4 ações para ser um franqueado de sucesso

Respondido por Lyana Bittencourt, especialista em franquias

 
Um dos principais desejos de qualquer franqueado é conseguir maior rentabilidade para sua unidade no menor espaço de tempo possível.
 
O que acontece, via de regra, é que cada fraquia exige um tempo para que a operação comece a gerar lucros, podendo levar de um a dois anos.
 
No entanto, o franqueado pode diminuir esse prazo se souber como se diferenciar e se destacar entre os franqueados da rede.
 
Aqui estão quatro dicas para que o franqueado atinja esses objetivos.
 
 
 
1. Engajar-se com a marca 

 Desde o momento da escolha da franquia, o franqueado deve ter em mente que seus valores e os da marca precisam estar alinhados, pois essa sinergia fará toda a diferença no dia-a-dia da operação.
 
Entender o conceito do negócio facilita o relacionamento com o franqueador e permite que a unidade transmita os conceitos da marca com mais propriedade.
 
Tudo isso vai gerar mais valor aos produtos e serviços oferecidos ao cliente final.
 
 
 
 
2. Cuidar das pessoas

 O sucesso do franqueado depende também do engajamento de seus colaboradores.
 
O grande desafio aqui é encontrar e reter bons funcionários.
 
Por isso, é importante investir na capacitação da equipe, dedicar tempo para transmitir os valores da marca e orientar constantemente os colaboradores na execução de suas tarefas.
 
Com um time dedicado, o franqueado consegue implementar estratégias de crescimento mais facilmente.
 
 
 
 
 
3. Investir no marketing local

 Não se deve esperar apenas que o franqueador indique quais as melhores ações de marketing local para a unidade.
 
É importante pesquisar, observar e buscar informações sobre o mercado local.
 
Mantenha um relacionamento próximo com os clientes e sugira ações diferenciadas para a unidade, desde parcerias até investimentos em publicidade na região de atuação da franquia.
 
 
 
 
 
4. Inovar sempre 

 Para um franqueado se diferenciar, inovar é uma palavra-chave no mais literal sentido da palavra: o franqueado dever trazer ideias novas e sugeri-las ao franqueador.
 
Se perceber que um produto se destaca mais que outro, porque não pensar em ação casada que eleve o consumo dos dois?
 
Se vislumbrar oportunidades para sua unidade, porque não levar isso à franqueadora?
 
O franqueado deve estar antenado para tudo que pode influenciar sua operação e compartilhar suas ideias e alternativas com a franqueadora para, a partir do aval dela, colocar tudo em prática.
 
A experiência do franqueador no negócio conta muito no momento de saber se a ação pode ou não dar certo.
 
 
 

Lyana Bittencourt é especialista em franchising e diretora de Marketing e Desenvolvimento do Grupo Bittencourt.


FONTE:

Editado por Priscila Zuini, de EXAME.com