segunda-feira, 15 de junho de 2015

PERDA: INFLAÇÃO x POUPANÇA



Com inflação alta,

ganho da poupança é

o pior desde

outubro de 2003




Por iG São Paulo | - Atualizada às



O ganho real (descontada a inflação) da poupança em maio registrou queda pelo sexto mês consecutivo. No governo Dilma, a poupança só supera ganho em relação à bolsa



Com inflação alta, ganho da poupança é o pior desde outubro de 2003
Marcos Santos/USP Imagens
Com inflação alta, ganho da poupança é o pior desde outubro de 2003
O ganho real da poupança (descontado o impacto da inflação) no mês de maio foi de - 0,12%, no sexto mês consecutivo de perdas registradas pelo investidor que escolhe esse investimento tradicional, sem desconto de impostos e no qual há liquidez. 

Segundo levantamento da consultoria Economatica, divulgado nesta segunda-feira (15), nos 50 meses do governo Dilma (até maio de 2015) a poupança teve perda de poder aquisitivo em 23 meses.




Leia mais:


 Metade dos brasileiros já sofreu assédio no trabalho, aponta pesquisa
Calcule seus gastos após a PEC das Domésticas




Em 12 meses a poupança só ganha da aplicação em bolsa de valores. A perda de poder aquisitivo da Bovespa é de -5,07% ante -1,06% da poupança. O melhor investimento em 12 meses é o Dólar Ptax venda, com ganho real de 30,88%.


O poder aquisitivo do poupador (descontada a inflação oficial, medida pelo IPCA/IBGE) na análise dos últimos 12 meses terminados em maio é de -1,06% – é a maior perda aquisitiva anualizada desde outubro de 2003, quando a rentabilidade anualizada foi de -1,9%. Pelo quarto mês consecutivo o poupador tem queda de poder aquisitivo anualizado.


No ano de 2015, o poder aquisitivo da poupança perde para as principais aplicações com queda de -2,15%. O melhor desempenho neste ano, descontanda a inflação, é o ouro, com ganho real de 14,12%.


No governo Dilma a poupança tem ganho de poder aquisitivo de 0,5% acima do IPCA, a pior aplicação fica por conta da Bovespa com queda de -43,11 %. A melhor aplicação no governo Dilma descontado IPCA é do dólar Ptax venda com 42,57%.

Nenhum comentário: