SEJA DONO DA SUA VIDA FINANCEIRA




Planejamento financeiro:

veja dicas de como equilibrar as finanças

 
 


Todo início de ano é a mesma coisa: IPTU e IPVA se juntam a outras despesas, como matricula da escola e material e uniforme escolar dos filhos, deixando todo mundo de cabeça quente e procurando uma saída para não ficar com a conta no vermelho.
 
Conheça o "Dindin por Dindin", o programa do Yahoo que te ajuda a cuidar das finanças

Para que isso não aconteça, o ideal é se preparar com antecedência. "Todas essas despesas tem vencimento prévio e para que elas não pesem no início do ano, a pessoa pode dividir o valor desses custos pelo número de meses e guardar um pouco todo mês, assim ela poderá ter o dinheiro para pagar à vista", exemplifica a educadora financeira da CK Treinamentos, Gisele Kobayashi.

Outra dica: guarde, se possível, parte do 13º salário para pagar um ou outro imposto de uma só vez sem comprometer o orçamento. "O pagamento à vista compensa, já que o desconto do IPVA ou IPTU costumam ficar perto de 5%", diz Maurício Galhardo, sócio-diretor de finanças da Praxi Business.

Mas, e quem não conseguiu guardar nada, gastou muito com os presentes de natal e já começou o ano no vermelho? Segundo Gisele, o ideal é tentar negociar com os credores. Antes de procurá-los, no entanto, some todas as contas para saber exatamente o quanto deve. "Feito isso, é preciso calcular qual valor você pode usar por mês para quitar a dívida sem comprometer ainda mais o orçamento ", diz Gisele.

Maurício Galhardo sugere que a pessoa se planeje desde já para que esse "aperto" não se repita no ano que vem. "Começar a fazer controle financeiro é como fazer atividade física: Todo mundo sabe que é importante, mas é difícil começar", diz. "Estabeleça metas e comece a poupar, mesmo que não esteja do jeito que gostaria", completa.

Para o especialista, não importa como esse controle será feito, o importante é fazê-lo. "O ideal é anotar tudo por pelo menos um mês, para ter ideia do quanto é gasto. Depois disso, dá para saber quais despesas você pode cortar", diz "Quando a pessoa acompanha os gastos e sabe exatamente para onde vai o dinheiro, dificilmente se endivida, pois, com essa visão, consegue saber onde cortar ou diminuir, caso seja necessário", concorda Gisele.



 Dicas para fazer um bom planejamento financeiro


 Faça uma tabela com os gastos do mês

"Não importa se será num software elaborado, um aplicativo no celular, numa planilha de Excel ou mesmo numa caderneta que seja levada no bolso. O importante é começar a anotar", diz Maurício Galhardo.

Se possível, prefira o pagamento à vista

Se não tiver o valor total, poupe antes de comprar algo.


Leve seus cartões de crédito somente quando for usá-los. Evite a compra por impulso
"O cartão de crédito é como uma corda. Se bem usado, pode ajudar a pessoa a conquistar bens, pode dar segurança no caminho. No entanto, para aqueles que não sabem usar há o risco de se enrolar ou até de se "enforcar" nos juros altos", diz Galhardo.


Ensine seus filhos a poupar a mesada
"Nessa fase, a criança deve ter uma noção do quanto pode gastar para não ficar sem dinheiro", diz Gisele Kobayashi.



Por | Yahoo Contributor Network – qui, 23 de jan de 2014 16:28 BRST


FONTE: YAHOO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO CONVERTER CRUZADOS EM REAIS?

MODELO DE CARTA DE APRESENTAÇÃO (EMPRESARIAL)

Como tirar o registro profissional(Mtb) - Jornalistas