sábado, 31 de março de 2018

IR 2018: BRASILEIROS QUE MORAM NO EXTERIOR



Imposto de Renda 2018: 

veja em que situações 

brasileiro que mora no exterior 

precisa declarar


Postado: Há Fri, 30 Mar 2018 09:33:16 -0000Fonte: G1 > Economia

Para não declarar, contribuinte deve ter feito processo de saída do país e ficar no exterior por mais de 12 meses. 

Brasileiros que morem fora do país precisam declarar o Imposto de Renda 2018? 

Se já tiverem concluído o processo de saída do Brasil ou estiverem vivendo no exterior por mais de 12 meses, não precisam declarar. Veja abaixo perguntas e respostas sobre a declaração de imposto de renda para brasileiros que moram fora: Imposto de Renda no G1 Ilustração: Karina Almeida/G1 


1) Todos os brasileiros que estão fora do país precisam declarar? 

Os brasileiros que já realizaram o processo de saída do país e entregaram o Comunicado de Saída Definitiva e a Declaração de Saída Definitiva não precisam declarar o imposto de renda. Os brasileiros que estão no exterior, mas que não sejam enquadrados como residentes fiscais no Brasil não precisam fazer a declaração. 


2) Em qual situação é necessário declarar? 

Se a pessoa que for residente fiscal do Brasil e sair do país por um período menor do que 12 meses consecutivos, então existe a necessidade de entregar a declaração de ajuste anual do imposto de renda. 


3) Qual a importância da comunicação e da declaração de saída definitiva do país? 

O documento de comunicação serve para indicar à Receita Federal que a pessoa já não é mais residente fiscal no país a partir da data de sua saída física do país. Já a Declaração de Saída Definitiva serve para encerrar as obrigações fiscais no país e indicar à Receita Federal a posição dos bens e dívidas na data de saída do país. 


4) Quem tem bens, rendimentos e investimentos no Brasil precisa declarar? 

Segundo os especialistas, não há necessidade de declarar, independentemente do valor do bem, desde que o contribuinte tenha entregado a Declaração de Saída Definitiva. 


5) E quem recebe aluguel? 

O rendimento com o aluguel está sujeito à tributação sob uma alíquota fixa de 15% sobre o valor líquido recebido. O imposto precisa ser recolhido no mesmo dia em que o aluguel for pago. Initial plugin text

Nenhum comentário: