Veja nesta matéria como tirar sua empresa do papel e transformar em realidade sua ideia empreendedora. Embora uma boa ideia seja a origem de todo grande negócio, saber como transformá-la em realidade é fundamental.
Veja nesta matéria como tirar sua empresa do papel e transformar em realidade sua ideia empreendedora. Embora uma boa ideia seja a origem de todo grande negócio, saber como transformá-la em realidade é fundamental.

O segredo de como tirar uma empresa do papel as vezes emperra todo um projeto de sucesso e portanto, passa a ser dado essencial para qualquer iniciativa empreendedora. Só que esse caminho nem sempre é tão claro assim.
Aqui em nosso site já discutimos algumas vezes questões relativas a como tirar uma empresa do papel e transformar sonhos em realidade, mas uma palestra do empresário e consultor Marcelo Pimenta na Campus Party, deu algumas dicas que podem fazer toda a diferença.
Abaixo reproduzimos alguns trechos dessa palestra que certamente vão ajudá-lo(a) a tirar uma empresa do papel e trazê-la para o mundo real.

Acredite no seu sonho e em você

“Se você não acredita em você mesmo, não vai conseguir convencer o cara que vai te alugar o escritório ou sua loja, nem parceiros, nem seus clientes. Vocês precisam acreditar que podem.”
O caminho para tirar seus sonhos do papel e transformá-los em realidade nem sempre são fáceis, mas se você não acreditar no seu próprio projeto ao ponto de defendê-lo como um filho querido, sua moral pode enfraquecer e ai, vencer os obstáculos fica bem mais difícil.

Não existe limite para negócios

Como tirar uma empresa do papel
Veja algumas dicas sobre como tirar uma empresa do papel
No ambiente empreendedor de hoje em dia, bebês e caixões podem virar negócio, do nascer até o morrer. Existem milhares de coisas e segmentos que podem ser palco para o empreendedorismo, fazendo vídeo, teatro, música.
Vivemos em uma época onde não há limite sobre o que você pode ou não empreender. Se você tem uma boa ideia de negócio, o céu é o limite.
“Você pode ganhar dinheiro com o que você imaginar. Se você pensar ‘isso ninguém nunca fez’, melhor ainda. É a oportunidade de ouro, pois está cada vez mais difícil de achar isso”. Não existe negócio fácil e nem limites se você está “afim de ralar” para chegar no topo.

Crie um modelo de negócio realmente inovador

O modelo de cópia que funcionou durante muitos anos, principalmente nos negócios online, simplesmente não funciona mais. Criar um modelo de negócio que incorpore inovaçõesdesde o início é muito importante, pois será mais fácil se adaptar ao que vier pela frente.
“A gente não controla fatores externos, mas temos controle sobre o nosso modelo de negócio e como operamos”. Por isso, criar um modelo de negócio que abrace a inovação desde o início é muito importante, pois será mais fácil se adaptar ao que vier pela frente.

Saia em busca de mais informações

No cenário empreendedor moderno, é importante tanto “matutar” dentro de casa suas ideias e reunir o maior número de informações sobre o setor ou clientes, mas é fundamental ir à campo para fazer pesquisas e perguntar para as pessoas o que elas precisam e querem.
“As cosias acontecem na rua, não mais dentro de casa. O empreendedor necessita conversar com os clientes e  possíveis parceiros. É aí que você vai validar se o problema existe e saber se esse negócio realmente existe. A etapa de validação da sua ideia de negócio é fundamental antes de ir em frente.”
Complementando, Marcelo afirmou que “Não existem fatos dentro do escritório. Se vai criar um negócio, que ele seja uma escola”.

Promova modificações caso seja necessário

De nada adiante se apaixonar pela ideia inicial, pois um negócio pressupõe clientes. Seus produtos e serviços são feitos para seu consumidor, não para você. Por exemplo: não adianta abrir uma padaria as 11h, se o cliente compra o pão as 7h.Os usos e costumes são mais forte do que a sua “ideia genial”.
“Você tem que mudar o que for necessário, apaixonar-se pela viabilidade do projeto, não pela ideia original. Se não é isso que quer, mude de negócio.”

Comece a vender para confirmar o modelo

Um dos segredos de como tirar uma empresa do papel é começar o negócio. Não fique esperando as coisas acontecerem. Abra sua pizzaria, por exemplo, comece com festas em casa ou em outro local, vá galgando espaço, visibilidade e clientela. Mas comece a fazer as coisas acontecerem!
A atitude ajuda a aprender muito para a hora H. “Isso vai ajudar a desenvolver o produto e aí as pessoas terão mais clareza de onde precisarão colocar seus investimentos para valer.”. A experiência de campo é um dos melhores professores.

Estruture seus processos comerciais e administrativos

“Planeje antes de crescer para garantir a gestão da qualidade do seu serviço ou produto, porque você precisa garantir a qualidade que foi combinada com o cliente”, aconselhou Pimenta.
Um erro fatal é crescer sem que a qualidade acompanhe a demanda, pois os clientes vão se decepcionar e ir embora. Estipular processos e padrões irá garantir que essa qualidade seja sempre a mesma e com isso seus clientes se tornem consumidores fiéis.

Controle o desempenho

“Quem não mede, não gerencia”, é uma máxima dos negócios. É importante estipular indicadores que mostrem números e tragam informações da qualidade e desempenho do seu produto, serviço ou atendimento. No caso de um aplicativo, por exemplo, bons indicadores seriam:
  • Por quanto tempo os usuários usam meu aplicativo?
  • Quantos downloads são feitos por dia/semana/mês?
  • Quantos usuários pagam recursos extras do app?
  • Quantos ficam apenas com a versão free?
Determine indicadores de negócio, os famosos KPIs – Key Performance Indicators, e aqueles que fazem sentido para o seu setor e meça os números.No mundo online você conta com ferramentas sensacionais como o Google Analytics, só para citar um exemplo.
É importante construir ferramentas de gestão que possam ser analisadas e a tecnologia ajuda nessa questão. “Mas você precisa conhecer os indicadores do seu negócio.”

Não pare de inovar

Se a sua empresa chegou em um nível de amadurecimento em que você está satisfeito com o rumo do seu negócio e os clientes estão gostando dos produtos ou serviços que você oferece, não relaxe. “Acomodação é a morte”, contou Pimenta. É essencial sempre descobrir novos sabores para uma loja de cupcakes, trazer referências e tendências de fora e continuar fazendo coisas novas para que a concorrência não chame a atenção do seu consumidor.
Quando as coisas se estruturam de vez, está na hora de inovar. Inovação é fundamental para continuar atendendo às expectativas do cliente. E aproveite o caminho, a estrada não tem fim!
Se você achava que a descoberta de como tirar uma empresa do papel era uma etapa, o aperfeiçoamento e inovação, são rotinas. 
FONTE:
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