sábado, 28 de abril de 2018

CONFIRA AGORA: CARTÃO DE CRÉDITO TEM NOVAS REGRAS


Nova regra do

 cartão de crédito  

terá efeito limitado 

nos juros, 

dizem economistas

Postado: Há Fri, 27 Apr 2018 20:59:25 -0000Fonte: G1 > Economia


Avaliação é que fim do pagamento mínimo de 15% na fatura e taxa unificada pode ser positiva, mas baixa competição bancária ainda vai impedir queda mais drástica das taxas. 

As novas regras para o pagamento da fatura do cartão de crédito, anunciadas na quinta-feira (27), terão um efeito limitado na redução dos juros. A avaliação dos analistas é de que a excessiva concentração dos bancos e, portanto, a baixa competição deve inibir uma queda mais acentuada nas taxas cobradas dos consumidores, assim como ocorreu após a criação do rotativo parcelado. 

“O sistema financeiro brasileiro é muito concentrado. As taxas não se ajustam de forma tão rápida”, diz o coordenador do laboratório de finanças do Insper, Michael Viriato. Cartão de crédito: 

veja o que muda com as novas regras Cartão de crédito 
Reprodução/ EPTV 

Com a nova regra, o pagamento mínimo das faturas em 15% do valor total deixa de existir. 

Cada banco ou empresa (lojistas e empresas que também emitem cartões) poderá definir um percentual de pagamento mínimo para cada cliente, de acordo com o perfil dele e relacionamento com a instituição. 

Outra determinação acaba com a possibilidade de cobrar duas taxas diferentes para quem deixa de pagar a fatura total: a do rotativo "regular", cobrada de quem quita pelo menos o valor mínimo de 15%, e a do rotativo "não regular", cobrada dos que pagam abaixo do mínimo ou nem pagam a fatura e ficam inadimplentes. 


Historicamente, os juros do rotativo não regular são bem mais altos. 

Em março deste ano, eles estavam em 14,3% ao mês, enquanto o rotativo regular estava em 10,8% ao mês. Mudanças no cartão de crédito Ilustração: Roberta Jaworski/G1 

Na avaliação de Viriato, do Insper, existe até uma probabilidade de que as taxas atualmente cobradas para quem paga o juro rotativo regular subam para compensar a queda dos juros cobrados de quem está no rotativo não regular. 

“O Banco Central espera migrar os juros para o rotativo regular, mas isso só vai acontecer se houver mais competição”, afirma. 
“Na verdade, o que deveria ser feito, com muito cuidado, é a promoção da competição com novos players no mercado.” “Isoladamente, essa medida não vai resolver muita coisa. Os juros devem seguir num patamar elevado”, diz Miguel Ribeiro de Oliveira, diretor de pesquisas econômicas da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). 

Efeito na inadimplência A exclusão do pagamento mínimo de 15% na fatura vai reduzir o número de pessoas que deixam de pagá-lo (e entram automaticamente no rotativo não regular), já que os bancos poderão personalizar este piso de acordo com o histórico de pagamentos do cliente. 

Alguém que costuma pagar uma média de 30% da fatura pode ter este percentual estipulado pelo banco como pagamento mínimo, para assim não cair no rotativo não regular. 

“O lado ruim é que este limite vai depender da decisão do banco”, pondera. Para o especialista em crédito e professor da Saint Paul, Maurício Godoi, a Godoi a medida vai promover uma redução da inadimplência e dos juros, mas de forma gradual. 

“Como efeito, vai ter uma redução do PDD (provisão de devedores duvidosos) e vão sobrar mais recursos para os bancos emprestarem”, diz. Educação Financeira: cuidados que você deve ter ao usar o cartão de crédito

Nenhum comentário: