quinta-feira, 24 de março de 2016

10 MANDAMENTOS DO CONCURSO PÚBLICO

Os-10-mandamentos

1- Felicidade: 
faça uma opção da ordem de prioridade e do perfil de vida que você deseja após passar no concurso: estabilidade, proximidade com a família, salário elevado e/ou realização profissional na atividade pretendida. Depois desta decisão, pode fazer uma escolha de seu cargo. Isso evitará frustrações futuras e o motivará a alcançar seus objetivos de felicidade.
2- Leque de Chances: 
Não se restrinja a uma opção institucional apenas. Escolha seu campo de interesse e diversifique sua tentativa: quer ser promotor de justiça, faça provas para vários MPs; se o objetivo é ser técnico bancário, treine para o Banco do Brasil e a Caixa; se prefere a área fiscal, estude para os níveis municipal, estadual e federal; se deseja trabalhar numa cidade específica por conveniência familiar, então prepara-se para várias instituições que possuem o mesmo cargo, como o de técnico judiciário, que oferece vagas na justiça estadual, federal e do trabalho. Assim, você estuda disciplinas semelhantes, não perde tempo com estudos diversificados e aumenta o leque de possibilidades de aprovação.
3- Exemplo de Sucesso: 
procure histórias de sucesso, seja em livros, fóruns, entrevistas ou conversando pessoalmente com as pessoas aprovadas no concurso que você deseja. Eles poderão lhe oferecer um caminho de sucesso com base numa experiência concreta.
4- A Lei do Concurso: 
o edital possui todos os segredos de aprovação em um concurso, com a quantidade e peso de cada matéria, critérios de desempate, programa de disciplinas e outras informações valiosas para a aprovação. Pode perder um bom tempo lendo o edital para fazer seu planejamento de estudo.
5- Estratégia: 
após estudar o edital do concurso, faça uma estratégia com base nas disciplinas mais importantes (maior peso) e nas matérias que você menos domina. Depois, crie um cronograma de estudos e mantenha-se fiel. Passar em concurso não é uma questão de tempo, é uma questão de inteligência na preparação. Basta estudar certo.
6- Produtividade: 
mais importante que estudar 14 horas por dia e estudar com qualidade. Prefira as horas do dia em que você mais rende, tenha concentração máxima e isto vai valer mais do que a dedicação de anos.
7- Fonte de Estudo: 
todo investimento é benfazejo na preparação. Não perca tempo com material plagiado, que está incompleto, desatualizado e sem nenhum critério na preparação. Quem investe em fontes de estudo de qualidade tem vantagens enormes: livros, apostilas e aulas focadas, feitas por profissionais excelentes, experientes e que criaram um roteiro de aprovação com base em milhares de pessoas que eles já prepararam. Informe-se sobre a carreira e a titulação de autores e professores e não se esqueça de conferir o tempo e a confiabilidade de um curso preparatório.
8- Estudo Duplo: 
estudar teoria é imprescindível, mas fazer exercícios é mais ainda. É na prática de resolver questões que você treina, fixa e relembra o conhecimento abstrato e testa se entendeu corretamente a teoria. Portanto, metade do seu tempo deve ser de estudo teórico e outra metade, de resolução de exercícios.
9- Banca: 
conhecer a banca que realizará o concurso é fundamental, porque há uma variabilidade muito grande entre todas elas. Portanto, faça várias questões de concursospassados da carreira pretendida e de outras carreiras afins. Só assim saberá como as perguntas são feitas, qual o padrão de resposta, qual o enfoque em cada disciplina e quais os autores inspiram as questões. Chegará na hora da prova como um candidato experiente, sem surpresas ou sobressaltos.
10- Estude Sempre: 
um tempo de descanso é fundamental para a pessoa relaxar dos estudos, preferencialmente, um dia por semana. Fora isso, não perca tempo, estude todo dia, inclusive na véspera do concurso, com uma revisão bem feita do conteúdo. Além de relembrar, isso ajudará na concentração durante a prova.

Fernando Bentes, diretor acadêmico do site Questões de Concursos

Fernando Bentes, diretor acadêmico do site Questões de Concursos

FONTE:
QCONCURSOS

Nenhum comentário: