terça-feira, 19 de novembro de 2013

LUCRO CERTO: CRIE E VENDA e-BOOKS

Transforme seu conhecimento em lucro: Como criar seu primeiro ebook e começar a vender pela web



Quem planeja investir e rentabilizar o uso da Internet tem nos infoprodutos uma boa oportunidade. Mais tradicional entre os infoprodutos, o ebook é um livro em formato digital, que pode ser lido em qualquer equipamento eletrônico, como computador, smartphone, e-reader (leitor de livro digital) ou tablet. Eles também podem ser impressos e lidos como um livro tradicional. Com um ebook pronto, é possível comercializá-lo via Internet e transformá-lo em renda.
Algumas vantagens do ebook em comparação ao livro impresso
  • Preço: com um custo de produção e de divulgação baixo, um ebook de alta qualidade pode chegar às mãos do comprador a um custo muito inferior ao livro tradicional, o que permite que o vendedor reduza o preço para vender mais, ou simplesmente mantenha o preço e aumente sua margem de lucro por venda.
 
  • Portabilidade: por utilizar um formato digital, pode ser distribuído de forma rápida e eficiente por meio da Internet, para qualquer parte do mundo;
 
  • Custo zero de fabricação: Diferente do livro em papel, que tem um custo em papéis, impressões, transporte e armazenamento toda vez que ele é impresso, o livro digital tem custo próximo de zero, pois todo o processo de venda e consumo ocorre digitalmente
     
    Shutterstock / prochasson frederic

 

 

Etapas para a criação de um ebook

Para criar seu primeiro ebook, é necessário seguir algumas etapas.
  1. Defina bem o tema do ebook: Esta se constitui em uma das etapas mais importantes do processo de criação de um livro, qualquer que seja ele, principalmente para quem quer ganhar dinheiro com a comercialização do material. Escolha sempre um tema com o qual você possui afinidade e tenha conhecimento profundo. Escolher um tema no qual você seja um especialista, é fundamental, pois você precisa transmitir credibilidade para seu leitor.  É muito importante também encontrar um nicho de mercado que tenha um tamanho suficiente para garantir um volume satisfatório de vendas. Nas próximas semanas publicaremos mais artigos aqui no blog para ajudar você a escolher um bom nicho para seu ebook.

2. Organize e estruture os tópicos do livro: decida quais são os principais tópicos dentro do tema que você escolheu. Faça um esboço sobre cada um deles e organize os capítulos de forma a dar compreensão ao seu texto. É importante fundamentar suas ideias, por isso faça uma boa pesquisa na Internet sobre o que já foi escrito e o que há de mais novo na discussão do tema sobre o qual você quer falar. Pesquise os assuntos sobre os quais o seu cliente se importa, e a partir deles defina seu conteúdo. Ferramentas de pesquisas de palavras chave, como o Google Keyword Tool, podem ajudar bastante na seleção dos tópicos. Elas ajudam você a entender os interesses do seu público alvo, assim você conseguirá organizar seu conteúdo com mais eficiência.

3. Ilustre seu ebook com fotos: o uso de imagens favorece a leitura e deixa o ebook mais interessante. Você tem duas opções de utilizar fotos no seu livro digital, sem ter um custo alto. A primeira é optar pelo uso de imagens de seu arquivo pessoal, o que não lhe renderá problemas com direitos autorais. A segunda hipótese, é partir para os bancos de imagens. Na Internet, há inúmeros bancos de imagens disponíveis, e vários deles tem preços acessíveis, sendo que alguns são gratuitos. Alguns sites onde achar boas imagens para seu ebook:
ShutterStock: site de buscas que reúne milhares de fotos de uso royalty free a preços acessíveis para ilustrar seu ebook
Public Domain Photos: oferece mais de 5.000 fotos e 8.000 ilustrações para uso gratuito
Free Digital Photos: oferece também um plano pago, para quem precisa de imagens em alta resolução
Every Stock Photo: reúne mais de cinco milhões de fotos obtidas em diversos bancos de imagens


4. Escolha o formato do seu ebook (PDF ou Epub): a principal diferença entre os dois formatos diz respeito à adaptação dos textos à tela do leitor. Um ebook com o formato Epub é reflowable, ou seja, oferece a possibilidade de adaptação do texto e tamanho da fonte automaticamente à área de visualização disponível. Aqueles disponibilizados em PDF, no entanto, mantêm sempre o mesmo formato da versão impressa, seja qual for a área de exibição.


Funcionalidades dos arquivos Epub:
- Possibilitam o redimensionamento de textos e a alteração da fonte;
- Permitem a busca por palavra e a inserção de destaques;
- É possível mudar de página a partir do toque;
- Ideais para ebooks mais simples, sem muitas imagens 

Funcionalidades dos arquivos PDF:
- Reproduzem com exatidão o modelo da página impressa;
- Permite ampliar ou reduzir a página, para melhor visualização do conteúdo;
- A barra de navegação pode ser utilizada para folhear as páginas;
- Ideais para ebook mais complexos, em que o número de imagens é significativo e o formato é mais complexo;
ShutterStock / Prochasson frederic

  1. Dedique-se à formatação: a diagramação e editoração de e-book farão diferença. Além de estar bem escrito, seu livro precisa ter um bom acabamento, o que dará um ar mais profissional à obra. Como a intenção é ganhar dinheiro com o livro, e caso você não domine ferramenta de formatação e diagramação, analise a possibilidade de contratar um profissional para executar a tarefa. Com relação às despesas com a diagramação de um livro comum, os custos com um ebook serão bem menores. Uma boa apresentação vai elevar a imagem do seu livro. Você encontrará bons profissionais freelancers em sites como o odesk.com ou o workana.com.

2. Registre a sua obra – se a intenção é comercializar o seu ebook, é importante registrar o trabalho na Biblioteca Nacional. Assim você terá o ISBN, sistema de identificação que inclui os dados de autoria, e ficará mais seguro com relação aos direitos autorais. As informações para o registro podem ser obtidas no site oficial da Biblioteca Nacional, no link http://www.bn.br/.


3. Escolha uma plataforma de distribuição: Uma vez que seu livro esteja pronto, chegou a hora de definir:
- Como entregar meu ebook após a venda?
- Como receber pagamentos pela internet?
- Como garantir a segurança do meu ebook na internet? 

Para resolver estas questões, o ideal é escolher uma plataforma de distribuição de produtos digitais, como o Hotmart por exemplo. A plataforma deve prover todas as ferramentas e infraestrutura para que você não tenha que se preocupar com todos os pequenos detalhes do processo de venda. Se estiver em dúvidas, converse com os melhores infoempreendedores e pergunte a eles qual a plataforma de distribuição eles usam.
  1. Divulgue seu ebook: monte estratégias para promover e difundir o seu trabalho. Dicas para dar publicidade ao ebook:
  • Divulgue seu trabalho nas redes sociais, entre os amigos e conhecidos;

  • Entre em contato com sites que disponibilizam conteúdo relacionado ao tema do seu ebook e ofereça artigos para publicação;

  • Crie um blog sobre o tema do seu ebook, para montar uma rede de contatos com interessados no tema, e utilize a ferramenta para comercializar o seu livro;

  • Faça parcerias com outros sites e gere links para seu site, diretamente de sites que tem uma audiência parecida com o seu público alvo. Seja através de contato com o dono do site, comentários, etc, o mais importante é encontrar parceiros e assim gerar tráfego para seu site.

  • Participe de programas de afiliados para comercializar seu ebook. Através de programas de afiliados, você pode oferecer uma comissão a qualquer pessoa que venda seu ebook. Assim sites que tiverem uma audiência com interesses em assuntos similares ao seu ebook irão se afiliar ao seu produto se, para poder vender o ebook e assim monetizarem seus sites.

2. Tenha cuidado com a ortografia:  Ao terminar o seu ebook, tenha a preocupação de fazer uma revisão cuidadosa do texto. Se for preciso, contrate um editor, para verificar se há erros gramaticais. Para que sua obra ganhe credibilidade e tenha uma repercussão positiva, é fundamental que ela esteja bem escrita, que suas ideias sejam compreensíveis e que o português esteja correto.
Com as dicas, agora é organizar as ideias, planejar o livro e montar um ebook de qualidade e com ótimas perspectivas de resultados.
 
 
Mãos à obra!
 
 
 
FONTE: HOTMART BLOG

Nenhum comentário: