quinta-feira, 17 de abril de 2014

FACEBOOK & SEU EMPREGO




Comportamento no Facebook pode custar seu emprego



Postura no Facebook pode custar seu emprego    

Recentemente, diversos casos de profissionais que foram desligados por conta de seus comportamentos no Facebook vieram à tona.

Em fevereiro deste ano, uma professora da PUC foi afastada de seu cargo por ter postado uma foto de um homem trajando camiseta regata e bermuda, dentro do Aeroporto Santos Dumont, no Rio do Janeiro, o desclassificando e ironizando a situação com a frase “Aeroporto ou Rodoviária?”.


Outro caso que chegou à mídia nos últimos dias foi o do piloto da Avianca, que criticou os nordestinos em sua página pessoal da rede social e foi dispensado pela companhia aérea, após pressão popular.

Neste fim de semana, mais um caso: um estagiário de Recursos Humanos da prefeitura de Gramado, no Rio Grande do Sul, postou uma foto de cunho racista, pregando a paz no futebol com um aperto de mãos – só que uma delas era de um homem branco e a outra, de um macaco. Resultado: após cobrança dos moradores da cidade, o rapaz foi afastado.

Pois é, as redes sociais, e principalmente o Facebook por seu poder de alcance, tomou grandes proporções e relevância no julgamento da postura dos profissionais. Abaixo, listamos algumas dicas de Luís Testa, head de Pesquisa e Estratégia da Catho, para que você entenda os limites do que pode ou não ser postado:

• Evite comentários preconceituosos ou polêmicos demais;

• Tenha cuidado com o linguajar utilizado. O uso de palavrões, gírias e, principalmente, erros de português são vistos de forma negativa pelas empresas;

• Não use a rede para falar mal da empresa ou de antigos chefes e colegas de trabalho;

• Seja uma pessoa positiva, participativa, que contribui com as pessoas que seguem ou acessam seu perfil;

• Cuidado com as fotos publicadas que podem denegrir sua imagem;

• Revise a configuração de privacidade de suas informações do seu perfil.

“Com a exposição criada por meio da internet e a facilidade no acesso à informação, é importante que as pessoas tenham uma preocupação constante com a imagem que transmitem por meio das redes sociais”, reforça Testa.

Autor: Nathaly Bispo



Fonte: MSN Empregos

Nenhum comentário: