quinta-feira, 29 de março de 2018

DICA: ECONOMIZAR COMBUSTÍVEL É SIMPLES, ENTENDA.



Economia de combustível vem com ações simples; entenda


Postado: Há Wed, 28 Mar 2018 21:24:05 -0000Fonte: G1 > Auto Esporte


Mudanças de hábito ao volante e 
na manutenção do carro 
podem ajudar a reduzir o consumo. 


Escolher o combustível correto, dirigir com cuidado e respeitar o manual ajudam na economia Shutterstock 

Gastar menos combustível com seu carro é bom para o bolso, mas também ajuda a preservar o meio ambiente. 

Para isso, alguns detalhes na manutenção e na maneira como você usa seu veículo são muito importantes, mesmo que não pareçam ser. 


A primeira coisa que você deve fazer ao comprar um carro novo é abrir o manual do proprietário e verificar as especificações e indicações de manutenção feitas pela montadora. 

Além de orientar para diversas práticas e cuidados com o veículo, o livrinho também diz que tipo de combustível é ideal para o modelo que você comprou, algo fundamental para um consumo adequado. 

Esteja também atento para o posto no qual você costuma abastecer, para garantir que o combustível escolhido tenha qualidade certificada. 



Ar-condicionado: herói ou vilão? 

Um dos itens que mais aumentam o gasto de combustível é o ar-condicionado. 

Embora ele seja fundamental em cidades quentes e nos meses de verão, mantê-lo ligado pode causar uma alta de até 20% no consumo. 

Assim, seu uso pode ser reduzido durante os dias mais frios. Outras dicas são desligá-lo alguns minutos antes de chegar ao destino e estacionar à sombra, para amenizar a temperatura interna. 

Já naquelas horas em que você vai buscar alguém, ou precisa fazer uma parada para atender o telefone, lembre-se de desligar não só o ar-condicionado, mas o carro todo. Ficar muito tempo estacionado com o motor ligado consome uma quantidade considerável e desnecessária de combustível. 



Olho nos pneus 

É comum se esquecer de calibrar os pneus, mas isso é fundamental para a economia e para sua segurança. 

Pneus fora do padrão podem aumentar o atrito com o solo, o que causa mais gasto de combustível. 

Os manuais costumam indicar a frequência ideal para se verificar a pressão – em geral, de 15 em 15 dias – e dão as especificações do tipo que deve ser utilizado em cada modelo. 

Não carregar o carro acima do peso máximo indicado pelo manual também ajuda a gastar menos combustível. 

Todo veículo tem um limite estabelecido pela montadora, e quando transportamos um peso acima dele, é preciso fazer mais força para o deslocamento e acelerar mais para arrancar, o que consome combustível extra. 



Cuidados ao dirigir 

O modo como você se comporta ao volante faz muita diferença na economia. 

Dirigir devagar é uma forma de reduzir o consumo, já que diminui a resistência do ar. Trocar de marchas da maneira correta, sem esticar a aceleração, apenas nas velocidades indicadas no manual e com a rotação correta, também contribui para um consumo mais racional. 

Muitos motoristas costumam deixar o carro em ponto morto quando estão descendo ladeiras, inclusive por acreditarem que isso economiza combustível. 

Mas o que ocorre é justamente o contrário, já que o carro engatado sem aceleração bloqueia o combustível. Quando ele está em ponto morto, o motor segue em funcionamento. 

Agora que você já sabe como economizar combustível, só falta escolher seu próximo carro. Acesse o site www.autoline.com.br e confira as ofertas.

Nenhum comentário: