quinta-feira, 5 de março de 2015

OPORTUNIDADE: AINDA POUCOS BRASILEIROS COMPRAM VIA WEB



Pesquisa da CNI indica que

74% dos brasileiros nunca

 compraram pela internet

 
 
          
As compras pela internet estão cada vez mais populares no Brasil.
 
 
 
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Entretanto, a grande maioria das pessoas ainda prefere comprar bens e serviços pelas vias tradicionais.
 
Um levantamento do Ibope, encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), revelou que 74% dos brasileiros nunca compraram pela rede mundial de computadores.
 
A pesquisa mostra, ainda, que idade, renda e escolaridade influenciam no perfil do consumidor que utiliza esta opção de compra.
 
 
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Mesmo entre os jovens, normalmente mais familiarizados com a tecnologia, ou brasileiros com renda e escolaridade mais altas, consequentemente com melhores condições de acesso à rede, a quantidade de pessoas que nunca usaram a internet para fazer compras também é alta.
 
 
O estudo mostra, por exemplo, que o percentual de consumidores que jamais fizeram compras pela internet atinge 65% entre jovens de 16 a 24 anos. Na faixa etária de 25 a 34 anos, a porcentagem chega a 67%.
 
 
São proporções elevadas, mas elas ficam ainda maiores entre os mais velhos. Entre 35 e 44 anos, a parcela dos que nunca compraram pela internet alcança 74%.
 
Para pessoas de 45 a 54 anos, o percentual é 79%.
 
Para consumidores com 55 anos ou mais, o percentual sobe para 87%.
 
 
 
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Quando o critério é renda familiar, há um cenário análogo.
 
Entre as pessoas que recebem mais de cinco salários mínimos, quase metade, 49%, nunca comprou pela internet.
 
Nas pessoas com renda de dois a cinco salários, a proporção é 70%.
 
Para os que ganham de um a dois salários, chega a 85%.
 
Os consumidores que ganham até um salário, registram percentual de 91%.
 
 
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Considerando o grau de instrução, o percentual que nunca usou a internet para compras alcança 43% entre consumidores com ensino superior e 68% com ensino médio.
 
Para os brasileiros que cursaram até a 8ª série do ensino fundamental, chega a 86% e a 92% entre os com formação até a 4ª série.
 
O dado relativo à localização teve como resultados que 69% dos que não usaram a internet como meio de compra vivem em capitais, 74% em periferias e 76% no interior.

 

Gerente de Pesquisa e Competitividade da CNI, o economista Renato da Fonseca avaliou que renda e escolaridade são os principais fatores de influência sobre o consumidor que opera com a internet. 
 
“Se minha renda é muito baixa, não compro na internet nem em shopping. Outra possibilidade é fazer a compra e não ter internet em casa. Ou tenho, mas não com boa velocidade. A questão é que, quanto maior o grau de instrução, maiores a renda e o acesso”, acrescentou Fonseca. 
 
 
O economista ressaltou que os consumidores ouvidos para o levantamento foram estimulados a apontar os lados negativo e positivo na compra de bens e serviços pela rede.
 
 
 
 
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Questionados sobre as desvantagens,
-15% das pessoas apontaram a falta de contato com o produto, que é escolhido a distância.
 
Conforme os dados,
-11% acreditam que é difícil trocá-lo ou devolvê-lo.
- Outros 11% dos consumidores alegaram que o problema é a demora na entrega.
 
 
Com relação às vantagens,
- 21% acham que a principal é o menor preço do produto,
- enquanto 19% avaliam a compra pela internet como mais prática e cômoda e
- 5% que a opção permite comparar preços.
- Também 5% acham que o método torna mais fácil encontrar o produto desejado.
 
 
Mesmo com algumas desvantagens, as compras pela internet registraram alto grau de satisfação.
 
De acordo com a pesquisa da CNI,
- 72% das pessoas estão satisfeitas e
- 20% muito satisfeito.
- Apenas 6% responderam que estão muito insatisfeitos.
 
 
 
 
 
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Os produtos mais comprados são:
 
- eletrônicos, como aparelhos de TV, DVD e
- celular.
 
Eles foram citados por 51% dos consumidores.
 
Em seguida,
- os eletrodomésticos, apontados por 27%.
- Os calçados, bolsas e acessórios foram lembrados por 17%.
 
Na sequência, os itens:
- de vestuário (16%),
- livros (13%),
- CDs e DVDs (12%) e
- perfumes e cosméticos (11%).
 
 
Além do uso da internet para compras, a pesquisa incluiu outros aspectos do comportamento do consumidor e ouviu 15.414 pessoas em 727 municípios brasileiros.
 
 

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FONTE:

Mariana Branco - Repórter da Agência Brasil                     
Edição: Armando Cardoso

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