terça-feira, 19 de novembro de 2013

SEUS NOVOS INFOPRODUTOS: CRIANÇÃO PASSO A PASSO

O Guia Definitivo para a Criação de Infoprodutos

Muito tem se falado sobre infoprodutos/produtos digitais atualmente.
 
Seja você um afiliado que quer monetizar a audiência do seu site através de um produto digital ou um infoempreendedor (um profissional que ganha dinheiro através da venda de infoprodutos), nosso objetivo com este artigo é ajudar você a criar infoprodutos cada vez melhores e assim gerar mais receita.
 
Para isso, preparamos este guia com as principais dicas e truques que aprendemos com a nossa comunidade de infoempreendedores e afiliados.
 
 

O que é um infoproduto?

O termo infoproduto vem da junção das palavras informação e produto. Um infoproduto nada mais é que um produto que oferece informações ao cliente, e é geralmente associado a ebooks, screencasts e conteúdo em video, software e as diversas combinações destes elementos. Muito comumente são vendidos pela internet e tem a entrega feita de maneira 100% digital, sem precisar de logística complexa.
Geralmente um infoproduto oferece conteúdo educacional, ou seja, ensina as pessoas uma nova habilidade, um conhecimento ou a lidar com alguma situação prática.

 

Exemplos de infoprodutos vendidos pela internet:

  • Ebooks
  • Relatórios e whitepapers sobre uma indústria específica
  • Podcasts pagos e conteúdo em áudio
  • Vídeos e screencasts
  • Sites e comunidades de conteúdo que cobram assinaturas dos membros
Para se tornar um infoempreendedor, você precisará aprender a escolher um nicho para seu produto, criar produtos atraentes, aprender a gerar tráfego, promover seus produtos e gerar parcerias estratégicas com afiliados para maximizar suas vendas. Parece trabalhoso, mas é bem simples, vamos passar pelos pontos de como fazer isso abaixo.



Se tornando um infoempreendedor

Se você se considera um expert em um assunto específico e tem vontade de empreender, criar um produto digital pode ser um ótimo caminho para você começar a ganhar sua independência financeira ou complementar sua renda. A grande vantagem da venda de produtos digitais, é que diferente de empregos tradicionais, ou de consultorias onde você é remunerado por hora, ao fazer um produto digital você pode ganhar dinheiro sem estar “presente”, pois existe uma multidão de potenciais clientes na internet buscando produtos que resolvam os problemas que eles possuem e dispostos a gastar, independente de uma interação direta com um humano.
O produto digital é uma oportunidade empreendedora interessante pois mesmo quando você não está online, as pessoas estão navegando na web buscando e comprando produtos que as ajudam a atingir seus objetivos pessoais. Produtos digitais permitem que você crie um negócio 100% automatizado que nunca para de funcionar e que praticamente não precisa da sua intervenção sua para se manter rodando e gerando lucros! O primeiro passo para a geração de um produto é a escolha do mercado, o nicho no qual o seu produto estará inserido.





Gerando ideias para seu primeiro infoproduto

O ideal é você encontrar um nicho em que você seja um expert e também tenha acesso a outros interessados no assunto para comprarem o seu produto digital. Se você tem um blog sobre receitas e se aventura como chef nos finais de semana, poderia por exemplo lançar infoprodutos do segmento de culinária e assim usar seu expertise para monetizar sua audiência.
É muito importante ter certeza que existe demanda para seu produto e que você ajuda as pessoas a resolver um problema real que elas enfrentam no dia a dia, pois com isso você irá naturalmente atrair um grande volume de pessoas.
Confira algumas ideias de infoprodutos para você se inspirar:
  • Um guia passo a passo ensinando as pessoas a tocar um instrumento musical que você domina, com um ebook e video aulas;
  • Uma coleção de screencasts sobre como utilizar um software específico, com as dicas e truques que você levou anos para aprender;
  • Se você é um programador, poderia por exemplo criar um software que ajude as pessoas a customizar seus sites, postar automaticamente para mídias sociais, ou desenvolver um plugin para uma plataforma como o WordPress.
Uma vez que você tenha tido a ideia, converse com potenciais interessados, navegue na web e procure potenciais concorrentes e tente entender o tamanho do mercado. As duas coisas mais importantes nesta etapa são:
  1. Identificar um problema que você consiga ajudar as pessoas a resolvê-lo ou um conhecimento que elas desejariam adquirir;
  2. Certificar-se que existe um grande volume de pessoas interessadas no assunto, e que estas pessoas estejam dispostas a pagar para resolver este problema. Uma boa dica é encontrar pessoas que seriam potenciais clientes e perguntar a elas se elas estariam dispostas a pagar pelo seu produto fictício e quanto elas estariam dispostas a pagar.



Como criar seu primeiro infoproduto

Uma vez que você tenha escolhido seu nicho, chegou a hora de montar seu primeiro produto. Confira algumas ideias e dicas para começar:
  • Ebooks: É o formato mais tradicional de infoprodutos. Geralmente são distribuídos em arquivos PDF. Para fazer um ebook bacana, é necessário que você invista em produzir textos de qualidade, com uma organização clara sobre o assunto de interesse do seu nicho. Vale a pena caprichar na capa e na diagramação do material. Existem dezenas de bancos de imagens na internet com fotos e ilustrações a preços acessíveis para decorar seu ebook. E se você não tem experiência com diagramação, vale a pena contratar um designer para ajudar com a parte visual. O segredo de um ebook de sucesso é impressionar o cliente pelo conteúdo como um todo, ou seja, textos bem escritos, visual lindo e ajudá-lo a atingir seu objetivo com o produto com facilidade.
  • Produtos em áudio: Seja um audiobook, ou uma série de podcasts, os produtos em áudio também são bastante fáceis de produzir. O importante é comunicar a mensagem de maneira clara, e ter uma gravação de qualidade. Preocupe-se com entonação, boa dicção do narrador e  trilhas divertidas que seus clientes ficarão satisfeitos. E, se você já produziu um ebook, pode inclusive transformá-lo em um audiobook e gerar assim uma nova fonte de receitas!
  • Video aulas e screencasts: Gravar vídeos atualmente é muito fácil. Mesmo câmeras populares já produzem vídeos em altíssima qualidade. Seja seu produto um video tutorial de como fazer uma atividade complexa, uma série de vídeos ensinando como tocar um instrumento ou a gravação da tela do seu computador ensinando a utilizar um software específico, o importante é investir na qualidade do conteúdo e aparência profissional. Mantenha sempre o áudio claro, e sempre que possível, use e abuse de vinhetas, animações, etc.
  • Comunidades de membros: Agregar uma comunidade de entusiastas sobre um assunto e cobrar uma assinatura dos membros pode ser muito lucrativo. O importante é manter a comunidade viva, interagir muito com os membros pagantes, e oferecer conteúdo exclusivo para os assinantes. Se você for bem sucedido ao criar uma aura de exclusividade do seu “clube”, você será capaz de garantir receitas recorrentes e usuários satisfeitos.


Vendendo e promovendo infoprodutos

Com o seu produto criado, o primeiro passo é criar um página de vendas com informações bastante descritivas para seu produto. Colocar depoimentos de clientes, oferecer amostras de produto e captar emails de potenciais clientes é muito importante nesta etapa. Seu objetivo é criar uma página que, ao ser visitada por um potencial cliente, gere nele a intenção de compra. Portanto é importante caprichar bastante na página de vendas!
O segundo passo é investir na geração de tráfego para esta página e encontrar canais de distribuição para vender o seu produto. A melhor maneira de começar é criar um blog ou uma comunidade que reuna seu público alvo, e produzir conteúdo para atrair clientes potenciais. Outras dicas para gerar tráfego para sua página incluem:
  • Fazer posts como autor convidado em outros blogs e gerar links para o seu blog e para a página de vendas do seu produto.
  • Compartilhar seu produto e conteúdo sobre ele nas redes sociais e em agregadores de conteúdo para atrair novos visitantes.
  • Anunciar nos sites nos quais o seu público alvo navega, para gerar tráfego qualificado.
  • Encontrar blogs e sites que tenham audiência parecida com a sua e convidá-los para se tornarem afiliados do seu produto. A afiliação funciona da seguinte maneira: cada vez que um terceiro vende o seu produto, ele recebe uma parte do valor da venda,  assim ele monetiza sua audiência e você gera mais vendas.


Quero aprender ainda mais, como faço?

Nos próximos artigos vamos nos aprofundar em cada uma das etapas discutidas acima. Se você gostou desse artigo compartilhe com os amigos, assine nosso feed RSS e não se esqueça de assinar nossa newsletter! E claro, se tiver alguma dúvida, participe nos comentários que nós lhe responderemos.

FONTE: BLOG HOTMART

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