quinta-feira, 8 de maio de 2014

QUEM VAI AJUDAR NA SUA CARREIRA ??




Identifique quem vai te ajudar em sua carreira


Reconheça os aliados na jornada profissional




Conheça a Jornada do Herói

Autor: Samara Teixeira

Conheça a Jornada do Herói

 

O conceito da Jornada do Herói foi criado por Joseph Campbell, estudioso norte-americano de mitologia e religião comparada

Nele, Campbell cria um modelo de como seria o passo a passo do percurso de transformação do homem comum em herói, com todas as provações que surgem no meio do caminho.

 
 

A Jornada do Herói é muito utilizada em roteiros de cinema, seriados e, também, dentro das empresas como ferramenta de motivação e organização de metas para executivos. Um exemplo claro são os roteiros de Guerra nas Estrelas de George Lucas, todos seguem os estágios da Jornada de Campbell.


 De acordo com Aser Cortines, consultor em gestão, a Jornada do Herói é o caminho que o indivíduo percorre até a conquista de uma meta, é a aceitação de novos desafios e de toda a dificuldade para vencer cada etapa de aprendizagem dentro de cada escolha.


“Todos os dias vivemos uma Jornada, nossas escolhas, desafios e relacionamentos estão pautadas por um objetivo e a maneira como você traça para chegar nesta meta é o que é Jornada do Herói, tudo o que vivemos até o sucesso”, explica Aser.


 Existem vivências da Jornada na Califórnia todo ano na semana do nascimento de Campbell, onde as pessoas vivenciam dinâmicas e refletem sobre onde querem chegar e a razão desta meta.

“Toda jornada tem começo, meio e fim. O que Campbell transmite com a jornada é como explorar cada fase destacando cada elemento como, paciência, observação e saber identificar os aliados e os chamados dragões (inimigos) por ele. Afinal, vivemos inúmeras jornadas na vida e devemos saber identificar quando cada etapa termina para perceber os chamados de novas fases e desafios”, explica Cortines.


 O conceito da Jornada pode ser ensinado por meio de jogos, filmes, seriados, livros e dinâmicas para transmitir a inteligência coletiva. “Sempre que agreguei nas minhas palestras estas ferramentas com foco na Jornada, as equipes entenderam os caminhos e encontraram as soluções dos desafios que estavam vivenciando diariamente”, enfatiza Ases.


 A Jornada do Herói possui estágios e Campbell destaca 12 como principais, sendo:

- Mundo Comum - O mundo normal do herói antes da história começar.

- O Chamado da Aventura - Um problema se apresenta ao herói: um desafio ou a aventura.

- Reticência do Herói ou Recusa do Chamado - O herói recusa ou demora a aceitar o desafio ou aventura, geralmente porque tem medo.

- Encontro com o mentor ou Ajuda Sobrenatural - O herói encontra um mentor que o faz aceitar o chamado e o informa e treina para sua aventura.

- Cruzamento do Primeiro Portal - O herói abandona o mundo comum para entrar no mundo especial ou mágico.

- Provações, aliados e inimigos - O herói enfrenta testes, encontra aliados e enfrenta inimigos, de forma que aprende as regras do mundo especial.

- Aproximação - O herói tem êxitos durante as provações.

- Provação difícil ou traumática - A maior crise da aventura, de vida ou morte.

- Recompensa - O herói enfrentou a morte, se sobrepõe ao seu medo e agora ganha uma recompensa (o elixir).

- O Caminho de Volta - O herói deve voltar para o mundo comum.

- Ressurreição do Herói - Outro teste no qual o herói enfrenta a morte, e deve usar tudo que foi aprendido.

- Regresso com o Elixir - O herói volta para casa com o "elixir", e o usa para ajudar todos no mundo comum.

Estes estágios são nada mais que as fases de nossas vidas, tanto profissional quanto pessoal, e nos passa uma mensagem de persistência e foco, em meio à fantasia e sofrimento da vida. “O conhecimento deve sempre ser associado a algum elemento que leve a emoção e que dê prazer, por isso, por muitos anos ensinei inúmeras equipes com a Jornada do Herói, é realmente fantástico", conclui Aser.

 
Aumente suas chances de conseguir um novo emprego, anuncie seu currículo na Catho por 7 dias Grátis!

Fonte: MSN Empregos

Nenhum comentário: