quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

CURSO DE SABONETE ARTESANAL: AULA 4 = SABONETE DE LEITE E MEL

Sabonete de Leite e Mel



Material:

- 350 g de base glicerinada branca hipoalergênica

- 3 colheres de sobremesa de leite em pó desnatado

- 2 colheres de sobremesa de mel

- essência

- 1 pitada de nipagin e 1 pitada de nipazol



Modo de preparo:

Derreta a base glicerina e enquanto ela ainda estiver quente dissolva o nipagin e o nipazol, misture bem com o auxílio do bastão de vidro e reserve. Em seguida, dissolva o leite e o mel em 30 ml de água e misture bem. Despeje a mistura que você acabou de preparar na glicerina derretida e acrescente a essência que desejar. Misture, despeje nos moldes.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Planos de saúde poderão ser obrigados a incluir tratamento preventivo

Os planos de saúde poderão ser obrigados a incluir ações de prevenção e de tratamento de doenças que ponham em risco o crescimento e o desenvolvimento de crianças e de adolescentes. É o que pretende o Projeto de Lei 8048/10, que está sob a análise da Câmara.




POR MARINA DIAS


A proposta altera a lei dos planos e seguros privados de assistência à saúde, a fim de instituir a política de assistência à saúde da criança e do adolescente no sistema de saúde suplementar. Isso deverá ser feito pela Agência Nacional de Saúde Suplementar, que ouvirá a Sociedade Brasileira de Pediatria.



Essas instituições vão estabelecer protocolos que assegurem a realização de diagnósticos e de terapias necessários à detecção e ao tratamento das doenças que atinjam crianças e adolescentes.



“Geralmente os planos de saúde cuidam apenas daquele já doente, sendo que o tratamento preventivo seria muito mais barato”, explica Ana Paula Oriola de Raeffray, sócia do Raeffray Brugioni Advogados.



Ela exemplifica a necessidade da mudança na lei com o conhecido exame auditivo realizado em um recém-nascido. “Esse exame não é coberto pelo plano de saúde e os pais precisam pagar. Por isso, alguns deixam de realizar o teste e o problema na criança só é descoberto quando ela já apresenta sinais de surdez”, conta a advogada.



O projeto de lei estabelece ainda que os atendimentos médicos de crianças e adolescentes deverão ser feitos por pediatras com título reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina, salvo em caso de urgência ou emergência.



“O SUS e os planos de saúde investem pouco em prevenção. Esse é o maior erro da saúde no País”, opina Ana.



FONTE: IG LEIS E NEGÓCIOS

CURSO DE SABONETE ARTESANAL: AULA 3 = GLOSS

GLOSS


Faça seu gloss, super prático e barato, que custa apenas R$ 0,75 centavos. Siga as instruções abaixo:



Material:

- 1 ml de essência de chocolate

- 1 colher de café de mel

- 10 ml de manteiga de cacau

- 10 ml de cera de abelha

- 5 ml de manteiga de karitê

- 1 colher de café de cacau em pó

- 10 ml de óleo de amêndoas doces

- 2,5 ml de vitamina



Modo de preparo:

Derreta a cera, a manteiga de cacau e o óleo de amêndoas em fogo baixo.

Adicione o cacau em pó.

Mexa até dissolver por completo e desligue o fogo.

Espere esfriar um pouco, misture o mel, a vitamina E e a essência.

Coloque nas forminhas para gloss, tipo, aqueles potinhos quadradinhos.



Dicas:

Derreta os produtos em panela esmaltada.

Para variar os sabores, substitua o cacau em pó por essência com finalidade alimentícia

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Veja como pagar o IPVA 2011 de seu carro

Pagamento é obrigatório e taxa varia de acordo com o modelo e leis de cada estado




Thiago Vinholes 12/1/2011 11:45:00



Em boa parte do Brasil o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores de 2011 (IPVA) já começa a ser cobrado em janeiro. O valor a ser pago pelos contribuintes varia conforme as características do veículo e as regras de cada estado do país e no Distrito Federal, que realizam a cobrança de diferentes formas. O pagamento da taxa é obrigatório para todos os donos de veículos automotores fabricados a partir de 1992. Modelos anteriores a esse ano estão isentos.



Quem planeja quitar o imposto com antecedência tem direito a desconto na cobrança, que pode passar dos 30% dependendo da região para quem pagar o tributo a vista. O cálculo da alíquota é baseado nos valores médios venais de automóveis novos e usados publicados em outubro de 2010 pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Contribuintes residentes de SP também podem pagar o imposto com os créditos acumulados na Nota Fiscal Paulista, desde que tenham feito a solicitação no ano passado.



Com o reajuste de preços dos automóveis à venda no Brasil em relação a cobrança do ano passado, o valor do IPVA caiu em média 6% em todos os estados. O imposto mais alto é o de São Paulo, que impõe alíquota de 4% para carros com motor a gasolina e flex. Veículos movidos somente por etanol ou GNV, pagam 3% de seu valor venal no estado. As taxas mais baixas são cobradas no Acre, Distrito Federal, Espírito Santo e Santa Catarina, que exigem 2% de alíquota.



Amazonas e Mato Grosso também cobram 2%, mas a taxa varia de acordo com especificações do carro. Nas duas regiões a cobrança mais baixa vale somente para carros com motores até 1.000 cc. Acima disso, o imposto vai para 3%. A Bahia, por sua vez, faz a cobrança de acordo com o combustível do veículo: diesel paga 3% e os demais 2,5%. Já em Goiás a definição do IPVA varia de acordo com a potência do motor e o segmento: veículos com até 100 cv pagam 2,5% de seu preço. Além dessa cavalaria e para SUVs e picapes, o estado cobra 3,75%.



Para saber como pagar o IPVA clique no nome de seu estado abaixo para acessar o site da Secretária da Fazenda do estado no qual seu automóvel está registrado:



São Paulo (SP); Rio de Janeiro (RJ); Acre (AC); Alagoas (AL); Amapá (AP); Amazonas (AM); Bahia (BA); Ceará (CE); Distrito Federal (DF); Espírito Santo (ES); Goiás (GO); Maranhão (MA); Mato Grosso (MT); Mato Grosso do Sul (MS); Minas Gerais (MG); Santa Catarina (SC); Pará (PA); Paraná (PR); Paraíba (PB); Pernambuco (PE); Piauí (PI); Rio Grande do Norte (RN); Rio Grande do Sul (RS); Sergipe (SE); Rondônia (RO); Roraima (RR); Tocantins (TO)



FONTE: IG CARRO

CURSO DE SABONETE ARTESANAL: AULA 2 = SABONETE LÍQUIDO

Sabonete Liquido




Material:

- água (1 litro)

- glicerina líquida (50ml)

- essências (à sua escolha)

- vasilhames (escolhe um lugar para colocar o sabonete pronto)

- alguns sabonetes usados (250g)




Modo de preparo:

Separe os pedaços de sabonetes em barra que estão sobrando no banheiro.

Junto mais ou menos 250g destes sabonetes e ponha em uma panela metálica e coloque 1 litro de água a temperatura ambiente.



Leve ao fogo brando, vá mexendo até que os sabonetes se dissolvam por completo.

Após esse processo, tire do fogo e coloque 50 ml de glicerina liquida ( você pode comprar nas farmácias)

Vá mexendo os ingredientes até se ficar uma mistura homogênea, e acrescente umas gotas de essência de sua preferência, para ficar do seu gosto.

Espere esfriar e coloque o sabonete liquido em vidrinhos de sua preferência.



OBS. O fogo deve estar brando para que a mistura não ferva e derrame. A glicerina não deve ser misturada durante o preparo no fogo para que não haja nenhuma reação química inesperada. A panela deve ser metálica porque as panelas de esmalte ou vidro escurecem muito e o processo de lavagem dessas manchas demora muito

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

DICAS PARA USAR MELHOR O EXCEL NO TRABALHO.

Dominar o programa é requisito quase obrigatório para os profissionais dos setores financeiro, de engenharia e de estatística



Pedro Marques, iG São Paulo 11/01/2011 05:50


A tecnologia está presente em todas as áreas do mundo corporativo. Pode parecer ingênuo reafirmar a importância de dominar ferramentas básicas como o Word, de edição de texto, o Excel, de controle financeiro e organização de planilhas de trabalho, ou o PowerPoint, de apresentações. Mas esses programas continuam sendo decisivos na hora de conquistar um emprego – especialmente o Excel, considerado o mais difícil dos três.


Excel permite criar gráficos que depois podem ser usados no Word ou no PowerPoint

“Hoje em dia, as vagas oferecidas exigem que se domine o programa”, diz Paula Macedo, professora de informática básica e programação da Microcamp. “Conheci uma pessoa que foi chamada para trabalhar em uma grande empresa, mas perdeu o emprego porque não sabia usar o Excel. Aliás, um bom emprego”, conta.



Mas Paula garante que o programa não é um bicho de sete cabeças. “As pessoas podem achar difícil de usar, mas com prática ele se torna muito útil”, diz. Dominar a ferramenta também é menos complicado do que parece, na avaliação da professora. “Se a pessoa tiver facilidade com matemática, em 2 ou 3 meses consegue aprender. Claro, há partes mais avançadas, mas isso não faz tanta falta no dia a dia. Quem tem dificuldade só precisa treinar um pouco mais.”



De acordo com a professora, quem tem uma profissão relacionada à área de Exatas (engenharia, estatística, contabilidade, entre outros) ganha muito se aprender a usar o programa. “O Excel não se limita só à área financeira. O programa permite fazer cálculos mais complexos de engenharia, estatística e organizar as informações financeiras. Se o usuário conhece a teoria, conseguirá fazer tudo mais rapidamente pelo programa.” Já os profissionais da área de Humanas podem usar o aplicativo para gerar gráficos e tabelas, diz.



Dicas

De acordo com a professora, o primeiro passo para usar melhor o programa é saber o que pode se extrair dele. “O Excel é uma ferramenta para quem precisa lidar com uma grande quantidade de informações”, afirma. “Para digitar tabelas simples, por exemplo, o Word conta com um recurso mais eficiente.”



Além disso, os usuários não recorrem a ferramentas básicas e que podem deixar o dia no escritório menos complicado. “Muitas pessoas não usam as funções de busca e procura. Por isso perdem muito tempo procurando uma informação”, conta. “Outro recurso eficaz, porém pouco usado, é o autopreenchimento. Em vez de digitar o mesmo dado ou fórmula várias vezes, ela pode ativar esse recurso e economizar tempo.”



Um recurso que pode ser bem útil, segundo Paula, é criar uma planilha com diversos dados e depois criar outras a partir dessas mesmas informações. Por exemplo: uma planilha em que o preço dos produtos varia de acordo com a cotação do dólar, pode ter uma matriz com essa informação. Em vez de atualizar os preços diariamente, basta atualizar o valor da moeda americana para que todos os outros dados sejam atualizados automaticamente.



Criar gráficos em cima dos dados de uma planilha é outro ponto forte do Excel. “Você pode criar gráficos selecionando apenas alguns dados de uma tabela, como os gastos da empresa em um determinado mês”, explica. “Basta usar a tecla control para selecionar apenas os dados desejados.” Além disso, é possível exportar os gráficos em imagens, que podem ser usadas tanto em documentos do Word como em apresentações do PowerPoint.



A professora da Microcamp afirma ainda que, dominado o programa, é possível usá-lo até em tarefas domésticas. “É possível usar o Excel para fazer uma cotação de materiais escolares, por exemplo. Ou controlar o orçamento da casa. As planilhas ajudam a visualizar onde estão os maiores gastos.”



FONTE: IG ECONOMIA - CARREIRA

Receita libera consulta a lote da malha fina

Ao todo, 115.263 contribuintes devem receber R$ 193,3 milhões em restituições referentes a 2008, 2009 e 2010




iG São Paulo 10/01/2011 09:02



A Receita Federal liberou nesta segunda-feira a consulta ao primeiro lote residual multiexercício do Imposto de Renda da Pessoa Física, que contém as declarações referentes aos exercícios 2010, 2009 e 2008 que ficaram presas na malha fina. Para saber se a restituição de 2010 foi liberada, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal ou ligar para o Receitafone - 146. Para consultar a restituição dos anos anteriores a 2010, a Receita disponibilizou uma outra página na internet dentro do próprio site do órgão federal.



No total, 115.263 contribuintes terão direito a receber R$ 193,3 milhões em restituições. O crédito será depositado em 17 de janeiro.


Para as restituições do IR 2010, o valor será corrigido em 7,69%, equivalente à taxa Selic desde maio do ano passado. Ao todo, 79.343 contribuintes têm direito a receber R$ 130,7 milhões em restituições do IR 2010.



Para o IR 2009, o reajuste será de 16,15%, e valerá para 20.247 contribuintes, que têm R$ 38,8 milhões a receber. No IR 2008 estão enquadrados 15.673 contribuintes, que têm a receber o valor de R$ 23,8 milhões em restituições, corrigidos por uma taxa de 28,22%.



Se o valor não for creditado em conta, o contribuinte deve se dirigir a uma agência do Banco do Brasil ou entrar em contato pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (deficientes auditivos).


Veja também:


- Saiba como declarar compra e venda de imóveis
- Tabela de desconto do IR tem defasagem de 64%
- Para sair da malha fina, verifique pendências no site do fisco





FONTE: IG ECONOMIA - FINANÇAS

CURSO DE SABONETE ARTESANAL: AULA 1 = SABONETE COM ERVAS.

Sabonete com Ervas



Material:

-01 Kg de base glicerinada transparente ou branca

-30 ml de essência

-Corante

- Ervas desidratadas





Modo de preparo:

Em um recipiente de esmalte, derreter a base de glicerina transparente ou branca em banho Maria juntamente com o corante. Não há a necessidade de mexer a base enquanto estiver no banho Maria. Quando a base estiver totalmente diluída, retirar do banho Maria e, com o auxílio do bastão de vidro, mexer a base derretida, afastando a nata que irá se formar. Em seguida adicionar a essência. Colocar em formas de silicone para secar, com as ervas dentro, dando muita atenção para as observações abaixo:

As ervas utilizadas deverão ser desidratadas. Podemos ainda utilizar folhas e flores desidratadas no preparo deste sabonete, que poderá ser em formato tradicional ou em barras.



Devido ao fato das ervas, flores ou folhas desidratadas serem leves, devemos prosseguir da seguinte forma: forrar a forma com a base derretida cerca de 02 mm. Em seguida, colocamos as ervas para que se fixem na base. Aguardar cerca de 01 minuto e acrescentar o restante da base (pode ser feito também o inverso).



Para que o sabonete fique inteiramente “recheado” com ervas, procedemos da forma anterior, mas sempre fazendo camadas de colagem de ervas.

Dentro de um mesmo sabonete também podemos colocar várias ervas, flores e folhas diferentes, sempre colocando as mesmas em camadas pequenas. Podemos também combinar vários tipos de essências para cada erva.

Para que o sabonete fique ainda mais bonito, combinar também as cores nas camadas.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Mais de 130 mil vagas em concursos públicos neste ano

Levantamento aponta ocupações para todas as qualificações e regiões nas esferas federal, estadual e municipal




Danilo Fariello, iG Brasília 10/01/2011 06:00



Os trabalhadores brasileiros poderão disputar mais de 130 mil vagas em concursos públicos neste ano. Há uma lista imensa de ocupações a serem preenchidas nas esferas federal, estadual e municipal, disponíveis a pessoas com os mais variados níveis de formação.



Segundo a Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (Anpac), estão previstos ou já com edital publicado concursos para atrair 72 mil profissionais para empregos federais, 36,2 mil para o nível estadual e outros mais de 24 mil em esfera municipal. Veja aqui a lista dessas vagas abertas ou previstas para o ano.



A diretora-executiva da Anpac, Maria Thereza Sombra, destaca que, nos concursos, não há qualquer discriminação por sexo, gênero ou raça dos candidatos e que, respeitando-se a exigência mínima de formação, qualquer pessoa está apta a concorrer.



Além do benefício da estabilidade – os funcionários públicos só podem ser demitidos por justa causa – o salário dos empregos no governo teve avanço significativo no governo Lula, ganhando uma nova vantagem em relação à carreira privada.



Até 200 candidatos por vaga

Maria Thereza destaca, porém, que as oportunidades são bastante concorridas. Ela lembra que, recentemente, um concurso do BNDES teve mais de cem candidatos por vaga e outro da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) teve 200 candidatos por vaga. “Hoje entram apenas os mais capazes.”



Ela lembra, ainda, que pode ser difícil para os concorrentes tentarem todos os cursos que poderiam concorrer por conta da taxa de inscrição, que pode variar bastante. Para Douglas Renato Pinheiro, coordenador do custo de administração das Faculdades Rio Branco, é preciso escolher a área em que se quer atuar, para não perder tempo com concursos que não vão agradar o profissional.




De escriturário a presidente

Segundo Douglas, hoje o setor público também apresenta desafios e dinâmica que antes eram percebidos apenas no setor privado. “As instituições públicas estão fazendo muitos concursos internos, para que o profissional possa ter promoções.” Hoje vemos, por exemplo, os presidentes do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal são funcionários de carreira. “Aldemir Bendine, do BB, começou como escriturário”, lembra Douglas.



Nos últimos oito anos de governo Lula, o emprego público passou por uma tremenda valorização, com aumento de salários acima da inflação, criação de 213 mil vagas, de novas carreiras e até com a perspectiva de pagamento de gratificações de desempenho, algo impensável há alguns anos.




Salários triplicaram

Segundo apontamento do Ministério do Planejamento, algumas carreiras de nível intermediário tiveram evolução líquida de mais de 350% no salário inicial entre 2002 e 2010. Exemplos são a vaga de assistente de chancelaria do Itamaraty (372%, para R$ 3.513,46) e assistente em Ciência e Tecnologia com certificado (374%, para R$ 4.473,28).



A Ministra do Planejamento, Miriam Belchior, afirmou, em entrevista coletiva, porém, que neste primeiro ano da presidenta Dilma Rousseff não haverá grandes reajustes para o funcionalismo. Ela considera que a grande defasagem entre os salários públicos e privados já foi resolvida no governo Lula. “Agora, a gente entrou em outro patamar de negociações com os servidores. Vamos continuar valorizando, mas dentro dos nossos limites fiscais.”



O controle fiscal que o governo federal planeja para divulgar nos próximos dias pode fazer com que o ritmo de convocações dos vencedores dos concursos seja um pouco mais elástico do que o de costume, mas as vagas previstas não devem ser canceladas.




Fim dos terceirizados

A diretora da Anpac lembra que a frequência dos concursos aumentou por conta de uma conjunção de fatores. Um deles é o maior aparelhamento da máquina pública, pela criação de vagas. Outro é o prazo determinado pela Controladoria Geral da União, de que até 2013 as instituições públicas federais substituam os funcionários terceirizados por aqueles concursados.



Outro fator a estimular a abertura de vagas é o avanço da idade média dos funcionários públicos. No Banco Central, o novo presidente, Alexandre Tombini, destaca que essa é uma realidade que a instituição terá de enfrentar daqui para frente, mas que essa também é uma oportunidade de renovação para o BC. O Banco Central tem, em 2011, edital para 750 vagas de técnico e analista.



Leia também:


- Prazo de inscrição para concurso do BB em 5 Estados termina hoje



FONTE: IG ECONOMIA

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O QUE VOCÊ VAI APRENDER ? Programa, o que você irá aprender:


•Sabonete com Ervas

•Sabonete Liquido

•Gloss

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•Sabonete Esfoliante

•Sais de Banho

•Sabonete de Glicerina Infantil

•Sabonete Base Branca ou Transparente

•Sabonete Anti Estrias

•Sabonete Fisioterápico

•Sabonete de Aveia

•Sabonete de Tangerina

•Sabonete de Milho

•Sabonete de Coco

•Sabonete de Vinho

•Sabonete de Água de Coco

•Sabonete de Amêndoas



Nesse curso iremos dar dicas de como fazer seu próprio sabonete artesanal, e você tomará um banho diferente e muito gostoso, além de prático é bem barato. Confira!


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domingo, 9 de janeiro de 2011

China vai incentivar abertura de capital de estatais

Medida faz parte de plano de desenvolvimento econômico que se estenderá até 2015



Reuters 08/01/2011 10:51


A China vai incentivar mais empresas estatais a ter ações no mercado a partir de 2011. O objetivo é aumentar a percentagem de ativos do Estado negociados em bolsa, segundo comentários de um oficial sênior publicados neste sábado.


Wang Yong, chefe da Comissão de Supervisão e Administração de Ativos (CSAA), disse em uma reunião que a agência vai "fazer avançar a reestruturação das empresas estatais e melhorar a eficiência da alocação de ativos do Estado", segundo um comunicado divulgado em jornais financeiros oficiais.


"A China continuará a impulsionar algumas empresas estatais qualificadas em 2011", disse Wang, segundo o Jornal de Valores Mobiliários. Ele acrescentou que o órgão tentará diversificar a propriedade de empresas estatais durante o período de "plano quinquenal" para o desenvolvimento econômico, que vai de 2011-2015.



A promessa de mais ofertas públicas iniciais de empresas estatais poderia continuar a fazer da China um mercado de ofertas públicas iniciais (IPO, na sigla em inglês) superior nos próximos anos. A China foi a líder do mercado mundial de IPO em 2010, com empresas que movimentando mais de 400 bilhões de yuans (US$ 60 bilhões) em Xangai e Shenzhen.



O fluxo constante de novas ofertas também pode continuar a colocar pressão sobre o mercado de ações do país. O Índice Composto de Shanghai caiu 14% no ano passado, em parte por causa da correria do mercado por ações novas. O órgão chefiado por Wang controla atualmente 1.038 empresas que estão listadas nas bolsas da China e no exterior, acrescentou o jornal.



Pequim tem mudado a forma de administrar empresas estatais, com vistas a trazer maior benefício para os cofres públicos. O Ministério das Finanças disse no mês passado que iria aumentar os dividendos pagos pelas empresas estatais para até 15%, proporcionando mais recursos para os gastos do governo, desde a educação até despesas militares.




Leia também:


- PIB da China cresceu cerca de 10% em 2010

- China amplia influência em países asiáticos



FONTE: IG ECONOMIA - MERCADOS

APRENDA SOZINHO A FALAR EM PÚBLICO - SEXTA E ÚLTIMA QUESTÃO

SEXTA QUESTÃO




Eu me perco durante a exposição e tenho dificuldade principalmente para iniciar as apresentações. Como devo agir para planejar bem a seqüência do raciocínio ?




Se você não souber ordenar bem o pensamento, dificilmente irá se sentir seguro diante do público. Esse é o principal defeito que tenho observado nos executivos – não sabem organizar as idéias e estruturam mal o pensamento. Essa falha na comunicação dificulta não só a fluência da apresentação, como também a compreensão dos ouvintes.



O primeiro cuidado que você deve ter ao pensar em como planejar sua apresentação é identificar qual o assunto que irá expor e o objetivo da exposição. Na maioria das situações o objetivo da apresentação é propor uma solução para determinado problema. Ao constatar que a finalidade é essa, sua preocupação deve ser a de explicar antes para os ouvintes qual é o problema, pois conhecendo os detalhes do problema as pessoas irão compreender com maior finalidade a solução proposta. Se o assunto tiver outro objetivo, como tratar de algo novo, atual, você deverá antes fazer um histórico para que os ouvintes entendam melhor a situação presente.



Antes de explicar o problema e a solução, ou de fazer o retrospecto e falar da atualidade, você contará à platéia qual o assunto que pretende apresentar. Percebeu? Você conta qual é o assunto, esclarece qual o problema ou faz um histórico e depois dá a solução ou fala do presente. Ao apresentar a solução não se esqueça de usar os bons argumentos que possui como exemplos, pesquisas, estatísticas. Assim, irá fortalecer a mensagem. E se perceber que os ouvintes ainda estão resistentes com relação à sua proposta, faça a defesa dos seus argumentos refutando as objeções que encontrar.



O caminho está praticamente todo traçado para que a apresentação tenha sucesso. Só falta preparar a conclusão e a introdução.



A conclusão, embora seja muito importante para o sucesso de uma apresentação, é também bastante simples – bastará que você encerre pedindo que os ouvintes reflitam ou ajam de acordo com sua proposta.



A introdução é mais complexa e a sua qualidade está intimamente relacionada com o resultado da apresentação. Evite começar contando piadas, pedindo desculpas por problemas físicos ou pela falta de conhecimento sobre o assunto e procure não dar sua opinião logo no início quando pelo menos uma parte da platéia pensar de maneira diferente.



Você poderá iniciar elogiando com sinceridade os ouvintes, para conquistar a simpatia da platéia; contando uma pequena história interessante, que tenha ligação com o assunto; levantando uma reflexão que instigue as pessoas; mostrando os benefícios que o público terá ouvindo a mensagem; tocando em pontos com os quais todos possam concordar; e se os ouvintes não estiverem com vontade de permanecer no ambiente, por causa de compromissos assumidos, ou de circunstâncias, como barulho ou desconforto diga que não irá consumir muito tempo. Logo no início, as primeiras palavras deverão ser para cumprimentar os ouvintes, de acordo com a formalidade da circunstância.



Veja que essa é a ordem que você deverá usar para planejar a apresentação, entretanto, na hora de falar a disposição das partes será normal;



Fazer a introdução;

Contar qual é o assunto;

Detalhar o problema a ser solucionado ou fazer um histórico do tema atual;

Dar a solução ao problema ou falar do assunto presente. Lembre-se de usar os argumentos de que dispõe e defendê-los das resistências dos ouvintes;

Concluir pedindo que reflitam ou aceitem a proposta.

Exercícios – Para que você possa praticar os conceitos que foram sugeridos até aqui, eis alguns exercícios que poderá fazer sozinho.



Faça apresentações curtas, de um minuto e meio a dois minutos, em uma sala fechada. Fale de uma viagem interessante que realizou, de como conquistou seu emprego, de um desafio que tenha enfrentado e superado. Você poderá também fazer uma homenagem a um amigo ou a uma pessoa conhecida. Nessa caso fale da satisfação em representar as pessoas que o indicam para falar, descreva o local onde vive o homenageado, como o departamento onde atua, a empresa que dirige, o clube que preside; revele que o sucesso da empresa ou do clube se deve também ao homenageado; comente sobre as qualidades que ele possui como chefe de família, como profissional, como amigo; conte por que ele está sendo homenageado e deseje tudo de bom para o futuro dele.



Imagine que as pessoas estejam na sala assistindo à sua apresentação e certifique-se de que elas estariam ouvindo e entendendo bem sua mensagem.



Siga, as orientações dadas para a voz, para o vocabulário e para a expressão corporal. Observe também a seqüência sugerida para a ordenação da fala. Treine várias vezes a mesma apresentação até sentir que está falando com desenvoltura.



Não é muito fácil se dedicar a esse estudo e praticar com disposição e empenho os exercícios sugeridos, mas a recompensa para quem se submete a esse treinamento é sempre muito gratificante. Se por acaso algo não der certo durante a apresentação real diante da platéia, brinque como aquele jogador da Ferroviária que eu ajudava a treinar – faltou combinar com a platéia que ela deveria rir ou aplaudir.

sábado, 8 de janeiro de 2011

AUDI BRASIL REGISTRA CRESCIMENTO DE 61% EM 2010

Audi Brasil registra crescimento de 61% em 2010 e pretende dobrar as vendas em 2011
 

POR GUILHERME BARROS


Após registrar crescimento de 42% em 2009, a Audi fechou o ano de 2010 com 61% de aumento nas vendas no Brasil. Este resultado deve-se principalmente a bem-sucedida estratégia da marca, que teve inicio em 2009 e foi mantida no ano passado. A empresa ampliou de forma significativa o portfólio de produtos oferecidos aos consumidores, de 21 modelos – em 2009 – para 30 ao final de 2010, além do número de concessionários no país – que passou de 17, para 22.




Audi A1

Para 2011, os planos da companhia são ambiciosos. A Audi pretende dobrar o número de carros comercializados e ultrapassar as seis mil unidades entregues aos clientes. Para isso, contará com uma pequena ajuda. Trata-se do A1, o primeiro modelo importado da marca abaixo dos 100 mil reais. Além do preço atrativo, o novo carro de entrada da empresa chega com pacote tecnológico e motorização diferenciada para disputar espaço no mercado brasileiro. Com dimensão de um modelo hatchback, bastante apreciado pelo consumidor brasileiro, o novo A1 traz diversos itens tecnológicos presentes no A8, principal sedã da companhia no mundo.



FONTE: IG COLUNISTAS

IPCA sobe 5,91% no ano, maior inflação desde 2004

Inflação oficial recuou para 0,63% em dezembro, ante variação de 0,83% em novembro


Danielle Assalve, iG São Paulo | 07/01/2011 09:02 - Atualizada às 10:24 

 
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou o ano com alta acumulada de 5,91%, segundo dados divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em termos percentuais, essa é a maior variação anual desde 2004 (7,6%). Em dezembro, o índice recuou para 0,63%, ante variação de 0,83% em novembro.



Os preços dos alimentos, os maiores vilões da inflação, avançaram 10,39% em 2010. Segundo o IBGE, o grupo contribuiu com 40% do IPCA no ano. O aumento foi sentido em todas as regiões do País, com destaque para Curitiba, que viu os preços de itens alimentícios subirem 13,14% no ano passado. Já a menor variação foi observada em Porto Alegre (7,53%).

O feijão, que não pode faltar nas mesas dos brasileiros em todo País, registrou aumento de preços de 51,49% no ano passado, segundo o IBGE. Mas quando se observa o peso da despesa no orçamento das famílias, o problema mesmo foi o encarecimento das carnes. Para comprar um quilo do produto, o consumidor teve de pagar, em média, 29,64% a mais que em 2009. Com isso, o produto foi o que mais contribuiu para o aumento da inflação oficial no País. Também ficou mais caro comer fora de casa – alta de 10,62%, representando o segundo maior impacto para o IPCA.

Para o analista Thiago Curado, da Tendências Consultoria, “2010 foi um ano em que tivemos uma pressão muito forte de alimentos, com aumento dos preços internacionais das commodities e choque de oferta. Mas se observamos o núcleo do IPCA, vemos que o índice ficou muito pressionado como um todo, em especial por conta de fatores como desemprego em queda e elevação da renda e do poder de compra dos consumidores”.


Além de alimentos

A inflação em produtos não alimentícios foi de 4,61% no ano, ligeiramente menor que a registrada em 2009 (4,65%). O maior aumento de preços foi sentido na hora de pagar os empregados domésticos (11,82%), que representou a terceira maior pressão para o IPCA como um todo em 2010.

Ir ao cabeleireiro também ficou bem mais caro no ano passado (8,16%), pressionando a taxa do grupo das despesas pessoais, que avançou 7,37%. No mesmo patamar ficou a variação dos preços de vestuário (7,52%). Na sequência, aparecem os gastos com educação (6,22%), puxados pelo aumento de 6,64% das mensalidades escolares.

As despesas com habitação avançaram 5,0% no ano passado, com destaque para a alta de 7,42% nos aluguéis e de 7,11% no valor do condomínio. No grupo de cuidados pessoais, a inflação avançou 5,07%, liderada pelo aumento dos preços de planos de saúde (6,86%).

Na outra ponta, os itens que registraram menor avanço da inflação em 2010 foram artigos de residência (3,53%), transportes (2,41%) e comunicação (0,88%). Segundo o IBGE, foi observada deflação nos itens TV, som e informática (-12,25%), emplacamento e licença (-9,51%), seguro voluntário (-3,53%), automóvel usado (-2,01%) e automóvel novo (-1,03%).



Belém tem a maior inflação do país

Na análise por regiões, o destaque ficou com Belém, com variação de 6,86% acumulada em 2010. O resultado foi pressionado, principalmente, pelo aumento de 17,58% nas tarifas de energia elétrica e de 10,38% nos custos com alimentação.

Já em Recife, a queda de 9,16% na conta de luz e o recuo de 8,98% nos preços do botijão de gás contribuíram para que a cidade tivesse a menor inflação do País no ano passado, com variação de 4,63%.



Recuo em dezembro

No mês passado, o IPCA recuou para 0,63%, ante variação de 0,83% em novembro. Apesar disso, a variação foi maior que a registrada no mesmo de 2009 (0,37%). O resultado se deveu, principalmente, à desaceleração dos preços de alimentos e bebidas – de 2,22% em novembro para 1,32% em dezembro. Apesar do menor ritmo de crescimento, o grupo responde por 49% da variação do IPCA total no mês.

 

Leia também:



FONTE: IG ECONOMIA

APRENDA SOZINHO A FALAR EM PÚBLICO - QUINTA QUESTÃO

QUINTA QUESTÃO




Não tenho vocabulário, as palavras somem quando estou diante do público. Como fazer para ter um vocabulário de boa qualidade ?



É comum as pessoas dizerem que não têm vocabulário para expressar suas idéias. Entretanto, ao dar essa explicação provam o contrário, pois conseguem encontrar todas as palavras de que precisam para dizer que não têm vocabulário. Significa que quando a atitude diante da platéia é correta as palavras aparecerão facilmente.


Ocorre que quando as pessoas vão para a frente do público não usam as palavras do seu vocabulário normal, do dia-a-dia, pois querem falar com palavras diferentes, como se para falar em público devessem mudar a forma de se expressar. Fale diante dos ouvintes da mesma maneira como você se comunica quando conversa com os familiares e amigos. Esse comportamento ajudará a tornar o vocabulário mais fluente.



Um bom exercício para desenvolver o vocabulário é ler textos de revistas ou jornais com uma caneta na mão. À medida que surgirem palavras diferentes ou outras de que não tenha muita certeza do significado, anote o termo e depois consulte o dicionário. Para que a nova palavra passe a fazer parte do seu vocabulário utilize-a nas próximas conversas ou nas redações que fizer. Assim será mais fácil fixá-la.



Evite usar palavrões e gírias e lance mão do vocabulário técnico apenas diante daqueles que atuam na mesma atividade que a sua.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Whirlpool pesquisa hábitos de consumo e lança 200 itens em 2010

Com cerca de 700 pessoas na equipe de desenvolvimento de produtos, a empresa registrou 65 patentes em 2010



Marina Gazzoni, iG São Paulo 07/01/2011 05:04



As donas de casa de Joinville, em Santa Catarina, alertaram a Whirlpool de que inovações em seus fogões poderiam atendê-las melhor. Em uma cozinha-teste da empresa na cidade, a equipe de design de produto assistiu suas consumidoras preparando um frango assado e percebeu que poderiam facilitar o processo para elas. Enquanto cozinhavam, as donas de casa abriram o forno e colocaram a mão dentro dele para verificar se estava pré-aquecido e, depois, para molhar o alimento. Essa prática chamou a atenção da Whirlpool e motivou o lançamento de duas novidades nos fogões de suas marcas Brastemp e Consul em 2010. Agora, uma tinta no vidro do forno de um fogão da Consul muda de cor e informa a cozinheira quando ele está aquecido. E, um modelo a vapor da Brastemp evita o ressecamento dos alimentos, sem precisar que ele seja regado.



Essas mudanças são dois dos 200 itens inovadores que a empresa incluiu em seus produtos em 2010, mais de um a cada dois dias. Em 2009, foram 160 novidades. E muitas delas nascem a partir de testes com consumidores, nos quatro centros de tecnologia da Whirlpool no Brasil.



A criatividade é a aposta da Whirlpool para se manter competitiva no mercado de eletrodomésticos. Criada nos Estados Unidos, a empresa completará seu centésimo aniversário em novembro de 2011. A corrida pela inovação começou na empresa no ano 2000, com um incentivo formal da matriz da companhia. Em 2006, a orientação foi reforçada e cada diretoria passou a ter metas de inovação para cumprir.


Mario Fioretti,gerente-geral de design e inovação da Whirlpool na América Latina

“É muita responsabilidade para uma diretoria. Se a empresa não tiver cultura de inovação no sangue, as novidades não saem”, afirma o gerente-geral de design e inovação da Whirlpool na América Latina, Mario Fioretti, que coordena as ações da empresa nesta área.



A subsidiária brasileira incorporou a ideia e hoje é a única empresa privada do Brasil entre as mil maiores instituições do mundo no ranking de depósitos de patentes da Organização Mundial de Propriedade Intelectual. Em 2010, ela contabilizou 65 patentes, mais que o dobro das 31 registradas em 2009. A estimativa da companhia é que a venda de produtos considerados inovadores correspondeu a 25% de sua receita em 2010. A Whirlpool não divulga seu resultado financeiro.




Primeiro o problema, depois a solução

O caminho entre transformar uma ideia em um novo produto nas prateleiras das lojas de varejo é longo. Primeiro, a empresa procura desenvolver novidades que tragam um benefício ao consumidor. Depois, avalia se ela está dentro dos valores das marcas. E, por último, estuda a viabilidade econômica. Ao todo, 700 pessoas participam do processo de desenvolvimento de produtos da Whirlpool no Brasil. “Apenas 10% das ideias chega às lojas”, afirma Fioretti.



Para descobrir que benefícios podem agregar ao seu produto, a Whirlpool usa os testes com consumidores em seus laboratórios e pesquisas de opinião. Depois que os clientes citaram em um estudo encomendado pela Whirlpool a prática de descongelar a geladeira como um dos afazeres da casa mais desagradáveis, a empresa passou a perseguir formas de viabilizar aparelhos que não precisam ser descongelados para a classe C. O produto existia apenas em equipamentos de duas portas, que são mais caros. A Whirlpool foi a primeira do mundo a lançar geladeiras de uma porta que não formam uma capa. Hoje, o equipamento produzido nas fábricas brasileiras é exportado para os países da América do Sul.



Com o lançamento de inovações úteis, a empresa tenta evitar que a linha branca vire commodity e que a escolha dos clientes considere apenas o preço menor. “O consumidor é mais que um bolso. Ele quer um produto que satisfaça sua necessidade”, afirma Fioretti.



FONTE: IG ECONOMIA - EMPRESAS

APRENDA SOZINHO A FALAR EM PÚBLICO - QUARTA QUESTÃO

QUARTA QUESTÃO



Não gosto de ouvir minha voz gravada e não sei como usá-la com eficiência.



Dificilmente encontraremos uma pessoa que goste de ouvir a própria voz gravada. Isso ocorre porque quando falamos ouvimos a voz pela ressonância óssea dentro da nossa cabeça. Entretanto, a voz gravada é propagada por ondas no ar e, por isso, muito diferente daquela que ouvimos quando falamos. Acostume-se com sua própria voz gravada, pois com o tempo irá se familiarizando com ela e percebendo que se trata da mesma voz que está habituado a ouvir quando está falando.



Para que sua voz seja mais eficiente aprimore a dicção. Quanto mais clara for a pronúncia das palavras mais facilmente as pessoas irão compreender suas informações e mais credibilidade você terá pela demonstração de bom preparo e boa educação.



Exercício I – Para melhorar a dicção faça exercícios diários de leitura em voz alta com duração de dois a três minutos. Pegue um texto qualquer, pode ser artigo de jornal ou de revista, e faça a leitura colocando um obstáculo na boca, como o dedo dobrado, preso entre os dentes, como se estivesse com raiva – sem forçar ( a idéia da raiva foi só para mostrar como o dedo deveria ficar dentro da boca).



Outro aspecto da voz que precisa ser observado é o volume. A altura da voz deverá ser de acordo com o ambiente onde você se apresenta.



Exercício II – Ponha um gravador no fundo da sala e pronuncie algumas frases para verificar se o ouvinte que estaria na mesma distância em que se encontra o aparelho de gravação você saberá se deverá falar mais alto ou mais baixo. Se puder, fale em ambientes com dimensões distintas para fazer diferentes avaliações.



Já que você irá observar o volume da voz com a ajuda do gravador, aproveite para analisar também a velocidade da fala. Se perceber que está falando muito rápido ou muito devagar, faça exercício de leitura de poesia em voz alta para desenvolver uma boa velocidade e um ritmo mais agradável, isto é, alternar o volume da voz e a velocidade da fala.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Saiba como declarar compra e venda de imóveis

Contribuinte deve relacionar na Declaração a compra de um imóvel e o valor efetivamente pago; venda está sujeita ao IR



Nelson Rocco, iG São Paulo 06/01/2011 05:53



O contribuinte que comprou, vendeu ou é proprietário de um imóvel residencial deve ficar atendo às regras do Imposto de Renda na hora de fazer a Declaração de ajuste deste ano. Todas as operações de compra, venda e eventual imposto pago sobre o ganho na operação devem ser relacionados na prestação anual de contas ao Fisco



Se o imóvel foi comprado no ano passado, por exemplo, deve ser listado entre os bens na declaração. A forma de declarar, no entanto, varia conforme o procedimento de compra. Luiz Monteiro, auditor da Receita Federal em São Paulo, lembra que a declaração de bens tem três colunas. Na primeira deve ser relatada a descrição do imóvel, com endereço e forma de aquisição. Na segunda coluna, a posição (o valor) em 31 de dezembro do ano anterior, e na terceira, o valor pago até o final do ano passado.



O contribuinte que comprou um imóvel ao longo do ano passado deve colocar R$ 0,00 como valor referente ao ano anterior. Se o valor foi pago à vista, ele deve ser anotado na terceira coluna. Se o imóvel foi adquirido por meio de financiamento, o contribuinte deve somar todos os valores efetivamente pagos até 31 de dezembro de 2010. “Quem compra financiado deve, anualmente, ir adicionando os valores pagos em cada ano”, lembra Monteiro.


Salão do Imóvel em São Paulo: bem deve ser declarado à Receita Federal

De acordo com o auditor, integram o valor pago taxas pagas para o registro do imóvel. Luiz Benedito, diretor técnico do Sindifisco, o sindicato nacional dos auditores, ressalva que eventuais taxas cobradas pelos bancos não podem integrar o valor do bem, já que estão ligadas à obtenção do financiamento. Despesas com móveis e equipamentos para áreas comuns em condomínios novos ou usados, como esteiras ergométricas ou espreguiçadeiras, não podem ser incluídos no valor do bem. Se for construído um salão de festas, no entanto, a parte que cabe a cada unidade do condomínio deve passar a fazer parte do valor do imóvel.




Sem correção

Tanto Benedito como Monteira destacam que, como não há mais correção monetária do valor dos bens relacionados na declaração, a única forma de o contribuinte “valorizar” seu imóvel é incluindo no valor histórico despesas com reformas e benfeitorias. “Mas desde que ele tenha os comprovantes dos gastos com material e mão de obra”, destaca Moreira.



Luiz Benedito afirma que outras despesas que podem ser agregadas ao valor histórico do imóvel são aquelas relacionadas a obras e benfeitorias no condomínio. “Dessa forma, você vai agregando valor, para ter um valor histórico um pouco maior. Na venda, você paga IR sobre um ganho de capital menor.”



Essa valorização paulatina do imóvel é uma forma de o contribuinte pagar menos Imposto de Renda sobre ganhos de capital caso venha a vender o bem. Pela lei, se um imóvel tem valor histórico de R$ 100 mil, por exemplo, e ele é comercializado por R$ 200 mil, sobre os R$ 100 mil que representam a diferença deve ser pago o imposto com a alíquota de 15%.



A lei nº 11.196, de 2005, porém, concede alguns benefícios ao contribuinte. Ele tem um prazo de até 180 dias para usar o resultado da venda de um imóvel na compra de outro sem pagar IR sobre ganhos de capital. Se os valores forem iguais, não há ganho e, consequentemente, imposto a pagar. Caso seja usado, no mesmo exemplo, apenas R$ 150 mil na compra de outro imóvel residencial, ou seja, 75% do total, deve ser recolhido IR sobre ganhos de capital sobre a diferença, os R$ 50 mil restante. Se passarem os 180 dias sem que ele adquira outro imóvel, o contribuinte perde o benefício e deve pagar o IR corrigido desde a data da venda.





Único imóvel

A lei prevê também que, se o cidadão vender seu único imóvel, seja comercial, residencial, rural ou industrial, no valor de até R$ 440 mil, não deve pagar IR sobre ganhos de capital. Mas desde que não tenha vendido outro imóvel nos últimos cinco anos. Além disso, os ganhos na venda de imóveis adquiridos antes de 1969 estão isentos do IR.



Para os contribuintes que tiveram ganhos de capital, os auditores lembram que o recolhimento do IR deve ser feito por meio do Documento de Arrecadação da Receita Federal (Darf) até o último dia do mês seguinte à ocorrência. Ou seja, se o bem foi vendido no dia 15 de fevereiro, o recolhimento deve ser feito até o último dia de março. Para isso, deve ser utilizado um programa disponível no site da Receita Federal.


Veja também:


- Receita divulga regras para declaração de Imposto de Renda 2011
- Para sair da malha fina, verifique pendências no site do fisco
- Gay poderá declarar parceiro no Imposto de Renda




FONTE: IG ECONOMIA - FINANÇAS

APRENDA SOZINHO A FALAR EM PÚBLICO - TERCEIRA QUESTÃO

TERCEIRA QUESTÃO




Como devo me posicionar diante do público? Posso me movimentar? Já li alguns livros que dizem que a movimentação é importante, e outros que afirmam que é melhor ficar parado. Afinal, quem está com a razão ?



Por estranho que possa parecer os dois têm razão. Se você ficar imóvel diante do público, dificilmente conseguirá interagir com os ouvintes. Por outro lado, se você se movimentar demais, ou sem objetividade, passará a imagem de alguém inseguro, hesitante e sem convicção. Por isso, posicione-se naturalmente sobre as duas pernas, dando um equilíbrio ao corpo e procure se movimentar quando houver alguma finalidade, como aproximar-se de uma parte da platéia que começa a ficar desatenta, para que voltem a prestar a atenção; ou para dar ênfase a determinadas informações que julgar relevante. Se você se posicionar ora sobre a perna, ora sobre a outra, procurando uma forma de se sentir confortável, demonstrará aos ouvintes que não está à vontade e eles poderão interpretar por essa atitude tratar-se de um sinal da falta de conhecimento sobre o tema.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Empresas usam horários flexíveis para motivar funcionários

Benefícios como liberdade para entrar mais tarde ou trabalhar de casa são usados para incentivar e reter talentos



Pedro Marques, do iG São Paulo 05/01/2011 05:50



Na hora de ir para o trabalho, você enfrenta trânsito caótico, rodízio, ou metrô e ônibus lotados. Ao longo do dia, são várias as tarefas para resolver, como levar os filhos para a escola ou ir ao banco. Trabalhar numa grande cidade brasileira tem desses inconvenientes, que fazem o tempo evaporar. A boa notícia é que você não é o único a perceber esse problema.

Para Gabriela Herz, da IBM Brasil, horário flexível ajuda a reter e motivar profissionais talentosos

O número de empresas que leva em consideração o impacto da rotina na satisfação e produtividade dos funcionários está aumentando – e elas começam a oferecer alternativas de horários para que os funcionários consigam dar conta de um dia a dia cada vez mais agitado.



As vantagens são óbvias: sem as amarras do relógio, o colaborador passa a se dedicar para cumprir as tarefas às quais se comprometeu em vez de se esforçar para terminar a jornada de trabalho diária. Por isso mesmo, os profissionais liberais e aqueles que trabalham com tecnologia são os mais beneficiados pelos horários de trabalho diferenciados.



Uma das pioneiras a oferecer horários de trabalho flexíveis no Brasil é a multinacional de tecnologia IBM. No começo dos anos 2000, a empresa foi uma das primeiras a permitir que alguns funcionários (especialmente os vendedores e os consultores) trabalhassem fora da sede. Com o tempo, a companhia adotou outros programas, que vão desde o sistema de home office, no qual o empregado trabalha 80% de seu tempo em casa, até um sistema chamado “Flexiplace”, no qual o profissional pode trabalhar de casa duas vezes por semana. Para completar, a IBM oferece o suporte necessário para o funcionário ficar em casa, reembolsando os gatos com assinatura de banda larga e de linha telefônica, por exemplo.



“Isso ajuda muito no equilíbrio da vida do profissional, reduzindo o cansaço e o estresse com o trânsito”, afirma Gabriela Herz, líder de diversidade da IBM Brasil, que dá o exemplo e é adepta da modalidade “Flexiplace”. Claro, a intenção da IBM com esses programas não é apenas ser legal com seus empregados. “Há também um lado lógico de negócios”, explica Gabriela. “A indústria de tecnologia tem uma escassez de mão de obra e precisamos buscar os melhores profissionais do mercado. Essa flexibilidade é um benefício que motiva e mantém os funcionários conosco. A pessoa se sente bem onde trabalha.”



Graças também a isso, a companhia começou a reduzir gastos indiretamente, pois deixou de pagar pelo espaço e equipamento usados pelos empregados. “No começo não havia essa preocupação. Mas depois começamos a avaliar que é, sim, mais barato para a empresa – e melhor para o profissional.”




Empecilhos

O horário de trabalho flexível, no entanto, encontra duas grandes barreiras no Brasil: uma de ordem cultural e outra jurídica. Ainda existem empresários que se sentem melhor mantendo os funcionários por perto e controlando as atividades. “Para a cultura brasileira, a flexibilidade é algo novo”, opina Gabriela. No campo jurídico, o problema é mais espinhoso: como essa modalidade não é regulamentada por lei, as empresas podem ser autuadas em fiscalizações do trabalho.



FONTE: IG ECONOMIA - CARREIRA

APRENDA SOZINHO A FALAR EM PÚBLICO - SEGUNDA QUESTÃO

SEGUNDA QUESTÃO




Não sei o que fazer com as mãos. Quando estou na frente do público parece que elas ficam enormes e sobram dedos para todos os lados. Como deverei gesticular ?



Essa questão já possibilita uma resposta mais simples e fácil de ser posta em prática. Gesticular quando falamos em público não é muito diferente da gesticulação que usamos nas conversas mais informais com amigos, pessoas da família e colegas de trabalho. Se você fizer gestos diante dos ouvintes da mesmo maneira como já faz nas conversas do cotidiano, com certeza irá acertar. Alguns conselhos que você poderá pôr em prática imediatamente para melhorar a gesticulação:

Evite a falta de gestos, mas também, e principalmente, o excesso de gesticulação. Se você não gesticular, deixará de usar um aspecto importante da expressão corporal para transmitir a mensagem; entretanto, se você gesticular demais, poderá atrapalhar a concentração dos ouvintes e eles terão dificuldade para acompanhar seu raciocínio. Se tiver de optar entre a falta e o excesso de gesticulação, prefira a falta.

Faça gestos moderados, normalmente acima da linha da cintura e sem pressa de voltar com as mãos à posição de apoio. Esses cuidados farão com que a gesticulação diante da platéia seja muito parecida com a que você já está acostumado a usar e proporcionará um comportamento natural, espontâneo e expressivo. De forma objetiva e simplificada, a regra é procurar explicar com as mãos com moderação o que você está dizendo.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Como usar as redes sociais sem perder a produtividade

Sites como Orkut, Facebook e Twitter já fazem parte do dia a dia, mas é preciso cuidado para que eles não virem ladrões de tempo



Pedro Marques, iG São Paulo 04/01/2011 05:50



Ao mesmo tempo em que as redes sociais podem ser aliadas do profissional, seja pela troca de informações como pelo network, ela pode ser uma grande fonte de distração para o trabalho. Segundo um estudo da Workplace Options, empresa de serviços de suporte profissional, realizado com mais de 600 pessoas nos Estados Unidos, 23% dos entrevistados apontaram a tecnologia como a segunda maior causa de perda de produtividade, ficando atrás apenas das conversas de corredor (24%). Assim, fica a questão para o funcionário de hoje: como equilibrar o uso da tecnologia no trabalho sem comprometer a produtividade?



Tempo excessivo administrando a vida virtual pode deixar o dia improdutivo

Na opinião de Christian Barbosa, especialista em administração do tempo e produtividade, o importante é que as pessoas se organizem para tirar benefícios das redes sociais, como o LinkedIn, o Twitter, o Orkut e o Facebook. “As redes sociais entraram para ficar na vida das pessoas. Bem aproveitadas, elas impulsionam negócios, ajudam a contratar talentos, fazem com que o funcionário relaxe e se comunique melhor. Mal utilizadas, elas se tornam mais um ladrão de tempo na sua rotina”, avalia.



Por isso, Barbosa sugere algo simples para que as redes sociais não causem problemas: disciplina. Como falar é sempre mais fácil do que fazer, o especialista em gestão de tempo oferece dicas para que as redes sociais não comam todo o seu tempo. A primeira, diz Barbosa, é a relevância. “Escolha as redes mais relevantes e que tenham o maior número de pessoas conectadas a seus objetivos”, explica. Afinal, quanto mais páginas para ver, mais tempo você gasta. O raciocínio também vale para o Twitter, caso você use essa rede. “Siga poucas pessoas, mas com perfil relevante.”



Desabilitar os avisos de recados e mensagens é outra estratégia, segundo o especialista. “Se você receber um e-mail para cada scrap ou mensagem das redes sociais, vai perder um tempo que nem imagina”, adverte Barbosa. Por fim, o especialista aconselha que sejam estabelecidos horários para visitar as redes sociais, como antes e depois do expediente. “Nada de ficar com as redes sociais abertas o tempo inteiro, já que isso faz com que as pessoas percam o foco.”



FONTE: IG ECONOMIA - CARREIRAS

APRENDA SOZINHO A FALAR EM PÚBLICO - PRIMEIRA QUESTÃO

PRIMEIRA QUESTÃO




Quando falo em público fico muito nervoso, as batidas do meu coração aceleram, as mãos suam, as pernas tremem, a voz enrosca na garganta, os pensamentos somem, perco a concentração, não consigo ouvir o que estou falando e não tenho controle sobre a velocidade das palavras. Como faço para acabar com esse nervosismo ?



Essa resposta não é simples, pois o nervosismo não desaparece num passe de mágica. Para combatê-lo é necessário estudo, força de vontade e dedicação.


Em primeiro lugar é preciso saber que o nervosismo é uma conseqüência do medo. Quando ficamos com medo as glândulas supra-renais liberam adrenalina no organismo para fortalecer os músculos, aumentar a pressão sanguínea e nos preparar para fugir mais rapidamente da situação de perigo. Entretanto, quando falamos em público, ficamos com medo, ocorre a liberação da adrenalina com a finalidade de fortalecer o organismo e nos preparar para a fuga, mas não dá para fugir. O público está ali à nossa frente aguardando que façamos a apresentação. Assim, como não nos movimentamos como deveríamos nos movimentar se estivéssemos fugindo, a adrenalina não é metabolizada e permanece mais tempo do que deveria no organismo e provoca esse nervosismo todo. Portanto, para falar com mais tranqüilidade é preciso reduzir a quantidade de adrenalina despejada no organismo. São três os caminhos para que você possa falar com mais confiança, e que precisam ser tomados simultaneamente:


Conhecer o assunto com a maior profundidade possível e ordená-lo de forma lógica e concentrada;

Treinar bastante o uso da palavra em público para ter prática e adquirir experiência;

Aprender a identificar as qualidades de comunicação que você possui.

Como você pode notar, sua dedicação deverá ser bastante intensa, pois para ter segurança precisará estudar muito bem o assunto e planejar a seqüência da apresentação, sabendo passo a passo o caminho que irá seguir; aproveitar todas as oportunidades que aparecem para exercitar o uso da palavra diante do público; estabelecer um projeto para desenvolver o autoconhecimento positivo, aprendendo cada vez mais quais são as qualidades da sua comunicação. A partir desses três pontos você se sentirá mais seguro, descarregará menos adrenalina no organismo e o nervosismo diminuirá a um nível suportável, de forma a não prejudicar suas apresentações. Bem ao contrário, um pouco de adrenalina poderá se transformar em energia positiva e ajudá-lo a falar com mais disposição e entusiasmo.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Infraestrutura e serviços lideram oportunidades em 2011

Demanda por profissionais dos setores de engenharia, hotelaria, alimentação e turismo vai crescer este ano, dizem especialistas



Pedro Marques, do iG São Paulo 03/01/2011 05:50



A geração de emprego nunca esteve tão em alta no Brasil. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, foram criados mais de 2,5 milhões de postos de trabalho com carteira assinada em 2010 – resultado que supera o recorde histórico de 2008, quando foram registrados mais de 2,1 milhões de novos empregos.

Todos os setores devem ganhar caso o País mantenha o ritmo de crescimento em torno de 5% ao ano

Para o ano que começa, as previsões continuam otimistas - embora o País deva registrar um crescimento menor. “A economia vai crescer menos em 2011, algo em torno de 5%, mas isso não é necessariamente ruim. Nesse ritmo, estimamos a criação de cerca de 2 milhões de postos este ano”, afirma o economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Sérgio Mendonça.


Boa notícia, é certo. Mas para quem busca uma colocação (ou nova posição) no mercado de trabalho, fica a dúvida: quais são as profissões em alta? E mais: onde essas vagas serão criadas?


Na avaliação da coordenadora do MBA de Gestão de Pessoas da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV-RJ), Ana Ligia Finamor, vão ganhar os profissionais ligados aos setores de infraestrutura, como engenheiros, e de serviços, como hotelaria, turismo e alimentação.



“Hoje, vemos uma grande demanda para os trabalhos que envolvem a exploração do pré-sal (bacia petroleira localizada em Campos, no Estado do Rio de Janeiro) e obras de infraestrutura. Isso inclui a engenharia naval, engenharia de produção, engenharia de tecnologia. Está tudo interligado”, explica Ana Ligia.



A Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 também vão demandar profissionais desde já. “Tudo o que de alguma forma está relacionado a esse momento poderá tirar proveito. Há grandes oportunidades no turismo, hotelaria, gastronomia e eventos.”



Segundo Mendonça, do Dieese, os Estados que vêm se destacando na criação de empregos são São Paulo, por concentrar boa parte dos investimentos privados brasileiros, Rio e Pernambuco. “Investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), da indústria naval, de siderúrgicas, somados com as obras necessárias para a Copa e as Olimpíadas fazem do Rio uma das unidades da Federação onde o nível de investimento per capita está mais forte”, afirma o economista.



Em Pernambuco, Mendonça observa “uma mudança grande (na criação de empregos), a partir da revitalização do Porto de Suape e a construção de refinarias, petroquímicas e estaleiros”. O economista aponta ainda oportunidades como o polo têxtil em Caruaru, a nova fábrica da Fiat (cuja pedra fundamental foi lançada em 28 de dezembro de 2010) e a expansão da fábrica de baterias Moura, que vai ampliar em 25% a capacidade da fábrica de Belo Jardim.



O turismo do Nordeste, o porto do Rio Grande (RS), onde está sendo construído um dos maiores estaleiros do Brasil, e o Porto de Santos (SP), “que precisa passar por um investimento muito pesado”, são outras áreas que vão gerar empregos, segundo o economista do Dieese.





Engenharia e serviços

Levando em conta esse cenário, os profissionais ligados ao setor de infraestrutura estão entre os que mais devem ser procurados em 2011 (e nos próximos anos). “A engenharia voltou a ser fortemente valorizada”, diz Mendonça. Prova disso é que, a construção civil foi o setor da economia que mais cresceu em 2010, com 14,4% de aumento no número de postos de trabalho. “A engenharia de produção e a engenharia naval são áreas que estão em franca expansão”, afirma Ana Ligia, da FGV-RJ.



O setor de serviços, responsável pela criação de quase 1 milhão de novos empregos em 2010, também continua forte. “Hotelaria, turismo e alimentação vão continuar crescendo, sem dúvida”, diz Mendonça, que ressalta a importância da Copa do Mundo e das Olimpíadas na geração de postos de trabalho para esse setor.



Na avaliação de Ana Ligia, porém, hotelaria, turismo e alimentação devem manter a demanda por profissionais mesmo após os eventos esportivos. “O País está evoluindo em poder aquisitivo e no sentido cultural. Com isso, as pessoas estão buscando mais conhecimento sobre comida, no que se refere a hábitos mais requintados.”



Apesar de a procura por profissionais estar mais forte em alguns setores do que em outros, há uma visão de que todas as áreas vão ganhar caso o País mantenha o ritmo de crescimento em torno de 5%, como previsto por alguns economistas. “Nesse cenário, a demanda por vários segmentos vai ser ampla”, acredita Mendonça.



FONTE: IG ECONOMIA - CARREIRAS

NOVO CURSO GRÁTIS: APRENDA SOZINHO A FALAR EM PÚBLICO - INTRODUÇÃO

Até no futebol, que é um esporte coletivo, uma pessoa eventualmente treina e se aperfeiçoa sozinha, também o estudo da oratória, na falta de uma escola ou de professores, pode ser realizado só com a orientação de um livro ou de um texto de revista. Este é o meu objetivo, dar a você condições de treinar e aperfeiçoar sozinho suas habilidades oratórias.

Eu poderia escolher diversas formas para orientá-lo na preparação e aperfeiçoamento da arte de falar em público, desde um dos métodos utilizados, que ensina executivos e profissionais liberais a se apresentarem de maneira eficiente em reuniões, palestras e exposições de projetos e produtos; até dicas e sugestões básicas de como se apresentar diante da platéia. Escolhi, um recurso que poderá atender às expectativas da maioria dos leitores, um roteiro com respostas às perguntas mais comuns formuladas. Vou apresentar as mais comuns organizando-as por ordem de relevância.

COMEÇE A ACOMPANHAR MAIS ESTE CURSO A PARTIR DE AMANHÃ, NESTE BLOG !!!

domingo, 2 de janeiro de 2011

O melhor do estágio e trainee em 2010

Veja as empresas que se destacaram no ano seja pelo salário, efetivação, benefícios, carreiras rápidas ou internacionais




iG São Paulo 30/12/2010 12:00



O iG Estágio e Trainee divulgou mais de 600 programas de trabalho voltados para universitários e recém formados desde setembro, quando foi inaugurado. Algumas dessas oportunidades se destacam entre as mais concorridas do Brasil, superando até os 3 mil candidatos por vaga. O atrativo de muitas dessas empresas é oferecer a remuneração mais alta, ou a maior chance de ser efetivado, benefícios para uma melhor qualidade de vida, possibilidade de subir rápido na carreira ou de trabalhar fora do Brasil. Entre os programas divulgados e que forneceram mais detalhes dessas oportunidades, o portal mostra uma lista com aqueles que mais se destacaram em cada um desses quesitos. O objetivo é mostrar o caminho daquelas que podem ser as melhores opções para quem já está se preparando aos recrutamentos de 2011.


Executivos da cervejaria Ambev recepcionam os trainees de 2011 na empresa

Concorrência - Anualmente, ingressam no ensino superior 1,5 milhão de alunos e se formam cerca de 800 mil, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação. Isso significa que mais de 50% abandonam o curso antes de pegar o diploma. De acordo com a Associação Brasileira de Estágio (Abres), apenas 12,8% dos universitários conseguem uma vaga para estagiar durante o curso. A concorrência é grande e maior ainda nos programas voltados a quem acaba de se formar. Este ano, entre as empresas dos sonhos dos jovens, a cervejaria Ambev, que tem o recrutamento de trainee mais disputado do país, bateu o recorde de inscritos. Foram mais de 72 mil para 22 vagas, ou seja, 3,2 mil candidatos por vaga. Em seguida, entre os cadastrados no portal, vêm a Souza Cruz com 2 mil por vaga, o Grupo Abril, com 1,9 mil, Unilever, com 1,4 mil e Citibank com pouco mais de mil disputando cada vaga.



Remuneração é um grande diferencial – O trainee já é um funcionário da empresa, com a diferença apenas que será treinado para assumir postos gerenciais assim que concluir o programa, em geral de dois anos. Os salários oferecidos podem chegar a 12,5 mil reais por mês, como o oferecido pela Amil ao trainee médico. Entre os cadastrados no portal, dez divulgaram salários acima de 4,5 mil reais. Os destaques são a Coca-Cola, com 5 mil reais e novamente a Souza Cruz, que ao final do programa paga 6 mil reais ao recém formado. Nesse grupo de bons salários vêm ainda a Pilkington, Syngenta, Votorantim, Vale S.A. e Unilever.



Salários dos estagiários – Entre os programas de estágio com melhor bolsa-auxílio das empresas cadastradas no portal, o destaque é a Shell, que além de prorrogar o prazo de inscrições anunciou um reajuste da remuneração dos estudantes para 1,8 mil reais. Outras seis empresas anunciaram salários superiores a 1,5 mil reais: Banco Société Générale, Cyrela, Ericsson, Unilever e os escritórios de advocacia Castro, Barros, Sobral, Gomes Advogados e Mundie e Advogados.



Garantia de efetivação – Muitos candidatos procuram estagiar em uma empresa que garante efetivar 100% dos participantes do programa. Isso é mais comum entre trainees, para o qual o selecionado já passa a ser um funcionário efetivo da companhia. Para quem oferece oportunidades de estágio, ou seja, que não tem vínculo de emrpego durante o programa, essa garantia é um grande diferencial. Entre as cadastradas no banco de dados do portal e que divulgaram esse dado, Editora Globo, Método Engenharia, Nívea, Ultragaz e Visa Vale oferecem a garantia de efetivar todos seus estagiários após o término do programa.




Trainee da KPMG pode fazer carreira em unidades da empresa no exterior

Empresas oferecem carreira no exterior – Alguns programas de trainee antecipam a possibilidade de os funcionários da empresa virem a trabalhar fora do Brasil e realizam parte do treinamento de recém formados no exterior. É o caso, por exemplo, da mineradora Vale, que oferece etapa internacional em um terço do programa e exige dos candidatos a disponibilidade de viagens pelo Brasil e ao exterior. A petrolífera espanhola Repsol oferece aos trainee um curso de especialização na área de petróleo realizado em Madri, na Espanha. Veja aqui outras empresas que levam seus trainees para fora do Brasil, entre elas, estão Ambev, Bosch, a consultoria KPMG, a mineradora Magnesita e o Grupo Pão de Açúcar.



Melhor qualidade de vida no trabalho – Pesquisas apontam uma tendência de o jovem valorizar um ambiente de trabalho mais agradável, muitas vezes mais do que a remuneração. Atentas a isso, empresas passam a oferecer ou a estender a estagiários benefícios como academia de ginástica (Coca-Cola), horário flexível de trabalho (Promon Engenharia), massagem (HSBC) e até salão de beleza, como na indústria farmacêutica Lilly, que dá ainda ponte em todos os feriados e oferece clube de campo extensivo a familiares. A Avon garante acompanhamento de nutricionista e ginecologistas, além de desconto na compra de cosméticos. Veja a reportagem sobre as empresas que tratam melhor seus estagiários.



Crescimento rápido da carreira – As empresas buscam nos candidatos universitários ou recém formados um perfil de profissional que chegará a um cargo executivo. Da mesma forma, os candidatos aos programas de treinamento devem estar atentos às companhias que possibilitam que essas promoções aconteçam de forma mais rápida. É cada vez mais comum ver ex-estagiários e ex-trainees chegarem à presidência das empresas. Em muitas delas, isso ocorre quando o profissional tem menos de 40 anos. É o caso, por exemplo da companhia de logística ALL. Essa ascensão rápida da carreira pode ser verificada também na Ambev, Chemtech, Frigorífico Minerva e na Magazine Luiza, onde se chega à gerência em quatro anos.





FONTE: IG - ESTÁGIO E TRAINEE

sábado, 1 de janeiro de 2011

Consultorias iniciam seleção de trainees

Maiores empresas do setor contrataram 4 mil estudantes e recém formados em 2010. Duas delas já recrutam para 900 vagas em 2011


iG São Paulo | 23/12/2010 15:28   
 
Quem procura agilidade e dinamismo na carreira tem que ficar atento aos processos de recrutamento de trainee das maiores consultorias de empresas instaladas no Brasil, que já começam a procurar estudantes e recém formados para 2011. Seis das maiores empresas desse setor do país fecham o ano de 2010 tendo contratado quase 4 mil trainees. A busca por mais profissionais já começou, como nas multinacionais Deloitte, com 500 vagas, e a Accenture, com 334, que estão com inscrições abertas para recrutamentos que irão realizar em 2011. O treinamento costuma ser rápido e é aberto tanto para recém formados como para quem ainda é universitário. Há programas que duram apenas um mês. O restante do treinamento é completado no dia a dia em contato direto com clientes e projetos reais. Outra vantagem do setor é que a maioria dos programas aceita universitários de todas as carreiras.Veja ainda as razões para você estagiar em um banco e as dicas para quem quer fazer carreira no agronegócio.


A contratação de um grande número de trainees por ano nas emrpesas de consultoria, de acordo com os encarregados pelos departamentos de recursos humanos desse setor, se deve à alta rotatividade dos funcionários, inclusive dos recém formados. Segundo Ellen Macedo, gerente de recrutamento da Deloitte, “ao longo do programa muitos trainees saem para trabalhar em outros lugares, até mesmo nos próprios clientes”.
Foto: Divulgação
Ellen Macedo, gerente de recrutamento da Deloitte: rotatividade justifica alto número de contratados


Rotatividade –

Sócios – Apesar da rotatividade do setor, os recrutadores garantem que o objetivo é contratar trainees dispostos a fazer carreira na empresa. É o caso da PriceWaterHouseCooper (PwC Brasil), segunda maior consultoria do país, na qual 95% dos sócios são ex-trainees, afirma Márcia Cavadas, gerente de recursos humanos da empresa que possui 4 mil profissionais distribuídos em 16 escritórios no Brasil.

Concorrência – A diretora de gestão de pessoas da BDO Trevisan, a quinta maior empresa da área no mundo, Valquiria Rafael da Silva, diz que nessa área um trainee pode virar sócio em 13 anos. Segundo ela, essa possibilidade de ascensão profissional é um grande atrativo para iniciar uma carreira no setor.Ela diz que por conta disso e apesar do grande número de vagas oferecido, a concorrência é muito acirrada. Na PwC, o último processo, em julho, teve 50 candidatos por vaga, na Deloitte chegou a 64 candidatos por vaga, e na Ernst & Young, foram 49 por vaga.
Saiba mais sobre o programa de trainee das cinco principais empresas de consultoria:

Accenture
Vagas: Contratou 1.693 trainees em 2010 e está com 334 vagas abertas para 2011.
Sobre a empresa: É uma empresa global especializada em consultoria de gestão e serviços de tecnologia presente em 48 países.
Áreas: Os candidatos devem estar cursando o penúltimo ou último ano de administração, economia, engenharia (todas) e tecnologia da informação.
Inscrições: Pelo site da empresa.

BDO Trevisan
Vagas: Contratou 200 trainees em 2010.
Sobre a empresa: É a quinta maior empresa de auditoria e consultoria tributária do mundo, com mais de 27 anos de experiência no mercado brasileiro.
Sobre o programa: No primeiro mês o trainee fica em treinamento integral (em torno de 130 horas) e, a partir do segundo mês, continua o programa em contato com os clientes.
Inscrições: Pelo site da empresa.

Deloitte
Vagas: Contratou 500 trainees em 2010 e está com inscrições para o mesmo número em 2011.
Sobre a empresa: Empresa suíça com 169 mil empregados, presente no Brasil desde 1911, com 4 mil funcionários e escritórios em São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Joinville, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Recife e Salvador.
Sobre o programa: O Programa Novos Talentos começa com testes online. Candidatos que passam essa fase são convidados para participar de palestras sobre as diferentes áreas de atuação de consultores e auditores. O processo conta também com dinâmicas de grupo e entrevista. Os pré-requisitos são inglês intermediário e conhecimentos de informática, nível usuário. O candidato deve estar cursando faculdade a partir do segundo ano ou ser recém-formado, em qualquer área.
Inscrições: Pelo site da empresa.

Ernst & Young Terco
Vagas: Contrata durante todo o ano, conforme a demanda. Em 2010, foram 616 novos trainees.
Sobre a empresa: A Ernst & Young é líder global em serviços de auditoria, impostos, transações e assessoria e, no Brasil, é a terceira maior consultoria em relação à receita.
Sobre o programa: Os trainees atuam nas áreas de auditoria externa, assessoria, transações corporativas e tributos.
Áreas: Formados em 2009 ou 2010 ou estudante do penúltimo ou último ano dos cursos de administração, contabilidade, direito, economia, engenharia civil, mecânica, de produção e ambiental, estatística, matemática, relações internacionais e tecnologia da informação.
Inscrições: Pelo site da empresa.

KPMG
Vagas: Deve abrir inscrições em março. Em 2010, recrutou 466 trainees.
Sobre a empresa: Empresa global de consultoria empresarial, auditoria e assessoria tributária presente em 146 países, com 140 mil profissionais. No Brasil, são 2,4 mil funcionários atuando em 17 escritórios situados em São Paulo (sede), Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Joinville, Manaus, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador e São Carlos.
Sobre o programa: São quatro semanas de treinamento antes do trainee iniciar o trabalho junto aos clientes.
Áreas: Administração, contabilidade, economia, engenharia, direito e tecnologia da informação.
Inscrições: Pelo site da empresa.

PriceWaterHouseCoopers
Vagas: Costuma fazer um recrutamento no primeiro semestre e outro no final do ano. Em 2010, foram 510 vagas preenchidas.
Sobre a empresa: Presente no país desde 1915, a PwC Brasil possui cerca de 4 mil profissionais distribuídos em 16 escritórios em todas as regiões brasileiras. No mundo, está presente em 151 países com mais de 163 mil funcionários.
Sobre o programa: Os trainees recebem, na primeira etapa do programa, 350 horas de treinamento em sala de aula. A etapa seguinte se chama “on the job” e consiste em ir “a campo” visitar clientes, sempre acompanhado de um coach, profissional mais experiente.
Áreas: Os trainees devem estar cursando ou ter concluído administração, contabilidade, direito, economia, engenharia, estatística, gestão ambiental ou matemática. O candidato deve ter se graduado há no máximo dois anos ou estar pelo menos no segundo ano de faculdade.
Inscrições: Pelo site da empresa.


FONTE: IG ESTÁGIOS