ONDE INVESTIR PARA GANHAR MAIS ??


Dólar, ações ou renda fixa:

onde investir para ganhar mais

 a partir de agora?

         Aplicações de renda fixa devem ser priorizadas no momento, já que pagam um retorno elevado com risco menor (Getty Images)      

As aplicações de renda fixa continuam como as melhores opções para alocar a maior parte do capital, segundo assessores de investimentos 
               
                                     
SÃO PAULO – O dólar já subiu cerca de 50% só este ano. A renda fixa continua muito atrativa, embalada pelo aumento das taxas de juros – a Selic está em 14,25% ao ano. Na Bolsa, a queda das ações também deixa alguns investidores na dúvida se seria um bom momento para comprar a aproveitar preços de ativos mais baratos. Neste cenário, qual a melhor opção de investimento para o prazo de um ano? 


Na opinião do assessor de investimentos Igor Franco Silva, da Prime Senior Investimentos, dificilmente o dólar subirá mais 50%. Além disso, ele lembra que não se pode considerar moeda como investimento. “Aplicar em moeda é especulação. Ela não paga dividendos, não tem fluxo de caixa e não emprega ninguém. O dólar só sobe ou desce”, destaca.
Aplicações de renda fixa devem ser priorizadas no momento, já que pagam um retorno elevado com risco menor (Getty Images)
Aplicações de renda fixa devem ser priorizadas no momento, já que pagam um retorno elevado com risco menor (Getty Images)
Daniel Zamboni, assessor de investimentos da br Investe, afirma que a aplicação em dólar deve ser feita principalmente com objetivo de proteção (hedge), mas lembra da importância de diversificar a carteira com ativos internacionais. “Especialmente em momentos de incerteza, as pessoas que conseguirem assimilar a importância da diversificação internacional serão menos afetadas. Porém, é preciso observar que o capital aplicado pode sofrer com o sobe e desce das cotações”, aponta.

 Já em relação à Bolsa, os especialistas são mais cautelosos. “Bolsa vai continuar sendo uma opção ruim até a economia global começar a crescer e principalmente o Brasil acertar alguns pontos internos (ajuste fiscal, volta do crescimento e término da crise política). Isto certamente não ocorrerá em 12 meses”, acredita Silva.
Diante disso, o consenso é que as aplicações de renda fixa são as melhores opções para alocar a maior parte do capital neste momento. “Atualmente é possível encontrar títulos pagando 17% ao ano com baixo risco, já que possuem garantia do FGC (Fundo Garantidor de Créditos)”, diz Silva.

O assessor de investimentos Marcos Almeida, da Private Investimentos, concorda. “Não acredito em nada que rentabilize mais que o CDI (Certificado de Depósito Interbancário) até o próximo ano. Invista em renda fixa, mas em algum produto que pague um bom percentual do CDI. Em um ano você consegue um rendimento de até 14% líquido”, destaca.

Daniel Zamboni lembra que os títulos do Tesouro Direto têm sido muito procurados atualmente. “São aplicações conservadoras e garantidas pelo governo Federal. Há possibilidade, por exemplo, de manter o poder de compra, pois alguns são indexados à inflação”, destaca.

Ele destaca ainda que há outras opções de renda fixa um pouco mais sofisticadas e arriscadas, que pagam um retorno até maior. É o caso das debêntures incentivadas, cujo rendimento é isento de Imposto de Renda. “Normalmente elas pagam IPCA mais uma taxa fixa. “Em outras palavras, não importa se a inflação subir muito, o investidor estará sempre protegido da alta de preços”, afirma.
Mas neste caso é preciso se atentar para o risco de crédito da empresa que emitiu a debênture, já que elas não têm garantia do FGC como acontece em aplicações como o CDB, LCI e LCA. Além disso, o ideal é que o percentual da carteira alocado neste tipo de aplicação seja baixo.


Leia também
Descubra qual é a aplicação financeira de risco baixo mais rentável
Milhões de brasileiros investem errado em previdência; é o seu caso?
Imóvel é sempre bom negócio? Teste mostra que alugar é melhor
Seu carro facilmente lhe custa R$ 2.500 por mês. Duvida?
Qual é o melhor CDB: pré, pós ou indexado à inflação? Planilha mostra
Planeja investir no Tesouro Direto? Ebook gratuito mostra o caminho
Quer saber se você está investindo bem? Faça uma simulação
Quanto custa realizar cada um de seus sonhos? Descubra
 

 

 
                    

FONTE:

 InfoMoney
Por Diego Lazzaris Borges  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO CONVERTER CRUZADOS EM REAIS?

MODELO DE CARTA DE APRESENTAÇÃO (EMPRESARIAL)

Como tirar o registro profissional(Mtb) - Jornalistas