segunda-feira, 10 de agosto de 2015

CELULAR VELHO: NÃO JOGUE NO LIXO

 Quatro dicas sobre
 o que fazer com
seu celular velho
 

Por BBC
 

Usar o celular velho como e-book ajuda a economizar a bateria do novo em viagens; jogar no lixo não é opção


BBC

Jogar no lixo não é opção
Wikimedia Commons
Jogar no lixo não é opção
 
Com certeza, a primeira coisa que vem à cabeça é vendê-lo. Essa seria a melhor utilidade – ou ao menos a mais lucrativa – que você poderia dar ao seu celular antigo quando acaba de trocá-lo por um novo mais moderno e provavelmente maior.
 
Ou você pode doá-lo a alguém que precise mais do que você. Ou mesmo entregá-lo em um centro de reciclagem – caso não saiba de nenhum perto, é possível usar o serviço do recyclemycellphone.org
Mas se for aquele celular 'de estimação' e você não quiser se separar dele, a BBC separou algumas dicas para torná-lo útil de novo.

Você não precisará de um chip, somente de uma conexão com a internet. Ou talvez nem isso.


LEIA: Sony anuncia dois novos smartphones de tela grande e acima de R$ 1 mil


1) E-book
Não será um Kindle, o leitor de livros digitais da Amazon, mas seu smartphone antigo pode dar conta das funções básicas de um e-book.
E tudo o que você precisa fazer é baixar um aplicativo específico para isso.
Existem vários, como Moon+, Aldiko, Cool Reader ou o próprio app de Kindle, disponível para plataformas iOS, Android ou Windows Phone.
Eles vão permitir que você converta seu velho smartphone em um e-reader, algo muito útil para usar durante viagens, por exemplo.
Assim, você evita gastar a bateria do seu novo celular.



2) Câmera de segurança

Pode ser que você não esteja disposto a comprar uma câmera de segurança para a casa por considerar isso um gasto excessivo.
Mas agora que você tem um novo celular, pode usar o velho para este fim.
Baixando um aplicativo, você já consegue transformar seu celular em câmera de segurança
Nesse caso, você também precisará de um aplicativo. Há vários gratuitos disponíveis: Security Cam, Videoüberwachung IP-Kamera o vMEye, entre outros.
Também é importante colocar o velho celular ligado a uma tomada, principalmente se você quiser que a câmera grave durante um período mais longo, como por exemplo, durante as férias.
E você ainda pode acompanhar tudo que sua nova câmera de segurança está registrando com um outro celular ou com um computador.

Leia mais: Nove truques para fazer a bateria do celular durar mais



3) Para reproduzir mídias

Um smartphone pode servir perfeitamente como um HD externo, para armazenar dados. E com o cabo adequado para conectá-lo a uma televisão (dependendo da entrada dela, se USB ou HDMI), é possível também reproduzir esse conteúdo na tela maior. E isso não serve apenas para celulares com boa capacidade de memória.
Você sempre conseguirá reproduzir o conteúdo em streaming diretamente das páginas onde ele está hospedado, sem ter que baixar ou salvar qualquer coisa no seu celular. Nesse caso, o aparelho servirá apenas como transmissor de dados.
Reutilizar é outra forma de reciclar



4) Computador

Sim, seu celular antigo também pode ser um computador, ainda que não com muita memória.
Nesse caso, você também não precisará de um chip para isso. Com uma conexão sem fio, você poderá navegar pela internet, acessar as redes sociais e criar documentos de texto, além de jogar, escutar música, etc.
E para você 'transformar' o smartphone antigo em um computador, só precisará conseguir uma tela maior e um teclado para ele.
A primeira coisa é simples, porque hoje existem adaptadores para conectar o telefone a praticamente qualquer tipo de monitor externo.
E o segundo item é possível conseguir comprando um teclado sem fio e ativando o Bluetooth do celular, para conectar um ao outro.
Assim, sem muito esforço e, na maioria dos casos, sem nenhum gasto, você terá um novo aparelho em casa.
 
 
Smartphones bons de foto:
 
Galaxy S5. Foto: Stella Dauer
LG G3. Foto: Reuters
iPhone 5s. Foto: André Cardozo/iG
Galaxy K Zoom. Foto: André Cardozo/iG
Sony Xperia Z2. Foto: André Cardozo/iG
Lumia 1520 é smartphone topo de linha da Nokia. Foto: André Cardozo/iG
Lumia 1020. Foto: Claudia Tozetto/iG
 

Nenhum comentário: