quinta-feira, 25 de abril de 2019

VEJA BLOGS: COMO GANHAR DINHEIRO



Como ganhar dinheiro com blog?

Resultado de imagem para DIGITAR COMPUTADOR FOTOS
Antes de começarmos a explicar como ganhar dinheiro com um blog, é bom deixar claro que para ter sucesso nesse negócio é preciso muita dedicação. 
Além disso, é preciso estar em constante evolução.
 Não pense você que basta criar um blog e depois sair publicando qualquer coisa nele que o dinheiro começa a aparecer.


Como ganhar dinheiro com blog: conheça as 4 ideias que mais dão certo no mundo dos blogueiros!


Blogs são excelentes ferramentas para quem deseja trabalhar com internet! Aprenda como você pode começar a utilizá-la!

As atuais tecnologias abrem espaço para que novos creators sejam os próximos ifluenciadores da era digital. Veja o exemplo de Youtubers, Instagramers e blogueiros que fazem de seus hobbies, uma profissão. Ganhar dinheiro com blog, Youtube e outros canais é uma realidade cada vez mais comum, que permite com que as pessoas vivam de suas paixões.

É preciso lembrar, porém, 
que a partir do momento que
 você decide rentabilizar seu hobby, 
você passa a ser um empreendedor, 
em maior ou menor escala. 

E o fato de gerir um negócio, exige muito trabalho. Às vezes, até mais do que um trabalho tradicional.
Para te ajudar, neste post vamos falar sobre o universo dos blogueiros e ensinar quais são as melhores estratégias para se ganhar dinheiro com blog, se tornando um empreendedor digital. Aproveite para ver também a entrevista completa que fizemos sobre o assunto! 

Ideias para ganhar dinheiro com blog

Atualmente existem diversas formas de gerar renda com blog como Marketing de conteúdo e Google Adsense.  

Confira outras maneiras de lucrar sendo um blogueiro:

1. Consultoria

À medida que sua presença online cresce, seu nicho passa a ver você como referência naquele assunto, o que é meio caminho andado para prestar serviços de consultoria.  

Por exemplo, alguém com conhecimento vasto sobre nutrição e que aborde isso em seu blog, pode oferecer consultoria para os visitantes, ajudando-os a se alimentar melhor. Esse tipo de serviço é excelente para aplicar seu conhecimento sobre o assunto e provocar o marketing boca a boca. 

Sempre que possível, peça a seus clientes depoimentos sobre o serviço e exponha-os em seu site. A prova social é um gatilho mental poderoso e contribui para gerar mais credibilidade para futuros clientes. 

2. Publicidade de produtos físicos

Muitos blogueiros vendem espaço publicitário em seu blog para marcas que desejam anunciar. Essa dica é válida, principalmente, para quem já tem certa autoridade e uma boa média de visitantes diários, pois esses dois indicadores é o que chamam mais atenção de empresas e marcas. 

Se você está começando seu blog agora também  pode ir ativamente atrás das marcas e oferecer divulgação. É claro que em situações como essa, você precisa oferecer uma contrapartida para o anunciante, para conseguir bons parceiros.
Por último, é importante anunciar produtos que tenham afinidade com seu nicho de atuação e que podem agregar valor para seu leitor, caso contrário você pode colocar em risco sua audiência. 

3. Venda de produtos digitais

Imagine que você já possui um blog há algum tempo, tem um número razoável de visitantes fiéis que gostam de seu conteúdo e tem visto muita gente ganhando dinheiro na internet com a venda de produtos digitais.
Diante disso, você pensa: Por que não tentar?
Temos uma ótima notícia! Você tem “a faca e o queijo na mão”!
Possuir um blog e um público ativo já é um grande diferencial para qualquer pessoa que deseja vender produtos digitais, seja um produto próprio ou fazendo parte de um Programa de Afiliados e divulgando produtos de terceiros em troca de comissões.   
Existem, é claro, alguns cuidados que você deve tomar para que a divulgação do produto seja assertiva e você consiga despertar o interesse de seus leitores ao invés de espantá-los.   

Respeite a coerência entre produto e conteúdo

Assim como na venda de produtos físicos, você precisa escolher produtos digitais que estejam relacionados aos assuntos que você aborda em seu blog.
Por exemplo, se você escreve sobre culinária, o ideal é que você promova videos e e-books relacionados a gastronomia. Se sua área de atuação for o turismo, procure conteúdo sobre viagens, hotéis, curiosidades sobre os mais diversos lugares do mundo e outras coisas do tipo. Essa coerência é importante para gerar empatia no leitor, pois ele percebe aquela indicação como algo genuíno. 
Para quem aborda temas variados, a dica é saber quais conteúdos despertam mais interesse do público e quais as dúvidas são mais recorrentes nos comentários, para selecionar produtos que agreguem valor para esses usuários. 

Escreva Reviews

Uma pesquisa recente da Bia Advisory Services mostrou que 97% dos consumidores têm o hábito de ler recomendações de um produto, antes de comprá-lo.  
Por isso, uma ótima forma de vender produtos digitais em seu blog e conquistar a confiança de seu público é escrever recomendações e reviews sobre produtos selecionados. Desta forma, além de fazer publicidade direta, você também estará trabalhando com Marketing de Conteúdo.
Se o blogueiro é considerado uma autoridade no assunto, o público sentirá ainda mais confiança para comprá-lo, o que pode ser revertido em um aumento de suas vendas e, consequentemente, das comissões.
É muito importante não se esquecer de detalhes importantes, dar informações completas e 100% verdadeiras.
Se achar interessante, você também pode oferecer um free trial de seu produto ou negociar essa possibilidade com o Produtor, caso você trabalhe como Afiliado. Assim, você diminui o risco para quem está comprando e estabelece um relacionamento de confiança com seus leitores.

Faça lançamentos em seu blog

Se você tem produtos próprios pode utilizar o blog como um canal a mais para lançar seus produtos. É interessante atrelar essa estratégia a alguma promoção ou ação que faça com que seus leitores se sintam prestigiados, como um desconto na compra do  produto, por exemplo.
O blog também pode ser utilizado para divulgar lives ou qualquer outro conteúdo que sirva para nutrir os usuários e tirar possíveis dúvidas sobre o produto.

Insira em seu blog um link para sua página de vendas

Ao inserir um link direto para sua página de vendas, você facilita o processo de compra de seus potenciais clientes e direciona os interessados para um local onde eles poderão obter mais informações sobre o produto.
Você pode criar um item adicional no menu e escolher posts estratégicos para adicionar um call to action. Lembre-se que a comunicação da página de vendas deve estar alinhada com seu discurso no blog e o design do botão de CTA precisa chamar a atenção do usuário sem atrapalhar a experiência dele em seu blog.  

Cursos online

Os cursos online estão cada vez mais em alta, isso porque são fáceis de acessar e podem ser consumidos em qualquer smartphone ou computador. Com tanta tecnologia, as pessoas estão percebendo o mundo de oportunidade que têm com a internet. Hoje, é possível aprender novas habilidades, aprimorar o desenvolvimento pessoal e profissional com conteúdos digitais.

Se você tem um blog, transforme seu conteúdo em um material mais rico e completo para quem deseja aprender tudo sobre o seu assunto. Você pode criar um ebook ou um curso em vídeo explicando uma técnica e utilizar o blog para gerar um buzz nos visitantes.  

Vamos supor que você tenha um blog que fale sobre animais de estimação. Que tal então criar um ebook sobre adestramento? Esse é apenas um exemplo das infinidades de temas que o nicho “animais de estimação” pode oferecer.
Uma das principais vantagens dos cursos online é que uma vez que você produz o conteúdo, poderá focar nas vendas e escalar seus ganhos.
Isso significa que por um baixo custo de produção, você pode ter um retorno alto sobre o investimento inicial, pois não há custo de logística e você pode fazer vendas online para pessoas que estão, até mesmo, do outro lado do mundo.

Baixe o material abaixo e aprenda como criar um ebook para vender online: 
fluxo para atração de leads

4. Programa de afiliados

programa de afiliados funciona como um programa de recomendação de produtos no qual o afiliado recebe uma comissão toda vez que fizer uma venda. Na Hotmart, por exemplo, essa comissão pode chegar até a 80% do valor do produto.
Existem duas grandes classificações para afiliados, sendo elas:
  • Afiliado autoridade: grupo em que encontram-se os blogueiros, responsáveis por atrair tráfego qualificado e através de seu engajamento, fazer indicações de produtos do nicho que atuam; 
  • Afiliado árbitro: aquele que identifica a audiência ideal para determinado produto e investe em anúncios pagos para esse público.
Novamente, um blogueiro deve construir autoridade, como a própria classificação acima define, mas isso não impede que ele também trabalhe com compra de tráfego.

Os anúncios pagos são interessantes para quem está começando agora e deseja ter um retorno mais rápido. Existem diversos canais que podem ser utilizados, como 
Facebook Ads, Instagram e Google Adwords.

Como começar 

Depois de listadas as melhores opções para ganhar dinheiro com blog, vamos falar de estratégias!
Para ganhar dinheiro com a venda de produtos ou serviços pelo blog, é preciso fornecer conteúdo informativo, que eduque o público, responda às suas dúvidas e crie um vínculo de confiança e credibilidade para que haja recorrência de visitas. 

Quanto mais engajamento seu público tiver com o blog, mais eles disseminarão seu conteúdo genuinamente. 

Fique atento às dicas a seguir e lembre-se de que cada uma é importante para seu negócio dar certo:

1. Escolha seu produto/serviço

Você criará um curso online, será um afiliado ou oferecerá serviços de consultoria? A partir dessa escolha, sua criação de conteúdo deverá ser voltada para que seu cliente chegue até seu produto, por meio de estratégias de marketing de conteúdo.

2. Crie bons conteúdos

Sua principal preocupação, ao criar um blog, deve ser fornecer conteúdos de qualidade e, mais que isso, sobre assuntos que sejam do interesse do público. 

Afinal, as pessoas precisam querer ler sobre o que você escreve, não é mesmo? 

E para saber o que está em foco em seu mercado, atente-se ao hype, participe de redes sociais e pesquise os tópicos citados pelos heavy users da internet. Utilize o Google Trends para entender quais são os assuntos mais pesquisados da atualidade e fique de olho em grandes portais sobre o seu assunto.

Outra dica é analisar seus concorrentes e até mesmo blogs estrangeiros para entender o que tem dado certo em outros países.

3. Mantenha um calendário editorial

Para que o volume de visitas cresça, é imprescindível que você tenha uma rotina de postagem de conteúdo.

O calendário editorial o ajudará a manter a frequência de postagens que você se comprometeu a cumprir. 

Uma vez que você define que postará três vezes por semana, por exemplo, deverá cumprir os prazos à risca. Dessa forma você estabelece um compromisso com você e com seu público, que saberá quando o blog terá novidade!

Busque adiantar os conteúdos e deixá-los pré-agendados, assim, se houver alguma adversidade, você continuará em dia com seu calendário.

4. Adote a diversidade de conteúdo

Ao pensar em blog é comum que se atenha, principalmente, a posts escritos. Mas quanto mais rico for seu conteúdo, com diversos formatos, como imagens, vídeos e infográficos, mais completo e interessante ele será.
Você também pode transformar aquele post que teve mais acessos em um conteúdo mais rico como um vídeo que fale sobre o mesmo assunto ou um infográfico.

5. Construa uma base de contatos

Se você cria uma lista de e-mails, você tem uma ótima ferramenta para gerar mais tráfego para seu site e também para promover produtos digitais. Sua lista pode ser um ótimo canal de divulgação para conteúdos do blog, lançamentos de produtos digitais, parcerias e também para promoções, diretamente na caixa de entrada de seu leitor, sem ser exclusivamente necessário que ele visite o site.
Mas lembre-se de segmentar seus contatos para que essa comunicação não seja invasiva e entregue conteúdo que seja relevante para o destinatário. Hoje em dia, existem diversas ferramentas de automação que permitem selecionar os contatos, a partir das interações que eles realizaram em sua página.

O ciclo de conversão baseia-se em:

(1) atração de visitas e aumento no volume do tráfego, 
(2) formação de uma lista de contatos, 
(3) relacionamento com esses contatos
(4) oferta e venda seu produto ou serviço.
Estratégias para conseguir o contato de seus visitante:
  • Oferta de conteúdo gratuito: ofereça materiais ricos gratuitamente e peça o e-mail dos usuários em troca;  
  • Formulários: disponibilize formulários de contatos em seu blog. Você pode produzir uma newsletter ou apenas avisar seus assinantes sobre os novos conteúdos. Faça-os se sentirem exclusivos ao assinarem sua lista. Por ex: Receba em primeira mão os novos conteúdos.
  • Webinários: depois de conquistar um bom volume de visitas em seu blog, você poderá promover webinários para discutir um assunto, divulgar um produto e pedir o email dos usuários para o acesso.
Para saber mais sobre o assunto sugerimos a leitura do post sobre lista de e-mails.  

6. Faça parceria com outros blogs

Fortaleça sua marca fazendo parcerias com outros blog que não sejam seus concorrentes diretos, mas ainda assim, façam parte do mesmo mercado. Você pode abrir espaço para guest posts, convidando outra pessoa para postar em seu blog e também oferecer para criar conteúdo para blogs de parceiros. Dessa forma, os dois blogs tem a possibilidade de atingir um público novo, mas que esteja interessado pelo mesmo assunto. 

7. Construa engajamento nas redes sociais

Um blogueiro que se preza está presente em diversas redes sociais, produzindo conteúdo exclusivo e fortalecendo o contato com seu público. 

Mas atenção: observe quais as redes sociais sua persona realmente utiliza. 

Vale lembrar que cada rede social exige formatos de conteúdos diferentes e você precisa se adaptar a cada uma delas para entregar aquilo que seu público realmente pode se interessar. 

8. Aprenda técnicas de SEO

SEO. Search Engine Optimization ou Otimização para motores de busca.

Apesar do nome complicado, as técnicas de SEO têm o objetivo de aprimorar o posicionamento de seu site nas ferramentas de busca, como o Google, melhorando seu tráfego orgânico (aquele que chega gratuitamente até você).

Uma vez que você começa a aparecer nas buscas para os termos mais adequados ao seu negócio, naturalmente você terá mais reconhecimento e poderá aproveitar esse momento para ganhar dinheiro com blog.

9. Invista em anúncios pagos

Muitas empreendedores, principalmente os iniciantes, têm calafrios só de ouvirem falar em anúncios pagos, pois anunciar significa gastar muito dinheiro, certo? 

Errado! Boas campanhas, na realidade, são investimentos e auxiliarão na divulgação de seu blog. Como já comentamos, você pode utilizar os anúncios para promover um produto como afiliado. 
Lembre-se que ganhar dinheiro com blog, organicamente, pode requerer muita paciência para ver os resultados, por isso, você tem a opção de trabalhar as duas estratégias em paralelo para atrair visibilidade para sua página. 

10. Metrifique

Para entender como suas estratégias estão performando, é preciso analisar, metrificar para então, fazer possíveis melhorias.

O Analytics sempre será seu grande companheiro!

Google Search Console também é uma ótima ferramenta que lhe dará insights interessantes sobre palavras-chave que deve usar em seus posts e as posições que vêm alcançando nas páginas do Google.

11. Otimize

Faça testes A/B com seu blog, modifique botões de conversão (CTA), altere textos e imagens de campanhas, mude a frequência de entrega de e-mails e identifique quais alterações geraram mais ou menos resultado.

Bônus: estude marketing digital

Com a quantidade de blogs e sites existentes atualmente, atrair o público para o seu site pode se tornar um desafio, a menos que você estude bem as ferramentas usadas pelo mercado e aprenda como atrair, fidelizar e multiplicar os usuários que estão em busca de bom conteúdo.
Para conhecer bem estas ferramentas, inicie ou aprofunde seus conhecimentos em Marketing Digital e você verá como esta área de conhecimento se tornará uma grande aliada em seu processo de venda.

Mão na massa!

Anotou tudo que precisará fazer a partir de agora? Então é hora de partir para a ação!
Lembre-se que o trabalho para ganhar dinheiro com blog será sempre contínuo e, ter foco, é essencial! Por isso, crie hábitos de produtividade que o motivem a continuar o trabalho.
Para começar hoje mesmo, aprenda 9 dicas fundamentais para criar conteúdos atraentes para seu blog!
* Esse texto foi postado originalmente em janeiro de 2016 e atualizado para oferecer informações mais precisas e completas.
FONTE:
HOTMART



Nenhum comentário: