sábado, 5 de março de 2016

LULA: ALMA HONESTA?






O que aconteceu com a alma mais honesta do Brasil?


Como Dilma previa há um ano e meio, 
não está sobrando pedra sobre pedra! 

A sociedade brasileira quer mesmo 
todos os esclarecimentos sobre 
o envolvimento de Lula com 
a corrupção na Petrobras.



Tão logo foi reeleita, a presidente Dilma Rousseff prometeu que a corrupção daPetrobras não ficaria impune, independentemente daqueles que fossem atingidos pelas investigações.
Vou me empenhar doa a quem doer. Não vai sobrar pedra sobre pedra. Eu vou fazer questão que a sociedade brasileira saiba de tudo.
Durante a campanha eleitoral de 2014, Dilma enaltecia os trabalhos da Polícia Federal, que conta com total autonomia em seus inquéritos. "Quem joga corrupção para baixo do tapete, quem não investiga não descobre", destacava a presidente. "Sempre demos extrema liberdade para a Polícia Federal fazer todas as investigações."
Essa liberdade assegurada e outrora celebrada pelo Executivo está atormentando o Partido dos Trabalhadores nesta primeira semana de março.
Após quase dois anos da Operação Lava Jato, que apura o esquema de desvio bilionário de recursos da Petrobras, a PF chegou à casa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta sexta-feira (4), um dia depois de vazar a delação do ex-líder do governo no Senado, Delcídio do Amaral (PT-MS), que compromete Lula e Dilma.
Com um mandado de condução coercitiva, Lula teve que prestar esclarecimentos sobre alguns de seus bens, verbas recebidas e relações que constituem "indícios" ou "evidências" de que o patrimônio dele foi irrigado por grana da estatal.
O Ministério Público Federal foi mais incisivo em sua avaliação sobre o papel de Lula no chamado petrolão:
"O ex-presidente Lula, além de líder partidário, era o responsável final pela decisão de quem seriam os diretores da Petrobras e foi um dos principais beneficiários dos delitos. De fato, surgiram evidências de que os crimes o enriqueceram e financiaram campanhas eleitorais e o caixa de sua agremiação política."
Como Dilma previa há um ano e meio, não está sobrando pedra sobre pedra!
A sociedade brasileira quer mesmo todos os esclarecimentos sobre o envolvimento de Lula com a corrupção na Petrobras:
- Afinal, o ex-presidente sabia ou não desse esquema? Ele já havia dito que nunca tivera conhecimento sobre a compra de apoio parlamentar, o mensalão petista no Congresso Nacional, descoberto em 2005. E o petrolão? Segundo Delcídio, Lula sabia...
Qual é a origem dos R$ 30 milhões que abasteceram as contas de LILS Palestras, empresa de Lula para fazer palestras no País, e do Instituto Lula? A parte do montante, que foi paga por empreiteiras investigadas pela Lava Jato, veio na verdade dos cofres da Petrobras?
- Por que o ex-presidente insiste que o sítio de Atibaia (SP) não é da família dele, se o local foi destino de 111 viagens dele desde 2012 e se diversos pertences dele estão guardados lá, além de pedalinhos com os nomes de seus netos?
- É de Lula ou da empreiteira OAS o apartamento triplex no Condomínio Solaris, no Guarujá, no litoral paulista? Por que, apesar de o ex-presidente negar qualquer vínculo com o imóvel, síndico, zelador, porteira e engenheiros da companhia confirmaram à Polícia Federal que a família de Lula estava sempre no apartamento 164-A tratando de obras?
- Da onde veio o R$ 1 milhão da OAS que bancou a reforma e a aquisição de móveis de luxo para os quartos e a cozinha do 164-A? A fonte dessa dinheirama toda são os contratos da empresa com a Petrobras?
- Lula sabia que seu amigo, o pecuarista José Carlos Bumlai, preso pela PF no ano passado, articulou pagamento de dívidas da campanha de reeleição do petista com dinheiro de um contrato da Petrobras?
- Qual a resposta de Lula à delação de Delcídio, que acusou o petista de ser mandante de pagamentos à família de Nestor Cerveró, diretor da Petrobras também preso, para limpar a barra de Bumlai?
Essas são dúvidas que colocam em xeque como Lula trata o público e o privado, o que é do Estado e o que é pessoal.
Sim, o ex-presidente precisa responder a todas essas questões (entre outras), da PF, do Ministério Público, de seus eleitores, daqueles que já votaram nele, de todos os brasileiros.
Do contrário, fica cada vez mais difícil acreditar em sua retórica defensiva e autoelogiosa de que não há "uma viva alma mais honesta" que ele neste País.

FONTE:
Editor Chefe do HuffPost Brasil

Publicado: 

Nenhum comentário: