domingo, 1 de dezembro de 2019

O POVO FRANCÊS: ORIGENS


Franceses


Resultado de imagem para FRANÇA FOTOS


De acordo com a constituição francesa, o povo francês refere-se a pessoas nascidas na França e/ou legalmente residentes com nacionalidade francesa, independentemente da ascendência, sem distinção de origem, raça ou religião.


Historicamente falando, no entanto, a base étnica dos franceses é de celtas ou gauleses, misturada com os povos itálicos (incluindo os romanos, mas também lígures e outros povos latinos) e um grande número de povos germânicos da tribo dos francos que invadiram a Gália Romana (território correspondente à atual França) no fim do Império Romano. 

Estes últimos moldaram profundamente o território galo-romano, seja sob o aspecto étnico, principalmente em relação aos franceses das regiões centrais e norte do país, que possuem um fenótipo mais germânico ( à exceção dos descendentes de imigrantes), seja sob o aspecto político ao estabelecer um reino unificado, ou mesmo etimológico: etimologicamente, França significa terra dos francos. 

Além dos três principais grupos étnicos (celtas gauleses, latinos e germânicos), também contribuíram para a composição étnica inicial dos franceses: os bretões (celtas), principalmente na região da Bretanha; os aquitanos (bascos), com predominância na região histórica da Aquitânia; os iberos, lígures, normandos na região da Normandia, vários povos germânicos como burgúndios, visigodos, bem como no sul do país, os gregos e minorias árabes (mouros e sarracenos). 

Depois da Segunda Guerra Mundial, há também um grande contingente de habitantes de origem africana e árabe, muitos vindos de ex-colônias francesas como o Senegal, Camarões, Tunísia, Marrocos, Argélia, etc. Além desses, há também minorias de origem basca, eslava, húngara e judaica no país. 

Em decorrência da grande imigração, estima-se atualmente que quase 40% da população francesa tenha pelo menos um antepassado nascido no estrangeiro. O exemplo que mais ilustra essa diversidade étnica da França atual é a figura do ex-presidente Nicolas Sarkozy, filho de pai imigrante húngaro e mãe de origem greco-judaica. 

fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: