sábado, 14 de dezembro de 2013

IR 2013: DESCUBRA SE VC CAI NA MALHA FINA

 

IR 2013: descubra se você está entre os 711 mil que caíram na malha fina

 
 
 


 

Número de declarações retidas é 17,7% maior que no ano passado; 53% dos contribuintes que estão na malha fiscal omitiram rendimentos

 
 
Taís Laporta - iG São Paulo | - Atualizada às   

 
Thinkstock/Getty Images
Declarações retidas representam 3,2% do total

 
 
A Receita Federal divulgou nesta quinta-feira (12) que 711.309 contribuintes caíram na malha fina do Imposto de Renda 2013. O número é 17,7% maior em comparação ao ano passado, quando o Leão segurou 604.299 declarações em sua base de dados.
 
 
 
 
A omissão de rendimentos pelo contribuinte foi o principal motivo que levou às declarações retidas, com 378.820 casos – 53% dos documentos presos na malha fiscal.
 
Das 26 milhões de declarações do Imposto de Renda entregues este ano (tanto originais como retificadoras), o número de contribuintes retidos representa 3,2% do total.
 
Na próxima segunda-feira (16), a Receita vai iberar a consulta e o pagamento do sétimo e último lote do IR 2013. Será a primeira vez que o Fisco realizará os dois procedimentos no mesmo dia. Quem não recebeu a restituição do imposto (se tiver direito) até esta data, está na malha fina do Fisco.
 
 
 
Como saber se você está na malha fina
 
Para consultar a sua situação, não é preciso esperar até segunda-feira, como explica o CEO da Sevilha Contabilidade, Vicente Sevilha Junior. "No site da Receita Federal, em um local chamado E-CAC (Centro de Atendimento ao Contribuinte), é possível fazer uma pesquisa e saber qual o status de sua declaração", orienta o especialista.
 
Para ver o resultado, é preciso informar alguns dados pessoais (CPF ou CNPJ) e o número do recibo de entrega das duas últimas declarações do Imposto de Renda. Você também precisará de um código de acesso para pessoas físicas, que pode ser gerado no próprio site da Receita Federal.
 
O status "processada" aponta que você está em dia com suas obrigações fiscais. Já o resultado "em processamento" indica que a declaração ainda está em análise. Se a pesquisa mostrar o status "pendências", você caiu na malha fina em 2013.
 
 
 
FONTE: IG ECONOMIA

Nenhum comentário: