segunda-feira, 4 de julho de 2016

QUEDA DO BOLAR: CONHEÇA AQUI OS MOTIVOS




Por que o dólar está caindo tanto?


Para Luiz Fernando, economista da GO Associados, boa parte da desvalorização tem mesmo a ver com a questão externa ( REUTERS/Ricardo Moraes)
© Fornecido por Empiricus Consultoria e Negócios Ltda. Para Luiz Fernando, economista da GO Associados, boa parte da desvalorização tem mesmo a ver com a questão externa ( REUTERS/Ricardo Moraes)


SÃO PAULO - A queda de 11% do dólar em junho surpreendeu a quem esperava uma grande aversão ao risco após o anúncio da possível saída do Reino Unido da União Europeia. 

É o maior recuo mensal desde abril de 2003. 
O valor do fechamento de hoje, em R$ 3,21, não é visto desde 21 de julho do ano passado. 

Mas por que a moeda tem caído tanto? 
Para Luiz Fernando, economista da GO Associados, boa parte disso tem mesmo a ver com a questão externa. 
Os investidores acham que o impacto provocado pelo Brexit, que resultará em um menor crescimento global, irá fazer com que os principais Bancos Centrais globais deixem o juro em um patamar baixo por mais tempo do que era esperado anteriormente. 
“Ou o mercado entra num período de total aversão ao risco, ou de crescimento moderado com mais estímulos. Aparentemente estamos nesse segundo”, 
explica Fernando a O Financista. 

Segundo ele, no curto prazo a tendência é de apreciação. 
“É difícil cair abaixo de R$ 3, mas pode chegar nesse nível em um cenário de otimismo”, indica. 

Para o economista, apesar de o governo do presidente interino Michel Temer ainda não ter conseguido avançar muito com a agenda fiscal, o mercado tem dado uma trégua enquanto espera a aprovação final do afastamento de Dilma Rousseff, o que pode acontecer em torno do dia 20 de agosto.

“Até agora ainda não foi feito muita coisa e estamos mais nas promessas. Algumas medidas até estão indo no sentido contrário. A expectativa é de que, após o impeachment, se abra o caminho para algumas novas medidas. O otimismo está esperando o impeachment”, 
ressalta o economista da GO Associados.


FONTE:




Nenhum comentário: