segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

BITCOIN: O QUE É MINERAÇÃO ??



Mineração de Bitcoin


Resultado de imagem para MINERAÇÃO DE BITCOIN FOTOS

Mineração de Bitcoin é o processo de adicionar registros de transações ao livro razão público do Bitcoin, que armazena transações passadas. 

Este livro razão é chamado "Blockchain" pelo fato de ser uma cadeia de blocos de transações/registros. O Blockchain serve para confirmar transações para o resto da rede ter conhecimento. 

A rede Bitcoin usa o Blockchain para distinguir transações de Bitcoins legítimas de tentativas de reuso de moedas, ou seja, moedas que já foram gastas em outra transação.

Minerar é intencionalmente feito para ter um uso intensivo de recursos e difícil, de forma que o número de blocos encontrados por dia permanece constante. 

Blocos individuais devem conter uma prova para serem considerados válidos. 

Esta prova é verificada por outros nós Bitcoin cada vez que eles recebem um bloco. Bitcoin usa uma função hash com recompensa para provas(a hashcash proof-of-work function). 


O propósito fundamental da mineração é permitir aos nós da rede Bitcoin alcançar um consenso seguro e inviolável. 

Minerar é também um mecanismo usado para introduzir moedas Bitcoin no sistema: Mineradores recebem taxas e um subsídio de novas moedas criadas. 

Ambos servem com o propósito de disseminar novas moedas de uma maneira descentralizada bem como motivar pessoas a prover segurança ao sistema. 


Mineração de Bitcoin é chamado assim porque se assemelha com a mineração de outros commodities: 
- requer esforço e lentamente faz com que uma nova moeda esteja disponível a uma taxa que se assemelha a taxa de que commodities como ouro são minerados do solo.


As principais atividades dos mineradores são:
  1. Escutar transações. Primeiramente é preciso escutar por transações na rede e então validá-las checando as assinaturas e se os gastos não foram gastos anteriormente
  2. Manter a block chain e escutar por novos blocos. Mineradores devem manter a block chain. Começam requisitando outros nós pelo histórico de transações que já fazem parte da block chain desde antes do mesmo entrar na rede. Então o minerador escuta por novos blocos que estão sendo transmitidos em broadcast para a rede, validando cada transação bloco e checando se o bloco contém nonces válidos.
  3. Montar um novo bloco. Assim que o minerador tem uma cópia atualizada da block chain, ele começa também a construir seus próprios blocos. Para fazer isto, ele agrupa transações que escutou num novo bloco que estende o último bloco que ele soube e inclui transações válidas
  4. Encontrar um nonce que torne seu bloco válido. Este passo requer a maior parte do trabalho, e é onde ocorre a maior parte da dificuldade dos mineradores.
  5. Torcer para o bloco ser aceito. Mesmo que o minerador encontrou um bloco, não existem garantias de que o bloco fará parte da cadeia de consenso. Existe um pouco de sorte nessa etapa. O minerador deve torcer para que outros mineradores aceitem seu bloco e comecem a minerar a partir dele ao invés do bloco de outro minerador.
  6. Lucrar.Se todos os mineradores aceitam um bloco, o minerador que criou o bloco novo lucra. No começo de 2015, a recompensa por um bloco era 25 bitcoins, o que valiam mais de U$ 6,000. Adicionalmente, se qualquer transação no bloco contiver taxas, o minerador também às coletas


FONTE:
Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário: