sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

CONFIRA: HISTÓRIA SURPREENDENTE




Empregada doméstica consegue casa moderna com R$ 150 mil que juntou na poupança



A nova casa da empregada doméstica Dalvina Borges, de 74 anos, faz sucesso na Vila Costa Melo, zona leste de São Paulo.
E isso ocorre não só por causa de seu visual moderno.
Além de seu acabamento de concreto aparente e boa distribuição de espaço, a residência tem uma história curiosa e inspiradora.
Dalvina fez economias durante 30 anos que possibilitaram uma mudança de realidade quando a antiga casa começou a se deteriorar (e até desmoronar).
A quantia de R$ 150 mil era o que ela tinha na poupança para investir. Com a ajuda do filho, em vez de um construtor, a família procurou por arquitetos para realizar o projeto.
O escritório Terra e Tuma, aceitou o desafio e se responsabilizou pela empreitada, mostrando que uma casa arrojada e funcional não é sinônimo de custo alto.
“Tratamos como um projeto normal. Teve a nossa remuneração, cálculo de estrutura, empreiteiro e aprovação da prefeitura” contou o arquiteto Pedro Tuma ao jornalFolha de S. Paulo.
A casa de Dalvina rendeu, inclusive, um prêmio internacional ao escritório. O projeto venceu na categoria 'Casa' do Building of the Year 2016, do site Archdaily, que elege as 14 melhores construções de todo o mundo.
A seguir, você confere imagens da residência que é destaque na vizinhança.
casa
casa2
casa3
casa4
casa5
No player abaixo, você acompanha o depoimento de Dalvina à revista Arquitetura e Construção, revista na qual a casa foi tema de reportagem no final de 2015.
Se você se interessa por arquitetura, é possível saber mais detalhes do projeto aqui.



fonte:

Nenhum comentário: