anos depois é que a Localiza iniciou sua expansão por meio do franchising. A rede especializada em aluguel de carros ultrapassou as fronteiras brasileiras e hoje, está presente em países como Argentina, Bolívia e Chile. De acordo com dados da ABF, a Localiza foi a quarta rede que mais faturou no ano passado.
Taxa de franquia: R$ 100 mil
Taxa de Royalties: 6% sobre faturamento mensal
Taxa de propaganda: 2,5% sobre o faturamento
Capital para instalação: R$ 600 mil
Faturamento médio mensal: R$ 110 mil
Prazo de retorno: 24 a 30 meses
Capital de giro: R$ 300 mil
 
 
 
 
Um único estabelecimento inaugurado em 1988 foi o primeiro passo para o Habib's, quatro anos mais tarde, ingressar no mercado de franchising. No ano passado, a maior rede de fast-food de cozinha árabe do mundo alcançou o sexto maior faturamento do setor. Também foi apontada através de recente pesquisa do grupo Bittencourt, como uma das melhores franquias do país.
Loja convencional (espaço para a partir de 140 lugares)
Investimento total por unidade: R$ 1,5 milhão a R$ 2 milhões (inclui obras, equipamentos e decoração)
Taxa de franquia: R$ 85 mil
Taxa de royalties: 5%
Taxa de publicidade: 4%
Número de sócios: até 4
Retorno do investimento: prazo médio de 42 meses;
Lucratividade estimada:15% ao mês;
 
 
 
 
No Brasil desde 1994, a rede de lavanderias 5àsec possui, hoje, mais de 400 unidades franqueadas. A rede está na lista das franquias com empreendedores mais satisfeitos, recebendo o selo de excelência da ABF, desde 2001. A 5àSec se apoia em ferramentas de gestão e um centro de treinamento próprio para manter a expansão.
Investimento inicial total: de R$ 380.000,00 a R$ 450.000,00 (não incluindo o ponto comercial)
Taxa de franquia: R$ 45.000,00 (valor já incluso no investimento total)
Royalties: 5% sobre o faturamento bruto
Fundo de propaganda: 2% sobre o faturamento bruto
Prazo do contrato: 10 anos (5 anos iniciais, após os quais, havendo interesse das duas partes, pode haver renovação para mais cinco anos, sem cobrança de nova taxa de franquia)
Retorno de Investimento: prazo médio de 36 meses
 
 
 
 
O primeiro "Bob's" foi inaugurado em 1952, mas foi apenas em 1984 que a famosa rede de fast food passou a operar no modelo de franquia. Hoje, o Bob's é a terceira principal rede de franquias de alimentação do Brasil, com 1011 unidades. A empresa recebe o Selo de Excelência em Franchising da ABF desde 1997 e figurou no ano passado entre as dez franquias que mais faturaram.
Investimento mínimo: a partir de R$ 500 mil, não incluindo o ponto comercial, taxa de franquia e as despesas pré-operacionais
Taxa de franquia: de R$ 35 mil a R$ 65 mil
Fundo de marketing: 4% da venda bruta
Taxa de royalties: 5% da venda bruta
Vigência do contrato: 5 anos contados a partir da data de abertura do ponto de venda ao público.
 
 
 
 
Três pães de queijo são vendidos a cada segundo pela franquia Rei do Mate. A rede foi a vencedora da categoria "Cafeteria e Confeitaria" da edição de 2013 do prêmio "Melhores Franquias do Brasil". O "Rei do Mate" fechou o ano passado com 336 lojas e um faturamento de R$ 160 milhões.
Investimento: de R$ 200.000,00 a R$ 350.000,00, sem ponto.
Taxa de Franquia: R$ 29.500,00 para a primeira loja de cada franqueado, R$ 25.000,00 a partir da segunda e R$ 20.000,00 a partir da terceira unidade;
Taxa de adesão ao fundo de promoção: R$1.000,00;
Projeto arquitetônico: R$ 11.000,00;
Montagem da loja (obra civil, equipamentos e luminoso): a partir de R$ 101.500,00;
Despesas pré-operacionais / enxoval / equipamento caixa / decoração: a partir de R$ 30.000,00;
Marketing de inauguração: R$ 5.000,00;
Capital de giro: R$ 20.000,00;
Treinamentos: a partir de R$ 2.000,00
Taxa Mensal de Franquia (Royalties): 4% do faturamento bruto ou R$800,00 o que for maior;
Fundo de Propaganda: 1% do faturamento bruto ou R$ 200,00 o que for maior;
Prazo do Contrato: 5 anos renováveis a cada cinco anos. (Não é cobrado taxa de franquia na renovação);
Prazo de retorno do investimento: em média 36 meses, porém está diretamente relacionado com o resultado operacional da loja.
 
 
 
 
Fundada em 1974, a Flytour Franchising, divisão do Grupo Flytour, tem hoje 104 unidades. No ano de 2012 foi a quinta rede de franquias que mais faturou no país e em 2013 alcançou a marca de 13 certificados de excelência em Franchising, concedidos pela ABF.
Taxa de franquia: R$ 50 mil
Capital de giro: R$ 100 mil
Capital inicial: R$ 55 mil
Capital investido: R$ 205 mil
Royalties: 1% do faturamento bruto
Taxa de publicidade: 0,3% do faturamento bruto
Área mínima: 35m²
Faturamento médio mensal: R$ 150 mil (1º ano)
Prazo de retorno: 24 a 48 meses
Prazo de contrato: 60 meses
 
 
 
 
Fundada em 1988 pelo empreendedor Alexandre Tadeu da Costa, a Cacau Show iniciou a abertura de suas lojas no sistema de franchising a partir de 2004. Hoje, a marca é a quinta maior rede do país, contando com um total de 1456 lojas. Já recebeu quatro selos de excelência da ABF e foi apontada pela consultoria Bittencourt na lista das 25 melhores franquias do país.
Capital para instalação: de R$ 16 mil a R$ 90 mil
Taxa de franquia: de R$ 12,5 mil a R$ 25 mil
Capital de giro : mínimo de R$25 mil
Faturamento médio mensal: R$ 60 mil
Retorno estimado: 18 meses a 24 meses
 
 
 
 
Criado em 1999, o Spoleto é controlado pelo grupo Trigo. A rede desde 2002, quando começou a ser avaliada pelos franqueados, recebeu o selo de excelência da ABF por 12 vezes consecutivas.
Hoje a rede possui mais de 310 restaurantes , sendo 28 deles no exterior (26 no México e 2 na Espanha).
Investimento médio em shopping centers (30 metros quadrados): a partir de R$400 mil (sem taxa)
Investimento médio em lojas de ruas (150 metros quadrados): a partir de R$550 mil (sem taxa)
Faturamento médio mensal: R$ 105 mil
Taxa de franquia: R$ 60 mil
Taxa de publicidade: 2% do faturamento bruto pra fundo nacional e 2% para fundo regional
Taxa de royalties: 6% do faturamento bruto mensal
Margem de lucro médio: 15%
Prazo médio de retorno do investimento: 30 a 36 meses
Por fim, se você tem interesse em investir no segmento fique atento às dicas de Uberaldo Fernandes, consultor em Gestão Empresarial e Professor Associado da FDC - Fundação Dom Cabral:
1: Pesquise muito sobre o mercado e escolha as melhores franquias. Atente-se à força da marca franqueadora, sua penetração no país, sua história, sua gestão.
2: Converse com franqueados da marca para saber seu grau de satisfação com o negócio;
3: Elabore seu plano de negócios e saiba que no franchising se trabalha muito, muito mesmo..
 

Nenhum comentário: