quinta-feira, 21 de agosto de 2008

MODELO DE PROPOSTA COMERCIAL

MODELOS DE 

PROPOSTA COMERCIAL



(TIMBRE DA EMPRESA)

Cidade, (dia) de (mês) de (ano XXX).



À

Nome da Empresa

Cidade/Estado

A/C: Sr. Fulano de Tal – Diretor Administrativo



Prezados Senhores,


Estamos submetendo à aprovação desta Empresa proposta para elaboração do Projeto.................................... ................, referente aos serviços de..............................





1 OBJETO


........(preencher o tipo de serviço que está oferecendo)..........................................................





2 ETAPAS DO PROJETO


As etapas do projeto estão descritas a seguir.

............................................(Descrever as etapas do Projeto)..........................





3 PREÇO


O preço proposto para elaboração dos serviços referentes ao Projeto é de R$.........(..........).





4 RECURSOS HUMANOS


4.1 Para a prestação de serviço in company, ou seja, disponibilização de profissional especializado em tempo integral, está previsto o montante de R$ ............, correspondente ao valor de XXX homem/hora, inclui todos os encargos e tributos.


4.2 Para a prestação de serviço de visitas de assistência técnica está previsto o montante de R$ ............, correspondente ao valor de X visitas técnicas/mês, inclui todos os encargos e tributos.




5 OUTROS


Detalhar os demais itens que não se enquadram nos já citados anteriormente.





6 FORMA DE PAGAMENTO


O pagamento dos serviços deverá ser efetuado, no prazo de até 30 (trinta) dias a partir da apresentação do documento de cobrança,





7 PRAZO DE EXECUÇÃO


O prazo para execução dos serviços constantes da nossa Proposta é de .............. (.................................) meses, contados a partir da assinatura do contrato de prestação de serviços.


Obs: o prazo será indeterminado caso seja assistência técnica contínua e não por projeto.





8 REAJUSTE


Os preços estabelecidos são firmes e irreajustáveis, durante 12(doze) meses contados a partir da data de aprovação da proposta, devendo ser reajustado após este período pelo índice (eleger índice de reajuste, ex: IPC):





9 TRIBUTOS


Todos os tributos, taxas, encargos e contribuições fiscais, sociais e parafiscais, previdenciárias e trabalhistas que incidam sobre a remuneração aqui estipulada serão de responsabilidade da ............(proponente)............ 



Se, após a emissão desta Proposta, forem criados novos tributos, taxas, encargos e contribuições fiscais, sociais e parafiscais, previdenciárias e trabalhistas, ou modificadas as alíquotas ou bases de cálculo das atuais, ou de qualquer forma venha a ser majorados ou diminuídos, deverão ser revisados os valores de remuneração de modo a refletir tais modificações e manter o equilíbrio econômico-financeiro do contrato.





10 VALIDADE DA PROPOSTA


A presente proposta tem validade por _________(número de dias, em geral 30 dias).








Nome da Empresa

Nome do Representante

Assina: Representante da Entidade



Fone comercial: (ddd) xxxx.xxxx

e-mail: dhusiaoa@suaempresa.com.br

Celular/WhatsApp: (ddd) xxx.xxx.xxx


CARTA DE APRESENTAÇÃO (EMPREGO)

MODELO DE CARTA DE APRESENTAÇÃO


(será a capa do seu currículo)

À
Nome da Empresa
Cidade/Estado
A/C: Sr. XXXXXX – Cargo – Depto. X


Prezados Senhores,

Segue em anexo resumo dos meus dados profissionais para a vaga de analista de marketing sênior divulgada no site Y.

Possuo sólida experiência na área adquirida em grandes empresas nacionais e internacionais.

Aguardo seu contato para entrevista pessoal.


Atenciosamente,


Monica Gouvea Sgarbi Gazzarrini
(XX) XXXX.XXXX
e-mail: mogazzarhotmail.com

FAÇA SEU CURRÍCULO

MODELO DE CURRÍCULO

MONICA GOUVEA SGARBI GAZZARRINI
42 anos, brasileira, casada, sem filhos
Rua x, Quadra Y, Lote Z
Bairro – Cidade – SP
Fone: (XX) XXXX.XXXX
Celular: (XX) XXXX.XXXX
e-mail: mogazzar@hotmail.com

Perfil profissional
Possuo ampla experiência em marketing estratégico e operacional: consultoria de marketing, pesquisa de mercado, inteligência de marketing, análise da concorrência, analise de mercados-chave e dados macroeconômicos, rentabilidade, preços, metas de vendas, desenvolvimento e cotação de fornecedores internacionais, coordenação de eventos, centro de atendimento ao consumidor e telemarketing adquirida nos setores elétrico, tintas, químico, produtos para informática, embalagens de alumínio, produtos para biotecnologia, jornalístico e equipamentos copiadores; bem como na coordenação de equipes para certificação de Qualidade Total – ISO 9001 em Compra E Venda de Energia.
Minhas principais habilidades pessoais são: facilidade de relacionamento, liderança de equipes, aprendizado ágil, flexibilidade, gosto por novos desafios, foco em resultados, comunicação em inglês e espanhol.

Formação
Escolaridade
Pós-graduação no nível Especialização
Graduação
Administração de Empresas, PUC SP (concluído em Dezembro/1989).
Pós-Graduação – Especialização
Marketing Latu Senso, ESPM (interrompido).

Cursos Complementares
Espanhol, Hispania (concluído em Novembro/1996).
Inglês, CEL LEP (concluído em Dezembro/2000).
Moralogia, Prof. Minoru Nakamura (concluído em Março/2005).
Aprendendo a Empreender, SEBRAE - SP (concluído em Junho/2006).
Básico de Exportação, SEBRAE - SP (concluído em Junho/2006).

Idiomas
Inglês: leitura intermediária, escrita intermediária, conversação intermediária
Espanhol: leitura intermediária, escrita intermediária, conversação intermediária





Histórico profissional
CPFL – Companhia Paulista de Força e Luz - de junho/2001 a setembro/2003
(empresa de grande porte no segmento energia) – Campinas/SP
Analista de Mercado - Planejamento Estrategico
Coordenação de pesquisas junto ao mercado industrial de energia e aos consumidores finais (retorno do racionamento), análise de energéticos concorrentes (gás, geradores), desenvolvimento e operacionalização do planejamento estratégico de marketing comercial; projeto de pesquisa e desenvolvimento do conceito de marketing de relacionamento e CRM, prospecção e criação de bases de dados para implementação de novos produtos e serviços; coordenação de time de trabalho para processo de certificação de qualidade do departamento de Compra e Venda de Energia.

BASF S.A. – Divisão Glasurit – Tintas Industriais - de abril/1999 a novembro/1999
(empresa de grande porte - multinacional (Alemanha) - no segmento química)
Coordenadora de Marketing
Coordenação do time de marketing recém-criado, composto por quatro colaboradores reportando a Diretoria. Desenvolvimento e operacionalização do planejamento estratégico de marketing segmentação de mercado, definição e acompanhamento de metas de vendas e introdução de novos produtos.

BASF S.A. - LB/CM - Serviços de Marketing para a América do - de maio/1997 a março/1999
(empresa de grande porte - multinacional (Alemanha) - no segmento química)
Analista de Marketing Pleno
Realização de projetos de Consultoria de Marketing para América do Sul: • Planejamento Estratégico de Marketing de Químicos Intermediários; desenvolvimento de sofware de inteligência de marketing para as unidades de negócio no Brasil; Relatório Estratégico Gerencial de Suprimentos; Análise de Clientes Químicos - América do Sul: estratégias de atendimento diferenciadas para clientes globais, grandes, médios e pequenos.

BASF S.A. - LBPP - Pesquisa de Mercado - de julho/1995 a maio/1997
(empresa de grande porte - multinacional (Alemanha) - no segmento química)
Analista de Pesquisa de Mercado
Realização de estudos de mercado quantitativos e qualitativos para as empresas do Grupo BASF na América do Sul (produtos consumo – tintas, áudio&vídeo; e produtos industriais – químicos); análise e estruturação de dados macroeconômicos e dos mercados-chave para a BASF na região. Principais projetos realizados em Pesquisa de Mercado: painéis de preços, teste cego, análise de preço, performance de produtos frente a concorrência; estudo de satisfação dos clientes de tintas imobiliária e automotivas; avaliação de embalagens – Suvinil: análise das novas embalagens propostas para a linha de produtos; satisfação de clientes internos; comunicação corporativa BASF junto à BASF Alemanha: adequação do material de mídia (impressa ou eletrônica), pré teste de campanha e recall; dimensionamento do mercado de Tintas em Pó.

BASF DA AMAZÔNIA S.A. - de dezembro/1994 a julho/1995
(empresa de grande porte - multinacional (Alemanha) - no segmento química)
Analista de Marketing Pleno - Produtos para Informática
Operacionalização de listas de preços, análise de rentabilidade da linha de produtos, lançamento de novos produtos no mercado e cotações de preços com fornecedores internacionais (USA, Singapura, Alemanha, China).

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

O QUE É COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL?

Comportamento Organizacional- Princípios

Comportamento Organizacional

1.Importância das organizações no mundo moderno. As organizações exercem uma função considerável na vida do ser humano por que modelam o comportamento dos respectivos membros, pois podem influenciar as necessidades e motivos dos indivíduos em diferentes organizações, ou em grupos na mesma organização, incentivarem a produtividade, bem como respostas rápidas as estratégias administrativas variadas. Caracterizam-se pela sua complexidade e o seu empenho em superar as pressões sociais, econômicas , culturais,tecnológicas e políticas.

2.Conceito de CO. Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.

3.Propósitos As finalidades do comportamento organizacional correspondem a explicação, previsão e controle do comportamento humano. A explicação refere-se a identificação das causas ou razões que impulsionaram determinados fatos/acontecimentos/fenômenos. A previsão está direcionada para eventos futuros estabelecendo os resultados alcançados através de uma ação específica. O controle apresenta-se como um objetivo controverso, pois há em si uma dificuldade em monitorar o comportamento do ser humano, o qual é integrante fundamental nas organizações. O controle implica na contribuição mais valiosa que o comportamento organizacional acarreta para o trabalho gerando eficácia.

4.Características Identificadas

*Elemento de importância crescente na formação do administrador (Visão da administração como processo: Estudo de pessoas, grupos e interações nas estruturas organizacionais e interorganizacionais).
*Uma ciência aplicada.
*Engloba conceitos de psicologia, sociologia e administração entre outras disciplinas. *Representa a convergência gradual das diversas escolas de pensamento.
*Abordagem integrativa: Combinar o desenvolvimento técnico/conceitual (cognitivo) com um aprendizado natural (habilidades interpessoais).
*Voltada para quatro tipos de comportamento:Produtividade,absenteísmo,rotatividade e cidadania organizacional.
*Preocupada com a satisfação no trabalho atrelada a eficiência e a eficácia.

5.Variáveis As principais variáveis são: Estrutura, clima e cultura organizacional, ambiente de trabalho, planejamento, habilidades interpessoais.

6.Principais oportunidades e desafios no uso dos conceitos.

*Aumentar a produtividade e a qualidades dos produtos de uma empresa(GESTÃO DA QUALIDADE:Satisfação constate do cliente mediante o aprimoramento contínuo de todos os processos organizacionais).
*Melhoria das habilidades humanas:Motivação,liderança, treinamento, satisfação com trabalho, avaliação de desempenho,comunicação eficiente,etc.
*Administrando a diversidade da força de trabalho: Um dos desafios mais importantes e abrangentes . Diz respeito à raça,etnia , sexo dos participantes, mulheres, negros,deficientes físicos,idosos, e homossexuais.
*Respondendo à globalização: Aprender a trabalhar com pessoas em diferentes culturas(Qualificação, compreensão cultura e adaptar o estilo de gerenciamento a sua cultura).
*Fortalecendo as pessoas: Emporwement - Fortalecimento dos funcionários, equipes autogerenciadas .
*Estimulando a inovação e a mudança: Organizações Bem sucedidas precisam encorajar a inovação e dominar a arte da mudança para expressar sua competitividade , ou estarão fadadas à morte. Os funcionários de uma empresa podem ser a mola propulsora da inovação e da mudança ou podem ser uma barreira poderosa contra elas. O desafio enfrentado pelos executivos é estimular a criatividade e a tolerância à mudança. O estudo do comportamento organizacional oferece muitas idéias e técnicas para ajudar na realização desse objetivo.
*Lidando com a “temporariedade” : Os executivos e os funcionários de hoje precisam aprender a lidar com a temporariedade, bem como a conviver com a flexibilidade, a espontaneidade e a imprevisibilidade, o estudo comportamento organizacional pode fornecer dicas importantes para o entendimento de um mundo profissional em mudança contínua para a superação da resistência à inovação e para a criação de uma cultura organizacional voltada para ela.
*Ajudando os funcionários a alcançar o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional:Atenuar a confusão entre a vida profissional e a pessoal. teletrabalho, maior flexibilidade para q possam compatibilizar os assuntos profissionais e pessoais. Comportamento organizacional concede diversas sugestões para orientar o planejamento de ambientes de trabalho q ajudem o administrador a enfrentar esses conflitos.
*Declínio da lealdade dos funcionários: Terceirização, alterações na remuneração,entre outros contribuíram para reduzir a lealdade dos funcionários.
*Desafio importante no comportamento organizacional: motivar trabalhadores e manter a competitividade global das orgs.
*Melhorar o comportamento ético: Criar um clima eticamente saudável para seus funcionários no qual eles possam realizar seu trabalho com produtividade e confrontando o mínimo de ambigüidade em relação ao que se constitui em comportamentos certos ou errados.

Considerações:
*Estudo do comportamento organizacional importante para o gestor geral.
*O gestor de Rh deve estar atento ao comportamento organizacional.
*O foco do comportamento organizacional : Ser Humano Uno e Múltiplo
*Evolução do mundo+ Evolução dinâmica e gradativa das organizações = Comportamento Organizacional

Autora: Karla Sampaio
Graduada em Administração de Empresas e Pós-Graduanda em Gestão de Pessoas pela Faculdade de Tecnologia e Ciências- FTC/Vitória da Conquista.

Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/comportamento_organizacional_principios/13911/

A entrevista de emprego, terror ou prazer?

Não há porque temer uma entrevista. Ao contrário, pense em que pode ser uma oportunidade de você mostrar para a pessoa que o está entrevistando quais são as suas qualidades e por quais motivos deveria recomendar a sua contratação.

A entrevista é uma conversa entre duas pessoas, sempre com objetivos definidos para ambos. Uma entrevista de emprego não é uma simples conversa, porque as duas pessoas estarão frente a frente para descobrir o que, no perfil de cada um, interessa ao outro.

O especialista John Fletcher explica quais são os objetivos mais comuns de uma entrevista (tanto do ponto de vista de quem entrevista como do ponto de vista de quem é entrevistado), no livro "Como conduzir entrevistas eficazes (Clio Editora, São Paulo, tradução de Maria Cristina F. da Silva, 1997):

Melhorar a performance de alguém

Avaliar ou melhorar o moral, a motivação ou as atitudes de alguém
Dar ou receber informação
Permitir que o subordinado ou o chefe expressem seus pontos de vista ou façam um desabafo
Melhorar sistemas, procedimentos, ou implementar um novo programa de ação
Esclarecer mal-entendidos
Descobrir se a última entrevista foi bem sucedida ou não


PLANEJAMENTO
Nada se faz sem planejamento adequado. Você tem uma entrevista de emprego marcada? Então faça um planejamento.
Primeiro raciocine sobre qual é o objetivo da entrevista, no seu caso. O potencial empregador quer saber:

Quem você é
O que você já fez
O que o seu último empregador acha de você
Que resultados conseguiu nos últimos empregos
O que pode fazer para a empresa dele
O que pode conseguir fazendo o que faz para a empresa dele


Para responder as questões de 1 a 4, você deve levar um currículo para a entrevista: pode ser que o seu entrevistador não tenha tido tempo de ler ou tenha lido há algum tempo e precisa refrescar a memória a respeito das suas informações profissionais. Ainda para responder a estas perguntas você deve levar um portfolio pronto para apresentar, se necessário: na entrevista, momento em que se tem a oportunidade de detalhar experiência, deve entrar em cena o portfolio, que não é a mesma coisa que currículo – o currículo é o resumo de suas qualificações e experiência; o portfolio é o conjunto de exemplos de material que você produziu ao longo de sua carreira. E, também para responder a essas perguntas, faça previamente um roteiro breve do que você dirá, na entrevista, preferivelmente seguindo a ordem colocada no currículo.

Para as perguntas 5 e 6, você terá que fazer a lição de casa. Primeiramente, descobrir o máximo possível de informações sobre a empresa, número de funcionários, o que produz, técnicas de venda e de distribuição, relacionamento com o mercado, imagem que tem junto ao público e à concorrência, problemas que pode estar enfrentando. Em segundo lugar, tenha consciência de qual é a função para a qual o entrevistador está encaminhando você. Verifique como você pode contribuir para a empresa com a sua experiência e formação. E saiba se há alguma coisa que você pode aprender para desempenhar de melhor forma a função para a qual foi cogitado.


REFERÊNCIAS

O entrevistador deve aproveitar a entrevista para pedir a você nomes de pessoas que podem dar referências a seu respeito. É importante para o entrevistador saber como era o seu relacionamento profissional com o seu empregador anterior, e normalmente dá preferência a quem foi seu superior imediato para perguntar sobre o seu desempenho no trabalho.

Por esta razão, faça contato com seus antigos chefes e peça licença para que o seu entrevistador faça contato com eles. Explique claramente que se trata de uma referência para um novo trabalho e diga que espera que eles falem bem de você. Se sentir que há hesitação no seu chefe anterior de falar bem de você, desculpe-se e desista. Não arrisque indicar alguém que pode dar referências ruins sobre o seu trabalho. Nesse caso prefira indicar um ex-colega de trabalho.



DURANTE A ENTREVISTA
Permaneça ligado ao objetivo principal da entrevista: o entrevistador quer saber como você pode ser útil para a empresa. Perguntas que fugirem dessa abordagem deverão ser curtas e objetivas. Perguntas que objetivarem o aprofundamento dessa abordagem devem ser igualmente objetivas, mas ao mesmo tempo mais abrangentes.
Tente conduzir a discussão. Isto demonstrará firmeza, segurança, conhecimento. Mas não se deixe levar pela emoção – a entrevista não é um processo frio, mas também não é ocasião para desabafar com o entrevistador a respeito dos seus problemas íntimos.
Você tem o direito, como entrevistado, de ser tratado com educação e polidez, tem direito a ser ouvido com atenção e delicadeza e tem o direito de ser levado a sério. Exija os seus direitos. Da mesma maneira, é assim que você deve tratar o seu entrevistador.
Adote uma postura de positivismo. Jamais mencione pessoas (ex-empregadores, por exemplo) para difamar, queixar-se ou condenar.
Não minta em momento algum. Você pode até deixar de mencionar algumas condições de sua vida profissional (como o fato de ter ficado pouco tempo em cada emprego anterior, ou o fato de ter sido demitido do último emprego), mas se for perguntado, fale sem medo. Explique as razões da maneira mais objetiva e natural. Não é crime ser demitido ou ter permanecido pouco tempo em cada emprego – as situações de cada momento são diferentes. Você ganhará mais pontos com a franqueza e a sinceridade. Se você for descartado da vaga de emprego por essas razões, esse empregador não merece você.


NA ENTREVISTA, PRESTE ATENÇÃO PARA NÃO...

Falar em demasia
Franzir a testa em demasia
Discordar em demasia
Ser dogmático
Mostrar impaciência
Ser emotivo
Ignorar perguntas
Mudar de assunto de repente
Desviar o olhar do entrevistador por muito tempo
Contar piadas
A ENTREVISTA, SEGUNDO A PESQUISA

O Grupo Catho ouviu, para a sua pesquisa "A Contratação, a Demissão e a Carreira dos Executivos Brasileiros", 1.356 executivos de todo o país, todos em posição de entrevistar e contratar pessoas. Observe as conclusões a que a pesquisa chega, e verifique o que pensa o potencial empregador, de maneira geral. Entender como funcionam as regras de contratação das empresas pode seguramente ajudar você a se posicionar durante uma entrevista:

Aparência
Homens - Os respondentes preferem entrevistar candidatos que usem terno azul marinho (67,1%), sem barba e sem bigode (90%) e com cabelos curtos (99,8%).
Mulheres – A maneira formal é a preferida para os executivos do sexo feminino. O tailleur é a roupa considerada mais adequada para uma entrevista de emprego, com maquiagem leve e cabelos curtos.

Restrições
Os entrevistadores têm objeção em relação a fumantes (76,8%), obesos (73,3%), mulheres com filhos pequenos (62,6%), profissionais que ficam menos de 2 anos no emprego (93,8%), profissionais que têm um negócio próprio paralelo (87,6%), profissionais que estudam à noite (31,6%), profissionais que estão deixando um negócio próprio (48,4%), consultores independentes (61,4%), desempregados há mais de seis meses (50,4%), profissionais que lecionam no período noturno (41,9%), profissionais na faixa etária entre 45 e 49 anos (41,7%), profissionais na faixa etária entre 50 e 55 anos (66,2%), entre 55 e 59 anos (82,2%), e acima de 60 anos (90,9%).

Testes
Como complementação da entrevista ou até previamente à entrevista, para pré-seleção dos candidatos que serão entrevistados, as empresas têm utilizado testes de inteligência, personalidade ou aptidão em 27,3% dos casos. A avaliação grafológica é utilizada em 12,5% dos casos. Os resultados dos testes de personalidade são levados em consideração em 82% dos casos, os de nível em 76% dos casos e os de grafologia em 47% dos casos.

Técnicas de dinâmica de grupo
São utilizadas as técnicas de dinâmica de grupo, mais intensamente, para definir a contratação de executivos de alta gerência: 49%.

Duração de um processo de contratação
Os processos de contratação de executivos têm duração, em termos medianos, de três a quatro semanas a partir do primeiro contato do candidato com a empresa até o oferecimento do trabalho.

Número de entrevistas
Os candidatos, em termos medianos, são entrevistados entre 2,3 a 2,8 vezes antes de receber uma oferta.


NÃO FIQUE ANSIOSO
Um dos maiores problemas durante uma entrevista é que o candidato pode ficar ansioso antes da conversa e durante a conversa.
Calma! Uma entrevista não é uma ameaça.
Ao contrário: se você foi chamado para uma entrevista, é porque já passou na primeira fase do recrutamento, que foi a análise do currículo. Portanto, você já é uma pessoa especial para o entrevistador, porque foi pré-selecionado. Isto somente já é motivo para aumentar a sua autoconfiança.

Calma! Não tenha medo de ser rejeitado.

Ao contrário: você está num processo de competição com outras pessoas. E nem sabe quem são as outras pessoas. Portanto, confie em você e esqueça que há outros candidatos. Concentre-se em mostrar o melhor de tudo o que você tem para oferecer. Se o seu melhor não basta para a empresa, ela não serviria para você.

Então, deixe a ansiedade de lado e concentre-se em ser natural, verdadeiro. Se a ansiedade faz parte de você, deixe que ela aconteça. Mas você pode controlar a ansiedade:

respirando profundamente, lentamente; depois de alguns minutos você já estará mais calmo
respondendo as perguntas devagar, sem se apressar
falando em tom normal, nem baixo demais nem alto demais
perguntando sempre que não entender alguma coisa
evitando misturar emoção à conversa, que tem que ser racional
Entrevista deve ser uma oportunidade de você mostrar suas qualidades, de mostrar o que tem de melhor. Impressione o entrevistador. Você consegue.

Fonte: Jornal Carreia & Sussesso

http://www.catho.com.br/

Para quem gosta de Cozinha - 313 idéias de Lanches & Sanduíches

para obter as receitas é só acessar: http://www.livrodereceitas.com/lanches/

Bom apetite !!!

Baguete Recheada
Bauru
Bauru de Assadeira
Bauru de calabreza
Bauru de Forno
Bauru de Forno
Bauru de forno
Bauru de forno
Bauru de microondas
Bauruzão
Beirute
Beirute de Verão
Beitute Especial com Pasta de Hortelã
Big mac
Big misto
Burger de Cordeiro
Cachorro Quente de Assadeira
Cachorro Quente de Forno
Cachorro quente diferente
Cachorro quente especial
Cachorro Quente Gratinado
Cachorro-quente
Cheddar burger
Club rosbife
Club sanduíche
Country club
Country club
Hamburgão recheado
Hambúrger de Músculo
Hambúrger vegetariano
Hambúrguer
Hambúrguer assado
Hambúrguer com abacaxi
Hambúrguer de Berinjela e abobrinha
Hambúrguer de carne de frango
Hambúrguer de couve-flor
Hambúrguer de fígado
Hamburguer de forno
Hambúrguer de frango
Hambúrguer de peixe
Hambúrguer de Pernil
Hambúrguer de Picanha
Hambúrguer de Salmão
Hambúrguer de soja
Hambúrguer Vegetariano
Hot dog crocante
Hot Dog de Forma
Hot dog diferente
Hot Dog especial
Lanchão de tomate
Lanchão rápido
Lanche Caipira
Lanche com Tomates Secos
Lanche de atum
Lanche de Forno
Lanche de frango
Lanche de pizza
Lanche de Queijo Prato
Lanche do molho
Lanche Francesinha
Lanche frio
Lanche light
Lanche Natural de Frango (ou peru)
Lanche quente
Lanche Rosado
Lanchinhos de Atum
Mini hot dogs
Misto de forno
Misto quente
Misto quente especial
Misto quente Gratinado
Misto-quente
Recheio Americano para Sanduíches
Sanduba com pão francês
Sanduba gelado
Sanduba simples
Sandubão
Sandubão
Sandubão light
Sandubão Quente de Forno
Sanduichão Americano
Sanduichão Simples
Sanduíche 3 Queijos
Sanduíche à Fiorentina
Sanduíche a Moda Brasileira
Sanduíche à Provençal
Sanduíche aberto de presunto e mussarela
Sanduíche agridoce
Sanduíche Alemão
Sanduiche Americano
Sanduíche americano
Sanduíche americano
Sanduíche Beirute de Palmito
Sanduíche Bicolor
Sanduíche Canadense
Sanduíche cipriani
Sanduíche Colorido
Sanduíche colorido
Sanduíche colorido
Sanduíche com Massa de Pastel
Sanduíche com pasta de cenoura e broto de brócolis
Sanduíche com pasta de pimentão e ricota
Sanduíche com queijo de cabra gratinado
Sanduíche com recheio de cenoura
Sanduíche Confeitado
Sanduíche de alici
Sanduíche de amêndoas
Sanduíche de amêndoas
Sanduíche de amendoim
Sanduíche de amendoim
Sanduíche de amendoim
Sanduíche de amendoim
Sanduíche de amendoim
Sanduíche de Anchovas
Sanduíche de anchovas
Sanduíche de Arenque defumado
Sanduíche de aspargos
Sanduíche de atum
Sanduíche de Atum
Sanduíche de atum
Sanduíche de atum
Sanduíche de Atum
Sanduíche de Atum
Sanduíche de atum com maçã
Sanduíche de banana
Sanduíche de banana
Sanduíche de berinjela
Sanduíche de Berinjela
Sanduíche de berinjela à milanesa
Sanduíche de bife de alcatra
Sanduíche de bolacha água e sal
Sanduíche de bresaola
Sanduíche de calabresa
Sanduíche de camarão
Sanduíche de Camembert
Sanduíche de caranguejo ou lagosta
Sanduíche de carne
Sanduíche de carne
Sanduíche de Carne Assada
Sanduíche de Carne Fria
Sanduiche de cebola
Sanduíche de cebola
Sanduíche de cebola
Sanduíche de cenoura
Sanduíche de Cenoura
Sanduíche de Cenoura
Sanduíche de Croissant
Sanduíche de fígado
Sanduíche de filé
Sanduíche de Filé e Damasco
Sanduíche de forno
Sanduíche de Forno
Sanduíche de forno
Sanduíche de forno
Sanduíche de forno
Sanduíche de forno
Sanduíche de forno
Sanduíche de forno
Sanduíche de frango
Sanduíche de frango
Sanduíche de frango
Sanduíche de frango e broto de feijão
Sanduíche de galinha
Sanduíche de galinha
Sanduíche de galinha
Sanduíche de galinha
Sanduíche de galinha
Sanduíche de galinha
Sanduíche de kani e palmito
Sanduíche de língua
Sanduíche de língua
Sanduíche de lombinho
Sanduíche de manjericão
Sanduíche de massa de tomate
Sanduíche de massa folhada
Sanduíche de metro
Sanduíche de Metro
Sanduíche de metro com peito de chester
Sanduíche de Metro com Salame
Sanduíche de milho verde
Sanduíche de mortadela
Sanduíche de ovos
Sanduíche de ovos
Sanduíche de ovos
Sanduíche de ovos fritos
Sanduíche de paêzinhos folhados
Sanduíche de Pão de Forma
Sanduíche de pão de forma
Sanduíche de pão recheado
Sanduíche de pão recheado
Sanduíche de pão recheado
Sanduíche de Parma
Sanduíche de Pasta de Tofu
Sanduíche de pasta de tofu
Sanduíche de pepino
Sanduíche de pepino
Sanduíche de pernil
Sanduíche de perú
Sanduíche de peru com abacaxi
Sanduíche de peru defumado com molho de alcaparras
Sanduíche de picanha defumada
Sanduíche de pimentôes
Sanduiche de Pizza
Sanduiche de presunto
Sanduíche de presunto
Sanduíche de presunto
Sanduíche de presunto
Sanduíche de presunto
Sanduíche de presunto com maionese natural desnatada
Sanduíche de presunto e espinafre gratinado
Sanduíche de presunto e ovos
Sanduíche de presunto gratinado
Sanduíche de queijo
Sanduíche de queijo
Sanduíche de queijo
Sanduíche de queijo
Sanduíche de queijo
Sanduíche de queijo
Sanduíche de queijo ao forno
Sanduíche de queijo asiago, presunto e agrião
Sanduíche de queijo branco e agrião
Sanduíche de queijo com anchovas
Sanduíche de queijo com bananas
Sanduíche de queijo com bananas
Sanduíche de queijo com geléia de laranja
Sanduíche de queijo com molho de manteiga
Sanduíche de queijo miscelania
Sanduíche de queijo Roquefort
Sanduíche de queijo sofisticado
Sanduíche de queijo supremo
Sanduíche de Ricota
Sanduíche de ricota
Sanduíche de Ricota e Rúcula
Sanduíche de roquefort
Sanduíche de Rosbife
Sanduíche de rosbife
Sanduíche de rosbife
Sanduíche de Salmão
Sanduíche de salmão
Sanduíche de salmão
Sanduíche de salsinha
Sanduíche de sardinha
Sanduíche de Suflê
Sanduíche de tomate e alface
Sanduíche de tomate e ovos
Sanduíche de Verão
Sanduíche do Conde
Sanduíche embrulhado
Sanduíche enrolado de presunto e ovo
Sanduíche enrolado de sardinha
Sanduíche especial com pão preto
Sanduíche europe
Sanduíche Francês
Sanduíche frio
Sanduíche frito
Sanduíche gelado de frango
Sanduíche Genovês
Sanduiche gratinado
Sanduíche Gratinado
Sanduíche gratinado
Sanduiche gratinado de forno
Sanduiche light
Sanduíche light
Sanduíche Light de Atum
Sanduíche light de blanquet
Sanduíche light doce
Sanduíche listadinho
Sanduíche mexicano
Sanduíche misto
Sanduíche misto
Sanduíche misto quente com carne
Sanduíche natural
Sanduiche natural de atum
Sanduíche Natural de Atum
Sanduíche Natural de Frango light
Sanduíche Natural de Peru
Sanduíche no Pão Francês
Sanduíche Paulistano
Sanduíche picante
Sanduíche pizza
Sanduíche quente
Sanduíche Quente
Sanduíche Quente
Sanduíche quente
Sanduíche Quente de amendoim com molho
Sanduíche quente de atum
Sanduíche Quente de galinha
Sanduíche quente de salsicha
Sanduíche quente de sardinha
Sanduíche quente de tomate
Sanduíche Quente frito
Sanduíche sírio de frango
Sanduíche surprêsa
Sanduíche surprêsa
Sanduíche tártaro
Sanduíche tártaro de queijo
Sanduíche vegetariano
Sanduíche Xadrez
Sanduíches Abertos de Camarão
Sanduíches de Bacalhau
Sanduíches de banana com canela
Sanduiches de Camarão
Sanduíches de Camarão
Sanduíches de carne moída com tomate
Sanduíches de Omelete
Sanduíches de ovos mexidos e queijo
Sanduíches de pasta de presunto
Sanduíches de sardinha
Sanduíches fritos de queijo
Sanduíches quente de salame e ovos
Sugestôes para sanduíches
Sugestôes para sanduíches quentes
Super hamburguer

O QUE É PAYPAL?

PayPal é uma empresa que permite a transferência de dinheiro entre indivíduos ou negociantes com um endereço de e-mail, assim, evitando métodos tradicionais como cheques e boleto bancário. Localiza-se em San Jose na Califórnia.

O PayPal foi criado por Peter Thiel e Max Levchin, em 1998, para atender a necessidade de alguns usuários de efetuar pagamentos via PDAs, e rapidamente se popularizou. Em pouco tempo se tornou a grande inovação com relação a pagamentos on-line.

O eBay comprou o sistema de processamento de pagamentos online Billpoint para fazer frente ao Paypal. Porém, o número de usuários do PayPal era muito mais elevado. Em fevereiro de 2000 o número de Leilões (auctions do eBay) diários que possuíam o PayPal como forma de pagamento era de Market Share e espalhava-se pelo eBay, que corria e tentava lutar, sem a mínima efetividade. Essa luta se prolongou até outubro de 2002, culminando na aquisição do PayPal pelo eBay. A presidente do eBay, Meg Whitman, fechou com Thiel o negócio. A tecnologia do Billpoint foi incorporada pelo Paypal.

O Paypal não se restringiu apenas ao eBay. É aceito desde registros de domínios, e-commerce até pagamentos de serviços de hospedagem de sites.

Para adicionar fundos basta se dirigir a sua conta PayPal e adicionar o cartão, se tornando um membro certificado. Assim, você poderá enviar pagamentos a qualquer parte do mundo.

A empresa não está sujeita à legislação bancária por nao tratar-se deu um banco convencional. Não possui concorrentes de peso, exerce monopólio em seu nicho. O sistema adota uma polêmica política de bloqueio de recursos de usuários que fazem operações consideradas suspeitas. Sem qualquer aviso ou explicação indisponibilizam o saldo e pedem uma série de documentos ao cliente. Se não os receberem ou se por qualquer motivo não os aceitarem mantém os recursos do cliente bloqueado por 180 dias. A comunicação por email é falha, normalmente enviam apenas respostas automáticas. Seu suporte telefônico não está disponível em português. Usuários e ex-funcionários denunciam o uso destes bloqueios, em alguns casos, como mera fonte de renda extra.[1]
De qualquer maneira é atualmente uma ótima opção de pagamentos online, pela extrema simplicidade, agilidade, por atender praticamente todo o planeta, por oferecer mecanismos de refund (devolução de pagamento) e pela possibilidade de pagar sem a exposição de informações financeiras pessoais.

O PayPal está disponível em 103 países e em 16 moedas correntes.

FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/PayPal

COMO CRIAR SUA CONTA PAYPAL?

Muitas pessoas deixam de ter conta na PayPal por pura falta de conhecimento. Para criar sua conta lá, você precisar ter um cartão de crédito internacional e pagar cerca de U$1,65 dólar que ainda será devolvido logo em seguida pra você. Essa transação é necessária só para certificar a atividade do seu cartão de crédito internacional e receber na sua fatura o código de desbloqueio da sua conta. Mas PayPal é de graça.

Para quem compra.

Paypal funciona da seguinte maneira. Você pode utilizar sua conta Paypal como consumidor para efetuar compras em milhares de lojas em todo o mundo. Você transfere algum crédito para sua conta Paypal através do seu cartão de crédito e usa sua conta Paypal (no lugar do seu número de cartão de crédito) para efetuar todas as compras que precisa, tornando mais seguro seus pagamentos evitando digitar seu número de cartão de crédito ou conta bancária na internet.

Para quem vende.

Para você que quer receber pagamentos de clientes e mantenedores, você pode ter a opção de ser pago através de cartão de crédito e cartão de débito sem fornecer nenhum tipo de informações extra e pessoal como número de conta bancária ou número de cartão de crédito mantendo o máximo da sua privacidade e segurança. E isso de qualquer parte do mundo! Ou seja, com sua conta PayPal , você pode receber dívidas de pessoas e clientes sendo pago por cartão de crédito sem precisar ser pessoa jurídica. No final das contas ter PayPal é vantajoso para quem compra na internet e para quem vende simplificando o máximo a burocracia em transações financeiras pela internet.


Para criar sua conta, siga os seguintes procedimentos:

1 - Vá para a página de New Accounts PayPal e clique em Sign Up today.

2 - Depois escolha o tipo de conta que mais se adequa a suas necessidades. Não existe conta mais cara ou mais barata, cada uma se adequa a um tipo de necessidade. Ter uma conta PayPal é de graça! Minha conta pessoal é a Premier Account, mas você escolhe a sua. Depois escolha o país onde você mora e clique em Continue.

3 - Depois preencha detalhadamente o formulário de adesão com seus dados. Na dúvida na hora de escolher o tipo de moeda padrão, escolha o dolar americano (US Dollar).

4 - Depois de criada sua conta, será debitado no seu cartão de crédito cerca US$1,65 que será devolvido pra você depois como crédito na sua conta. Para sua conta estar 100% liberada, será preciso conferir na próxima fatura do seu cartão, o código de desbloqueio.*

5 - Quando tiver o código de desbloqueio que veio na fatura, entre na sua conta Paypal e realize o desbloqueio para estar pronto para comprar em mais de 55 países pela internet.

* Não é obrigado digitar o número do seu Cartão de Crédito, você pode cancelar se bem entender, mas aconselho a ativar a conta, pois é um dos sistemas mais usados no exterior.

As vantagens de se ter uma conta PayPal são várias. Entre elas a flexibilidade e a possibilidade de pagar muito menos impostos em transações internacionais. Transações via PayPal são muito mais baratas que transações bancárias internacionais. Se você possui clientes em outras cidades e até mesmo em outros países, você pode receber pagamentos mesmo que eles não possuam uma conta na Paypal. Faça sua própria avaliação e lembre-se que Paypal é de graça!

Acesse https://www.paypal.com/row/mrb/pal=DZK8UECGFC85L e siga os passos indicados.


Fonte: http://www.webtutoriais.com/forum/index.php?showtopic=14442

RESERVAS CONTÁBEIS

Conheça os tipos de reservas contábeis que uma empresa pode fazer.

1. Reservas de Capital:

ganhos obtidos sem uma contra-partida, podem ser destinados ao aumento de Capital Social, podem também ser utilizados para compensação de prejuízos, distribuição de Dividendos, ou ainda resgate, reembolso ou compra de ações, resgate de partes beneficiárias etc.

Ágio na Emissão de Debêntures
Produto de Alienação de Partes Beneficiárias e Bônus de Subscrição
Prêmio recebido na Emissão de Debêntures
Doações e Subvenções para Investimentos


2. Reservas de Avaliação:

aumento dos elementos do Ativo em novas avaliações com base em laudos aprovados pela Assembléia Geral.

OBS: A medida que os bens reavaliados forem alienados ou depreciados esta reserva deverá ser realizada proporcionalmente, tendo como contra-partida as contas Lucros ou Prejuízos Acumulados


3. Reservas de Lucros:

são uma destinação do lucro da empresa, tem como base o Lucro Liquido do exercício. Dividem-se em:

3.1 Reserva Legal: tem por finalidade assegurar a integridade do Capital Social, e só pode ser utilizada para compensar prejuízos ou aumentar o capital.

Os Prejuízos Acumulados são deduzidos da base de cálculo da Reserva Legal
É a única Reserva de Lucro que é obrigatória
Limites:
5% do Lucro Liquido do Exercício;
20% do Capital Social;
Reserva Legal + Reserva de Capital ≤ Capital Social (facultativo)
3.2 Reservas Estatutárias: constituídas com base no lucro com previsão no estatuto da companhia. Devem conter:

Modo preciso completo de sua finalidade
Critérios para determinar a parcela anual dos lucros destinados à sua constituição
Limite máximo
3.3 Reserva para Contingência: tem como finalidade a proteção dos dividendos em períodos futuros e incertos, destinados no presente uma parcela do lucro à sua constituição.


3.4 Reserva de Retenção de Lucros: tem por finalidade de financiar projetos de investimentos da compania, não podem prejudicar o cálculo dos dividendos mínimos obrigatórios, pode também ser utilizada para compensação de Prejuízo Acumulados


3.5 Reservas de Lucro a Realizar: finalidade de evitar que a empresa pague por dividendos sobre os lucros que ainda não foram realizados em termos financeiros. Esta reserva, caso seja utilizada no período para compensação do prejuízo, deverá ser revertida e acrescida no próximo período nos dividendos pagos.


3.6 Reserva Especial para dividendos obrigatórios não-distribuídos: mesmo havendo lucro no período, devido a situação financeira precária da empresa, a qual não possa fazer a distribuição de dividendos, este saldo irá para esta reserva.



Observações:

RESERVA LEGAL + RESERVA ESTATUTÁRIA + RESERVA RETENÇÃO DE LUCROS CAPITAL SOCIAL
PREJUÍZOS DO EXERCÍCIO deverá ser compensado na seguinte forma:
Lucros Acumulados

Reservas de Lucros, sendo a última a Reserva Legal

Reserva de Capital (facultativamente)

Fonte: http://www.concursospublicosonline.com/informacao/view/Apostilas/Contabilidade/Reservas-Contabeis/

As fases do Processo de Tomada de Decisão

Conheça os oito passos do processo decisório


O processo decisório divide-se em um conjunto de oito passos, que começa com a identificação do problema e os critérios de decisão. Depois é necessário desenvolver, analisar e selecionar uma alternativa que pode resolver o problema. Em seguida, implementar a alternativa e, por fim, fazer uma avaliação da eficácia da decisão. Essa metodologia pode ser aplicada nas decisões pessoais e profissionais, seja para definir onde passar as férias ou até mesmo optar pelo lançamento de um produto ou serviço no mercado.

Tudo começa com a existência de um problema. Deve-se fazer uma comparação entre o estado atual e algum padrão - que pode ser o desempenho anterior, decisões tomadas por outras áreas da organização ou fora dela - para fato semelhante. Em seguida, deve-se avaliar a pressão para a tomada de decisão como prazos, crises financeiras, expectativas da diretoria, etc. Depois, identificar a autoridade delegada para a decisão e outros recursos necessários para decidir.

Para identificar os critérios de decisão é preciso determinar pontos relevantes, sejam eles implícitos ou explícitos. Nesse processo também é necessário determinar os pesos desses critérios. Eles devem sofrer uma classificação de importância, ou seja, devem ser atribuídos pesos aos itens para que seja dada a eles a prioridade adequada. A sugestão é atribuir um peso 10 para o critério mais importante e então determinar os pesos dos restantes de acordo com este padrão.

Mas como desenvolver alternativas? Essa etapa exige que o tomador de decisão somente liste as alternativas viáveis que poderiam resolver o problema, contudo, ainda não deve ser feita nenhuma avaliação das alternativas listadas. Começa, então, a análise das alternativas listadas anteriormente. Os pontos fortes e fracos de cada uma se tornam evidentes quando são comparados com os critérios e pesos estabelecidos.

Depois da avaliação, chega o momento de selecionar uma alternativa. Como já foram determinamos todos os fatores pertinentes da decisão, atribuídos pesos de forma apropriada e também foram identificadas alternativas viáveis, é hora de escolher a alternativa que teve a melhor nota final.

A implementação da alternativa mais viável requer um passo importante, pois é o momento de colocar a decisão em prática. Esse processo inclui transmitir a decisão a todos os afetados por ela e também buscar o comprometimento dos envolvidos nela.
O último passo é avaliar a eficácia da decisão. Para isso, é importante analisar se ela realmente solucionou o problema e se os objetivos desejados foram atingidos. Porém, caso o problema persista ou não tenha sido resolvido, deve-se examinar, cuidadosamente, se ele foi definido de forma adequada, se houve erros na avaliação das diversas alternativas ou se ela foi implementada de forma inadequada. Ou seja, se preciso for, é necessário reiniciar o processo.

Fonte: revistafatorbrasil.com.br ( 24/01/2008 )

MICROCRÉDITO

Conheça alguns dos cursos oferecidos para a capacitação em microcrédito.

Instituição: Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)
Programa: Plano Setorial de Qualificação para empreendedores para o microcrédito
Mais Informações: Assessoria de Imprensa do MTE fpne: (61) 3317 - 6537 / 6430 ou site: acs@mte.gov.br

Instituição: Unicamp
Programa: Curso de Formação de Agentes de Microcrédito
Mais informações: contatos: salette@unicamp.br - hrangel@terra.com.br

Instituição: Sebrae
Programas: Formação de Agentes de Crédito, Capacitação de Gerentes de Microcrédito e Sensibilização de Lideranças
Mais informações: http://www.sebraesp.com.br/topo/cursos/default.aspx

HOTELARIA

Conheça mais a profissão.

O que é hotelaria?

É o gerenciamento de hotéis, complexos turísticos e dos serviços por eles oferecidos
O bacharel em Hotelaria, ou administrador hoteleiro, é responsável pela direção e pelo funcionamento de hotéis, resorts, flats, spas e estâncias. Ele coordena todos os serviços oferecidos ao hóspede, como acomodação, alimentação, recreação e lazer. Contrata, orienta e supervisiona os funcionários, organiza e providencia a infra-estrutura do estabelecimento, checa as instalações e negocia com fornecedores. Pode participar da montagem de novos empreendimentos hoteleiros, definindo planos de marketing e estabelecendo relações com as autoridades da região. Ou organizar e promover eventos, palestras, feiras, exposições e convenções.
Fonte: http://www.capecurso.com.br/hotelaria.htm

O que estudar para trabalhar na área?

Bacharelado: o estágio é obrigatório para receber o diploma.
O bacharelado em hotelaria recebe o nome de Administração Hoteleira.

Currículo mínimo: administração hoteleira, controle de alimentos e bebidas, higiene alimentar e nutrição, contabilidade hoteleira, estatísticas, planejamento e organização hoteleira e relações humanas.

Áreas de atuação: centro de lazer e recreação, administração de hotéis, bares, restaurantes, navios de turismo, eventos e negócios, camping.

Perfil do profissional: facilidade de comunicação e no trato social, dinamismo, organização, domínio da matemática, iniciativa e liderança, capacidade de planejamento e de orientação.
Fonte: http://www.webvestibular.com.br/profissoes/hotelaria.htm



Como é o mercado para trabalhar em hotelaria no Brasil?


O turismo é um mico? - Matéria editada pela revista Você S.A.


Quantas vezes você já ouviu dizer que a vocação do Brasil é o turismo? A paulistana Bianca Andrade, de 27 anos, escutou a frase muitas vezes. Leu nos jornais a promessa de vários governos de que o mercado hoteleiro, o de passagens aéreas e o de entretenimento iriam deslanchar e gerar milhões de empregos. "Acreditei naquilo e por isso resolvi investir na carreira", diz ela, que há pouco mais de três anos prestou vestibular para turismo e entrou em uma faculdade da região metropolitana de São Paulo. "Eu tinha uma certa ilusão de que haveria uma explosão de empregos nessa área, de que me formaria e seria gerente de uma grande agência de viagens", diz Bianca. Hoje, prestes a se formar, ela faz estágio em uma loja de passagens aéreas e recebe 250 reais por mês. "Percebi logo que o mercado é bem diferente do que imaginei", lamenta.
Assim como Bianca, todo ano, 22 800 novos profissionais se formam em cursos superiores da área de turismo pelas 570 instituições que oferecem graduação nesse campo no país. O problema é que não há lugar para todos no mercado de trabalho, de acordo com o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (Contratuh), Moacyr Roberto Tesch Auersvald. E há dois motivos para isso: um é a expansão do turismo que nunca acontece no país. "Turismo é propaganda e o Brasil não se vende lá fora", afirma ele. Só para ter idéia, o Brasil investiu 30 milhões de reais na promoção de todo o país no exterior em 2003. A Filadélfia, Estado americano que quer ser a meca mundial do turismo GLS (gays, lésbicas e simpatizantes), gasta a mesma quantia em propaganda. A outra razão é que a grande carência de mão-de-obra no setor não é de profissionais de nível superior, para cargos de chefia. E sim de pessoal operacional. Um hotel médio, por exemplo, tem de cinco a seis gerentes e cerca de 200 funcionários trabalhando nas funções de camareira, faxineira, recepcionista, garçom e cozinheiro. "O que o setor precisa é de gente para carregar o piano, e não de pessoas para tocá-lo", diz Auersvald.
Para o professor Mário Carlos Beni, da Faculdade de Turismo da Universidade de São Paulo (USP), o que o mercado procura é inversamente proporcional à resposta das escolas de turismo. Ele diz que deveria haver mais cursos técnicos, para qualificar a mão-de-obra operacional, do que escolas de formação de nível superior. "Quem se forma em um dos cursos de terceiro grau não quer se sujeitar a trabalhar como recepcionista ou mensageiro", afirma. Foi o que aconteceu com Nelson da Cunha Pinto Filho, de 32 anos, formado em turismo pela USP em 2001. Ele nunca encontrou chances de entrar no mercado de trabalho, a não ser vagas para assistente, operador de reservas e recepcionista. "Começar do zero, num cargo operacional, é uma roubada, um mico", diz ele, que abandonou a área."Preferi dar continuidade à minha formação anterior, de técnico em mecânica, que tem mais mercado e paga mais."
Sua colega de faculdade, Paloma Cavalcanti, de 24 anos, entretanto, resolveu insistir na carreira. Abriu sua própria empresa de planejamento e consultoria para hotéis. Mas, para se sustentar, dá aula em uma faculdade de turismo. Seu salário como professora varia entre 1500 e 2000 reais, conforme o número de horas trabalhadas. "As aulas são o que me segura, já que com a empresa não é todo mês que tenho lucro", diz, acrescentando que a maioria do pessoal da classe também partiu para o ramo do ensino.
A saída encontrada por Paloma e seus colegas, segundo o professor Beni, já está deixando de ser uma alternativa para profissionais que não encontraram oportunidades no setor. "Nos últimos anos, não há o mesmo interesse pelo curso. Houve uma queda nas matrículas de 50%. As faculdades estão demitindo professores e fechando cursos."
Aprendizado na prática existe, entretanto, uma maneira de seguir carreira na área de turismo, segundo Dináurea Cheffins, vice-presidente de recursos humanos da Atlantica Hotels International, administradora que opera hotéis como Radisson, Clarion, Confort e Sleep Inn. "O único modo de se dar bem na área é começar por baixo e aprender a profissão na prática", afirma. A questão é que a grande maioria das pessoas só quer trabalhar como gerente ou em cargos de chefia. "Humildade para aceitar tarefas que parecem inferiores faz parte do dia-a-dia de quem trabalha nesse campo", declara.
Fabiana Zichia, de 24 anos, deixou o orgulho de lado topou desafio. Há três anos, quando havia iniciado o curso de turismo em uma faculdade paulistana, saiu para procurar estágio em hotéis. Encontrou uma vaga no setor de reservas do Radisson, em São Paulo. Topou, apesar do baixo salário: 400 reais. A mensalidade da faculdade era de 700 reais. "Eu queria entrar para o mercado", recorda. Oito meses depois, Fabiana foi efetivada no departamento de operações do hotel e hoje é assistente de qualidade, com salário de 1 300 reais. Mas o que ajudou Fabiana, além de sua disposição para aceitar serviços não tão glamourosos, foi o fato de ela ter inglês fluente. "Ter curso superior em turismo ou administração hoteleira não é imprescindível", diz Dináurea, da Atlantica Hotels. Ela mesma é formada em psicologia e começou sua carreira há 22 anos, como estagiária do setor de treinamento de um hotel. "O que conta mais é ter formação em línguas", diz. Saber idiomas, segundo ela, é importante em todas as áreas do turismo.
Para se dar bem Silvio Araújo, de 35 anos, formado pela Universidade de Administração em Hotelaria de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, em 1990, tem o perfil do profissional de sucesso que Dináurea traçou. Fala espanhol e inglês e teve humildade para agarrar a chance que parecia mais sem graça. Logo após receber o diploma e concluir o estágio obrigatório, aceitou um emprego como assistente da área comercial do hotel Caesar Park São Paulo. "Fazia de tudo: desde tirar xerox a serviço de mensageiro", recorda. Em 1996, Araújo deixou o emprego para ficar seis meses no exterior e estudar inglês. "Inglês é a língua do dia-a-dia no setor", diz. Ao voltar, foi contratado para trabalhar no departamento de vendas do Renaissance São Paulo Hotel, um dos mais luxuosos da cidade. Hoje, Araújo é diretor de marketing do Grand Hyatt São Paulo, com um salário que fica entre 20.000 e 30.000 reais. "Hotelaria e turismo se aprende na prática. Quem quer se dedicar tem de começar por baixo, não interessa a formação."
Casos como o de Araújo são raros, pois a média salarial do setor é baixa. As entidades de classe calculam que os salários variam entre 400 reais e 10.000 reais. A média, entretanto, é de 682 reais, já que há muito mais gente na camada operacional do que na corporativa. É por isso que Patrícia Rodrigues, de 27 anos, diz não ter perspectivas na carreira. Ela pagava 448 reais de mensalidade para a faculdade em que se formou, em 2003. Hoje, ganha 800 reais no departamento financeiro de uma agência de viagens. "Não vejo futuro para mim", afirma.
Será que agora vai? - Em abril do ano passado, o Ministério do Turismo lançou o Plano Nacional do Turismo, com a promessa de, em três anos, chegar à marca de 9 milhões de turistas estrangeiros visitando o Brasil anualmente (ante 4,1 milhões em 2003), o que geraria 1,2 milhão de empregos. Não foi a primeira vez que o governo fez projeções otimistas para o setor. Em 1992, por exemplo, o ex-presidente Fernando Collor de Mello lançou a Política Nacional de Turismo. Naquela época, os estrangeiros que visitavam o país deixavam aqui, em média, 1 bilhão de reais por ano. Quatro anos depois, o número caiu para 800 milhões de reais.
Desta vez, parece que algo de efetivo está acontecendo. De 2002 para 2003, o número de turistas estrangeiros no país cresceu 8,12%, e o ingresso de dólares, 8,52%. No ano passado, o país recebeu a visita de 4,4 milhões de turistas de fora, segundo a Associação Brasileira de Turismo Receptivo. A quantidade é 12% maior do que no ano anterior. Nos últimos 12 meses, os turistas estrangeiros gastaram 2,5 bilhões de dólares no país, quase 7 bilhões de reais -- 32% a mais do que em 2003.
Alta Temporada - Com o aquecimento da economia, mais gente deve aproveitar o período de férias e viajar. Algumas agências de turismo já registravam no final de 2004 um aumento de 30% nas vendas de pacotes para a alta temporada em relação ao mesmo período de 2003. Companhias aéreas também conferiam um aumento na demanda. De janeiro a novembro do ano passado, por exemplo, a Gol já havia apurado um crescimento de 34% no volume de passageiros transportados em relação ao ano anterior.
A seguir, outros números do turismo no Brasil:
10 milhões de pessoas trabalham no setor
São 570 faculdades de turismo e áreas relacionadas
22 800 novos profissionais de nível superior são formados por ano
682 reais é a média salarial
Cada hotel emprega, em média, cinco gerentes e 200 camareiras, faxineiras, recepcionistas e garçons

Fonte: http://www.turismologia.com.br/reportagem.asp?codigo=100&estado=rj

PROFISSÃO COMISSÁRIA DE BORDO

CONHEÇA MAIS SOBRE A PROFISSÃO
CONFIRA ENTREVISTA COMPLETA COM PROFISSIONAL DA ÁREA



COMISSARIADO DE VÔO Ana Paula Ruiz

Quando entramos num avião, a primeira pessoa que aparece na nossa frente é o comissário de bordo ou de vôo, com um uniforme impecável e um sorriso nos lábios.

Engana-se quem pensa que a função desses profissionais (também chamados comissários de bordo para homens e aeromoças para mulheres) se limita a atender passageiros. Eles são responsáveis pela segurança, tranqüilidade e bem-estar dos passageiros. Têm que resolver qualquer imprevisto que possa incomodar a viagem. Esses profissionais são verdadeiros agentes de segurança a bordo e estão preparados para qualquer emergência.

Para muitos jovens, essa profissão parece encantadora por não prender o profissional numa rotina dentro de um escritório e por dar a possibilidade de conhecer diversos lugares do mundo. É bom saber que juntamente com as vantagens aparecem algumas exigências, como responsabilidade e nunca perder o bom humor. Parece fácil? Não é. Imagine suportar o cansaço de uma longa viagem para vender a boa imagem da empresa aérea onde trabalha? Imagine manter o bom humor depois de ouvir uma bronca de um passageiro que não gosta do cardápio servido no avião?

A profissão de comissário de bordo é muito mais do que isso.

A profissão surgiu em 15/05/1930, num vôo entre as cidades americanas de San Francisco e Cheyenne, quando a enfermeira Ellen Church foi colocada a bordo para atender passageiros com enjôo. Foi a primeira comissária de bordo da história. A profissão é regulamentada pela portaria 3.018.

O trabalho pode parecer, mas não é nada simples. Os comissários de vôo trabalham em qualquer vôo comercial, e no início de cada mês já recebem sua escala de trabalho, que não pode ultrapassar 176 horas de vôo por mês. As escalas incluem finais de semana e feriados. A companhia aérea banca todas as despesas de alimentação e hospedagem quando o profissional tem que pernoitar em alguma cidade.


O QUE É SER COMISSÁRIO DE VÔO
As funções desse profissional incluem:

checagem dos equipamentos de segurança, como máscara de oxigênio e coletes salva-vidas
disponibilizar comida, bebida, travesseiro e cobertor aos passageiros
receber e encaminhar cada pessoa aos seu lugar
demonstrar o uso dos equipamentos de segurança e mostrar as saídas de emergência
verificar posição das poltronas e uso do cinto de segurança, quando necessário
transmitir informações sobre tempo de vôo e condições meteorológicas
atender solicitações dos passageiros durante a viagem
dar atendimento de primeiros socorros em casos de emergência
conversar e acalmar passageiros ansiosos ou que têm medo de voar (você sabia que o avião é considerado o segundo meio de transporte mais seguro que existe no mundo, perdendo somente para o elevador?)

Existem alguns requisitos básicos para quem quer escolher essa área:

altura mínima de 1,58m e máxima 1,80m para mulheres e mínima de 1,67m e 1,85m máxima para homens
peso compatível com a altura
boa aparência
capacidade de decisão
desembaraço
discrição
excelente saúde
firmeza
gosto por servir
senso de conveniência
idade mínima de 18 anos e máxima de 30
fluência em Inglês e, se possível, em mais um idioma
2º grau completo

COMO ENTRAR NA ÁREA
Depois de preencher todas as exigências acima, o futuro comissário deve freqüentar uma Unidade de Instrução Profissional, entidade homologada pelo Departamento de Aviação Civil para cumprir o Programa de Instrução Teórica e Prática estabelecido no Manual de Curso de Comissário de Vôo, com carga horária de 138 horas-aula. Após um mês, o candidato passa por um exame físico no Centro de Medicina Aeroespacial e somente aqueles em perfeitas condições físicas e psicológicas continuam.

O curso inclui aulas de etiqueta, postura, maquiagem, dicção, expressão corporal, conhecimentos gerais de aeronaves, noções de medicina, primeiros socorros, serviços de bordo, simulação de acidentes, sobrevivência na selva e no ar e combate a incêndio.

Depois de aprovado no curso e como certificado do CEMAL, o candidato faz o exame teórico do Departamento de Aviação Civil para obter o certificado de conhecimento técnico, e aí sim está apto a concorrer a uma vaga no mercado. As provas acontecem três vezes por ano, em abril, agosto e novembro.

O recrutamento geralmente se faz pelos currículos que chegam às companhias aéreas e as grandes empresas costumam manter um cadastro de currículos.

A remuneração geralmente é fixa, entre R$ 900,00 e R$ 3.000,00, mais as diárias para os dias passados fora da cidade onde estão baseados. Um comissário iniciante que faz vôos domésticos nacionais pode ganhar em torno de R$ 1.200,00 e quando é promovido para rotas internacionais seu salário se multiplica.

O mercado de trabalho para essa área é promissor, apesar de saturado. Entre 1991 e 1996 andou fechado, voltando a se aquecer em 1997, quando as companhias aéreas finalmente aumentaram seu quadro de funcionários. Só a Varig, por exemplo, admitiu nessa época 450 funcionários, um número considerável se pensarmos que no Brasil existem seis mil profissionais dessa área. Em geral, o mercado é competitivo e a seleção é bastante rigorosa. O domínio do idioma Inglês é imprescindível e os candidatos que sabem falar línguas orientais são ainda mais disputados, principalmente quem conhece o idioma japonês.


CURIOSIDADES
Se você quer se tornar um comissário de vôo, entenda um pouco do vocabulário utilizado pelos profissionais da aviação:

Levantar tráfego - termo genérico para definir a rota comercial que uma empresa aérea realiza, atraindo carga e passageiros.

No-Show - não comparecimento de um passageiro para o embarque em um vôo em que todas as passagens são confirmadas com antecedência.

Upgrade - quando acabam os lugares de classe turística, por exemplo, sobrando ao passageiro uma poltrona em classe superior.

Vôo code-share - o passageiro paga pelo vôo de uma companhia e decola em um avião de outra empresa.

Vôo charter - vôo fretado e com limitações, mas mais barato.

Bilhete não-endossável - passagem intransferível, só podendo ser utilizada por uma pessoa determinada e com data marcada.

Aeronave de bandeira - aeronave que tem a nacionalidade do estado e que está registrada e pertence a uma empresa oficialmente regulamentada.


ONDE ESTUDAR
CFA/SV - Curso de Formação de Aeronautas (Salvador - BA)
Tel: (71) 345-0018

UnB - Escola de Aviação Civil (Brasília - DF)
Tel: (61) 323-2939

AHV - Escola de Aviação Civil Ltda. (Goiânia - GO)
Tel: (62) 251-5556

Starflight (Belo Horizonte - MG)
Tel: (31) 491-6051

AEROCOM (Curitiba - PR)
Tel: (41) 256-0042

Companhia do Ar (Rio de Janeiro - RJ)
Tel: (21) 240-1224

EAPAC (Rio de Janeiro - RJ)
Tel: (21) 462-0933

AEROSUL (Porto Alegre - RS)
Tel: (51) 340-7811

Centro Educacional da Aviação do Brasil (São Paulo - SP)
Tel: (11) 816-0073

EACON/SP (São Paulo - SP)
Tel: (11) 241-4700


SITES INTERESSANTES
Portal Oficial da Aviação Civil Brasileira
www.dac.gov.br

SNA - Sindicato Nacional dos Aeronautas
www.sna.org.br

SBDA - Sociedade Brasileira de Direito Aeronáutico
www.sbda.org.br

AEB - Agência Espacial Brasileira
www.agespacial.gov.br

INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
www.inpe.br

ONDE MANTER-SE ATUALIZADO SOBRE OS ASSUNTOS DA ÁREA?

Acesse também o Site e o Forum Meio Aéreo e fique por dentro do mundo da aviação e o dia-a-dia dos comissários de bordo:
http://www.meioaereo.com/
http://meioaereo.forumbrasil.net/


O QUE LER SOBRE O ASSUNTO
(Quase toda bibliografia disponível sobre o assunto está em Inglês)

COMISSÁRIO DE VÔO
600 questões
Autor: Adalberto Junior
Editora: Asa (Brasil)
Preço: R$ 29,00

BEM-VINDO A BORDO
Autor: Leon Romero
Editora: Asa (Brasil)
Preço: R$ 24,00

Ana Paula Ruiz é repórter do Jornal Carreira & Sucesso.

Fonte: http://www.catho.com.br/jcs/guia.phtml?ed=43




Para ter essa profissão, é preciso muita dedicação e estudo, além de fazer um curso de sobrevivência na selva e dominar a língua inglesa.

1. Seu trabalho é o mesmo que o de uma aeromoça? O que você faz no avião, qual é sua função?
(Ana Beatriz Castelo Branco Ribeiro, Anna Vitoria Oliveira Campos Cunha, Gabriel Andrade de Arruda, Giovana Gianini Zapio, Haroldo Pedrini Junior e Leonardo Hideaki Nissato)
Sim. O termo aeromoça era usado antigamente, quando só existiam mulheres na função. Atualmente, como também há homens, esse profissional é chamado de comissário(a) de bordo. Minha principal função é zelar pela segurança do vôo e dos passageiros, mas também realizo o “serviço de bordo” (sirvo um lanchinho).

2. No início, você teve dificuldades em sua profissão? Quais?
(Arthur Laranjeiras da Silva e Leticia Ronza Buliani)
Não tive muitas, apenas algumas de adaptação, como ficar longe de casa e da família e com horários e vôos.

3. É legal viajar para vários lugares? Para onde você já foi e quantos vôos já fez?
(Gabriela Sanches Maltez, Heitor Vergilio Cord, Luigy Torres Martins Rosa, Tayna Venckunas Soares e Thais Claudia Marangon)
É muito bom, mas, como viajamos a trabalho, temos pouco tempo para aproveitar cada lugar. Já fui para a Europa, EUA, Canadá, Japão, Coréia e quase todas as cidades do Brasil, mas não sei dizer quantos vôos fiz porque faço isso há 10 anos.

4. Além do português, você precisa falar apenas inglês ou outras línguas também? Por quê?
(Bruno Aureliano dos Santos, Giovanni Colaquecez Lima e Nayara Cavalcanti Noronha)
Para ser comissário(a) de bordo, é necessário falar inglês fluentemente, mas, quanto mais idiomas se sabe, melhor.

5. O que é preciso fazer para se tornar uma comissária de bordo? O que se deve estudar?
(Isadora de Leao Moreira)
É necessário fazer um curso em uma escola de aviação civil, prestar um exame no Departamento de Aviação Civil (DAC) e, após ser aprovado e ter recebido a carteira de vôo, enviar currículos para as empresas que estiverem selecionando profissionais.

6. Qual é a idade mínima para começar na profissão?
(Leticia Ronza Buliani)
Dezoito anos.

7. Quais são o lado bom e o lado ruim de ser uma comissária de bordo?
(Gregory Fernandes Ramires, Igor Nunes Vidal, Isabela de Araujo Evangelista e Laura Caous Fernandes)
O lado bom é ter oportunidade de conhecer vários lugares e pessoas de diversas nacionalidades e costumes e não ter a rotina de estar sempre no mesmo local. E o lado ruim é programar a vida conforme a disponibilidade da escala de vôo, isto é, festas de fim de ano, aniversários (o seu e o de parentes e amigos), etc.

8. Você gosta da sua profissão? Ela é bem remunerada?
(Catharina Magalhães Tagliani, Julio Cesar Cunha Bueno Filho, Mariana Azevedo Joly e Mariana Martins Copede)
Sim, gosto muito. O salário é bom, mas recebe-se de acordo com os vôos: quanto mais se voa, mais se ganha!

9. No começo da sua carreira, você não teve um pouco de medo? Você já passou por alguma situação embaraçosa ou engraçada? Qual foi?
(Celso Rodrigues Junior, Luiz Filipe Garbini Barboza, Nathalia Marcussi Oliveira, Paulo Matheus Thompson Costa Alves e Raphael Ingarano Franco)
Não, nenhum medo além do normal. Passei por tantas situações engraçadas que poderia escrever um livro. Em uma delas, uma senhora achou que a toalhinha higiênica de limpar as mãos que vem em um pacotinho e estava na bandeja do lanchinho era sal de frutas. Então, ela a colocou em um copo de água para tomar!

10. Se você fosse escolher outra profissão, qual seria e por quê?
(Caio Rodrigues Pereira e Giovana Gianini Zapio)
Acho que gostaria de ser psicóloga. Gosto muito de me relacionar com as pessoas e tentar perceber o que elas estão sentindo e ajudar de alguma forma.

11. Você já viajou com algum passageiro mal-educado? O que você teve que fazer para amenizar a situação?
(Larissa Christina Domingues Fonceca, Lorena Vicente Monteiro e Raphael Anthonio Grecco Ramos)
Sim, com vários! Em qualquer lugar, existem pessoas educadas e malcriadas. Apenas usei minha educação e meu profissionalismo.

12. Você precisou fazer um curso de sobrevivência? Como foi? Você sentiu medo?
(Natália Helena Simonato)
Sim, isso é obrigatório no curso. Ficamos três dias em uma ilha, sem comida, sem poder dormir e com frio, pois chovia muito. Tivemos que procurar algo que pudéssemos comer e pegar água de algumas plantas para tomar. Eu não tive medo, só estava faminta, cansada e com sede.


Fonte: http://www.educacional.com.br/alunos14/profissoes/EntrevistaComissariaDeBordo

O QUE É B2B?

O QUE É B2B?

Business to Business - B2B é o nome dado ao comércio electrónico associado a operações de compra e venda, de informações, de produtos e de serviços através da Internet ou através da utilização de redes privadas partilhadas entre parceiros de negócios, substituindo assim os processos físicos que envolvem as transacções comerciais. O B2B pode também ser definido como troca de mensagens estruturadas com outros parceiros comerciais a partir de redes privadas ou da Internet, para criar e transformar assim as suas relações de negócios.

A Internet tem revolucionado os negócios, desempenhando um papel fundamental na transformação do mundo em um enorme mercado global, criando assim uma "economia digital". E-Business começa a ser uma necessidade cada vez maior para as empresas se manterem competitivas na economia digital de hoje, deixando de ser uma mera questão de escolha. A Internet tem criado oportunidades para as empresas expandirem os seus mercados, reduzindo os custos, aumentando a eficiência e a satisfação dos clientes e colaborarando com os seus parceiros, bem como com os concorrentes. O comércio B2B é uma área em que tais empresas podem atingir tais níveis de eficiência. Para responder ao desafio da globalização do comércio electrónico, as empresas precisam de um processo eficaz e eficiente que satisfaça os negócios da necessidade de comprar e vender produtos de forma mais económica e eficaz.


Os três grupos principais de portais B2B

1) Portais para colaboradores (intranet) – são portais em que a empresa promove a comunicação interna, i. e., para com os seus colaboradores e entre colaboradores. Estas redes são restritas aos colaboradores da empresa ou grupo de empresas, permitindo o acesso a um conjunto de recursos da rede interna dessa empresa ou grupo de empresas. Através destes portais é possível unir os colaboradores da empresa, independentemente do local físico onde se encontrem e, portanto, vencer as distâncias que os separem;

2) Portais para parceiros (extranet) – são portais em que se promovem as relações entre empresas (B2B) ou entre uma dada empresa e as empresas com quem ela pretendem manter relações. São, portanto, redes que unem a empresa e os seus parceiros de negócio, com o objectivo de promover a colaboração e a partilha de informação;

3) Portais de terceiros ou e-markeplaces – são plataformas de intermediação que promovem a união de várias organizações compradoras e vendedoras. A negociação de produtos e serviços tem como suporte a Internet, que facilita e promove a compra online, num ambiente de muitos compradores e muitos fornecedores e/ou em ambientes mais limitados e dependentes, também, das características monopolistas, oligopolistas ou abertas dos mercados de origem das ofertas e procuras.


Conheça as várias formas do B2B

MRO (manutenção, reparação e operação hubs): Estes hubs concentram-se em bens de valor reduzido. A operação custo é relativamente mais elevada. Estes centros fornecem valor, aumentando a eficiência no processo de adjudicação. Estes centros logísticos usam um terceiro fornecedor para a entrega de bens, permitindo assim a sua entrega sem intermediários seus ou intermediários existentes no canal. Exemplos de hubs que operam nesta categoria são mro.com, bizbuyer.com e Ariba;

Gerentes de Rendimento: Este tipo de B2B cria mercados pontuais para a exploração dos recursos comuns como por exemplo a capacidade de produção. Esta funcionalidade permite que as empresas expandam as suas operações num curto prazo. Gerentes de Rendimento acrescentam grande valor em situações em que existe um elevado grau de volatilidade dos preços e de procura. Alguns exemplos desta funcionalidade são: Youtilities, Employease;

Trocas: Gerente online de câmbio de compra permitem gerir eficazmente picos da procura e da oferta, permitindo-lhes trocar comodidades ou quase comodidades para a produção. Estes intercâmbios mantêm relações com compradores e vendedores, tornando-se muito conveniente para os negócios ao longo das suas actividades de intercâmbio. Em muitos casos os compradores e vendedores jamais se chegam a ver um ao outro. PaperExchange e e-aço são exemplos deste tipo de B2B.

Catálogo: É um hub muito fácil de utilizar na internet para conseguir juntar muitos fornecedores juntos. Estes hubs automatizam o abastecimento da não-mercadoria na fabricação de entradas (input) e criação de valor, reduzindo os custos de transacção. Estes catálogos podem ser centrados para o comprador ou para o vendedor, por exemplo, alguns hubs iriam trabalhar como distribuidores de fornecedores, enquanto outros iriam trabalhar para compradores nas suas negociações com os vendedores. PlasticNet.com na indústria de plásticos e Chemdex na indústria química, são dois exemplos desta forma de B2B.

Esta categorização é baseada na compreensão de que qual negócio compra e como compra. As compras de negócios podem ser classificadas em dois largos níveis: - entradas de fabricação e entradas operacionais. O segundo aspecto é como os negócios compram produtos e serviços. Eles podem seguir sourcing sistemático ou não.

Fabrico de entradas: Estas são as matérias-primas e componentes que vão directamente para os produtos ou processo;

Funcionamento de entradas: Estas são partes não acabadas do produto, mas incluem coisas como material de escritório, peças sobressalentes, e as passagens aéreas. Estes são frequentemente chamados de manutenção, reparo e operações de mercadorias (MRO).

Fornecimento Sistemático: Envolve negociação de contratos. Estes acordos envolvem relacionamento de longo prazo entre o comprador e o vendedor.

Lugar de Fornecimento: Neste caso o objectivo do comprador é atender a uma necessidade imediata ao menor custo possível. Isto não implica qualquer relação a longo prazo entre o comprador e o vendedor.

fonte: pt.wikipedia.org/wiki/B2B

O QUE É CONTAINER REEFER?

O QUE É CONTAINER REEFER?

São câmaras frigoríficas móveis. Estes " Containers " tem equipamentos de refrigeração individual versátil, podendo operar em 220, 380 e 440V. Os mesmos tem controle de temperatura e a variação de operação fica entre (-) 30 à (+) 30ºC.

fonte: http://container_reefer.vilabol.uol.com.br/index.html

MANUAL DO EQUIPAMENTO REFRIGERADO
(BÁSICO)
1. Descrição do Container
2. Utilização
3. O que é necessário antes da instalação
4. Manutenção preventiva do equipamento
5. Especificações Técnicas
6. Dicas

1. O CONTAINER:
Estrutura construída em alumínio de baixo peso, com painéis de
poliuretano e superfície interna de aço inoxidável. Possui uma
unidade de refrigeração completa (maquinário) em uma das suas
extremidades, com duas portas para acesso ao interior no lado
oposto ao maquinário.
A temperatura de trabalho pode ser ajustada de acordo com o tipo
de carga, seja CONGELADA ou RESFRIADA, variando de – 25 °C
ate + 25 °C.
São padronizados de acordo com seu comprimento, podendo ser
de 20 pés (6 metros) ou 40 pés (12 metros), sendo que a unidade
de refrigeração utilizada é a mesma para ambos.

2. UTILIZAÇÃO:
O container refrigerado serve para a conservação de diversos tipos
de cargas perecíveis que necessitem de controle constante de
temperatura, possibilitando a manutenção de suas temperaturas
durante o período de armazenagem.
Para armazenagem estática, o PESO MÁXIMO DA CARGA pode ser
superior aos valores de PESO MÁXIMO constantes nas
especificações técnicas, uma vez que estes valores foram
estipulados para containers que ficam em movimentos.
Caso o equipamento pare e assistência técnica for acionada, a
perda de temperatura será de 02 °C em 24hs para cargas
congeladas e 02°C em 12hs para carga resfriada. Desde que
mantida a porta do respectivo equipamento fechada.

3. O QUE É NECESSÁRIO ANTES DA INSTALAÇÃO:
Para que o container possa ser instalado de maneira adequada
e evitar problemas durante seu funcionamento, são necessárias
algumas providencias por parte do cliente:
3.1 – Rede elétrica:
Deve ter capacidade para 15 kva ou 12 HP, trifásico mais fio
terra.
3.2 – Ponto elétrico:
Deverá ser instalado um disjuntor trifásico para cada container
(ver em obs).
conforme voltagem, devidamente aterrado. Alternativa poderá
ser uma conexão tipo steck fêmea.
3.3 Voltagem:
A ser informada pelo cliente, ANTES DA SAÍDA DO CONTAINER,
podendo ser de 220v ou 440v.
OBSERVAÇÃO:
Em 440 Volts usar um disjuntor tripolar de 30 Amp. com
fiação de 06mm
Em 220 Volts usar um disjuntor tripolar de 50 Amp. com
fiação de 10mm
No caso de 380 Volts o estabelecimento na qual ficará o
equipamento deverá providenciar um transformador com
entrada 380V e saída 440V ou 220V.
3.4 Posicionamento da unidade reefer:
O cliente poderá optar por dois tipos de instalação, sempre
considerando que o piso devera estar plano e resistente o
suficiente para não haver recalque
(afundamento) após o container receber carga:
1ª - Simples: diretamente no solo, apenas
apoiando as quatro extremidades do container
sobre lajotas de concreto ou calços, procurando
manter uma distancia mínima de 10 cm acima do
nível do piso deixando sempre uma leve inclinação
para o lado das portas em média 5cm.
2ª - Plataforma: as quatro extremidades do
container sendo apoiadas sobre tambores de 200
litros por exemplo, contendo pedras e concreto em
seu interior, cuja altura será equivalente a uma
plataforma, facilitando a transferência de cargas do
equipamento para caminhões.
Importante:
Em ambas as instalações, a parte do container onde esta
localizada a unidade de refrigeração (maquinário), devera estar
de 05cm à 10cm mais alta do que o lado oposto (portas),
facilitando o escoamento da água durante a higienização do
interior do container.
Distância das paredes: a parte onde esta instalada a unidade
de refrigeração (maquinário) deve ser mantida AFASTADA de
paredes ou obstruções, em pelo menos 2,0 metros.
Caso a distância mantida não seja a descrita, o container
poderá sofrer sobreaquecimento e interromper seu
funcionamento, além de não permitir o acesso das partes para
sua manutenção.
3.5 Colocação da carga:
O espaço interno do equipamento pode ser utilizado em 99% da
sua cubagem, devendo ser respeitado a linha vermelha na parte
superior das paredes internas, que não devem ser
ultrapassadas para a perfeita circulação do ar interno.
O desrespeito desse limite máximo, poderá acarretar o bloqueio
da passagem do ar elevando o temperatura interna.
3.6 Acessórios:
Não é permitida a instalação interna de nenhum acessório do
tipo prateleiras, ganchos ou instalação elétrica que venham a
perfurar ou modificar o equipamento, interna ou externamente
sem o consentimento da Locatária .

4. MANUTENÇÃO PREVENTIVA DO EQUIPAMENTO:

4.1 Barulhos:
Ficar atento a barulhos estranhos nos ventiladores externos e
internos, porque podem ser sinais de problemas mecânicos ou
no motor CASO OCORRA, COMUNICAR A REALREEFER.
4.2 Lavagem interna:
É aconselhável a lavagem freqüente a cada troca de
mercadoria, para manter a boa higienização da carga.
O equipamento deve estar desligado e vazio, devendo a
lavagem ser feita com máquina de pressão sem produtos
químicos. Observando que as canaletas do piso devem ficar
desobstruídas (sem resido de água) para evitar o congelamento
da água e a obstrução da circulação do ar.
A lavagem do condensador também deverá ocorrer
periodicamente. (20 dias para equipamento exposto ao tempo,
e 45 dias p/ equipamento dentro de algum local como galpão ou
armazém), o equipamento deverá estar desligado no disjuntor
do estabelecimento durante a lavagem.
4.2.1 As borrachas:
As borrachas das portas devem ser mantidas limpas lavando-se
com água e sabão neutro. A lubrificação somente deve ser feita
com vaselina sólida.
4.3 Nivelamento do equipamento:
O piso deve ser inspecionado para verificar se está plano e
firme, não estando, utilizar madeira ou outros para calçar e
nivelar o equipamento, para evitar o afundamento do mesmo
após carregado e desníveis, evitando danos a estrutura e
principalmente um esforço maior na abertura de portas.

5 Especificações de Equipamentos Frigoríficos
Containers de 20’
Comprimento externo = 06 metros
Comprimento interno = 5,52 metros
Altura externa = 2,40 metros
Altura interna = 2,27 metros
Largura externa = 2,40 metros
Largura interna = 2,27 metros
Capacidade de Carga = 27 metros cúbicos ou
20.800 kgs
Containers de 40’
Comprimento externo = 12 metros
Comprimento interno = 11,52 metros
Altura externa = 2,60 metros
Altura interna = 2,27 metros
Altura externa (HC) = 2,90 metros
Altura interna (HC) = 2,57 metros
Largura externa = 2,40 metros
Largura interna = 2,27 metros
Capacidade de Carga = 54 metros cúbicos ou
27.000 Kgs
Obs: HC = High Cubic

6 Dicas:
6.1 Possíveis causas do equipamento estar desligado:
6.1.1 – verificar rede elétrica se há corrente.
6.1.2 – verificar chave liga e desliga do equipamento.
6.1.3 – verificar disjuntores do equipamento.
6.1.4 – verificar a conexão dos cabos.
6.1.5 – verificar se não está havendo queda de tensão.
6.2 – Possíveis causas de aumento de temperatura:
6.2.1 – Condensador obstruído.
Obs: Nesse caso o cliente deverá lavar o condensador.
6.2.2 – Verificar se o seletor de temperatura não foi alterado.
6.2.3 – Dar degelo manual p/ evitar um possível bloqueio no
condensador.
6.3 - Regras Básicas para economia de Energia:
6.3.1 - Manter as portas fechadas todo o tempo possível. Isso
reduzirá sensivelmente o gasto de energia. Em geral, as portas geram
as maiores perdas.
6.3.2 - Programar, sempre com antecedência, o carregamento e a
retirada de mercadorias. Desse modo, diminuiremos o tempo e o
número de abertura das portas.
6.3.3 - Armazenar adequadamente os produtos, deixando, se
possível, um corredor para o manuseio. Não bloquear a circulação de
ar.
6.3.4 - Conferir as temperaturas das mercadorias no ato do
recebimento das mesmas. Este é um dos fatores mais importantes
para manter a qualidade dos produtos. Novos produtos "mais quentes"
geram perdas de qualidade daqueles já armazenados e o aumento do
consumo de energia. Se essa operação for inevitável, armazene as
novas mercadorias "mais quentes" com um bom espaço entre as
embalagens, para melhor circulação de ar e conseqüentemente,
redução mais rápida da temperatura.
6.3.5 - Independente dos apagões, sugerimos que a pessoa
responsável pala operação e utilização dos containers seja instruída a
desligar o equipamento diariamente no período de maior demanda
(pico) de energia da sua região. Alternativamente, pode ser instalado
um "timer" programador de horário, onde a função desse "timer" é
desligar e ligar automaticamente, todos os dias nas horas
programadas.
Obs: não utilizar o timer durante todo o dia para não interferir no
funcionamento correto do equipamento.
A TEMPERATURA NA MEDIDA CERTA!

fonte: http://www.realreefer.com.br/manual.pdf

ONDE CADASTRAR SEU CURRÍCULO GRÁTIS

VEJA OS SITES QUE OFERECEM ESSE SERVIÇO GRATUITO

WWW.VAGAS.COM.BR
WWW.CURRICULUM.COM.BR
WWW.INFOJOBS.COM.BR
WWW.GRUPOFOCO.COM.BR
WWW.ELANCERS.COM.BR
WWW.VISÃORH.COM.BR
WWW.SLRH.COM.BR
WWW.GELRE.COM.BR
WWW.MANPOWER.COM

APENAS 7 DIAS GRATUITOS, UMA ÚNICA VEZ:WWW.CATHO.COM.BR (importante: somente os primeiros 7 dias são grátis e você precisa cancelar até esse período para não ser cobrado)

MODELO DE CARTA DE APRESENTAÇÃO (EMPRESARIAL)



CARTA DE APRESENTAÇÃO 
(EMPRESARIAL)

MODELO 

Resultado de imagem para APERTO DE MÃOS FOTOS






<Cidade>, <dia> de <mês> de <ano>.


À
(Nome Completo da Empresa Destinatária)
(Endereço)
(Cidade/Estado)

A/C: 
Sr. <Fulano de Tal> - <vice-coisa do subtroço>
  (cargo e departamento a quem você apresenta a empresa/proposta)


Ref.: Proposta de Prestação de Serviços de Montagem e Manutenção Industrial
(somente exemplo)



Prezados Senhores,


Atuamos no mercado de prestação de serviços industriais, em especial montagem e manutenção e possuímos ampla experiência no ramo.

Nosso corpo técnico é altamente capacitado para oferecer soluções rápidas e precisas para atender suas necessidades.

Aproveitamos a oportunidade para anexar nosso catálogo de serviços que também pode ser acessado através do site:www.xxx.com.br.

Colocamo-nos à inteira disposição para prestar-lhes serviços, na certeza de lhe oferecermos organização, responsabilidade, pontualidade e segurança.


Atenciosamente,



Seu nome completo
Seu Cargo 
Razão Social da Sua Empresa

Seu telefone empresarial
Seu e-mail empresarial

terça-feira, 19 de agosto de 2008

CONHEÇA MAIS SOBRE A FRANÇA

CONHEÇA MAIS SOBRE A FRANÇA

Relevo

• Planícies: 2/3 da superfície total.

• Principais maciços montanhosos: os Alpes (cujo ponto culminante, o Mont Blanc, é o mais alto pico da Europa Ocidental - 4.807 metros), os Pirineus, o Jura, as Ardennes, o Maciço Central e os Vosges.

• Costa marítima: abrindo-se para 4 espaços marítimos (o Mar do Norte, o Canal da Mancha, o Oceano Atlântico e o Mar Mediterrâneo), a França dispõe de 5.500 km de margens costeiras.

Clima

Três tipos :
oceânico (a oeste)
mediterrâneo (ao sul)
continental (centro e leste)


vegetação:

Flora

Apesar da devastação a que foi submetida durante séculos, à França tem a quarta parte de seu território recoberto por florestas reconstituídas. A flora mediterrânea ocupa o sudoeste do país, onde predominam florestas de azinheiras, cuja degeneração deu lugar ao maqui - formação arbustiva fechada própria de solos silicosos - e às garrigues, formação estépica, em solo calcário. Nos Alpes marítimos e nos Pireneus orientais ocorrem carvalhos, castanheiros, pinheiros e lariços. Nas altitudes maiores predomina a vegetação alpina.

A flora não mediterrânea apresenta da Bretanha até o nordeste e na região central da França, o carvalho séssil e a faia européia. Nas regiões oeste e sudoeste ocorrem várias espécies de carvalho, o castanheiro e a bétula. Nas regiões montanhosas prevalecem os abetos, faias, pinheiros e lariços. Acima do limite da floresta, geralmente composta de coníferas, aparece a vegetação alpina.

Fauna

O território francês foi, em tempos remotos, uma encruzilhada onde animais de diversas origens se encontraram e se miscigenaram, o que resultou numa fauna relativamente rica. A fauna selvagem habita, sobretudo as montanhas e florestas. Destacam-se a raposa, o javali e o urso, extinto nos Alpes mas ainda encontrado nos Pireneus, onde também há águias.



HIDROGRAFIA: canais, lagos e rios

Canais da França: Canal Saint-Martin O canal Saint-Martin é um canal de 4,55 quilômetros de extensão, localizado em Paris, França. Foi aberto em 1825.

Atualmente, o canal é destino popular de parisienses e turistas que passeiam em barcos de excursão ou admiram a paisagem a partir das eclusas e pontes ao longo do canal.


Lagos da França: Lago Léman O lago Léman ou lago de Genebra (em francês lac Léman ou lac de Genève; em alemão Genfersee) é o segundo maior lago da Europa Ocidental (o primeiro é o lago Balaton, na Hungria). Situa-se entre a França e a Suíça — a fronteira passa no meio do lago.

Ele é atravessado de leste a oeste pelo Ródano, e se formou após a última era glacial, há aproximadamente 15 mil anos.


Rios da França:
A
Rio Aa
Rio Acheneau
Rio Aisne
Rio Allier
Alzette
Rio Aron
Rio Arroux
Rio Authion
B
Rio Barbançonne
Rio Beuvron
Rio Bidasoa
Rio Bresbre
C
Rio Cher
Rio Cisse
D
Rio Doller
Rio Doubs
E
Rio Erdre
Rio Escalda
E (continuação)
Rio Eure
Rio Evre
F
Rio Furan
I
Rio Ill
Rio Indre
Rio Isère
L
Rio Lauch
Rio Layon
Rio Lignon
Rio Loire
Rio Loiret
Rio Lot
Rio Lys
M
Rio Maine
Rio Marne
Rio Mosa
Rio Mosela
N
Rio Nièvre
O
Rio Oise
R
Rio Reins
Rio Garona
Rio Reno
Rio Ródano
S
Rio Saône
Rio Sarre
Rio Sarthe
Rio Segre
Rio Sena
Rio Somme
Rio Sèvre Nantaise
T
Rio Têt
Rio Thouet
Thur (França)
V
Rio Vendéia
Rio Vienne
Y
Rio Yerres



FONTES:
www.ccfb.com.br/servicos/sobre/
www.brasilescola.com/geografia/franca.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Rios_da_Fran%C3%A7a