segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Veja 20 estagiários que viraram presidentes

Conheça os super executivos que fizeram carreiras de sucesso sem precisar mudar de empresa




iG São Paulo 14/11/2010 01:02



Quem está hoje em qualquer etapa da seleção para um programa de estágio ou trainee tem certamente a expectativa de iniciar 2011 dando os primeiros passos em uma carreira profissional de sucesso. Para os que forem selecionados, o próximo ano marcará no currículo o começo da trajetória de quem daqui a dez ou 15 anos poderá estar ocupando postos de comando de importantes empresas. Podem estar até na cadeira de presidente da companhia que hoje aplica testes de inglês, dinâmica e entrevistas no atual candidato à vaga. O ano que vem abre para esses a oportunidade de ir longe na carreira, e alguns vão.



O iG Estágio e Trainee selecionou 20 nomes de sucesso nas carreiras, que são exemplos desses que aproveitaram as oportunidades e chegaram ao topo nas empresas. Todos presidem ou presidiram as companhias onde começaram como estagiários ou trainees. O objetivo da lista é mostrar que se você hoje está preocupado com a próxima etapa do recrutamento, suas atenções a partir de 2011 podem ganhar um horizonte muito mais amplo, cujo objetivo pode ser ocupar a sala da presidência. Veja abaixo a galeria de fotos com exemplos de quem alcançou essa meta e também um breve relato da trajetória de cada um desses 20 profissionais de sucesso em grandes companhias.



Conheça ainda como o tempo para chegar ao topo vem diminuindo, tome contato com as dicas de quem chegou ao topo da carreira e responda a enquete do portal sobre o que você planeja para sua carreira.


Paulo Sérgio Kanikoff é presidente da Audi no Brasil e começou como estagiário da Volkswagen

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Veja a trajetória dos ex-estagiáros e ex-trainees que chegaram a presidentes das empresas:



Adilson Antonio Primo, 57, presidente da Siemens no Brasil

Engenheiro elétrico formado pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá (EFEI), em Minas Gerais, começou sua carreira como estagiário na Siemens AG, na Alemanha, nos setores de geração, transmissão e distribuição de energia no período de 1977 a 1980. Voltou ao país e seguiu carreira executiva na empresa até se tornar presidente da Siemens no Brasil em 2001.



Alain Belda, 66, ex-presidente da Alcoa

O marroquino Alain Belda formou-se em administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo (SP). Em 1969, quando ainda era estudante, ele se naturalizou brasileiro e entrou como estagiário na empresa produtora de alumínio Alcoa. Chegou a presidente mundial da companhia em 1999 e, em 2001, passou a compor o conselho de administração da empresa. Hoje é conselheiro também no Citibank, IBM e Renault.



Alexandre Schiavo, 41, presidente da Sony Music

Formado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ), Schiavo entrou na Sony como estagiário em 1992. Trabalhou no departamento de marketing estratégico, vendendo produtos para empresas. Mesmo sem ter sala ou mesa (sentava em cima de uma pilha de papéis na sala de seu chefe), obteve sucesso nas vendas. Foi promovido a coordenador e em seguida supervisor e gerente de marketing estratégico. Chegou a diretor de marketing internacional em Nova York. Em 2005, assumiu a presidência da gravadora.



Andrew Gray, 44, ex-presidente da Souza Cruz

Começou a trabalhar como estagiário na companhia em 1986, na área de Marketing. Foi presidente da Souza Cruz entre março de 2006 a dezembro de 2007. Atualmente é diretor responsável pelas operações da British American Tobacco na África e Oriente Médio.



Daniel Moczydlower, 33, CEO da Chemtech

Natural do Paraná, Daniel se formou em engenharia química pela UFRJ, onde concluiu também seu mestrado. Começou na Chemtech como estagiário em abril de 1998 e assumiu a presidência da empresa 12 anos depois, em abril deste ano. Sua trajetória émarcadapor estar à frente dos dois dos maiores contratos da empresa no Brasil (das empresas Comperj e Rnest). No ano de 2009, recebeu o prêmio de gerente de projeto do ano, o Project Management Effectivenes, que é concedido pela revista Mundo PM e Fundação Getúlio Vargas (FGV). O passo seguinte foi assunmir a presidência da empresa no Brasil.



Domingos Bulus, 49, presidente da White Martins

O engenheiro mecânico Domingos Bulus ingressou como estagiário na White Martins em 1984 passando pelos setores de produção e distribuição, até tornar-se gerente de desenvolvimento de negócios em 1988. Depois de cinco anos assumiu o cargo de diretor-executivo da unidade Praxair, empresa global da rede, que atua na Colômbia, Venezuela, Peru e Equador. Em 2001, passa a ser o responsável pela empresa na Ásia, passando a viver em Cingapura. Em Julho de 2003, volta ao Brasil e assume a presidência da White Martins e da Praxair América do Sul.



Gustavo Marin, 59, presidente do Citibank

Marin começou sua carreira no Citibank como trainee executivo no Departamento de Crédito em Montevidéu, Uruguai. Era o ano de 1981 e ele acabara de se formar em finanças pela Universidade de La República daquela cidade. Após ocupar diversos cargos, foi presidente do Citi no Paraguai e no Peru e, em 2005, assumiu a presidência do Citi Brasil. Em 2010, além desse cargo, tornou-se responsável pela gestão do Citi no Cone Sul (Argentina, Paraguai e Uruguai). É membro ativo de diversas entidades, entre elas o Conselho de Diretores da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) e do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República.



Harro Burmann, 42, presidente da Dana América do Sul

É formado em engenharia mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pós-graduado em engenharia da qualidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Ingressou na Dana em 1989 trainee na Divisão de Forjados, exercendo cargos com responsabilidade crescente. Chegou a gerente de divisão em 1996. Foi para Sorocaba (SP) em 2000 como gerente e, em 2003, é nomeado vice-presidente de Tecnologias em Manufatura para o Mercosul. Em 2004, foi transferido para os Estados Unidos como diretor global de operações. Volta ao Brasil três anos depois para ser vice-presidente da Cadeia de Suprimentos Integrada, passando um ano depois a presidente da Dana América do Sul.



Ivan Zurita, 57, presidente da Nestlé no Brasil

Ivan Zurita começou sua carreira na Nestlé em 1972, quando ainda era estudante de economia na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo (SP). Passou por diversas áreas da companhia no Brasil e no exterior, entre eles os responsáveis pela produção de iogurte, sorvetes, bebidas, lácteos e produtos culinários. Em 2001, assumiu a presidência da empresa no Brasil.



Laércio Cosentino, 50, presidente da Totvs

Formado em engenharia elétrica pela Escola Politécnica de Engenharia da Universidade de São Paulo, iniciou sua carreira como estagiário na Siga (Sistema Integrado de Gerência Automática) em 1978. Cinco anos depois, participa da transformação da empresa na desenvolvedora de softwares Microsiga, já como sócio de seu antigo patrão. Essa empresa é hoje a Totvs, considerada a sétima maior na área de softwares de gestão empresarial do mundo.



Luiz Fernando Edmond, 44, ex-presidente da Ambev

Engenheiro de produção formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), entrou na Ambev no ano de 1990 na primeira turma de trainees da empresa, ainda denominada Cervejaria Brahma. Atuou nas áreas comerciais, de operações e de distribuição da empresa. Em 1996 tornou-se diretor regional da multinacional na Argentina. Nove anos depois, em 2005, voltou ao Brasil para assumir a direção geral da Ambev, cargo que ocupou até 2008.



Jack Welch, 75, ex-presidente de CEO da General Electric

Engenheiro químico formado pela Universidade de Massachusetts, começou a carreira em 1960, como trainee da General Electric Company, nos Estados Unidos. Em 1972 já era vice presidente da empresa, a qual passou a presidir em 1981. Sua passagem por 20 anos à frente da GE, onde aplicou várias inovações gerenciais, o transformou em um dos mais respeitados líderes de negócios do mundo. É autor de best sellers de gestão de empresas. Aposentou-se na General Electric em 2001, aos 66 anos, e hoje é dirige sua empresa de consultoria.



Kees Kruythoff, 41, presidente da Unilever Brasil

Holandês, formado em economia, o presidente da Unilever Brasil Kees Kruythoff começou sua carreira na Unilever ainda como trainee da área de marketing na Holanda, em 1993. Em 1999 ele foi para a África do Sul como vice-presidente da área de alimentos. Seguiu em 2002 para Ásia com a missão de expandir a empresa. A partir da sede em Xangai, foi o responsável pela construção da marca Lipton em todo o nordeste do continente: Japão, Coréia, China, Taiwan e Hong Kong. Chegou ao Brasil em 2007 para assumir a presidência brasileira em 2008.



Marcos De Marchi, 54, presidente da Rhodia América Latina

Enquanto ainda cursava engenharia mecânica têxtil na Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) em 1978, iniciou sua carreira como estagiário na fábrica da Rhodia de Santo André (SP), uma unidade têxtil da empresa. Já havia passado por outras duas experiências de estágio até entrar na Rhodia. De 1999 a 2001 passou para o setor de negócios e foi o responsável pela Technical Fibers na América do Sul, passando a vice-presidente mundial dessa unidade na Suíça. Em 2004, volta ao Brasil e assume a presidência da Rhodia na América Latina.



Nei Schilling Zelmanovits, 45, CEO da Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados

Formado bacharel pela Faculdade de Direito da USP, entrou no escritório em 1986, como estagiário, cursando o quarto ano da faculdade. Em 2007, além de sócio passa a ser o CEO do escritório.



Paulo Sérgio Kanikoff, 36, presidente da Audi no Brasil

Kanikoff ingressou na Volkswagen do Brasil aos 18 anos de idade como estagiário, quando ainda estudava administração na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Em 1998, foi promovido ao cargo de coordenador administrativo da montadora e começou uma trajetória executiva até em 2004 assumir a diretoria de Vendas e Marketing da empresa no Brasil. Em 2009, Kanikoff passou a presidente da Audi no país, empresa do grupo Volkswagen.



Pedro Melo, 48, presidente da KPMG

Após concluir o curso de contabilidade e a pós-graduação em análise contábil financeira, ambos os cursos pela Universidade São Judas Tadeu (SP), Pedro Melo, em 1981, ingressou na consultoria KPMG como trainee. Chegou à presidência da empresa no Brasil em 2008.



Roger Ingold, presidente da Accenture

O atual presidente da consultoria multinacional Accenture é formado em engenharia industrial pela Escola Politécnica de São Paulo. Também fez um MBA em em finanças no Instituto de Ensino e pesquisa (Insper, na época chamado Ibmec). É presidente do Conselho Latino-Americano da Accenture e do escritório no Brasil. Ingold começou na empresa como trainee, em 1981 e se especializou no setor de indústrias de varejo e distribuição de alimentos. Além disso, atua em estratégias de vendas, distribuição e supply chain (logística).



Vasco Dias, 54, ex-presidente da Shell Brasil

Mesmo antes de se formar em sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Vasco Dias começou, em 1979 como estagiário na companhia petrolífera Shell do Brasil. Fez pós-graduação e, em seguida, passou a analista e chefe de sistemas. Em 1990, começou sua carreira executiva ao assumir o cargo de gerente e, posteriormente, é transferido para o Shell Centre na Inglaterra. Foi quando conduziu um processo de revisão da estratégia da empresa na França. Retorna ao Brasil em 1993 para coordenar uma mudança organizacional da Shell Brasil e a criação da Shell Nordeste. Chega a vice-presidente comercial em 1998 e, em 2005 assumiu a presidência da companhia no Brasil. Deixou o cargo em abril de 2010, quando foi nomeado diretor presidente da joint venture Shell e Cosan.



Vinícius Prianti, 62, ex-presidente da Unilever do Brasil

Antes de entrar como trainee na Unilever, em 1971, Vinicius Prianti fez um estágio em um órgão do governo do Estado de São Paulo. Tinha 22 anos quando havia acabado de concluir o curso de economia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Na empresa teve o priemiro contato com a área de marketing e passou a atuar nesse setor nas unidades da Inglaterra, México e Colômbia. Assumiu a presidência do grupo no Brasil em 2005, cargo que ocupou até 2008.







FONTE: IG - GUIA ESTÁGIO E TRAINEE

SEMINÁRIO DA OAB FALA SOBRE REFORMA POLÍTICA

presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, abrirá na terça-feira (16/11), às 19h, na sede do Conselho Federal da OAB, em Brasília, o seminário Reforma Política – Um Projeto Para o Brasil. O seminário Reforma Política – Um Projeto para o Brasil marca os 80 anos de fundação da Ordem dos Advogados do Brasil.




O seminário contará com participação dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Ayres Britto e Ricardo Lewandowsky, na quarta-feira, e Cármen Lúcia Antunes Rocha, na quinta, e será encerrado com um documento contendo as propostas da entidade para a reforma política, a ser encaminhado a presidente da República eleita, Dilma Rousseff, e às Presidências da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.



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POR MARINA DIANA
FONTE: IG - LEIS E NEGÓCIOS

CURSO ON LINE: 82 IDÉIAS DE COMO GANHAR DINHEIRO USANDO SEU COMPOTADOR: IDÉIA 45 => BOTTONS E IMÃS DE GELADEIRA

BOTTONS E IMÃS DE GELADEIRA




Sábado à noite, muitas pessoas deixam de fazer o jantar para pedir uma pizza pelo telefone, ninguém procura o endereço na agenda e sim na geladeira, os imãs de geladeira são muito úteis neste sentido, eles estão sempre a mão quando o cliente precisa do produto ou servíço, pensando nisto foram aperfeiçoadas a partir de uma máquina de montar bottons, uma máquina de montar imãs de geladeira,



COMO FAZER: Com uma impressora jato de tinta, você imprime o desenho com a propaganda do seu cliente, a grande vantagem esta aí, você pode usar 4 cores ou seja um desenho colorido sem encarecer o produto, na criação original você teria que fazer uma tela de serigrafia para cada cor. Apos a impressão você recorta o desenho no tamanho do imã e prensa com a máquina propria. Esta máquina é vendida pela CHIGUETO em São Paulo, Veja endereços no final deste manual.



HARDWARE: Recomendável a partir de Pentium 100, impressora laser ou jato de tinta.



SOFTWARE: Gráficos como Corel, Powerpoint, se você tiver scanner poderá fazer imãs com a foto de crianças, vai vender muito



CLIENTES: Faça divulgação nas lojas do bairro, pizzarias e empresas que entregam mercadorias a domicílio são os melhores clientes para este produto, você pode incrementar as vendas fazendo amostras com o sua própria propaganda e distribuir no bairro, coloque também anuncios pequenos no jornal.



PREÇOS: O investimento na máquina é de R$ 1000,00

domingo, 14 de novembro de 2010

Portugal diz que pode abandonar o euro

País viu uma perda da confiança dos investidores nas últimas semanas, em meio a crescentes preocupações com a Irlanda



Reuters 13/11/2010 14:33



LISBOA (Reuters) - O fracasso em obter uma coalizão governista ampla para enfrentar a crise financeira poderia forçar Portugal a abandonar o euro, disse o ministro das Relações Exteriores, Luís Amado, em entrevista publicada neste sábado no semanário "Expresso".



A oposição e governo devem se unir para lidar com uma "situação extrema", disse o ministro.



Portugal viu uma perda acentuada da confiança dos investidores nas últimas semanas, em meio a crescentes preocupações com a frágil situação do orçamento da Irlanda, empurrando os prêmios de risco de Portugal aos níveis mais altos desde que adotaram o euro.



"O país precisa de uma grande coalizão que nos permita superar a situação atual", Amado disse à publicação semanal.



"Acredito que os partidos (políticos) compreendem que a alternativa para a situação que enfrentamos é, eventualmente, sair do euro", disse ele. "Essa é uma situação que poderíamos ser inevitavelmente obrigados pelo mercado a considerar."



Grande parte da preocupação com os esforços de Portugal para reduzir o seu déficit orçamentário nas últimas semanas vieram de dúvidas sobre se a oposição social-democrata iria apoiar o plano austero de orçamento de 2011 no parlamento.



As medidas do governo socialista que não tem maioria no parlamento precisam do aval da oposição para serem aprovadas.



Os socialistas e social-democratas finalmente chegaram a um acordo que levaram à aprovação do primeiro esboço do orçamento de 2011 no Parlamento este mês, mas os investidores estão observando atentamente até a votação final em 24 de novembro.



Analistas disseram duvidar que os socialistas consigam se manter no governo até o fim de seu mandato que termina em 2013, especialmente agora que os social-democratas lideram as pesquisas de opinião, mas em Portugal, eleições antecipadas Constituição não pode ser realizada antes de maio.



FONTE: IG ECONOMIA

Disputa EUA-China e livre comércio dominam abertura da APEC

China diz que não se deve frear o crescimento dos países emergentes; Obama defende política econômica americana



AFP 13/11/2010 11:11



Os líderes do Foro de Cooperação Econômica Asia Pacífico (APEC) abriram neste sábado, em Yokohama, Japão, reunião de cúpula centrada na liberalização do comércio na região e nas disputas entre Estados Unidos e China.



O encontro a APEC, que representa 40,5% da população mundial, 54,2% do PIB (Produto Interno Bruto) do planeta e 43,7% do comércio global, está sendo realizado em meio a problemas territoriais entre o Japão e seus poderosos vizinhos, China e Rússia.


O presidente Hu Jintao, da China, país que vem sendo objeto de todo o tipo de pressões, desde o comércio até a mudança climática, estimou que não se deve pedir muito aos países emergentes para não frear seu crescimento.



A China costuma ser alvo de críticas dos Estados Unidos, e em menor medida da União Europeia (UE), considerando que sua moeda está desvalorizada, além de o país contar com excedente em conta corrente muito elevado.



"A comunidade internacional deve incitar os mercados emergentes da Ásia e do Pacífico a assumir suas responsabilidades internacionais segundo suas capacidades, especificidades nacionais e níveis de desenvolvimento", destacou Hu a um grupo de empresários paralelamente ao foro da APEC.



Segunda economia e primeiro exportador mundial, a China não se considera um país desenvolvido, mas emergente. "Pedir (aos países emergentes) que assumam suas responsabilidades e obrigações, além de suas capacidades e nível de desenvolvimento, não fará nenhum bem à cooperação internacional e ao desenvolvimento mundial", acrescentou o presidente chinês.



Discurso de Obama

Depois do ataques recebidos na reunião do G20 de quinta e sexta-feira em Seul, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, efetuou sábado uma firme defesa da política econômica de seu país, durante a cúpula, na cidade japonesa de Yokohama, em discurso para empresários.



Obama recordou que o plano econômico aplicado em seu país após a crise de 2008 "permitiu cinco trimestres consecutivos de crescimento e 10 meses consecutivos de aumento do emprego no setor privado".



Afirmou também que jamais esteve tão confiante no que os Estados Unidos têm a oferecer, apesar das críticas contra sua política monetária e das dificuldades de recuperação da economia americana.



Obama considerou a recuperação mundial particularmente importante para os Estados Unidos, a maior economia do planeta, motor do crescimento global".



O primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, destacou que "é preciso responder às novas questões que surgem no mundo, entre elas a obtenção de um crescimento global firme (...) uma estratégia comum de crescimento".



Os Estados Unidos vêm sendo objeto de duras críticas depois da decisão de seu banco central, o Federal Reserve, de injetar US$ 600 bilhões no circuito financeiro, medida que enfraqueceria ainda mais o dólar.



Por sua vez, Washington exerce contínuas pressões para que a China permita valorizar o yuan - a baixa cotação da moeda é considerada vantagem injusta dada aos exportadores do gigante asiático, estando na origem da "guerra cambial" que mantém o mundo em desequilíbrio.



Presente em Yokohama, o diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Dominique Strauss-Kahn, afirmou que o principal problema entre Estados Unidos e China é que "cada um pensa que o outro deve empreender mais esforços". Para a APEC, a luta a favor do livre comércio e contra o protecionismo é prioridade.



Questões territoriais

Se o comércio e a economia são os eixos da cúpula, as atuais tensões territoriais do anfitrião Japão com a Rússia e a China também ocupam lugar importante por suas implicações geopolíticas.



Há dois meses, Japão e China estão em crise diplomática pela questão da soberania sobre um grupo de ilhas não habitadas do mar da China oriental, chamadas Senkaku em japonês e Diaoyu em chinês.



O Japão também está incomodado com a Rússia devido à visita do presidente Dimitri Medvedev a uma das quatro ilhas Kuriles, anexadas pela Rússia depois da Segunda Guerra Mundial, e ainda reivindicadas pelo Japão.



Neste sábado, foram realizadas aproximações entre as partes, com reuniões bilaterais do premier japonês Naoto Kan com Hu Jintao e Medvedev.



Os presidentes mexicano Felipe Calderón, chileno Sebastián Piñera e peruano Alan García também participam da cúpula inaugurada pelo primeiro-ministro japonês Naoto Kan na cidade portuária ao sul de Tóquio que será concluída neste domingo.



O Foro de Cooperação Econômica Ásia Pacífico (APEC) reúne 21 economias, sendo integrado por Austrália, Brunei, Canadá, Chile, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, Filipinas, Hong Kong, Indonésia, Japão, Malásia, México, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, Peru, Rússia, Cingapura, Tailândia, Taiwan e Vietnã.





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FONTE: IG ECONOMIA

CURSO ON LINE: 82 IDÉIAS DE COMO GANHAR DINHEIRO USANDO SEU COMPOTADOR: IDÉIA 44 => CALENDÁRIOS E FOLHINHAS

CALENDÁRIOS E FOLHINHAS




Chegando o fim do ano, os estabelecimentos comerciais e profissionais como dentistas, cabelereiros, pedicuros querem dar ao seus clientes algum brinde personalizado ou seja, alguma coisa que faça-os lembrarem deles ao longo do ano.



COMO FAZER: Com uma impressora jato de tinta, você pode fazer calendários e folhinhas, empresas como a Line Press (veja endereço no final deste publicação) fornecem a parte impressa da folhinha, ou seja você só tem que imprimir os cabeçalhos da folhinha e colar estas partes no impresso, no caso de calendários, só é necessário imprimir e destacar. Você só deve tomar cuidado com a colagem para não manchar os impressos.



HARDWARE: Recomendável a partir de Pentium 100, impressora laser ou jato de tinta.



SOFTWARE: Word for Windows ou outro editor de textos de sua preferência. Ou pode ser outros programas como Power Point



CLIENTES: Faça divulgação nas lojas do bairro, o ideal é começar a divulgar a partir de outubro/novembro, distribua amostras do seu trabalho, junto os preços que você cobra, o diferencial neste serviço é que o cliente pode fazer qualquer quantidade que o preço não oscila, você pode incrementar as vendas colocando anuncios pequenos no jornal.



PREÇOS: Na Line Press, o preço médio de 50 folhinhas, na Line Press sai na faixa de R$ 17,00 a R$ 22,00 pode-se vender com 50% a 100% de lucro, já os calendários custam na faixa de R$ 13,00 o cento.

sábado, 13 de novembro de 2010

Você sabe se proteger de fraudes?

Associação lista dez dicas que, juntas, ajudam investidor a evitar armadilhas



Aline Cury Zampieri, iG São Paulo 13/11/2010 05:40




Você sabe se proteger de fraudes? A preocupação com calotes financeiros nunca esteve mais presente do que nessa semana, quando o Banco Central (BC) anunciou a descoberta de um rombo de R$ 2,5 bilhões no Panamericano. A instituição não está sendo acusada de fraude, mas depois que os problemas contábeis se tornaram públicos, a diretoria do banco caiu, e está sob investigação.


O momento da divulgação das falhas do Panamericano foi, no mínimo, interessante. O assunto tornou-se público durante a Semana Internacional de Consciência contra a Fraude, promovida pela ACFE, organização líder no mundo no combate a esse tipo de crime. Trata-se de uma campanha que tenta incentivar líderes empresariais e funcionários a trabalhar de forma proativa, tomando medidas para diminuir o impacto da fraude por meio da conscientização e da educação.

A ACFE tem 55 mil membros e sede no Texas, Estados Unidos. Segundo a entidade, organizações do mundo todo perdem 5% de suas receitas anuais com fraudes.

Um dos participantes da campanha é o CFA Institute, que tem mais de 100 mil membros em 136 países e estabelece padrões profissionais para a indústria de investimento. Com base na semana contra a fraude, o CFA fez uma lista de dez dicas que, em conjunto, ajudam a evitar armadilhas:

1. Compreenda claramente a estratégia de investimento – Peça ao seu profissional de investimento que evite usar jargão financeiro. Uma boa estratégia de investimento deve fazer sentido para não especialistas.

2. Adequar a estratégia de investimento à performance informada - Compare o desempenho do consultor com referências comumente disponíveis.Tais resultados são possíveis? Procure saber se a empresa tem seus números avaliados por auditores independes, quem realiza as auditorias e se a empresa cumpre com os Padrões Globais de Performance de Investimento, um conjunto de padrões amplamente aceitos para o cálculo e apresentação de resultados de investimentos.

3. Saiba mais sobre as auditorias independentes e quem as executa - Os auditores independentes podem ajudar a avaliar as declarações financeiras e a detectar inconsistências. Por exemplo, os grandes "hedge funds" (que são maiores e adotam estratégias mais ousadas de investimento) devem ser auditados por empresas de contabilidade de grande porte.

4. Evite convites por e-mail - Convites não solicitados por e-mail devem ser tratados com desconfiança. Listas de e-mail são fáceis de serem obtidas e os e-mails podem ser enviados por qualquer um.

5. Seja cauteloso com pessoas que oferecem "um negócio garantido", retornos rápidos, e acesso especial – Os profissionais de investimento legítimos não prometem garantias. Os falsários muitas vezes fazem com que a combinação de segurança e altos retornos pareça plausível, oferecendo "acesso especial" com base no seu relacionamento com um conhecido mútuo ou uma afiliação em comum. Além disso, entenda claramente como é possível resgatar ações ou sair do investimento. Quando isto pode ser feito, e quais são as taxas?

6. Entenda quais são as fiscalizações regulatórias - A regulamentação varia de acordo com o tipo de empresa de investimento. Por exemplo, os hedge funds são menos regulamentados do que os fundos mútuos e consultores registrados no exterior podem não ter as mesmas exigências legais que as empresas em seu país. Esteja atento a quem está cuidando de seus investimentos e como está trabalhando.

7. Avalie o risco operacional e a infraestrutura – É importante que a empresa tenha operações separadas para gerenciamento de ativos, negociação e custódia. Pergunte sobre essas proteções. Será que as entidades envolvidas inspiram confiança?

8. Avalie a equipe - As pessoas que serão seus consultores e farão seus investimentos são capacitadas e experientes? Eles possuem um registro profissional? Cumprem com o Código de Ética Profissional que os obriga a colocar os interesses dos seus clientes à frente dos seus próprios? Tenha cuidado para não se deixar enganar por um gerente com uma posição social de destaque, um histórico religioso, étnico ou familiar semelhante ao seu, ou diplomas e designações de outras áreas que não garantem sua experiência na consultoria de investimentos.

9. Restrinja sua exposição - Diversificar é um dos princípios mais fundamentais e antigos de investimentos. Vale a pena, por exemplo, pensar duas vezes antes de investir mais de 5% de seus ativos em apenas um título.

10. Faça uma análise do histórico - Não seja pressionado a tomar uma decisão antes de ter verificado reclamações passadas, investigações pendentes, ações judiciais e legitimidade dos registros.




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FONTE: IG ECONOMIA – MERCADOS

CURSO ON LINE: 82 IDÉIAS DE COMO GANHAR DINHEIRO USANDO SEU COMPOTADOR: IDÉIA 43 => TESES E MONOGRAFIAS

TESES E MONOGRAFIAS




Alunos de universidades são obrigados constantemente a realizarem teses e monografias.

A semelhança dos trabalhos escolares fica apenas no conteúdo, que não deve ser de forma alguma alterado.



COMO FAZER: Teses e monografias tem um estética padronizada e deve ser rigorosamente seguida. Procure na biblioteca da universidade de sua cidade, um livro sobre normas para teses e monografias. Existem vários títulos. Ali estão desde especificações sobre espaçamento de linhas, quantidade de cópias, bibliografia, etc.

Dispondo de conhecimentos sobre as normas de monografias e teses você deve orientar o aluno sobre as normas quando o trabalho não está adequado.

A apresentação visual deve ser impecável, em papel branco e no formato estipulado pelas normas.



HARDWARE: Recomendável a partir de 486, impressora laser ou jato de tinta.



SOFTWARE: Word for Windows ou outro editor de textos de sua preferência.



CLIENTES: Sua divulgação deverá ser exclusivamente nos meios universitários. Faça folhetos, cartões de visita, distribua nas saídas da faculdade, faça cartazes e pregue nas escolas, e se quiser tentar ainda mais, coloque um anúncio pequeno no jornal.



PREÇOS: Como é difícil estabelecer preços para universitários ou pessoas que já tiveram contato com micros. Mas a média usada hoje é de 3 Reais por página, em ambos os casos (teses e monografias).

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

INDÚSTRIA PODE ECONOMIZAR ATÉ R$ 85 BI NO CONSUMO DE ENERGIA, DIZ CNI.

Estudo da entidade revela que ganho pode ser atingido com uma redução de 6,4% no uso de energia nos próximos 20 anos



Valor Online 12/11/2010 15:56


Um estudo produzido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelou que 13 setores industriais poderiam economizar até R$ 85 bilhões entre 2010 e 2030 com a conta de energia elétrica.



Para isso, teriam que promover um pequeno corte de 6,4% no consumo de energia nos próximos 20 anos.



A CNI, no entanto, ressaltou que há potencial técnico para redução de até 25,7% no consumo. "Esse potencial máximo seria atingido se a indústria operasse em um ambiente com condições ideais. Ou seja, usando a tecnologia de ponta disponível na conservação de energia, com acesso a crédito facilitado, pessoal qualificado e oferta adequada das fontes energéticas", afirmou a entidade.



Durante estes 20 anos também haveria uma economia acumulada de 9,2 milhões de Toneladas Equivalentes de Petróleo (TEP - unidade que permite somar várias fontes de energia, como elétrica, gás natural, combustíveis).



A queda no consumo de energia, por sua vez, levaria o país a deixar de emitir 239 milhões de toneladas de gás carbônico. Ao realizar o estudo, a CNI levou em consideração 217 projetos de eficiência energética de 13 setores da indústria.



Atualmente, o setor responde por 37,2% da energia gasta no Brasil. De acordo com Rodrigo Garcia, analista de políticas industriais da CNI, as estimativas dos benefícios da redução do consumo se baseiam na premissa de que a economia brasileira crescerá a uma média de 4,5% ao ano até 2030 e de que os preços das fontes de energia serão corrigidos de acordo com as previsões do governo.






FONTE: IG ECONOMIA - INDÚSTRIA

CURSO ON LINE: 82 IDÉIAS DE COMO GANHAR DINHEIRO USANDO SEU COMPOTADOR: IDÉIA 42 => SERVIÇOS DE PUBLICIDADE / FREE-LANCER

SERVIÇOS DE PUBLICIDADE/FREE-LANCER




Trabalho que exige competência, criatividade e dedicação. Neste caso, você prestará serviços de free-lancer à agências de publicidade, editoras ou às próprias empresas interessadas em anunciar. Necessários sólidos conhecimentos em programas de editoração eletrônica (CorelDraw e PageMaker).



COMO FAZER: Você vai criar a partir dos esboços apresentados pelo cliente a publicidade por ele solicitada. Procure ser o mais fiel a idéia central apresentada para não ter que refazer infinitas vezes o mesmo trabalho. O trabalho publicitário exige também conhecimento absoluto do mercado de publicidade para se ter uma visão completa para realizar de forma perfeita aquilo a que se propõe.



HARDWARE: Equipamento de ultima geração, de preferência um Macintosh. Se tiver PC, que seja de Pentium 133 acima, memória de 16 MB acima, Winchester de 2 gigabytes acima, tenha scanner de mesa ou use birô que tenha, drive de discos transportáveis, tipo syquest ou bernoulli para transporte de dados aos birôs de fotolitos. Alto investimento.



SOFTWARE: Com completo domínio, o Pagemaker, CorelDraw!, Word for Windows, Photoshop, todos de última geração.Existem programas que calculam o custo do trabalho gráfico, são eles Calc Graph e o

Graph-Sister.



CLIENTES: Agências de publicidade, empresas comerciais, editoras de jornais e revistas. Faça um portfólio e uma visita pessoal a cada cliente, ou mala-direta bastante competente.



PREÇOS: Ou se combina um pacote fechado, ou 20 a 30 reais por hora de trabalho.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

CURSO ON LINE: 82 IDÉIAS DE COMO GANHAR DINHEIRO USANDO SEU COMPOTADOR: IDÉIA 41 => SERVIÇOS DE MALA-DIRETA

SERVIÇOS DE MALA-DIRETA




A cada dia que passa é maior o número de empresas que descobrem ser a mala-direta a forma mais eficiente de marketing. A correspondência dirigida a um destinatário exclusivo, do segmento procurado, sem dispersões que qualquer outro tipo de publicidade tem. Prestar serviços nesta área é altamente lucrativo. O serviço mais procurado é o de digitação, diagramação e produção de cópias, sendo também prestados, serviços de organização de cadastros, atualização de ceps, impressão de etiquetas, etc.



COMO FAZER: Os serviços de mala-direta são de tal forma diversificados que, você encontrará nesta mesma edição diversos tópicos detalhando cada fase, como por exemplo, a produção de cópias, organização de cadastros, atualização de ceps, fornecimento de listagens de endereços, etc. Um dos mais básicos trabalhos é o de editoração, procurando dar uma apresentação profissional atraente e que resulte em vendas, atingindo seus objetivos. Para aprender a fazer mala-direta, recomendamos a leitura dos livros SUCESSO EM MARKETING DIRETO, Editora Nobel, MALA-DIRETA EFICAZ, Makron Books, que darão uma visão completa do que é este mercado.



HARDWARE: Recomendável a partir de 486, impressora laser.



SOFTWARE: Word For Windows, CorelDraw! , Pagemaker .



CLIENTES: Procure se informar sobre empresas que trabalham com mala-direta em sua cidade. Uma conversa com funcionários dos correios poderá trazer estas informações. Procure também a ABEMD – Associação Brasileira de Empresas de Marketing Direto, que fornece listas de associados em sua região. O endereço da ABEMD é Al. Campinas 433, Cj. 82, São Paulo.



PREÇOS: Somente a criação de um original para mala-direta está custando entre 100 e 300 reais, em São Paulo.

Inadimplência ainda é baixa em financiamento de veículos

Para analistas, empréstimo de automóveis deve ser acompanhado, mas ainda está longe de ser gatilho de uma grande crise



Nelson Rocco e Aline Cury Zampieri, iG São Paulo 11/11/2010 05:42


Apesar de acreditarem que o crédito dos bancos para a compra de veículos merece monitoramento, especialistas do setor acreditam que, por enquanto, não há o que temer. “O mercado automotivo ficou bastante concentrado nos maiores, como Bradesco, Itaú e Santander”, diz Rubens Sardenberg, economista-chefe da Federação Nacional de Bancos (Febraban).

Para ele, qualquer problema de um banco pequeno com esse tipo de financiamento será localizado, e não sistêmico. “Não será um subprime”, diz, referindo-se à crise de hipotecas nos Estados Unidos, que levou aos problemas financeiros de 2008.

O saldo das operações de crédito para a compra de veículos no País chegou a R$ 176 bilhões em setembro, de acordo com a Nota de Crédito do Sistema Financeiro do Banco Central de outubro. Esse é o último dado disponível e mostra uma expansão de 2,1% no mês e de 11,9% no acumulado do ano. Em comparação com setembro de 2009, a alta no estoque de empréstimos tanto pelo sistema de leasing como no crédito direto ao consumidor (CDC) foi de 15,5%.

Esse crédito é concedido por bancos e financeiras, que muitas vezes atuam entre as lojas de carros usados ou concessionárias de veículos. Um deles é o Banco Panamericano, que recebeu uma injeção de R$ 2,5 bilhões do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) para não quebrar.

Na contramão da alta do crédito, a inadimplência vem caindo mês a mês. Ainda de acordo com os dados do BC, a inadimplência era de 3,1% do total em setembro, percentual menor que os 4,9% que representava no mesmo mês de 2009. Nesse cálculo só estão as prestações com atraso superior a 90 dias. No mês, a queda da inadimplência foi de 0,1% e, no ano, de 1,3%.

O percentual de dívida sem pagamento, inclusive, é mais baixo que a inadimplência geral da pessoa física, que em setembro fechou em 6%. Esse dado reflete todas as operações para os consumidores, como cheque especial, crédito pessoal, compra de veículos e outros bens.

“O mercado de veículos está bem”, diz Ricardo Loureiro, presidente da Serasa Experian. “O crescimento econômico sustenta esse tipo de financiamento.” Na visão dele, o problema do Panamericano está ligado a práticas internas.

Luiz Miguel Santacreu, analista de bancos da agência de classificação de risco Austin Rating, afirma que o “Panamericano deve ter sofrido muito” durante os piores momentos da crise financeira internacional de 2008/2009. “Ele foi afetado pela inadimplência.” O banco não deu explicações ao público ou aos investidores sobre a origem do rombo.

O analista lembra que, no final de 2008, o mercado de veículos parou. As montadoras não vendiam e ninguém financiava. Até que o governo federal tomou medidas fiscais, como a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que incentivou a retomada das vendas.

“A inadimplência no Panamericano deve ter sido muito alta”, avalia o analista. “O pior período foi entre setembro de 2008 e março de 2009 e, logo depois, o Panamericano entrou pesado no mercado financiando veículos novamente”, lembra. Para Santacreu, esses créditos novos misturados com os antigos é que dificultaram uma avaliação pelos agentes do mercado sobre a real situação do banco. “É como um suco no liquidificador. Você coloca as coisas, bate e não consegue identificar direito o que é. Só quando ele para é que você tem mais clareza.”



Veja também:


- Panamericano espalha medo de ação de banco menor

- Carros são o maior risco do mercado brasileiro






FONTE: IG ECNOMIA - MERCADOS

Inflação da baixa renda avança e acumula alta de 5,02% no ano

IPC-C1 de outubro apresentou variação de 0,80%, superando a taxa de 0,42% registrada em setembro, segundo a FGV



Valor Online 11/11/2010 08:38

Compartilhar: O Índice de Preços ao Consumidor - Classe 1 (IPC-C1) no mês de outubro apresentou variação de 0,80%, superando a taxa de 0,42% observada em setembro, informou nesta quinta-feira a Fundação Getulio Vargas (FGV).



O indicador, que mede a variação de preços de uma cesta de produtos e serviços para famílias com renda entre um e 2,5 salários mínimos, registra alta de 5,02% no acumulado do ano e avanço de 5,43% nos últimos 12 meses.


Entre as sete classes de despesa que compõem o índice, quatro apresentaram acréscimos em suas taxas de variação. Entre setembro e outubro houve avanço nos grupos Alimentação (de 0,56% para 1,72%), Educação, Leitura e Recreação (de 0,00% para 0,54%), Despesas Diversas (de 0,10% para 0,21%) e Transportes (de 0,00% para 0,02%). A elevação nas quatro categorias do IPC-C1 foi motivada especialmente pelos itens hortaliças e legumes (de -7,15% para 1,88%), material escolar (de -0,54% para 1,39%), cerveja (de -0,57% para 2,12%) e gasolina (de 0,12% para 1,38%).



O IPC-C1 registrou decréscimo nas taxas de variação das categorias Habitação (de 0,21% para 0,12%), Vestuário (de 1,44% para 0,77%) e Saúde e Cuidados Pessoais (de 0,71% para 0,06%).



O ritmo de queda nestes grupos foi direcionado principalmente pelos itens taxa de água e esgoto residencial (de 0,96% para 0,47%), roupas (de 1,20% para 0,63%) e artigos de higiene e cuidado pessoal (de 1,59% para -0,10%).



O IPC-BR registrou variação de 0,59% em outubro, acima da taxa de 0,46% verificada em setembro. Nos últimos 12 meses houve avanço de 4,96%.





Leia também:


- Inflação oficial acelera e já supera resultado acumulado em 2009

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- Inflação no País preocupa, diz economista

- Alta nos preços da carne deixa custo do churrasco mais salgado

- Alimentos devem ser as maiores altas de 2010



FONTE: IG ECONOMIA - INFLAÇÃO

CURSO ON LINE: 82 IDÉIAS DE COMO GANHAR DINHEIRO USANDO SEU COMPOTADOR: IDÉIA 39 => SCANNER

SCANNER




Serviço de scaneamento de imagens realizado para terceiros. Somente é viável se você tiver, no mínimo, um scanner de mesa de 2400 dpi.



COMO FAZER: Você estará montando na verdade um mini birô de serviços gráficos. O primeiro passo é dominar totalmente o uso do scanner em todos os seus recursos. Prestará serviço de scaneamento de imagens para jornais, revistas, editoras, gráficas, etc. Você recebe a imagem e os disquetes, faz o scaneamento, grava a imagem scaneada no formato desejado pelo cliente, usando a compactação que ele preferir, e devolve gravada em disquete.



HARDWARE: A partir do Pentium 100, scanner de mesa .



SOFTWARE: Pagemaker, CorelDraw!, Photoshop, para serviços mais requintados de tratamento de imagens.



CLIENTES: Editoras de jornais, revistas, gráficas, agências de publicidade, etc. Para contactá-los use visitas pessoais ou mala-direta.



PREÇOS: Um serviço de scanner até o formato A4 em 2400 dpi está custando entre 15 e 30 reais em São Paulo. Scaneando cerca de 3 imagens/dia, o que ocuparia cerca de uma hora por dia, totalizando 80 trabalhos/mês, você teria um rendimento extra de cerca de R$3.600,00 mensais, já que o scaneamento não tem despesa nenhuma além da aquisição do equipamento.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

SAIBA ESCOLHER A CORRETORA PARA APLICAR NA BOLSA

Custos com corretagem e custódia têm que entrar na conta quando o investidor for decidir onde colocar seu dinheiro


Olívia Alonso, iG São Paulo 10/11/2010 05:38


Compartilhar: O advogado Guilherme Forte Saliba, de 27 anos, é um investidor. Ele compra ações de empresas brasileiras de seu computador, em casa, via home broker, o sistema de operação individual pela internet. Para isso, precisou abrir uma conta em uma corretora de valores que oferecesse a plataforma. Na hora de escolher entre as mais de 80 casas existentes no País, ele levou em conta o custo de corretagem, que é o preço que as empresas cobram para realizar a compra e a venda das ações. “Escolhi a mais barata”, conta.


Ranking das 10 maiores corretoras brasileiras de varejo Preço da corretagem no home broker*

Interfloat R$ 15

Ágora R$ 20

XP Investimentos R$ 14,90

UM Investimentos R$ 14

Banif R$ 15,99

TOV R$ 5

Gradual Investimentos R$ 20

Bradesco R$ 10

Título R$ 10

Ativa R$ 15

*alguns preços dependem de condições específicas Levantamento do iG com corretoras


A corretagem é um dos principais custos que os investidores devem levar em conta na hora de escolher uma corretora de valores. Ele não é, contudo, o único. Avaliar todos os custos é importante para o investidor melhorar o desempenho de suas aplicações.

No caso da corretagem, os custos variam entre R$ 5 e R$ 20 nas maiores corretoras brasileiras (veja tabela acima). Quando as ordens de compra são feitas por telefone e realizadas por um operador da corretora, os custos são maiores e, em geral, seguem uma tabela sugerida pela BM&FBovespa. Neste caso, os preços variam de acordo com o montante movimentado.

Para investidores mais assíduos, essa despesa com a corretagem faz muita diferença. De olho neles, muitas empresas oferecem pacotes ou promoções no estilo “a partir da 80ª operação, a corretagem é gratuita”. No entanto, o investidor que não opera com muita frequência não deve se guiar apenas por esse custo.


Outro taxa importante a ser considerada é a de custódia, que é o preço para a “hospedagem” dos ativos. Como geralmente é cobrada mensalmente, um investidor que compra uma ação com objetivo de vendê-la a longo prazo pagará mais vezes a taxa de custódia do que a de corretagem. Assim, vale a pena buscar uma corretora que ofereça isenção da taxa.

Rafael Giovani, gerente comercial da UM Investimentos, ajudou o iG a criar um exemplo que mostre essa diferença entre as duas cobranças: um investidor que comprou mil ações de uma empresa por R$ 30 mil, em janeiro deste ano, e vendeu em novembro, por R$ 42 mil. A corretora cobrou R$ 14 de corretagem na compra e na venda e R$ 13,75 de custódia. Com o custo da compra e da venda, ele gastou um total de R$ 28. Já em custódia, pagou R$ 137,50.



Para investir em ações são cobrados ainda outros custos, que são os emolumentos, a liquidação, o Imposto Sobre Serviços (ISS) e o Imposto de Renda (IR). No entanto, essas taxas são estabelecidas pela BM&FBovespa e pelo governo e são sempre iguais. Há também uma taxa sobre custódia, que varia de uma corretora para outra. É preciso estar atento a esse custo, pois em muitos casos há isenção e, em outros, a taxa chega a superar R$ 20 ao mês.



Serviços agregados


O investidor Guilherme Saliba: entre mais de 80 corretoras, ele ficou com a mais barata

Mas, antes de analisar os custos, o investidor deve fazer uma avaliação de seu perfil e deve definir seu objetivo, segundo o consultor financeiro André Massaro. “Para quem não é muito ativo no mercado, é importante optar por uma empresa que ofereça análises e que tenha um atendimento mais personalizado. Mas isso tudo encarece”, diz. Como o único canal de cobrança das corretoras é a corretagem, os custos dos serviços extras acabam sendo embutidos nas taxas.



Já o investidor que possui um conhecimento maior do mercado sabe avaliar as empresas e possui boas fontes de informação pode pagar menos. É o caso de Saliba. “Esse serviços são totalmente inúteis para mim. Toda a informação que preciso, eu vejo na internet”, afirma.



Para ele, a excelência tecnológica também não é um quesito determinante. “Atrasos em operações são aceitáveis no meu caso. Mas sei que um profissional e com mais recursos jamais aceitaria uma falha no suporte”, afirma. Esse investidor precisa de confiabilidade, velocidade e estabilidade, segundo Massaro.



É também o caso de quem tem mais dinheiro. Para esse investidor, a escolha mais comum é uma corretora com sistemas avançados, totalmente seguros e com atendimento especial. Para isso, pagam mais. “É a taxa de conveniência”, brinca Massaro. Neste grupo também estão os investidores que preferem que um operador da corretora realize suas operações. Em geral, as ordens são feitas por telefone.



Fundos e clubes


Mas existe uma forma de investir em ações driblando os principais custos, lembra Giovani. “O investidor pode optar por clubes de investimentos e os fundos de ações, que não cobram custódia”, diz. No entanto, possuem taxas de administração, que variam entre as corretoras e, em alguns casos, há taxas de performance.



No caso dos fundos, são comuns taxas de administração entre 0,5% ao ano e 3,5% ao ano. O gerente da UM Investimentos diz que os fundos são, em geral, mais apropriados para quem tem mais dinheiro. “Quando o capital do investidor é baixo, ele acaba perdendo em remuneração”, afirma.



Em todos os casos, a recomendação do consultor André Massaro é que o investidor se familiarize com o site da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). “É a cereja do bolo. Lá ele pode ver se a corretora está autorizada a operar e saber quais foram aquelas que tiveram mais reclamações”, afirma.





Leia também:


- As ações que brilharão no governo Dilma
- De FHC a Lula, uma alta de 1.500% na Bolsa
- O eterno retorno das crises financeiras
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FONTE: IG ECONOMIA - INVESTIMENTOS

Contratação de temporários entra na reta final

Sudeste responde por 51% das vagas, seguido pelo Nordeste que vai gerar 19,5% das oportunidades



Roberta Gonçalves, iG São Paulo 10/11/2010 05:51


Compartilhar: Há pouco mais de um mês do Natal o mercado entra na etapa final do período de contratação de temporários. Muitas seleções já começaram e algumas devem se estender ao longo do mês, especialmente no comércio. Tudo isso para que as empresas estejam preparadas para a demanda, que promete ser ainda mais alta este ano. "Enquanto a indústria inicia o ciclo de contratação em agosto, o comércio começa entre setembro e outubro e o setor de lazer em novembro", afirma Jismália de Oliveira Alves, diretora de Comunicação da Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e Trabalho Temporário (Asserttem).

Segundo Marcel Solimeo, economista da Associação Comercial de São Paulo, apesar de as grandes empresas finalizarem as contratações em novembro, para que possam dedicar mais tempo a treinamentos, nos comércios menores a contratação acontece em dezembro.

Maioria das vagas é para atuação no comércio e demanda Ensino Médio



Perspectivas

De acordo com a Asserttem, cerca de 139 mil profisssionais devem ser contratados para trabalho temporário este final de ano, crescimento de 11% em relação ao ano passado. Grande parte das vagas, cerca de 70%, são para atuar no comércio, mas outras áreas, como turismo, buscam profissionais para o período. "Apesar de haver forte demanda por vendedores, outras funções de retaguarda também impulsionam a contratação", afirma Solimeo.

O economista afirma que só no Estado de São Paulo devem ser geradas entre 50 mil e 60 mil vagas nos setores de comércio e serviços. Além disso, a perspectiva é que a cidade de São Paulo responda por 10% do total de volume de vendas do país. "O trabalho temporário gera rendas para muitos trabalhadores, o que acaba resultando no aumento do consumo e tem impacto positivo para toda economia", diz.



Onde estão as oportunidades

Sudeste – pouco mais de 51% das vagas temporárias neste final de ano. O Estado de São Paulo responderá por 59% das oportunidades na região, Minas Gerais (22%), Rio de Janeiro (15%) e Espírito Santo (4%)

Nordeste – concentra 19,5% das oportunidades, com a Bahia sendo o maior gerador de postos temporários da região (31,9%). Ceará aparece em segundo (26%), Pernambuco (19,7%), Paraíba (6,3%), Piauí (5,4%), Sergipe (4,7%), Rio Grande do Norte (4,3%) Maranhão 1% e Alagoas (0,7%)

Sul – vai responder por 18% dos postos temporários gerados no país. Na região o destaque fica por conta do Rio Grande do Sul, que deve oferecer 37,3% das vagas, seguido por Paraná, com 34,8% e Santa Catarina, 27,9%

Centro-oeste – representa 6,4% do total de oportunidades. Goiás encabeça o ranking de maior empregador da região com 48,1% das oportunidades, o Distrito Federal fica com 23,4%. Mato Grosso do Sul, 15% e Mato Grosso, 13,5%.

Norte – deve oferecer 4,8% do total de vagas. Na região, Rondônia é o Estado que terá mais postos (38,1%), depois aparece Pará (27,1%), Amazonas (21%), Tocantins (5,6%), Acre (3,1%), Roraima (2,6%) e Amapá (2,5%).



Perfil do profissional

O perfil do profissional que vai atuar como temporário varia de acordo com o segmento da economia. Jismália explica que na indústria 70% dos contratados são homens, para atuar como auxiliar administrativo, auxiliar do departamento financeiro, operador de máquina, serviços gerais, motorista e nutricionistas. Normalmente, as empresas demandam Ensino Médio completo e os que possuem cursos técnicos tendem a ocupar funções mais específicas. Os salários na indústria variam de R$ 800 a R$ 1100.

Já no comércio há vagas para Ensino Fundamental e Médio para os cargos de fiscal de caixa, repositor, analista de crédito, embalador, estoquista, etiquetador, fiscal de loja, operador de telemarketing, papai noel, promotor de vendas e vendedor. Os salários variam de R$ 680 a R$ 890 e os homens representam 55% dos contratados.

Além de atrair jovens em situação de primeiro emprego, a ocupação temporária também é um caminho para trabalhadores com dificuldades de se recolocar. "Geralmente são profissionais não muito qualificados e como currículo menos atraente. Mas ao iniiciar o trabalho eles podem se destacar e passar a ocupar uma posição efetiva", afirma Ricardo Humberto Rocha, professor do laboratório de finanças da FIA.



Setores mais aquecidos

A pesquisa de presentes realizada pela Fecomércio dá algumas dicas dos setores que concentram as oportunidades. De acordo com Guilherme Dietze, assessor econômico da Fecomércio, o segmento de vestuário, tecidos e calçados representa é o mais procurado, representado 62% da preferência do consumidor. Os brinquedos respondem por 43%, cosméticos e perfumes, 20% e eletrodomésticos e eletrônicos, cerca de 10%.



FONTE: IG ECONOMIA - CARREIRAS

Grandes bancos se envolveram em fraudes nos anos 1990

Se confirmada, irregularidade no Panamericano será a maior no setor financeiro em mais de uma década



iG São Paulo 10/11/2010 02:41


Banco Nacional era o patrocinador do piloto Ayrton Senna na Fórmula 1

Se comprovadas as irregularidades no caso do Banco Panamericano, o episódio será o primeiro escândalo financeiro em mais de uma década. As grandes fraudes envolvendo instituições financeiras aconteceram nos anos 1990 quando o fim da inflação desmascarou manobras contábeis que escondiam desvios de recursos de bancos.

O primeiro grande caso de fraude foi o do Banco Nacional em 1996. A marca ganhou notoriedade mundial ao patrocinar o piloto brasileiro de Fórmula 1 Ayrton Senna. Controlado pelos herdeiros da família de José Magalhães Pinto, ex-governador mineiro que apoiou o golpe militar, a instituição tinha 652 contas secretas, que contabilizavam empréstimos fictícios, inflando os ativos. As operações eram feitas havia oito anos antes de terem sido descobertas pelo Banco Central. Marcos Magalhães Pinto e o seu diretor de contabilidade, Clarimundo Sant’Anna, foram condenados pela fraude pelo Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional.

O caso mais escabroso aconteceu com o Banco Noroeste, das famílias Simonsen e Cochrane. Vendido por US$ 480 mihões ao Banco Santander em 1998, os donos só receberam metade do valor acertado porque se descobriu um rombo nas contas do banco nas ilhas Cayman. Na época, um executivo da área internacional foi acusado de sumir com o dinheiro - parte dele teria sido colocada, segundo depôs o funcionário, em um terreiro de macumba. Até hoje, os ex-controladores buscam uma indenização para receber parte do dinheiro da venda, mas não tiveram sucesso.



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- O grande tombo do Grupo Silvio Santos

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FONTE:  IG ECONOMIA - MERCADOS

CURSO ON LINE: 82 IDÉIAS DE COMO GANHAR DINHEIRO USANDO SEU COMPOTADOR: IDÉIA 40 => SERVIÇOS CONTÁBEIS

SERVIÇOS CONTÁBEIS




Se você tem conhecimento em contabilidade, tenha um rendimento extra executando serviços para empresas ou escritórios de contabilidade com excesso de trabalho. Mas veja, este tipo de trabalho requer conhecimentos básicos de contabilidade. Não se aventure se não os tiver.



COMO FAZER: Folha de pagamento, balanços, planilhas, lançamento de registros, etc., são milhares de rotinas contábeis que podem ser executados em seu micro para terceiros. Se algum escritório está com excesso de trabalho, é comum contratar serviços de free-lancer para colocar estes trabalhos em dia. Você deve ter softwares específicos para estes trabalhos, de acordo com o sistema utilizado pelo escritório, ou ele mesmo fornece cópias de seus softwares.



HARDWARE: Recomendável a partir de Pentium 100, impressora matricial.



SOFTWARE: Uma planilha de cálculo tipo Excell ou Lotus 1-2-3, softwares de folha de pagamento, rotinas contábeis, balanço, caixa, etc. Na maioria das vezes os clientes fornecem os softwares utilizados.



CLIENTES: Empresas grandes ou escritórios de contabilidade. Procure visitar pessoalmente, enviar mala-direta ou colocar anúncios em jornais.



PREÇOS: Cobra-se de 10 a 20 reais por hora de trabalho, ou um valor previamente contratado por um lote de trabalho.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Conheça o caminho necessário para fechar uma empresa

É preciso percorrer diversos órgãos em que foi feita a abertura, além de pagar todas as taxas, para evitar problemas futuros




Bruna Bessi, iG São Paulo 09/11/2010 05:52



Compartilhar: Otávio Furtado abriu uma clínica de fisioterapia no Rio de Janeiro, em 2001, e fazia atendimentos junto com outros três profissionais. Entretanto, os negócios não prosperaram como o imaginado. Sem conseguir aumentar os lucros, o fisioterapeuta decidiu fechar a empresa – o que não foi tarefa fácil. O excesso de burocracia foi o maior empecilho encontrado. “Houve muita dificuldade para fechar o empreendimento e demorou um ano para eu conseguir”, afirma. “Além disso, há diversos órgãos fiscais para dar baixa na documentação e o processo tem um custo alto. Gastei R$ 1.500 somente com as taxas, fora os honorários do contador.”



Muitas são as causas para o fechamento das empresas. Conforme Sebastião Gonçalves, conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRGSP), as mais recorrentes são discordância entre os sócios, ausência de resultados do projeto ou ainda pouco capital para investir e sustentar as despensas. Na clínica de Furtado, a concorrência com os planos de saúde foi o principal fator que levou ao fechamento. “Eu não atendia pacientes de convênios e isso fez com que a concorrência ficasse muito grande”, diz.


Tomada a decisão de fechar o negócio, o empresário deve atentar a alguns cuidados prévios antes de pedir a baixa da documentação. Um dos procedimentos iniciais é demitir todos os funcionários e quitar as devidas indenizações. “Caso não consiga pagar os débitos, há a possibilidade de fazer um acordo com o sindicato responsável pela classe. Mas é importante resolver todas as pendências para conseguir dar andamento ao pedido”, diz Gonçalves.



Resolver os problemas com os órgãos envolvidos também é necessário. Caso a empresa esteja relacionada à área de saúde, precisará eventualmente comunicar seu fechamento à vigilância sanitária. Além disso, no caso de comércio, é preciso verificar questões administrativas. “Procure vender todo o estoque, acertar as pendências financeiras com os fornecedores, vender os imobilizados se existirem e, por fim, dar baixa na documentação”, diz Adilson Dezerto, gerente da área de engenharia da Trevisan Outsourcing.



Outro aspecto relevante no início do processo, para as empresas não adeptas ao Simples, é a certificação de que não há dívidas ou pendências tributárias. Já para os empreendimentos de micro e pequeno porte, as certidões negativas emitidas pela Secretaria da Receita Federal (tributos federais), Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (Dívida Ativa da União), Secretaria da Receita Previdenciária e Caixa Econômica Federal (Certificado de Regularidade do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS) são dispensadas.



A dispensa das certidões negativas está descrita na Lei Geral das Micro Empresas e Empresas de Pequeno Porte, em vigor desde 1º de julho de 2007, que também estabelece que os débitos em nome da empresa são transferidos automaticamente para a pessoa física representante. Além disso, conforme essa legislação, para que os Micro Empreendedores Individuais (MEI) abram ou fechem seus negócios mais facilmente, é possível realizar todo o procedimento direto na Junta Comercial.



Segundo dados da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), houve um aumento de 7% no número de empresas encerradas no primeiro semestre de 2010, comparado ao mesmo período do ano anterior, com 29,7 mil empreendimentos fechados.



Entrega de documentos

Depois de resolver todas as pendências, é hora de dar baixa na documentação. Para tanto, o empresário ou seu contador precisa ir aos órgãos competentes. Primeiro, deve ser feito um documento, chamado Distrato Social (para sociedades limitadas), em que seja atestado o fim da empresa. Essa declaração estabelece, no caso de uma sociedade, quem fica responsável pela documentação. O distrato pode ser feito em cartório, cujos gastos com as taxas estão em torno de R$ 80, ou na Junta Comercial do Estado (com taxa de até R$ 54). Caso existam ativos ou passivos serão distribuídos conforme estabelecido no contrato social.



Com o distrato tendo a firma reconhecida em cartório, o responsável pelo processo vai à Receita Federal para dar baixa no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e na Inscrição Estadual (caso não seja prestador de serviços) - o que é feito gratuitamente. Também é preciso que a Secretaria da Fazenda faça a homologação do documento e dê baixa na inscrição. Para tanto, o responsável deve apresentar as guias de recolhimento de ICMS, os livros de entrada e saída, o inventário e as notas fiscais não utilizadas.



A baixa da inscrição também deve ser pedida junto ao Ministério da Previdência Social (INSS), devendo ser apresentados os pagamentos das Guias da Previdência Social (GPS) e o Livro Caixa. Com posse dessa documentação, o empresário vai à prefeitura de sua cidade, no setor de Tributos Mobiliários, e dá baixa gratuitamente na Inscrição Municipal (CCM – Cadastro do Contribuinte Municipal).



Caso não haja nenhuma documentação pendente, o processo está encerrado. O empresário poderá gastar até R$ 5 mil com taxas e despesas do contador. O processo durar em média 90 dias. “Não demora muito para fechar um empreendimento se a documentação estiver correta. Entretanto, nem sempre isso ocorre. Além disso, como a Receita Federal tem até cinco anos para continuar fiscalizando, é bom que os empresários preservem a documentação”, afirma o conselheiro do CRGSP.




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FONTE: IG ECONOMIA - EMPRESAS

CURSO ON LINE: 82 IDÉIAS DE COMO GANHAR DINHEIRO USANDO SEU COMPOTADOR: IDÉIA 39 => SCANNER

SCANNER




Serviço de scaneamento de imagens realizado para terceiros. Somente é viável se você tiver, no mínimo, um scanner de mesa de 2400 dpi.



COMO FAZER: Você estará montando na verdade um mini birô de serviços gráficos. O primeiro passo é dominar totalmente o uso do scanner em todos os seus recursos. Prestará serviço de scaneamento de imagens para jornais, revistas, editoras, gráficas, etc. Você recebe a imagem e os disquetes, faz o scaneamento, grava a imagem scaneada no formato desejado pelo cliente, usando a compactação que ele preferir, e devolve gravada em disquete.



HARDWARE: A partir do Pentium 100, scanner de mesa .



SOFTWARE: Pagemaker, CorelDraw!, Photoshop, para serviços mais requintados de tratamento de imagens.



CLIENTES: Editoras de jornais, revistas, gráficas, agências de publicidade, etc. Para contactá-los use visitas pessoais ou mala-direta.



PREÇOS: Um serviço de scanner até o formato A4 em 2400 dpi está custando entre 15 e 30 reais em São Paulo. Scaneando cerca de 3 imagens/dia, o que ocuparia cerca de uma hora por dia, totalizando 80 trabalhos/mês, você teria um rendimento extra de cerca de R$3.600,00 mensais, já que o scaneamento não tem despesa nenhuma além da aquisição do equipamento.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Mercado eleva projeção para inflação para 5,31% em 2010

Para o ano que vem, estimativa para o IPCA foi mantida em 4,99%, segundo Boletim Focus



Reuters    08/11/2010    08:56


Compartilhar: O mercado elevou a estimativa de inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deste ano a 5,31% ante 5,29% na semana passada, e manteve a projeção para 2011 em 4,99%, mostrou o relatório Focus divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira.



A meta de inflação dos dois anos tem centro em 4,50% e tolerância de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo.



A expectativa para a inflação nos próximos 12 meses caiu para 5,14%, ante 5,16% antes.



O relatório mostrou ainda que o mercado manteve a projeção para o juro básico no final deste e do próximo ano em, respectivamente, 10,75% e 11,75% ao ano.



A estimativa para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2010 permaneceu em 7,60%, e para 2011 foi mantida em 4,5%.



O prognóstico para o câmbio no fim deste ano permaneceu em R$ 1,70, enquanto para o próximo passou para R$ 1,77, contra R$ 1,78 na semana anterior.



FONTE: IG ECONOMIA - MERCADOS

CURSO ON LINE: 82 IDÉIAS DE COMO GANHAR DINHEIRO USANDO SEU COMPOTADOR: IDÉIA 38 => REVISTAS

REVISTAS




Se você tem bons conhecimentos de editoração, pode trabalhar para alguma revista de sua região, como free-lancer, fazendo a diagramação.



COMO FAZER: Revista é o material impresso que mais exige em termos de criatividade e ousadia, portanto, somente arrisque a entrar para o setor se for altamente criativo, ter idéias novas, e, principalmente, conhecer os softwares do setor. O trabalho é altamente compensador pela satisfação que traz quando pronto, em você ver aquilo que realizou impresso, colorido, bonito, agradando a outras pessoas. A remuneração financeira também costuma ser atraente.

Se você não tem conhecimento do ramo, procure conhecer os softwares, freqüentar os cursos, esforce-se pois o caminho neste setor não é fácil e somente sobrevive no mercado os que forem realmente bons.



HARDWARE: Equipamento de última geração, de preferência um Macintosh. Se tiver PC, que seja de 486 acima, memória de 16 MB acima, Winchester de 720 MB acima, tenha scanner de mesa ou birô que tenha, drive de discos transportáveis, tipo syquest ou bernoulli para transporte de dados aos birôs de fotolitos. Alto investimento.



SOFTWARE: Com completo domínio, o Pagemaker, CorelDraw!, Word for Windows, Photoshop, todos de última geração.



CLIENTES: Editoras de revistas de sua região. Faça alguns trabalhos de apresentação, crie um portfólio e leve até os clientes.



PREÇOS: Geralmente se cobra por trabalho fechado, em média 30 a 50 reais por página a 4 cores, de 15 a 30 reais por página em branco e preto, mais cerca de 5 reais por imagem scaneada.

domingo, 7 de novembro de 2010

CURSO ON LINE: 82 IDÉIAS DE COMO GANHAR DINHEIRO USANDO SEU COMPOTADOR: IDÉIA 37 => REVISÃO ORTOGRÁFICA

REVISÃO ORTOGRÁFICA




Esta atividade é somente para aqueles que tem domínio completo do idioma Português. Caso você tenha a menor deficiência neste idioma, o melhor é nem pensar nesta atividade.



COMO FAZER: Implante corretores ortográficos eletrônicos em seu computador, use todos os seus conhecimentos, tenha um livro básico de ortografia sempre a mão e também, o fone de alguém com domínio do idioma para consulta. Por ser um trabalho rigoroso, somente desta forma estará certo de que não deixará escapar erros. O serviço será revisar textos para publicação. Livros, revistas, jornais e uma infinidade de obras. As editoras tem a preocupação constante em manter a revisão ortográfica perfeita em suas publicações. Você receberá um original já digitado, em disquete, colocará em seu computador e fará as revisões necessárias. Tire uma impressão já corrigida e entregue o disquete com a impressão ao cliente.



HARDWARE: Recomendável a partir de pentium 100, impressora laser ou jato de tinta.



SOFTWARE: Word For Windows ou outro editor de textos de sua preferência. Recomendamos o uso do dicionário AURÉLIO ELETRÔNICO e do auxiliar LEXIKON, integrando desta forma o dicionário ao Word, permitindo uma primeira correção automática. A segunda correção se dá pela leitura do texto, corrigindo as eventuais falhas que passaram pela revisão eletrônica.



CLIENTES: Os clientes são basicamente editoras. Procure em sua cidade empresas que editem jornais, revistas, livros e qualquer tipo de publicação impressa. Ofereça seus serviços de revisão ortográfica.



PREÇOS: Cobra-se de 2 a 4 reais por lauda (20 linhas por 70 toques) de texto.

CURSO ON LINE: 82 IDÉIAS DE COMO GANHAR DINHEIRO USANDO SEU COMPOTADOR: IDÉIA 36 => REVENDA DE SHAREWARE

REVENDA DE SHAREWARE




Shareware são programas de computador de domínio público, ou que estão sendo distribuídos a preços simbólicos por seus autores para uso restrito. Após o uso por um certo período, o shareware deve ser registrado junto ao autor, pagando uma taxa que garantirá assistência técnica e novos recursos ao programa.

Alguns Shareware são semelhantes a outros já consagrados como Pagemaker, CorelDraw etc. sendo que podem ser utilizados para aplicações simples.

A comercialização de shareware é livre, não havendo a necessidade de pagar nenhum tipo de direito autoral, desde que, rigorosamente, só se comercialize sharewares e não versões comerciais (o que seria crime) e a preços que sejam também simbólicos, nada muito elevado.



COMO FAZER: Procure formar uma biblioteca de sharewares interessantes. Existem alguns CD-ROM’s com milhares de aplicativos e jogos interessantes. Faça uma listagem do material disponível e coloque à venda. Você somente vai duplicar o material quando tiver de posse do pedido, evitando assim, fazer estoques de programas.

Procure ter sólidos conhecimentos sobre duplicação de programas, para evitar programas mal duplicados e que não funcionariam nas máquinas dos clientes. Os programas de shareware que mais vendem são: jogos, aplicativos de CAD, de DTP, fontes, programas esotéricos e programas eróticos (telas, gif, etc.).



HARDWARE: CPU a partir do 486, impressora para catálogos e correspondências e, se possível CD-ROM.



SOFTWARE: Software de cópias de disco.



CLIENTES: Faça anúncios em seções de informática de jornais, revistas, distribua catálogos em disquetes ou impressos.



PREÇOS: Os preços de shareware estão em 2 reais a gravação (por disco) mais o preço dos disquetes.

USO DO E-MAIL NO TRABALHO EXIGE CUIDADOS

Organização das mensagens e regras de etiqueta ajudam a evitar constrangimentos




Roberta Gonçalves, iG São Paulo 06/10/2010 05:55



Com a enxurrada de e-mails que invadem as caixas de mensagens dos profissionais, diariamente, a administração dessas informações pode ser tornar algo complicado.



Além disso, o uso cada vez mais intenso dessa ferramenta de comunicação faz com que muitas pessoas respondam de forma quase automática, deixando para trás regras essenciais para o bom entendimento da mensagem e até para evitar situações constrangedoras.



Por isso, na opinião de Silvia Andrade Burim, coordenadora pedagógica de idiomas da FAAP, mesmo com a proliferação da comunicação digital, algumas vezes o melhor é recorrer a métodos tradicionais, como telefone e reuniões. “Se o profissional tem muitos assuntos para discutir o melhor é agendar um encontro para esclarecer as questões”, afirma.



O fundador da Micro Frequency, empresa especializada em soluções corporativas para gerenciamento e monitoramento da Internet, Orácio Kuradomi destaca que abordar diversos temas em uma mensagem o remetente corre o risco do destinatário resolver um dos pontos e excluir o e-mail, deixando as demais tarefas pendentes. Por isso, ele aconselha a encaminhar um e-mail para cada assunto a ser resolvido.




Silvia, da Faap: se há muitos assuntos para discutir, o melhor é agendar uma reunião


Quando o melhor é falar




Discussões e feedbacks também devem ser conduzidos, de preferência, pessoalmente. “Em algumas situações o melhor é falar diretamente para evitar qualquer mal entendido”, diz Silvia.



Na opinião dela, o vai e vem de mensagens envolvendo uma só questão também é sinal de que a comunicação escrita pode estar sendo pouco eficiente. “Se o profissional encaminha o e-mail, o colega responde, e o ciclo se repete mais de uma vez é hora de buscar outra forma de comunicação”, afirma. “Quando o nível de detalhamento é elevado, significa que a mensagem não está clara”, explica.



Assuntos urgentes pedem, ao menos, um telefonema. Na opinião de Kuradomi, o melhor é evitar enviar mensagens esperando retorno imediato, pois o destinatário pode não estar na empresa ou acessar o e-mail algumas vezes por semana. “Não acho que o e-mail seja a melhor forma de comunicação, especialmente em casos de urgência”, afirma a coordenadora da FAAP.



Redação



O cuidado ao redigir o texto é outro ponto fundamental. O profissional deve evitar gírias e palavras inteiras com letras maiúsculas, que dão a sensação de que o remetente está gritando, além de ficar atento à acentuação.



Reler o e-mail antes de encaminhar é importante para evitar erros de português, que passam uma imagem despreocupada. O assunto também exige cuidado redobrado. “Este é o principal campo, pois é nele que o remetente resume a mensagem principal. Por isso é essencial que ele seja claro”, afirma Kuradomi.



Anexos



Evite enviar a mensagem principal em um arquivo anexo, pois isso obriga o profissional a clicar em diversas mensagens até chegar ao que interessa. Além disso, o remetente deve ficar atento ao encaminhamento de muitos anexos ou de arquivos pesados. Algumas vezes isso faz com que o e-mail fique bloqueado no servidor ou que demore muito para ser recebido.



Organização



Com tantos e-mails circulando, concentrar as mensagens na caixa de entrada pode ser improdutivo. “O ideal é manter só os e-mails de alta prioridade na caixa de entrada”, afirma Kuradomi. Outra dica importante é organizar seu sistema, criando pastas para clientes, fornecedores, urgentes etc. Algumas soluções permitem, inclusive, criar regras. Assim, se o usuário determina que o e-mail do chefe deve ir para uma pasta diferenciada, o sistema faz isso automaticamente.



Outra sugestão de Kuradomi é manter mais de uma conta de correio eletrônico. Assim, cria-se um e-mail para uso profissional, outro para uso pessoal e o terceiro para listas de discussões e grupos.



FONTE: IG ECONOMIA

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

DOLAR SOBE A R$ 1,679 APÓS CINCO QUEDAS SEGUIDAS, SEMANA ACUMULA BAIXA DE 1,35%.

Dólar sobe a R$ 1,679 após cinco baixas seguidas


Criação de empregos nos EUA em outubro, pela primeira vez em cinco meses, deu sustentação à moeda no mercado global

AE 05/11/2010 17:38


Após cinco dias seguidos de queda, o dólar comercial fechou em alta de 0,18% nesta sexta-feira negociado a R$ 1,679 no mercado interbancário de câmbio. Na Bolsa de Mercadorias & Futuros, o dólar dos contratos de liquidação à vista (em dois dias úteis) avançou 0,12% e fechou o pregão de hoje a R$ 1,6793. No mês, o dólar comercial acumula baixa de 1,35% e no ano, queda de 3,67%. O euro comercial cedeu 0,84% e encerrou o dia cotado a R$ 2,36. O Banco Central interveio duas vezes, com leilão de compra de dólares.


A criação de empregos nos EUA em outubro pela primeira vez em cinco meses e bem acima do que o mercado esperava deu sustentação à moeda norte-americana no mercado global. Aqui, no entanto, a valorização verificada durante os negócios foi menos intensa do que no exterior, porque houve fluxo cambial positivo que limitou o avanço das cotações domésticas, afirmou um operador de tesouraria de um banco nacional.


Contudo, permanece o consenso nas mesas de operação de que a tendência do dólar é de desvalorização em decorrência da política do Federal Reserve (Fed, banco central americano) de oferta monetária para estimular a recuperação da economia dos EUA. Além disso, no Brasil, o elevado juro real (que atrai dólares) contribui para amparar essa perspectiva de apreciação do real e desvalorização do dólar.



Em relação ao encontro dos líderes do G-20 na semana que vem (dias 11 e 12), na Coreia do Sul, a expectativa é de que eles devem aprofundar o debate crítico sobre o impacto do novo programa do Fed de compra de US$ 600 bilhões em títulos dos EUA nos próximos oito meses para animar a economia do país. As implicações da política de controle cambial adotada por alguns países, como a China, também deverão ser discutidas.



Apesar das críticas internacionais à atitude do banco central americano, não se espera uma ação concreta do G-20 para contornar o acirramento da chamada guerra cambial, disse um operador de tesouraria de um banco. Neste fim de semana, uma reunião entre os presidentes dos maiores bancos centrais, na Basileia (Suíça), já será a primeira oportunidade para os agentes da economia mundial demonstrarem suas posições em relação à continuidade da política do Fed neste momento em que os indicadores econômicos começam a apontar recuperação nos EUA.




Turismo


No segmento de câmbio turismo, o dólar recuou 0,73% hoje, transacionado em média a R$ 1,767 na ponta de venda e a R$ 1,63 para compra. No mês, o dólar turismo acumula baixa de 1,12%. O euro turismo caiu 0,92% hoje para R$ 2,477 (venda) e R$ 2,287 (compra), em média.








Veja também:


Em Chicago, Meirelles critica movimento do Fed

Após quatro altas, Bovespa opera em queda


FONTE: IG ECONOMIA

CURSO ON LINE: 82 idéias de como ganhar dinheiro usando seu computador: IDÉIA 35 => REVENDA DE GAMES

REVENDA DE GAMES




Se você tem interesse em jogos para computador, pode obter um rendimento extra revendendo softwares e CD-ROM’s de games em sua cidade.



COMO FAZER: Procure entrar em contato com distribuidoras de softwares e CD-ROM’s propondo a distribuição dos produtos em sua cidade. Você teria uma margem de lucro (em média 30%) podendo, assim, ter um ótimo rendimento mensal.



CLIENTES: Colocar anúncios em jornais (classificados) anunciando a venda dos jogos. Divulgar através de folhetos em portas de escolas, clubes, fliperamas, etc.



PREÇOS: Você teria uma margem de lucro sobre a tabela do fabricante, de em média 30%. Isto representa, no caso de CD-ROM, cerca de R$ 15,00 de lucro líquido a cada cd vendido (preço médio de um CD-ROM = R$ 50,00).

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Ibovespa rompe os 73 mil pontos e busca sua máxima histórica

Índice está a menos de 500 pontos de sua maior pontuação na história, atingida em 20 de maio de 2008




Valor Online 04/11/2010 13:33


O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) está a menos de 500 pontos de sua maior pontuação da história. O índice já rompeu os 73 mil pontos e está mais próximo do seu recorde, de 20 de maio de 2008 (73.516).



Anunciada apenas ontem à tarde, a decisão do Federal Reserve (Fed), o banco central ds EUA, de injetar US$ 600 bilhões no país até junho de 2011, só tem repercussão ampla nos mercados nesta quinta-feira. As bolsas mundiais operam em alta, assim como os preços das commodities têm forte valorização, enquanto o dólar recua em âmbito global.


Por volta das 15h00, o Ibovespa avançava 1,1% e marcava 73.065 pontos, com giro financeiro de R$ 4,7 bilhões.



Em Wall Street, no mesmo horário, o índice Dow Jones tinha valorização de 1,79%, enquanto o S&P 500 subia 1,55% e o Nasdaq avançava 1,45%.



"Sabendo que a economia vai crescer num ritmo mais fraco no próximo ano, mas que os governos estão tomando algumas medidas de incentivo, e que os resultados corporativos têm vindo bons, as bolsas tendem a ter um desempenho muito bom nesses dois últimos meses do ano", pontuou o analista da Leme Investimentos João Pedro Brugger.



Além der avaliar que o Ibovespa tem condições de fazer novas máximas históricas ainda em 2010, Brugger acredita que setores que estão com desempenho defasado, como siderurgia, poderão se recuperar no período, diante da apreciação das commodities.



No âmbito corporativo, há pouco, Petrobras PN (1,77%, a R$ 27,48) movimentava R$ 372,6 milhões, enquanto Vale PNA (2,01%, a R$ 49,21) girava R$ 413,2 milhões.



A sul-coreana Posco assinou memorando de entendimento com a Vale e com a Dongkuk, também da Coreia do Sul, para participar da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP). Pela nova estrutura, a Vale fica com 50% do empreendimento, seguida pela Dongkuk (30%) e Posco (20%).



As maiores altas do Ibovespa pertenciam aos papéis Cyrela (3,23%, a R$ 22,36), Usiminas PNA (3,30%, a R$ 22,17) e às units do Santander Brasil (3,76%, a R$ 25,94).



Já as maiores baixas do índice estavam com as ações B2W ON (-1,00%, a R$ 30,69), Marfrig ON (-1,71%, a R$ 14,94) e ALL ON (-1,82%, a R$ 16,15).





Fluxo externo

Ainda no mercado brasileiro, o investidor estrangeiro abriu o mês de novembro injetando recursos na Bovespa.



No primeiro dia do mês, seu saldo de atuação ficou positivo em R$ 76,427 milhões, resultado de compras no valor de R$ 1,679 bilhão e de vendas de R$ 1,602 bilhão. O total ajuda a explicar a valorização de 1,26% do Ibovespa naquele dia, aos 71.560 pontos. No ano, o resultado da atuação do investidor internacional na bolsa brasileira está positivo em R$ 4,77 bilhões.




Veja também:


Fed comprará mais US$ 600 bi em títulos para impulsionar economia

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Dow Jones e Nasdaq operam com mais de 1% de valorização

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Bolsas da Ásia sobem após pacote de incentivo do Fed

No Brasil, a maior parte dos papéis do Ibovespa avança no pregão, com destaque para as "blue chips".





FONTE: IG ECONOMIA - MERCADOS

CURSO ON LINE: 82 idéias de como ganhar dinheiro usando seu computador: IDÉIA 34 => REPRESENTAÇÃO COMERCIAL PRODUTOS DE INFORMÁTICA

REPRESENTAÇÃO COMERCIAL PRODUTOS DE INFORMÁTICA




Certamente você já viu em revistas e jornais produtos de informática que gostaria de adquirir, porém, não encontrou este produto a venda em sua cidade. Por que não se tornar um representante comercial no segmento de informática e representar as empresas fabricantes destes produtos?



COMO FAZER: O trabalho de representante comercial é bastante simples. Você trabalhará no atacado, efetuando as vendas para o fabricante, mediante comissões. Procure identificar nas publicações especializadas de informática, os produtos que desejaria representar. Envie um curriculum seu para a empresa, junto com uma carta informando de seu desejo de representá-la em sua região. Nem sempre o resultado pode ser favorável, mas mandando para várias empresas, certamente terá aquelas que se interessarão.



CLIENTES: Identifique os grandes fornecedores de informática de sua cidade (hardware, software ou suprimentos), conforme o caso, visitando pessoalmente o setor de compras).



PREÇOS: Você usará a tabela do fabricante e receberá uma comissão pelas vendas que efetuar (média de 7 a 10%).

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

COMO SE PREPARAR PARA A ENTREVISTA DE EMPREGO

Tentar relembrar fatos marcantes da vida profissional e buscar informações da empresa são aspectos importantes



Roberta Gonçalves, iG São Paulo 03/11/2010 05:50


A entrevista de emprego é sempre um momento de tensão para o profissional. A expectativa de conseguir uma nova colocação e a ideia de estar sendo avaliado sob diversos pontos podem gerar insegurança e afetar o desempenho do candidato.



Por essas e outras é importante se preparar para esse momento. A psicóloga e diretora do centro de treinamento Gyraser, Regina Silva acredita que alguns cuidados ajudam a reduzir a tensão e ampliar as chances do profissional



- Prepare um currículo detalhado

Na hora da entrevista vale levar um documento com informações mais detalhadas da experiência do profissional, funções desempenhadas etc. “Com isso o recrutador pode obter mais dados e explorar melhor o tempo da entrevista”, diz Regina.



- Busque informações sobre a empresa antes da entrevista

Normalmente os recrutadores questionam os candidatos sobre o conhecimento a respeito da empresa na qual eles estão interessados em trabalhar, por isso é necessário tentar obter informações da companhia. Pesquise sites e busque conhecidos que já tenham trabalhado na empresa. Chegar alguns minutos antes também permite observar o ambientes e os profissionais.



- Prefira um visual básico

Para Regina, o ideal é apostar no tradicional, usando roupas com cores neutras e sem exagerar em acessórios e perfumes. Se o profissional não tem o hábito de usar trajes mais formais, o ideal é treinar para não parecer desajeitado na hora da entrevista. “Se a mulher não anda de salto alto, por exemplo, não deve tentar fazer isso no dia da entrevista. Nesse caso, vale a pena recorrer a um sapato mais baixo”, diz.






Alguns cuidados ajudam a reduzir a tensão e ampliar as chances do profissional

- Organize e escreva suas experiências

Uma boa dica para minimizar o nervosismo e conseguir ter um discurso linear na entrevista é escrever alguns fatos importantes da vida profissional. “Escrever ajuda a estruturar o raciocínio e enxergar melhor quais pontos devem ser destacados e como fazer isso”, afirma Regina.



De acordo com a consultora também vale pedir o apoio de amigos e familiares. “Algumas pessoas têm dificuldades em responder quais são seus pontos fortes e fracos. As pessoas mais próximas podem auxiliar e o candidato estrutura melhor a resposta”, diz.



Para ajudar nesse trabalho de preparação, a psicóloga selecionou 15 perguntas importantes, cujas respostas o profissional deve ter na ponta da língua:



• Faça um breve relato de sua experiência profissional

• Que tipos de críticas já recebeu e como se sentiu?

• Qual seu ponto forte? E o fraco?

• Que sabe sobre nossa empresa?

• Quais são suas perspectivas profissionais?

• Você é um líder? Dê um exemplo?

• Você está participando de outros processos seletivos?

• Você acha que títulos devem ser levados em consideração ou a experiência é que vale? Por quê?

• Prefere trabalhar sozinho ou em grupo? Por quê?

• É difícil para você lidar com pessoas de formação e interesses diferentes dos seus?

• A respeito da gestão de dinheiro, qual sua filosofia?

• Poderia falar brevemente sobre sua saúde?

• Fale-me sobre sua família?

• Como descreve sua filosofia geral de vida?

• Quais são seus planos para o futuro?



- Esteja pronto para o próximo contato

Quando está participando de um processo seletivo, o candidato deve ficar atento aos recados no celular e avisar pessoas da casa sobre a possibilidade de receber uma ligação da empresa. “Recados muitos extravagantes no celular podem atrapalhar caso os selecionadores sejam mais tradicionais”, afirma Regina.



Ela também lembra de uma vez que ligou para uma candidata e ao pedir para deixar recado a pessoa que a atendeu disse que poderia anotar, mas que dificilmente a candidata retornaria, já que era muito esquecida. “Esse tipo de comentário prejudica o profissional. Por isso ele deve alertar as pessoas da casa que está participando de uma seleção e deixar papel e caneta perto do telefone”, diz. “São pequenos cuidados que fazem a diferença”, explica Regina.





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FONTE: IG ECONOMIA - CARREIRAS

CURSO ON LINE: 82 idéias de como ganhar dinheiro usando seu computador: IDÉIA 33 => AULA DE INTERNET

AULA DE INTERNET




A Internet ainda permanece um mistério para muitos internautas que apesar de acessá-la a algum tempo, ainda não sabem como encontrar determinados materiais ou mesmo o usuário novato que não sabe como utilizar a internet pode precisar dos seus serviços.



COMO FAZER: Estude um roteiro de sites de pesquisa, o altavista não deve deixar de entrar no roteiro (http://www.altavista.com ) além de ser um dos melhores sites de busca de toda a Internet, ainda tem um recurso de tradução que torna mais fácil de acessar páginas estrangeira. A tradução não é perfeita mas da para entender, estude bem cada item como passar e-mails, entar em listas de discussão, procure na Internet materias e tutoriais que você possa estar oferecendo ao seu aluno. Você deve saber configurar a Internet, o dial-up e programas de e-mail.



CLIENTES: Faça anúncios em seções de informática de jornais, revistas, este é um campo vasto com grandes possibilidades de ganho.



PREÇOS: Você pode cobrar R$ 50,00 por curso de 3 horas.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

CUSTO DA ENERGIA E GÁS AFETA INDÚSTRIA BRASILEIRA

Em seis anos, o preço do gás nacional subiu 266% e o da energia elétrica avançou 51%, enquanto a inflação somou 40%


AE 01/11/2010 08:00


O avanço no preço da energia elétrica e do gás natural tem provocado uma queda gradual na competitividade da indústria brasileira. Ao lado do câmbio valorizado, os dois insumos se tornaram os principais vilões das empresas na hora de traçar suas estratégias. Algumas desistiram de ampliar suas fábricas, outras perderam mercado para os importados e há ainda aquelas que já estudam alternativas nos países vizinhos.


Em seis anos, o preço do gás nacional subiu 266%, segundo a Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace), e o da energia elétrica avançou 51%, enquanto a inflação somou 40%. No caso da eletricidade, o período avaliado não inclui o grande salto verificado entre 2002 e 2003, quando o governo iniciou o processo de realinhamento tarifário e elevou o preço médio para a indústria em 40%, numa única tacada. Se for considerado esse período, o aumento até agora soma 154%.


"O resultado desses números é a redução da competitividade do produto nacional, que tem perdido cada vez mais espaço para os importados", diz o presidente da Abrace, Paulo Pedrosa. Ele destaca que o preço do gás natural brasileiro custa quase o dobro do valor cobrado nos Estados Unidos, em torno de US$ 6,6 o milhão de BTU (Unidade Térmica Britânica).


Em 2007, com uma crise de abastecimento, a Petrobras renegociou os contratos com as distribuidoras e os preços subiram cerca de 30%, diz o presidente da consultoria Gas Energy, Marco Tavares. Embora o balanço entre oferta e demanda tenha se equilibrado, os preços continuaram elevados. A tarifa de energia não fica atrás. É a terceira maior do mundo, segundo dados da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.



FONTE: IG ECONOMIA - EMPRESAS

CURSO ON LINE: 82 idéias de como ganhar dinheiro usando seu computador: IDÉIA 32 => SERVIÇO DE PESQUISA NA INTERNET

SERVIÇO DE PESQUISA NA INTERNET




Se você passa noites navegando na Internet, pode unir o útil ao agradável oferecendo serviços de pesquisa a professores, pesquisadores, alunos de faculdade e empresários que precisam de informações mas não possuem acesso a Internet ou não dominam as ferramentas de pesquisa.



COMO FAZER: Primeiro você necessitará fazer pesquisas dos melhores sites de busca e saber juntar o material com criterio não esquecendo de fazer um relatório com os endereços dos sites pesquisados. Quando dominar estas técnicas e estiver seguro, faça a sua propaganda, dentro e fora da internet



HARDWARE: Micro Pentium 100 com acesso a Internet, impressora jato de tinta



SOFTWARE: Internet Explorer, Netscape etc.



CLIENTES: Alunos de Faculdades, alunos de tese de mestrado, doutorado, empresas, que desejam efetuar pesquisas.



PREÇOS: Você pode cobrar por hora de pesquisa ou por material impresso, não esqueça de contar em seus custos de acesso, conta telefônica, impressão do material, etc. O valor pode variar muito de local para local.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

DINHEIRO VELHO VIRA ADUBO

Banco Central desenvolve parceria para produzir composto orgânico no Pará; projeto pioneiro pode ser estendido para todo o País




Danielle Assalve, iG São Paulo 01/11/2010 05:37



Cédulas rasgadas, rabiscadas, grampeadas, amassadas ou sem a fita de segurança. Por ano, o Banco Central recolhe e destrói 1.700 toneladas dessas notas velhas, todas em mau estado de conservação, e depois deposita os resíduos em lixões espalhados pelo País. Mas isso começa a mudar. Agora, um projeto piloto desenvolvido pelo BC em parceria com a Universidade Federal Rural do Amazonas (UFRA) e o governo do Pará está transformando esses papéis velhos, que perderam valor, em adubo. O composto orgânico deve ser distribuído a comunidades carentes em Belém.


“O mundo inteiro tem esse resíduo de cédulas inutilizadas e não sabe o que fazer com ele”, diz José Flávio Silva Corrêa, presidente do Sindicato dos Funcionários do Banco Central (Sinal) em Belém e um dos responsáveis pelo projeto. “O trabalho tem o objetivo de incentivar a agricultura familiar.”



A receita para as notas velhas virarem adubo é simples. Notas trituradas são misturadas a materiais orgânicos, como restos de frutas e legumes, que 70 dias depois se transformam em adubo. Do total da mistura, 10% são notas velhas. Para os pesquisadores, o resultado é um adubo considerado “muito bom”, superior ao esterco bovino, mas inferior ao de galinha. A reciclagem do dinheiro está sendo feita na Ceasa de Belém.



O custo é de 100 quilos de cédulas picadas (ou aproximadamente 12 mil notas) usadas na produção do adubo orgânico poderia ser estimado em R$ 1.800 – considerando que o Banco Central gasta em média 15 centavos para fabricar uma nota nova de dinheiro, e sem levar em conta a deterioração do papel-moeda após ser inutilizado e triturado.



Até 2012, o objetivo do projeto é reciclar 11 toneladas de notas trituradas por mês na região Norte, suficientes para produzir aproximadamente 17 toneladas de adubo. Para isso, estão previstos investimentos de aproximadamente R$ 145 mil – o Banco Central financiará R$ 100 mil e o restante virá do governo estadual.



No Brasil, o número de notas em circulação caiu 4,6% em outubro na comparação com janeiro deste ano, para 4,16 bilhões de cédulas da primeira família de notas, lançadas em 1994, ano do Plano Real. São 200 milhões de cédulas a menos no ano, que custaram quase R$ 30 milhões para serem produzidas.



Se todas essas notas que saíram de circulação de janeiro a outubro fossem recicladas, seria possível produzir quase 2,5 mil toneladas de adubo. Para se ter uma ideia da proporção, no ano passado o Brasil produziu um total de 5,2 milhões de toneladas de insumos orgânicos, segundo dados da associação do setor, a Abisolo.



Além da destinação social, o projeto tem impacto ambiental. Em Belém, as notas retiradas de circulação costumam ser levadas ao aterro sanitário do Aurá. “Se o material é celulose, por que não usar as notas em um projeto de reciclagem?”, conta Carlos Augusto Costa, pesquisador da UFRA.





Certificação



O adubo resultante do processo de reciclagem de dinheiro deverá ser distribuído a comunidades carentes em Belém. A doação pode significar uma redução de até 30% dos custos dos produtores locais, segundo Carlos Augusto Costa, pesquisador da UFRA responsável pelo projeto.



No entanto, ele diz que por enquanto o adubo não está sendo distribuído aos produtores, mas está sendo usado apenas para testes e para nutrir hortas plantadas na própria Ceasa. “Somente depois da certificação pelas autoridades competentes é que o produto será distribuído a famílias da região”, afirma Costa. A expectativa é que o Ministério da Agricultura certifique o produto até no máximo 2012.





Pés de feijão adubados com dinheiro velho


Corrêa, do BC em Belém, explica que os testes realizados nos últimos quatro anos mostraram que o adubo feito com as notas – que contém metais pesados em sua composição – não oferece nenhum risco à saúde quando usado na proporção de 10% no total da mistura.



Depois de obter a certificação do adubo, os planos são de expandir o projeto para outras regiões do Brasil. “Temos condições de reciclar um volume muito maior de notas. Assim que estiver em fase final de implantação, vamos estender a ideia para as outras regionais do Banco Central espalhadas pelo País”, afirma Sérgio Belsito, presidente nacional do Sindicato dos trabalhadores do Banco Central (Sinal).



Os planos de expansão ainda não estão definidos, mas os responsáveis pelo projeto consideram opções como a implantação de usinas de compostagem e o treinamento de monitores para difundir a reciclagem entre os pequenos produtores, que poderão produzir o adubo que será utilizado em suas propriedades.



A iniciativa também está atraindo atenção internacional. Segundo Belsito, o Banco Central da Angola já demonstrou interesse pelo projeto. “Eles nos procuraram para saber mais sobre o projeto e estão muito interessados em adotar algo similar”, diz ele.



Corrêa, do BC em Belém, afirma que não se tem notícia de projeto semelhante. Segundo ele, a Irlanda adota um procedimento de compostagem para minimizar o impacto ambiental do descarte das cédulas de dinheiro. “Mas o projeto que estamos desenvolvendo aqui no Brasil é único no sentido de se preocupar tanto com a questão ambiental como o aspecto social”, comemora Flavio.



Para o Banco Central, “buscar alternativas ambientalmente corretas faz parte dos valores que orientam suas ações. Por isso o convênio de pesquisa de possível solução”. “Se for encontrada uma ou mais soluções, serão provavelmente adotadas”, afirma a instituição por meio de sua assessoria de imprensa.




Moedas

As moedas não sofrem com esse processo – em geral, elas são usadas, em média, por vinte anos. Quando são descartadas, as moedas são amassadas e descaracterizadas e enviadas para ferro-velhos. O volume total de moedas aumentou 7,5%, de 15,59 bilhões em janeiro para 16,76 bilhões em outubro.




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FONTE: IG ECONOMIA

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