quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

O QUE É ESTRADIOL? PARA QUÊ SERVE?

Estradiol: 
exame avalia alterações no
 útero, trompas e mamas 



O que é?


O exame de estradiol mede os níveis deste hormônio no sangue. O estradiol é um tipo de estrógeno cujas concentrações no corpo variam conforme o período menstrual em mulheres. Após a menopausa, os níveis de estradiol caem e ficam constantes.

Em mulheres que não chegaram à menopausa, o ciclo menstrual causa alterações na produção de diversos hormônios. O ciclo menstrual é dividido em fase folicular e lútea, com cada fase durando cerca de 14 dias. Perto do final da fase folicular, há um aumento dos hormônios FSH e LH. Esse aumento induz a ovulação, causando a ruptura do folículo no ovário para a liberação do óvulo.
Durante a fase lútea, o local onde o folículo se rompeu transforma-se no corpo lúteo. Os níveis de FSH e LH diminuem, enquanto que as concentrações de progesterona e estradiol aumentam. Estes níveis hormonais, por sua vez, diminuem depois de vários dias se o óvulo não for fertilizado. A menstruação então começa e o ciclo é renovado.
Conforme a idade avança, diminui a função ovariana até a chegada da menopausa. Quando isso ocorre, os níveis de estradiol e progesterona diminuem.

Indicações

Nas mulheres, a maioria do estradiol é liberada pelos ovários e glândulas suprarrenais. Ele também é liberado pela placenta durante a gravidez. O estradiol desempenha papel em fatores como:
  • Desenvolvimento do útero, trompas, vagina e mamas
  • Alterações dos órgãos genitais externos
  • Distribuição de gordura corporal
Nos homens, uma pequena quantidade de estradiol é liberada principalmente pelos testículos. O hormônio ajuda a evitar que o esperma morra muito cedo.
O exame de estradiol pode ser pedido para verificar:
  • Funcionamento dos ovários, da placenta ou glândulas adrenais
  • Sinais de um câncer no ovário
  • Menopausa ou menopausa precoce
  • Alterações menstruais, como a falta de períodos menstruais (amenorreia), infertilidade e sangramento vaginal anormal
  • O desenvolvimento do folículo no ovário nos dias antes da fertilização in vitro
  • Sinais de puberdade de início precoce
Resultados 

A interpretação do exame de estradiol depende da razão pelo qual foi requerido. Por isso é importante levar em conta fatores como presença ou não de gravidez, fase do ciclo menstrual, idade e se é feito tratamento com reposição hormonal. 
Resultados normais 
Os valores de referência mostrados aqui são apenas um guia, uma vez que podem mudar de laboratório para laboratório. Além disso, o médico ou médica irá avaliar os resultados de acordo com o paciente e suas características, como idade e doenças relacionadas.


FONTE: https://www.minhavida.com.br/saude/tudo-sobre/18562-estradiol-sangue

Nenhum comentário: