sábado, 11 de junho de 2011

CURSO DE COMO ELABORAR UM CURRICULUM CORRETAMENTE – AULA 2

Introdução ao curso de como elaborar um bom curriculum:

O currículo é o registro da sua história profissional, leitor. É a sua propaganda, e como tal não pode ser apenas um pedaço de papel frio.


É um documento que deve ser elaborado para destacar suas habilidades e realizações, de tal forma que soe como um tambor ou um clarim, anunciando quem você é, de maneira elegante e agradável.

O currículo deve se constituir numa mensagem breve. Não é à toa que quase em muitos países se utiliza a palavra francesa résumé (que significa resumo) para designar currículo.

Normalmente o currículo chega ao seu potencial empregador antes de você, portanto, quanto melhor a impressão que causar a seu respeito, mais oportunidades poderá propiciar.

Cuide bem do seu currículo que ele ajudará você a alcançar entrevistas, a primeira metade do caminho para conseguir um novo emprego.

O currículo bem elaborado atrai, o currículo mal elaborado afasta.

Antigamente, destacar-se pelo currículo era usar papel rosa, arrumar o texto em blocos agrupados e densos, com informações que começavam com o seu curso de primeiro grau, incluíam seus hobbies prediletos, estado da saúde e situação matrimonial. Esqueça este tipo de currículo!

Hoje, mudou o mercado de trabalho, e mudaram os currículos. Seja você candidato a uma vaga de presidente, vendedor ou escriturário, o que o seu currículo deve fazer é evidenciar suas habilidades, conquistas e experiência, e é nisso que você vai se distingüir de uma multidão de outros candidatos. Este é o currículo moderno e eficaz!


UM BOM CURRÍCULO…
…apresenta um resumo breve, objetivo e conciso, mas ao mesmo tempo claro, abrangente e verdadeiro sobre a sua experiência passada.
…deve ser cuidadosamente atualizado, muito bem e corretamente escrito, e adequadamente formatado.
…faz você se destacar em uma pilha de outros currículos
…chama a atenção de quem o lê e faz aumentar as suas chances de conseguir a entrevista de emprego.

Portal traz 600 vagas de estágio e trainee em junho

São 12 programas para universitários e recém-formados com inscrições abertas durante este mês. Veja como participar

iG São Paulo | 11/06/2011 05:02

Destaque - Entre as empresas que estão com inscrições abertas, os destaque são a recente oferta de estágio da Nestlé, que seleciona estudantes para 40 vagas. As inscrições para a maior empresa de alimentação do mundo podem ser feitas até o dia 29 de junho. Para os interessados em programa de trainee na área do pré-sal, a Shell abre 12 vagas com salário de R$ 4,5 mil para oito horas diárias. Os interessados devem ter concluido a graduação entre dezembro de 2009 e dezembro de 2011 e se inscrever até o dia 27.

Confira abaixo a lista de programas e datas de encerramento de inscrição:


Estágio

Cargill: Até 27 de junho, 11 vagas.
Coca-Cola: Até 20/06, 25 vagas.
Gol: Até 24/06, 20 vagas.
Nestlé: Até 29/06, 40 vagas.
Ogilvy: Até 20 de junho, 25 vagas.
Radix: Até 30 de junho.
Suzano: Até 25 de junho.



Trainee

Ernst & Young: Até 30 de junho, 500 vagas.
Guarani: Até19 de junho.
Shell: Até 27 de junho, 12 vagas.
Usiminas: Até 30 de junho.
Whirpool: Até 20 de junho.

FONTE: IG ESTÁGIO E TRAINEE

sexta-feira, 10 de junho de 2011

CURSO DE COMO ELABORAR UM CURRICULUM CORRETAMENTE – AULA 1

Programa, o que você irá aprender:


•FUNÇÕES DO CURRÍCULO

•SEQÜÊNCIA DE APRESENTAÇÃO

•PRIMEIRA PÁGINA

•SEGUNDA PÁGINA

•O QUE NÃO COLOCAR EM SEU CURRÍCULO

•FORMATO E APARÊNCIA DO CURRÍCULO

•UM MODELO ADEQUADO DE CURRÍCULO PARA CADA SITUAÇÃO

Entra em vigor lei que cria cadastro de bons pagadores

Regra passa com três vetos e se aproxima de entidades de defesa do consumidor. Empresas esperam queda de juros e inadimplência




Aline Cury Zampieri, iG São Paulo 10/06/2011 13:58



A presidenta da República, Dilma Rousseff, sancionou a lei que cria o cadastro positivo de crédito. A sanção está no Diário Oficial desta sexta-feira e tem três vetos, que aproximam a regra de pedidos feitos por entidades de defesa do consumidor. O projeto, que já havia sido aprovado pelo Congresso Nacional, prevê o surgimento de centrais com informações de crédito de pessoas e empresas. Segundo a indústria do setor, a lei deve diminuir a inadimplência no Brasil, ao permitir que clientes com histórico positivo de pagamentos consigam melhores condições de financiamento.



Veja também:

Bancos ficam mais rentáveis com cadastro positivo, diz Barclays

Febraban: Cadastro Positivo reduzirá juro no longo prazo




Um dos pontos vetados por Dilma permitia que todos pudessem ter acesso a informações de bancos de dados específicos. Segundo a presidenta, o artigo em questão contrariava outro ponto da lei, que garantia o compartilhamento de informações somente quando autorizado expressamente pelo cadastrado.



O segundo trecho vetado previa manutenção do nome do cadastrado em lista, mesmo que ele já tivesse pedido o cancelamento, quando ainda houvesse alguma obrigação creditícia em curso. “O dispositivo impede que o cadastrado possa, a qualquer tempo, cancelar seu cadastro e eliminar as informações a ele referentes, violando a privacidade dos cidadãos e o caráter voluntário do cadastro positivo, justificou a presidente em seu veto”, diz a presidenta no veto.



O terceiro ponto suprimido era o que permitia o acesso do cidadão a seus dados apenas uma vez a cada quatro meses. “O livre acesso de todo cidadão às suas próprias informações é pressuposto necessário a procedimento que vise tutelar o exercício de direitos, devendo ser assegurada sua gratuidade a qualquer tempo”, afirma Dilma, ao vetar.



Pelo texto aprovado, a inclusão de informações no banco de dados dependerá da autorização prévia do potencial cadastrado, que terá direito a acessar gratuitamente suas informações, inclusive seu histórico. As empresas gestoras dos cadastros serão obrigadas a indicar com quem e quais informações dos cadastrados foram compartilhadas nos seis meses anteriores à solicitação.



As informações do histórico de crédito não poderão constar de bancos de dados por mais de 15 anos. O texto estabelece ainda que o cadastro não poderá ter informações consideradas excessivas, ou seja, que não estiverem vinculadas à análise de risco de crédito.



Atendendo ao Procon e à Proteste



Os dois últimos pontos foram alvo de críticas do Procon de São Paulo. A entidade chegou a enviar ao Senado, em 17 de maio, uma carta pedindo a mudança desses e outros pontos. Após a aprovação com vetos, a Proteste divulgou nota dizendo que o novo cadastro “não deverá trazer danos a quem optar por liberar seus dados”. Mas alerta que é preciso cautela. A dúvida da associação é se realmente as instituições financeiras vão oferecer juros mais baixos aos bons pagadores e se na prática haverá mais facilidades para conseguir crédito. A inclusão de dados pessoais no cadastro é optativa.



A regulamentação da lei será feita por Medida Provisória e por projeto de lei. O projeto do cadastro positivo tramitava no Congresso há oito anos, se transformou em Medida Provisória no final de 2010 e virou Projeto de Lei de Conversão (MP alterada pelo relator) para ser aprovado.



Para a Proteste, o consumidor deve avaliar bem antes de autorizar o uso de seus dados para o cadastro, pois além da pontualidade de pagar as contas, outras informações sobre a vida financeira também serão pesquisadas e armazenadas. O risco é haver diversas categorias de bons pagadores sem muita transparência sobre os critérios usados na classificação. Ainda haverá regulamentação à lei que deve definir questões práticas como a quem o consumidor deve pedir o cancelamento do cadastro.



Empresas de crédito aprovam



Para a GoOn, empresa que mapeia risco, a sanção da lei é positiva e marca o início de uma nova etapa de crédito no país, mas está apenas no começo. Para Fernando Manfio, diretor sócio da GoOn, o “mundo de soluções cor de rosa” de redução de juros e aumento na aprovação de crédito ocorrerá a médio e longo prazo.



“Para que o sonho seja realizado, precisamos de um caminho árduo de explorar o conhecimento e construir as plataformas e o ferramental de decisão que continuará sendo o diferencial de cada empresa”, diz em nota. Ele lembra que o cadastro não vem para padronizar a qualidade de decisão das empresas, mas sim para dar ainda mais oportunidades de diferenciação, através do desenvolvimento de inteligências de gestão de risco mais avançadas e competitivas.



Já a Boa Vista Serviços, gestora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), se diz “totalmente favorável” ao cadastro positivo, e afirma que a ferramenta será fundamental para o aperfeiçoamento do sistema de concessão de crédito no Brasil, pois tornará possível o registro de informações positivas, em benefício de todos os envolvidos, especialmente do consumidor.



Dorival Dourado, presidente da empresa, também entende que a efetividade do cadastro positivo virá gradualmente, conforme a sociedade compreenda seu funcionamento, incorporando-o às necessidades e à cultura do país. “Acreditamos também que esse processo é fundamental para o amadurecimento da economia e do mercado de crédito no Brasil, principalmente pelos benefícios que reverterão ao consumidor.”



Saiba mais:

Cadastro positivo, marco importante do crédito no Brasil

Lula cria cadastro de bons pagadores por meio de MP



FONTE: IG ECONOMIA

quinta-feira, 9 de junho de 2011

COMO ELABORAR SEU CURRICULO CORRETAMENTE ?

ACOMPANHE AQUI, NESTE BLOG, O CURSO CONTENDO TODAS AS DICAS PARA VO CÊ SER BEM SUCEDIDO, SEJA SEU CURRÍCULO MAIS EXPERIENTE OU DE UM NOVATO NO MERCADO DE TRABALHO.


NÃO PERCA !!!!


COMEÇA AMANHÃ, NESTE BLOG !!!!

BC RATIFICA QUE NOTA MANCHADA SACADA NO BANCO TEM DE SER TROCADA

Governo obriga instituições a substituírem cédulas marcadas quando não tiverem sido furtadas




Danilo Fariello, iG Brasilia 09/06/2011 12:12


O Banco Central publicou nesta quinta-feira novas normas deixando claro aos correntistas brasileiros que, quando sacarem notas manchadas em caixas eletrônicos ou nos bancos, poderão trocá-las. A troca da cédula deverá ocorrer imediatamente pelo banco, que pode exigir comprovantes de saque, caso ele seja feito em caixa eletrônico fora das agências.



Pela previsão, o portador da nota não teria direito ao ressarcimento à cédula danificada, exceto se sacado no banco ou no caixa eletrônico. A falta de explicitação do tema, porém, causou confusão no mercado, o que exigiu o esclarecimento feito hoje pela Circular 3.540 do Banco Central.



O Banco Central diz, em nota, que as medidas adotadas “têm como objetivo preservar o interesse do cidadão e contribuir para inibir furtos e roubos a caixas eletrônicos, ao dificultar a circulação de notas roubadas e furtadas”.



Segundo a assessoria de imprensa, o Banco Central não está voltando atrás da medida adotada nos últimos dias. Segundo a assessoria, a recomendação anterior já era de os correntistas procurarem as instituições financeiras se sacassem cédulas manchadas, o que fica mais claro com essa norma editada hoje.



Na semana passada, o Conselho Monetário Nacional aprovou regulamentação determinando que as notas manchadas não terão mais validade. O governo estimava que 75 mil notas manchadas estavam em circulação no país.



Leia também:

Notas manchadas não valem mais, diz BC





FONTE: IG ECONOMIA

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Magistratura atrai profissional com plano de carreira e segurança

Com 16,2 mil juízes em todo Brasil, profissão enfrenta o desafio de falta de mão de obra qualificada





Patrícia Lucena, iG São Paulo 08/06/2011 05:58



Uma carreira de estudo com amplas perspectivas. É assim que o diretor-presidente da Escola Nacional da Magistratura, Roberto Bacellar, caracteriza a profissão de juiz. A seleção acontece por meio de concursos públicos realizados por todo o Brasil. Segundo dados da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), atualmente há 16,2 mil juízes no País.



Supremo Tribunal Federal: Brasil conta com 16,2 mil juízes




A capacitação para esse cargo é muito intensa. Segundo Bacellar, abrem-se em média 20 vagas por concurso, mas só são aprovados aproximadamente seis candidatos. Assim como em outras áreas, a magistratura enfrenta o desafio da falta de mão de obra qualificada. "Em média, se inscrevem 3 mil candidatos a juízes a cada concurso estadual. São aprovados aqueles que decoraram mais a matéria. Não descobrimos ainda uma fórmula para selecionar quem tem vocação", afirma Bacellar.



Um bom juiz não pode apenas ter o conhecimento jurídico. Isso é importante, mas também é fundamental ser alguém com uma visão interdisciplinar. Bacellar afirma que esse profissional deve conhecer o relacionamento e direitos humanos. Ele irá decidir sobre os valores e princípios constitucionais, e um deles é a dignidade humana." Não é mais apenas determinar o que diz a lei, mas sim interpretar os valores que diz a lei.



Para isso, Bacellar afirma que as escolas estão promovendo cursos para aqueles que já são juízes adquirirem essas competências. "Mas, o desafio continua sendo na etapa inicial. Por isso, estamos tentando fazer com que o concurso tenha uma fase de formação inicial, antes de assumir o cargo."






Perfil



Um juiz tem a função de definir questões relacionadas à vida, à liberdade e à escolha de cada indivíduo. "Ele julga as pessoas. Por isso, é preciso manter a imparcialidade, ouvir os dois lados e não julgar com pré-conceitos", destaca Bacellar.



E essa é a grande dificuldade de hoje. Como manter essa imparcialidade em meio ao avanço da tecnologia e ao crescente acesso à informação? Segundo Bacellar, o desafio é não se levar pelo que diz a mídia, mas sim o que está nos autos do processo. "Muitas vezes, você tem casos que a imprensa está divulgando todos os dias."






Formação



Para concorrer ao cargo de juiz é necessário ser bacharel em Direito e ter no mínimo três anos de exercício na atividade jurídica.



Além disso, existem cursos preparatórios para a carreira da magistratura. "Elas procuram trazer, dentro de um currículo mínimo, uma formação para que esses profissionais tenham as competências necessárias", afirma Bacellar.



Para cada área da magistratura, o profissional deve ter algumas habilidades específicas. Segundo Bacellar, o juiz que trabalha na vara de família, por exemplo, deve ter seu aspecto emocional bem equilibrado e conhecer um pouco de psicologia. Já aquele que atua na área criminal deve ser preciso nas técnicas de interrogatório e saber ouvir para colher provas e julgar com justiça.



De acordo com Bacellar, também há cursos para esses profissionais que já ingressaram na carreira e querem se especializar em determinadas áreas.






Carreira



O primeiro passo é ser aprovado no concurso público. É essa fase que irá habilitar o profissional e dizer onde ele tem condições técnicas para atuar. Depois disso, começa a carreira normalmente como juiz substituto. "Ele irá trabalhar ao lado do titular, auxiliando e substituindo quando necessário", explica Bacellar. Ao assumir como titular, o profissional vai normalmente para uma cidade menor e atua como um "clínico-geral". "No meu caso, fui para Catanduva (SP). Era juiz de todas as áreas."



O período do concurso até assumir como titular é de aproximadamente dois anos, nos quais o profissional é acompanhado pelo Tribunal de Justiça. É como se fosse um período de experiência. Depois disso, a carreira começa efetivamente.



No início, logo após ser aprovado no concurso público, o profissional irá atuar em todas as áreas. Com o tempo, vai sendo promovido e se especializando. Nessa área, as promoções são bem definidas. "O profissional vai sendo promovido por merecimento ou antiguidade", explica Bacellar. Os cargos são:



- Juiz substituto: no período inicial da carreira.



- Titular de entrância inicial: atua em todas as áreas da magistratura.



- Juiz da entrância intermediária: é alocado em uma cidade maior e já possui uma incumbência específica. "Nesse momento, ele começa a se especializar. Vai assumir, por exemplo, a vara criminal", afirma Bacellar.



- Juiz da entrância final: é alocado nas capitais, onde também atuará em áreas específicas.



- Desembargador dos tribunais estaduais: no âmbito estadual, é o cargo mais alto da carreira.



Além das justiças estaduais, o profissional de Direito também tem a opção de prestar concursos para a área federal, para atuar nos tribunais regionais e, para o degrau final da carreira, nos tribunais superiores (entre outros,Superior Tribunal de Justiça, Tribunal Superior do Trabalho e Supremo Tribunal Federal, em Brasília).






Salários



A remuneração de um juiz é definida com base nos rendimentos de um ministro do Tribunal Federal. Segundo a AMB, o piso salarial para o início de carreira varia de acordo com o Estado. Mas, o teto do Judiciário, correspondente à remuneração do ministro do Supremo Tribunal Federal, é de R$ 26.723,00.



Conforme o profissional vai evoluindo na carreira, ele vai recebendo mais benefícios e o percentual do seu salário vai aumentando. Bacellar ressalta que há uma pequena variação entre os Estados. Isso porque em alguns deles o número de entrâncias era maior. "Recentemente, o Conselho Nacional de Justiça lançou um programa que pretende padronizar as entrâncias e os salários."






Dia a dia



Próximo ao patamar máximo da carreira, Bacellar atua hoje como substituto do desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná. "Chego cedo ao tribunal e começo a analisar todos os casos. Mesmo que eu não consiga resolver naquela hora, já vou pensando sobre os fatos. Depois disso, me reúno com a minha equipe para discutirmos uma possível decisão."



Em alguns casos, Bacellar destaca que é preciso realizar uma audiência para que os julgados produzam as provas necessárias. "Só assim conseguimos decidir e fazer prevalecer a justiça."



"Minha mesa tem sempre mais de 100 processos para serem analisados. Não dá para decidir cada um deles ao mesmo tempo. Preciso pensar sobre cada um para não julgar sem base."



Leia também:


Especial: concursos públicos

Confira algumas técnicas de estudo para concursos públicos

Siga o iG Carreiras no Twitter



FONTE: IG ECONOMIA - CARREIRAS

terça-feira, 7 de junho de 2011

Curso de Redação – aula 7 - final

Temas e Orientações




•Há três opções sugeridas pela redação.

•Cada uma contém em seu enunciado, motivação textual e comunicativa, considerada necessária para que você possa construir seu texto.

•Você deve escolher uma delas e desenvolvê-la, segundo o tipo de texto indicado, seguindo estritamente as orientações dadas pelo enunciado



OPÇÃO A



Na reportagem especial “Eleja o artista cênico do século”, da Revista Istoé(10/02/99), são apresentados os perfis dos artistas mais votados pela crítica especializada para receberem o prêmio de brasileiro do século nas Artes Cênicas.



Nelson Rodrigues. Desafiador O dramaturgo pernambucano era um transgressor da moral e dos bons costumes. Escandalizou as platéias com personagens trágicos, incestuosos, mentirosos, adúlteros e amargurados. Deixou clássicos como Engraçadinha, Beijo no asfalto e A dama do lotação, muitos deles transformados em filmes nos anos 70 e 80. Além de dramaturgo, foi um brilhante cronista esportivo. Morreu em 1980, aos 68 anos, vítima de insuficiência cardíaca e respiratória.



Fernanda Montenegro. A carioca Arlete Pinheiro Esteves da Silva, 69 anos, filha de um funcionário da Light, é um talento luminoso. Em quase meio século, fez dezenas de novelas e quase 60 peças. No cinema, atuou em Tudo bem (1978), de Arnaldo Jabor, e Eles não usam blach-tie, de Leon Hirszman, que ganhou o Festival de Veneza, em 1981. Seu último sucesso foi Central do Brasil, que lhe valeu a indicação ao Globo de Ouro de melhor atriz (o filme ganhou o Globo de Ouro de melhor fita estrangeira).



BASEANDO-SE NOS RESUMOS TRANSCRITOS ACIMA, ESCREVA UMA CARTA PARA A REVISTA, ARGUMENTANDO EM FAVOR DO ARTISTA QUE VOCÊ CONSIDERA MERECEDOR DO PRÊMIO.



OPÇÃO B



O texto a seguir foi retirado do livro Quadrante I, de Fernado Sabino (Rio de Janeiro: Editora do Autor, 5 ed. ):



“Estou numa esquina de Copacabana, são duas horas da madrugada. Espero uma condução que me leve para casa. À porta de um “Dancing”, homens conversam, mulheres entram e saem, o porteiro espia sonolento. Outros se esgueiram pela calçada, fazendo a chamada vida fácil.



De súbito a paisagem se pertuba. Corre o frêmito no ar, pânico no rosto das mulheres que fogem. Que aconteceu? De um momento para o outro, não se vê mais uma saia pelas ruas – e mesmo os homens se recolhem discretamente à sombra dos edifícios…”



CONTINUE A NARRATIVA ACIMA, RELATANDO O EVENTO QUE DESENCADEOU O PÂNICO REPENTINO.



OPÇÃO C



Imagine que você é gerente de recursos humanos de uma empresa e necessita de uma funcionária para exercer o cargo de secretária.



REDIJA UM TEXTO PARA SER COLOCADO EM JORNAL, DESCREVENDO AS TAREFAS QUE DEVERÃO SER DESEMPENHADAS E O PERFIL ESPERADO DA CANDIDATA.



Proposta I – Dissertação



Todo texto dissertativo aborda um tema, ou seja, a delimitação de um assunto. Após leitura atenta do editorial da Folha de S. Paulo e percepção das suas idéias principais, verifique qual é o seu tema e sobre ele escreva uma dissertação clara e coerente.



TEXTO



O fenômeno meteorológico batizado de “El Niño” começa a assumir, no mundo todo, o papel antes reservado às pragas bíblicas, responsáveis por todas as desgraças.

Sem negar os efeitos do fenômeno, parece um raciocínio simplista e cômodo atribuir a ele todos os males, do inverno que foi verão forte no Centro-Sul brasileiro às enchentes na Espanha, passando pelas queimadas no Sudeste Asiático. Culpar um fenômeno natural exime as autoridades e a sociedade de refletir sobre os danos à natureza provocados pelo homem, cada vez mais graves.

Típica do comodismo é a reação do governo brasileiro contra relatório do Fundo Mundial para a Natureza que aponta o Brasil como campeão mundial de desmatamento de florestas tropicais nos últimos anos.

Para o porta-voz da Presidência, os dados do governo indicam diminuição do desmatamento. O importante não é tanto se o desmatamento aumentou ou diminuiu, mas o fato de que ocorra sem que fique clara uma política de ocupação da Amazônia.

É preciso levar em conta que, segundo a ONU, o Brasil é o terceiro país do mundo em área preservada de florestas de fronteira, atrás apenas de Rússia e Canadá.

Se considerar que quase a metade das florestas mundiais já virou pasto ou campo agrícola, fica evidenciada a importância internacional de se preservar o que resta.

Mas o comodismo se estende também aos governos dos países ricos (que, aliás, já promoveram uma devastação quase total de suas florestas). O presidente dos EUA, Bill Clinton, por exemplo, nega-se a aceitar um aumento nos preços dos combustíveis fósseis, uma forma de tentar conter a emissão dos gases que geram o efeito estufa, responsável pelo crescente aquecimento da Terra.

Tudo somado, entende-se o motivo da cômoda satanização do “El Niño”: ela evita que cada um enfrente suas próprias responsabilidades.





FONTE: site => http://www.idealgratis.com/

Comece a carreira com mais de R$ 4 mil de salário

Veja as empresas que pagam os maiores salários para trainees e estão com inscrições abertas




iG São Paulo 07/06/2011 05:30


Todo mundo quer trabalhar em uma empresa com boa qualidade de vida e benefícios extras. Mas sem dúvida ainda é o salário que faz brilhar os olhos da maioria dos jovens profissionais. É o que constatou a pesquisa da Page Personnel, empresa especializada em recrutamento de estágio e trainee, em que 62% dos profissionais entre 21 e 30 anos consultados e que querem mudar de emprego pensam nisso para aumentar o salário. Dessa forma, o iG Estágio e Trainee pesquisou em sua base de dados, com ofertas de mais de 1,6 mil vagas, para saber onde estão os maiores salários. Os destaques ficaram com os programas de trainee da Shell, que divulgou pagar R$ 4,5 mil para os recém formados, e a Mineradora Usiminas, que embora não tenha divulgado a remuneração para o trainee engenheiro, paga R$ 4,3 mil para ofertas de treinamento similares. Entre os programas de estágio, a questão salarial mais interessante é da construtora Even, que oferece bônus aos melhores estagiários que podem ser até 2,5 vezes seu salário.



Engenheiros mneradores da Usiminas: Bruno Grudzinski e Valéria Coelho

Trainees - As duas ofertas de vagas para trainee com melhores salários estão com inscrições abertas até o final do mês. A Shell recebe currículos até dia 27 de junho para 12 vagas. Além do salário de R$ 4,5 mil, a empresa petrolífera, que acaba de se unir à brasileira Cosan, oferece ainda a possibilidade de carreira internacional. A divisão de mineração da Usiminas está com inscrições abertas até dia 30 de junho para recém-formados em engenharia. Os selecionados irão trabalhar nas minas. A empresa não divulga o salário desse programa, mas a oferta similar na divisão siderúrgica, em que as inscrições já encerraram, o salário era de R$ 4,3 mil.



Conheça mais sobre a proposta da Shell e também da divisão mineradora da Usiminas.





Estágio - A faixa salarial dos programas de estágio é mais baixa do que de trainees. Mas essas oportunidades de início de carreira também apresentam incentivos financeiros interessantes para seus participantes. É o caso da construtora e incorporadora Even, onde o bom desempenho dos estagiários é recompensado um bônus de até 2,5 vezes o salário pago. Esta é a forma de a empresa incentivar os cerca de 250 estudantes universitários que emprega. Conheça mias sobre essa oferta que mantém inscrições durante o ano inteiro, mas está em processo de escolha para vagas pontuais para início em agosto.



FONTE: IG ESTÁGIO

DISNEY OFERECE VAGAS PARA ESTUDANTES E PROFISSIONAIS.

Expectativa para este ano é de 15 candidatos por vaga



Patricia Lucena, iG São Paulo 07/06/2011 05:58



Um lugar que está nos sonhos de todas as crianças também é o desejo de muitos profissionais. O programa de trabalho na Disney World oferece diversas oportunidades tanto para estudantes como para graduados. Segundo Frederico Morais, gerente da Student Travel Bureau (STB) e responsável pelo processo de seleção da Disney, a procura é cada vez maior, principalmente considerando que não há custo de inscrição.



A Disney é formada por quatro parques temáticos (Magic Kingdom, Epcot Center, Disney´s Hollywood Studios e Disney´s Animal Kingdom) e dois aquáticos (Disney´s Typhoon Laggon e Blizzard Beach). Ao todo, são 58 mil funcionários espalhados pelos seis parques.


Castelo da Cinderela, no Walt Disney World




De acordo com a STB, por questões contratuais, a Disney não divulga o número de brasileiros que são contratados. Segundo Morais, todos os anos são oferecidas "centenas" de vagas.



No ano passado, concorreram na primeira etapa para o programa para universitários aproximadamente dez candidatos por vaga. Para este ano, a expectativa da agência é de 15 candidatos por vaga. Os aprovados pagam os custos da passagem aérea, visto e seguro saúde. A remuneração varia entre 7,25 dólares e 8,48 dólares por hora, dependendo do cargo. Esse dinheiro é suficiente para pagar a manutenção nos Estados Unidos, mas não muito mais. "Os custos da acomodação e alimentação são cobertos pelo salário. Dependendo da disponibilidade do estudante, ele pode fazer horas extras e conseguir pagar todo o programa", afirma Morais.



Programas



A Disney tem aumentado anualmente o número de programas remunerados. Entre eles há o Disney International College Program, trabalho temporário nas férias para estudantes, o Disney Guest Relations, representante cultural de longa duração, Disney Super Greeter, representantes culturais de verão, Disney UCR, programa em parceria com a Universidade da California Riverside para estudantes da PUC-MG, ESPM e Univali, e o Disney UFC, programa em parceria com a Universidade de Central Flórida para alunos já graduados em Turismo e Hotelaria.



Para os programas UFC e Guest Relations, os candidatos devem ter no mínimo 18 anos, inglês fluente, ter no mínimo um ano de experiência comprovada na área de Hotelaria/Turismo, perfil extrovertido e desejar obter um certificado de extensão de uma universidade americana, além de já ter participado ao menos de um dos programas de estágio remunerado nos hotéis e parques do Wlat Disney World Resort.



No programa de estágio, os estudantes ficam de três a quatro meses, no período de novembro a março, trabalhando em vagas de atendimento no parque. "Eles irão trabalhar nos restaurantes da Disney, na limpeza do parque, como amigo do Mickey, carregador de malas, entre outros", destaca Morais. No total, são oferecidas 12 posições.



"Quando chegam à Disney, eles passam por uma série de treinamentos e assinam os contratos de acordo com a função que irão desempenhar", explica Morais.



"Ótima experiência"



O guia de turismo da Agaxtur Henrique Pelosi participou por dois meses do programa para universitários, em 2005. Depois de graduado, em 2008, atuou na Disney pelo programa Guest Relations, no qual ficou um ano trabalhando.



"A Disney é uma das cinco melhores empresas nos Estados Unidos para se trabalhar. É uma ótima oportunidade para aprender como uma boa empresa funciona, com todos os processos mapeados e tudo acontecendo conforme o planejado."



Seleção



A primeira parte do processo de seleção é a participação de uma das palestras que acontecem todos os anos no Brasil. No final desta palestra, os interessados recebem uma senha para a entrevista. "Avaliamos o nível de inglês, perfil e adequação à vaga que está aplicando. O candidato deve preencher os pré-requisitos do programa", destaca Morais.



Pelosi conta que, como graduado, o salário é melhor. "Ganhava cerca de 10,50 dólares por hora e tinha todos os benefícios de um funcionário, como seguro médico, férias, hora extra, entre outros." Já no programa temporário para estudantes, Pelosi recebia 6,75 dólares por hora, sem benefícios. Mas, segundo ele, ambos foram ótimas experiências.



Leia também:


Projeto da Disney no Rio ganha força com Copa e Olimpíada

Palestras em São Paulo informam sobre trabalho na Disney

Disney Cruise tem 1.200 vagas para trabalho em cruzeiros

Siga o iG Carreiras no Twitter



FONTE: IG CARREIRAS

segunda-feira, 6 de junho de 2011

CAÇADOR DE TENDÊNCIAS, UM EMPREGO DOS SONHOS

Conheça o estudante de economia que passou 99 dias buscando o que há de novo pelo mundo como trend hunter da agência DM9DDB




Arthur Lopez, iG São Paulo 06/06/2011 05:30



Se você é uma pessoa antenada, sensível e principalmente observadora, saiba que há uma opção de carreira muito comum na área de moda está ganhando espaço nos setores de publicidade, design, gastronomia e até na indústria automobilística. O estudante de economia do Rio de Janeiro Lucas Maciel tem esse perfil e foi o escolhido pela agência de publicidade DM9DDB para viajar o mundo por 99 dias e descobrir novas tendências no que as pessoas estão vestindo, falando e ouvindo. Seu trabalho foi viajar, falar com pessoas e fotografar muito, além de manter um blog da viagem. Já de volta ao Brasil, Lucas falou com o IG Estágio e Trainee sobre o que essa experiência vai influenciar sua carreira. Veja o que ele disse ao portal e dê sua opinião na página do iG Estágio e Trainee no Facebook . Conheça ainda mais sobre o projeto 99Novas da agência DM9DDB. Saiba ainda quais as cinco dicas de Lucas para quem quer ser um caçador de tendências.





Lucas Maciel estudante de economia e de circo viajou o mundo para descobrir novas tendências para a DM9DDB



Trend Hunter - A função básica do caçador de tendência, ou trend hunter ou ainda cool hunter, é captar o potencial de uma moda que está surgindo nas ruas ou em determinados segmentos da sociedade. Já existem cursos específicos para essa função, como o oferecido pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), em São Paulo. Mas descobrir um bom profissional para essa carreira é um desafio para quem trabalha com moda, publicidade e design. A função já é muito usada na área de moda, mas ven ganhando cada vez mais espaço nos setores de publicidade, design, gastronomia e até na indústria automobilística. Para ocupar essa profissão é preciso ser uma pessoa “antenada” e com sensibilidade para buscar no dia a dia o que pode virar moda, ou seja o que as pessoas já estão usando, falando e ouvindo e nem sabem que isso pode ser uma tendência.



Veja a entrevista do caçador de tendências e as cinco dicas para ser um trend hunter.



Saiba ainda como participar da seleção para ser um estagiário de design de carros na Volkswagen e quais são os principais caminhos para trabalhar na área de moda.



FONTE: IG ESTÁGIO E TRAINEE

Curso de Redação – aula 6

Dicas importantes:




1) São condições de nulidade de redação no Vestibular:



- ser ilegível;



- fugir totalmente ao tema proposto;



- não obdecer aos tipos de composição propostos (narração, dissertação,descrição);



- apresentar 20 ou mais erros de ortografia, 20 ou mais erros de pontuação;



- estar escrita a lápis;



- ser inintelegível.



2) Nunca use em seu texto frases que estavam prontas na orientação apresentada. Isso pode ser considerado plágio e sua redação corre o risco de ser anulada.



3) Gírias ou ditados populares não devem aparecer em sua dissertação (é um caso de plágio também) Caso queira usar, por exemplo: Água mole, pedra dura, tanto bate até que fura; que é um ditado, construa assim: “Como diz o ditado popular: água mole, pedra dura…”



4) Procure não utilizar a primeira pessoa em sua redação, principalmente quando for determinado texto objetivo. A primeira pessoa dá um caráter muito subjetivo ao seu texto, o que de certa forma prejudica sua argumentação.

domingo, 5 de junho de 2011

QUANTO VOCÊ GASTA EM BALADAS?

Calculadora do IG mostra quanto você gasta por mês em barzinhos, festas, shows e casas noturnas


iG São Paulo | 19/05/2011 05:45


Você sabe quanto gasta por mês em barzinhos, shows e casas noturnas? Calculadora do iG desenvolvida com exclusividade pela Fundação Getulio Vargas (FGV) mostra o impacto das baladas  no seu orçamento mensal.



Curso de Redação – aula 5

Construção de Parágrafos



Ao desenvolver uma dissertação, é preciso preocupar-se com a função dos parágrafos, além, é claro, da preocupação estética.



A produção não deve ultrapassar cinco parágrafos, cada um com a função abaixo: Observação: o texto abaixo é para exemplificação da técnica, por isso sua fundamentação é superficial. Ao escrever, explore de forma mais abrangente seus argumentos.



1º. parágrafo – localização de tempo e espaço, reação social e índice de variação do assunto.

Exemplo: O Brasil é um país em que nos últimos anos apresenta um aumento assustador do índice de violência policial, gerando grandes revoltas por parte da população.



2º e 3º parágrafos – pode ser desenvolvido em dois parágrafos. Abrange o “falar a respeito”, que pode ser iniciado a partir das idéias obtidas à pergunta “por quê?”, feita ao tópico frasal.

Exemplo: Os policiais atualmente são vítimas do desinteresse político que julga a preparação integral desses profissionais como uma atividade secundária. (…)3º. parágrafo



4º. parágrafo - exemplificação. Localização de tempo e espaço, reação social e/ou nacional e o fato.

Exemplo: Há cerca de dois anos, a sociedade paulista e também nacional se chocou com o comportamento de policiais militares que usaram do poder que lhes é peculiar, para torturar pessoas inocentes com o objetivo de tirar-lhes dinheiro.



5º. parágrafo – conclusão. Evidencia seu ponto de vista direta ou indiretamente. Use expressões como “é preciso”, “é importante”, “é necessário” para iniciar seu parágrafo conclusivo.

Exemplo: É preciso que o governo assuma verdadeiramente seu papel e crie mudanças de combate à violência, sobretudo, policial. Afinal as pessoas têm direito à uma vida mais digna e tranqüila.

sábado, 4 de junho de 2011

CURSO DE EMPREENDEDORISMO GRÁTIS

O que é o empreendedorismo? Conceito de empreendedorismo e caracteristicas de empreendedorismo.


Há quem fale: Empreendedor é aquele que traz a existência algo que não existe. É quem faz acontecer!


Descubra através deste curso realmente o que é ser um empreendedor de sucesso!


Passo 1

Ponto de partida para início do negócio

•Perfil empreendedor
•Mercado
•Esclarecimentos tributários
•Microempresa legislação federal
•Microempresa legislação estadual
•Passo a passo para registro
•Marcas e patentes
•Implantação
•Finanças
•Endereços úteis
•Fontes consultadas
•Fornecedores


Passo 2

Apostila empreendedorismo

•Empreendedorismo
•Tipos de empreendedores
•Perfil do empreendedor na era do conhecimento
•Atitudes empreendedoras
•Benefícios do empreendedorismo



Passo 3

O empreendedor

•O empreendedor é…
•O mundo já não é o mesmo…
•O papel do empreendedor



Passo 4

O empreendedor

•Perfil do empreendedor
•Características do comportamento empreendedor
•Estabelecendo metas
•Planejando o empreendimento
•Buscando informações



Passo 5

O empreendedor

•O projeto do empreendimento
•Como fazer o plano de negócio
•Capacitação profissional



Passo 6

Empreendedorismo – José Dornelas, Ph.D.

A revolução do empreendedorismo.




Passo7

Transformando as ideias em negócios – José Dornelas, Ph.D.

•O processo empreendedor
•Plano de negócios
•Por que escrever um plano de negócio?
•Aspectos chave do plano de negócios
•Público-alvo
•Sumário executivo
•Conteúdo do plano



Passo 8

Empreendedorismo: Termos técnicos e definições do mercado financeiro

•O que são as bolsas de valores
•O que são corretoras e bolsas de mercadorias
•O que são ações e empresas de capital aberto
•O que são índices de ações e mercado futuro
•Tipos de ações
•Como obter lucro com ações
•Direitos acionistas
•Onde aplicar seu dinheiro nesse mercado
•Como comprar ações
•Como funcionam os clubes e fundo de investimento com ações
•Como funcionam os mercados à vista e a termo
•Como funciona o mercado de opções
•Jargões do mercado acionário
•O que é CDB
•Diferenças com RDB e fundos
•Taxas e prazos
•O que são ativos de renda fixa e variável
•Ações e ouro: como são negociados
•Dólar: os diversos mercados
•O que são CVM e o sistema financeiro
•O que é o banco central




Passo 9

Motivação, liderança e empreendedorismo

•Conheça a Pirâmide de Maslow, uma teoria de motivação apresentada por Abraham H. Maslow, psicólogo e consultor americano que diz que as necessidades humanas estão dispostas em níveis, numa hierarquia de importância e influência.



Passo 10

Empreendedorismo no Brasil

•Relatório global 2002



Passo 11 (vídeo)

Empreendedorismo

•O Prof. Sérgio Dal Sasso fala sobre empreendedorismo. Confira!




Passo 12 (vídeo)

Waldez Ludwig – O fim do emprego e o empreendedorismo

•Lembra dos Comentários de Waldez Ludwig na Globo News?



Passo 13

Waldez Ludwig – Quando inovar

•Lembra dos Comentários de Waldez Ludwig na Globo News?



Passo 14 (livro)

Empreendedor

•Empreendedor como se tornar um administrador de sucesso.



Passo 15 (livro)

Empreendedorismo e Inovação

•Empreendedorismo e Inovação. Por Sarkar, Soumodip



Passo 16 (livro)

Empreendedorismo

•Neste livro, Paulo Sertek aborda passos e habilidades relacionados ao empreendedorismo com a propriedade de quem o vivencia, estabelecendo um diálogo centrado em dez pontos fundamentais para a gestão e o gerenciamento de uma empresa.




E COMECE A FAZER ESTE CURSO, POIS ELE É GRÁTIS !!!!

BILIONÁRIO TAMBÉM É ASSALARIADO

Rubens Ometto ganha R$ 13 milhões por ano como presidente da Raízen; veja outros executivos que recebem salários milionários



iG São Paulo | 03/06/2011 05:54



Rubens Ometto foi confirmado nesta quinta-feira como presidente do conselho de administração da Raízen, o grupo sucroalcooleiro nascido da união entre Cosan e Shell. Ometto, um dos homens mais ricos do Brasil, engordará a conta bancária com salário anual de R$ 13 milhões, segundo comunicado distribuído ontem pela empresa – e ainda haverá um bônus variável nos próximos cinco anos.




- Eike Batista, o mais rico do Brasil

Dinheiro e tanto para quem já tem a carteira bem fornida. Mas não é o maior salário de um executivo ou de um presidente de conselho. Em 2010, na petroleira OGX, a maior remuneração de um executivo foi de R$ 19,7 milhões. Na mesma empresa, o presidente do conselho de administração embolsou estratosféricos R$ 50,1 milhões. Ambos os cargos são ocupados atualmente pelo fundador, Eike Batista, que tem o epíteto “oitavo homem mais rico do mundo” quase como um sobrenome adicional. Ometto e Batista são bilionários, mas também assalariados.

Não é possível afirmar com precisão os maiores salários do universo corporativo brasileiro porque ainda há impedimento legal para isso. Por força de liminar, as empresas de capital aberto não têm, ao menos por ora, a obrigação de apresentar a remuneração máxima de seus executivos e conselheiros. O dado entregue à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) limita-se ao valor total pago a cada grupo de profissionais de comando.

Mas existem exceções. Na MPX, de geração de energia, outra das empresas ligadas ao conglomerado de Eike Batista, a maior remuneração paga em 2010 ao time de executivos, formado por cinco pessoas, foi de R$ 10,1 milhões. Eduardo Karrer, com passagens pelo comando da El Paso Energy e da Rio Polímeros, é o diretor-presidente da companhia.




Eike Batista: bilionário com remuneração também como funcionário da empresa

No setor financeiro estão algumas das remunerações mais parrudas. O maior valor pago no conselho de administração do Bradesco é de R$ 11,5 milhões – e no corpo executivo, de R$ 9,3 milhões. O conselho também paga mais que o comando executivo no banco Cruzeiro do Sul, como registrou nesta semana o jornal Valor: a maior remuneração em cada um em 2010 foi de R$ 5,2 milhões e R$ 3,1 milhões, respectivamente. No Itaú, por sua vez, a remuneração média do corpo executivo, comandado por Roberto Setúbal, foi de R$ 8,15 milhões.

O iG comparou a remuneração de Ometto com a paga em alguns dos 20 maiores grupos empresariais nacionais, que cresceram a uma velocidade 2,5 maior que a do PIB nos últimos dez anos. Veja quanto pagaram alguns desses conglomerados em 2010:



Remuneração média da diretoria executiva

Ambev* - R$ 12,0 milhões
Vale - R$ 11,34 milhões
Gerdau – R$ 3,49 milhões
Brasil Foods* - R$ 3,17 milhões
Ultrapar – R$ 3,45 milhões
Usiminas – R$ 3,3 milhões
CSN – R$ 3,28 milhões
TAM - R$ 3,08 milhões
CPFL – R$ 1,95 milhão
Neoenergia – R$ 1,82 milhão
Marfrig – R$ 1,67 milhão


*As remunerações de Ambev e Brasil Foods são as maiores pagas, e não os valores médios

Leia também:

- Conheça a Eikelândia, a obra mais arrojada de Eike Batista

Leia mais:

Raízen prepara início de operações
Usinas temem redução em investimentos
Cosan conclui reorganização societária
Conheça os bilionários brasileiros




Curso de Redação – aula 4

Articulação de Idéias




Desenvolvendo parágrafos. Uma sugestão:



Cada parágrafo, ao ser desenvolvido, deve ser organizado em torno de certas frases-básicas, que têm as suas funções originais:



Tópico Frasal: é a frase inicial, desenvolvida a partir da temática da orientação. Para se achar a temática de uma orientação, basta resumir o conteúdo principal do tema apresentado



Frase de desenvolvimento: é desenvolvida a partir das respostas à pergunta “por quê?”, feita ao tópico frasal. Geralmente, um parágrafo se desenvolve com duas ou três dessas frases.



Frase de Conclusão: fecha a idéia do parágrafo. Iniciado por expressões do tipo “é preciso”, “é necessário”; fazendo assim uma relação de análise e solução.



Exemplo: “Viver na cidade tornou-se um grande desafio. A todo momento, as pessoas são vítimas das mais variadas formas de violência. É preciso que o governo se posicione urgentemente e crie medidas que mudem essa situação.”

sexta-feira, 3 de junho de 2011

O QUE FAZER ANTES, DURANTE E DEPOIS DA ENTREVISTA.

Confira dicas de como se comportar em um processo de seleção


Patrícia Lucena, iG São Paulo 03/06/2011 05:58


Na hora de arrumar um emprego, realizar uma boa preparação para o processo de seleção pode ter tanta importância quanto os conhecimentos técnicos que você acumulou por anos. O que falar, como agir, como se vestir, o que perguntar são algumas das questões que geram insegurança nos candidatos. Por isso, é fundamental que o profissional se prepare para antes, saiba como agir durante a entrevista e planeje seus passos e eventuais contatos com a empresa depois do encontro.


A preparação para uma entrevista também inclui o antes e depois




Antes da entrevista



- Entre no site da empresa: é importante entender a estrutura e a estratégia da empresa. Na maioria das vezes, o recrutador pergunta o que o candidato pensa sobre aquela organização. Ir despreparado pode causar má impressão. "Se nem se der ao trabalho de entrar no site do lugar onde pretende trabalhar pode parecer que você não está tão interessado em conseguir o emprego", afirma o consultor Luiz Hartman, especialista em recrutamento e seleção, de São Paulo.



Carla Rosenthal Gil, diretora de recursos humanos da Abbott, afirma que quanto mais o candidato conhece da empresa e da sua linha de produtos, mais chances ele terá.



- Estude o local da entrevista: procure pesquisar onde é a empresa, qual a melhor forma de chegar, e calcule quanto tempo deve demorar. Programe-se para chegar com antecedência – lembre que, além do trânsito, é comum o candidato enfrentar filas na portaria do edifício ou mesmo se perder pelos corredores até chegar à sala de entrevista. Todo esse tempo deve ser levado em consideração. Hartman destaca que chegar atrasado pode interferir na opinião do entrevistador sobre o profissional. "O atraso pode acontecer mesmo assim, mas tomando esses cuidados fica mais difícil. Caso aconteça, se desculpe, mas sem se prolongar no assunto."



- Pense em que roupa usar: a apresentação é a sua porta de entrada. Fernanda Máximo, headhunter da Page Personnel, afirma que é importante que as mulheres não usem decotes e os homens não estejam mal vestidos e com a barba por fazer. "Coisas assim causam impacto em um primeiro momento. Parece que a pessoa não está antenada com o mercado e não tem interesse em passar uma boa impressão." Leia mais.




Durante a entrevista



- Tenha postura: o modo como o candidato senta pode demonstrar desânimo e falta de interesse. "É preciso mostrar energia para o entrevistador. Uma empresa nunca quer alguém que parece estar cansado ou que não está interessado em nenhuma avaliação", ressalta Hartman.



Segundo Fernanda, o que pode parecer apenas informalidade, muitas vezes pode causar uma má impressão. "O candidato deve entender que está sendo avaliado do início ao fim."



- Olhe nos olhos: manter um contato visual com o recrutador demonstra que o profissional tem confiança no que está falando e que não se intimida frente a uma situação que possa gerar nervosismo. "Não olhar enquanto está falando ou ouvindo pode parecer que é uma pessoa insegura", avalia Hartman.



- Não minta: o profissional deve falar sobre as experiências que realmente teve, sem esconder responsabilidades ou acontecimentos. "O recrutador está preparado para investigar e ver se há coerência no que a pessoa está falando. A mentira pode gerar um descrédito", afirma Hartman.



Raquel Martinho, diretora de marketing e desenvolvimento da consultoria Training X, destaca que o candidato pode até ser contratado, mas, se omitiu ou mentiu alguma informação, não conseguirá se manter na vaga.



- Enfatize apenas o que fez: é importante dar destaques para os melhores projetos e a forma como o conduziu. Falar mal do chefe ou da empresa onde trabalhou pode criar uma situação desfavorável e constrangedora. Hartman aconselha que, se o profissional for falar sobre algum comportamento de superiores, que o faça de forma sutil e cuidadosa. "Caso contrário, pode parecer que ele está justificando uma situação dele com ações de outros."



Segundo Carla, é aconselhável que o candidato evite comparações que não sejam positivas ou relevantes.



- Responda ao que foi perguntado: é fundamental que o profissional preste bastante atenção no que o recrutador está pedindo. "Na ânsia de falar tudo e se vender, ele pode se perder nas explicações e sair do contexto da pergunta", ressalta Hartman.

Por outro lado, também não pode ser uma pessoa muito seca, que só responde aquilo que foi perguntado e de forma muito sintética. É preciso haver um equilíbrio: não falar nem demais, nem tão pouco.



- Tire suas dúvidas após a entrevista: fazer perguntas é bom e necessário para esclarecer todas as informações sobre a vaga. No entanto, segundo Hartman, isso só deve ser feito depois que o recrutador terminou a sua avaliação. "Primeiramente, o profissional deve se vender e mostrar seu interesse pelo emprego. Se ele faz as perguntas antes de começar a entrevista, pode parecer que ele ainda está tentando ver se está interessado na vaga." Leia mais.



- Não priorize o salário: a remuneração é importante e faz parte do interesse pela vaga. Mas é preciso cuidado na hora de se falar sobre isso na entrevista. "Deixar muito claro quanto quer ganhar não é bem visto", afirma Fernanda. Segundo ela, o ideal é enfatizar o que o profissional espera da empresa e citar um valor médio da sua pretensão. "É fundamental que ele não coloque isso como prioridade." Leia mais.






Depois da entrevista



- Espere para pedir um feedback: é costume de algumas empresas darem um feedback, negativo ou positivo, após a entrevista. Quando isso não acontece, o candidato pode ligar na empresa para saber se a vaga já foi preenchida.



No entanto, é preciso ter calma e esperar pelo menos 15 dias. "Não pode ficar ligando todos os dias na empresa, ou no dia seguinte à entrevista, para saber se foi aprovado. Mas se já passou um tempo e ninguém ligou, aí sim o candidato pode entrar em contato", afirma Rachel.Leia mais.



Carla ressalta ainda que o profissional pode enviar uma mensagem agradecendo a oportunidade e se colocando à disposição. "Durante a entrevista, ele também pode perguntar quando voltarão a conversar ou qual o próximo passo do processo."



Leia também:


Especialistas contam as questões mais comuns nas entrevistas

Siga o iG Carreiras no Twitter

Especialistas consultados pelo iG Carreiras indicaram como se comportar e o que fazer em cada uma dessas etapas.



FONTE: IG ECONOMIA - CARREIRAS

Curso de Redação – aula 3

Texto Dissertativo:




Dissertar consiste em argumentar em torno de uma idéia, baseando-se em um ponto de vista para fazer defesas ou acusações. Através de fundamentação, um texto dissertativo é construído. Nesse tipo de texto você estará expondo suas idéias sobre um determinado tema. Antes de começar a escrever, é preciso ter em mente qual é o seu principal objetivo e o que você quer provar àquele que está lendo.



A maioria dos vestibulares cobra a dissertação. Trazem uma orientação e a partir dela você cria seu texto. Não fuja do tema proposto e organize seu texto em um rascunho. Fique sempre atento ao que está escrevendo! Coloque-se sempre no lugar do leitor e nunca deixe idéias vagas em seu texto.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Curso de Redação – aula 2

Introdução ao curso de redação:




O presente Manual de Redação tem por objetivo auxiliar as pessoas a escrever com fluência, respeitando as regras da língua portuguesa.



Coesão e Coerência



Antes de tudo é preciso saber o que é coesão e coerência, pois elas são as principais chaves de qualquer texto.



Coesão – é a ligação existente entre as idéias, feita através de conectivos apropriados, como conjunções, pronomes e artigos. O uso indevido de elementos de ligação e mesmo a má escolha vocabular podem comprometer os processos coesivos do texto.



Coerência – é a relação lógica entre as várias idéias que compõem um texto. O problema básico envolvido na produção da coerência é o do acerto das partes com relação ao todo textual, do ajuste seqüencial das idéias, da progressão dos argumentos, das afirmativas que são explicadas.

Sucesso de home office exige planejamento financeiro

Profissional que opta por trabalhar em casa precisa manter controle rigoroso sobre as despesas


Bruna Bessi, iG São Paulo | 02/06/2011 05:31
:
Economizar no deslocamento para o trabalho, reduzir as despesas com alimentação fora de casa e ganhar tempo são algumas das principais razões que levam muitos profissionais autônomos a optar pelo sistema de home office. De fato, trabalhar em casa pode ser muito vantajoso, mas nem sempre é tão fácil quanto parece à primeira vista. Uma das grandes dificuldades para quem faz essa opção é manter um rígido controle financeiro e separar os gastos domésticos das despesas com trabalho, tarefa que exige disciplina e atenção.




Foto: Alvinho Duarte / Fotoarena Ampliar
O descontrole financeiro de Bia ao trabalhar em casa foi resolvido com planejamento

A fotógrafa Bia Backer descobriu isso logo nos primeiros meses de sua nova rotina. Ao ficar em casa após ter o segundo filho, decidiu trabalhar no que gostava e ficar mais próxima de sua família. Mas, a decisão, que parecia simples, trouxe uma série de dificuldades. “Fiquei preocupada por não ter uma previsão de quanto ganharia e isso fez com que minha insegurança aumentasse. Além disso, eu não monitorava as novas despesas no início, o que gerou um descontrole financeiro”, diz.

O primeiro passo para que os profissionais que escolhem fazer de sua residência o local de trabalho – conhecidos também como home officers – não percam o controle das finanças é definir o ambiente que será usado para trabalhar em casa. “Ter um lugar fixo dentro da residência, com todo o equipamento e infra-estrutura necessários reunidos, já ajuda muito, pois o controle financeiro vai além da contabilidade”, afirma Didi Aguiar, analista técnico da consultoria em finanças Novinvest.

De acordo com ele, a identificação rápida e precisa do que é usado para o serviço ajuda na hora de contabilizar os gastos. “Se a pessoa que trabalha em casa for assalariada é possível, em muitos casos, negociar com o empregador a aquisição dos móveis e equipamentos que forem necessários para montar o escritório”, afirma.

No caso dos profissionais autônomos que mantêm escritórios em casa, o cuidado ao controlar as despesas precisa ser redobrado, já que a possibilidade de os gastos se confundirem aumenta. Para Álvaro Modernell, sócio fundador da Mais Ativos e educador financeiro, a melhor saída para que isso não ocorra é precificar as despesas como se fossem de um escritório comum. “O ideal é separar claramente em quais situações o profissional faz gastos a trabalho ou tem despesas com lazer, como almoços com clientes e amigos. O mesmo vale, por exemplo, para o uso do carro, que pode servir tanto a visitas profissionais quanto a passeios com a família”, diz.

Para organizar seu negócio e identificar a captação de lucros, a fotógrafa Bia resolveu colocar todas as contas na ponta do lápis. “Separei meus gastos e por meio de um planejamento comecei a controlar tudo o que recebia. Em uma planilha de saída marcava despesas fixas como escola, internet, empregada e indicava o que faturava com meu trabalho; já os gastos que tinha e que não costumava contabilizar, como almoço e estacionamento, passei a lançar em outra tabela. O controle deu certo e continuo fazendo até hoje”, afirma.


Foto: Geraldo Bubniak / Fotoarena Ampliar
Para facilitar o controle das despesas, André Brik mantém linha telefônica exclusiva em seu escritório

Disciplina e foco nos negócios

Separar despesas e ter disciplina para manter o controle financeiro são atitudes essenciais para um home officer, segundo o educador financeiro Mauro Calil. “Há muitas vantagens econômicas neste modelo, já que gastos como aluguel de sala comercial, almoço em restaurante e abastecimento são dispensados. Mas, se não houver disciplina para separar as contas pessoais, não será possível trabalhar com eficiência”, afirma. Além disso, Calil ressalta a necessidade de o empresário ter reservas para situações de emergência. “Toda empresa tem um caixa e separar pequenos recursos para essas ocasiões é muito importante, pois evita que imprevistos afetem o orçamento”, diz.

O publicitário André Brik – que hoje trabalha em casa - também percebeu a necessidade de administrar os custos do novo modelo de trabalho. A rotina diária exigiu internet mais rápida e uso maior do telefone. “Como as despesas com internet e telefone estão diretamente relacionadas ao trabalho, faço um controle específico. Para facilitar esse monitoramento, tenho uma linha de telefone separada em meu escritório”, afirma Brik. “Sou muito disciplinado e sei que isso é indispensável, já que minha empresa está em casa. Anoto todos os gastos durante o dia, controlo meus rendimentos e faço um balanço trimestral de minhas contas”, afirma.

No controle financeiro de escritórios que funcionam em casa existem, entretanto, algumas despesas difíceis de serem controladas, como luz e água. Diante disso, muitas empresas que oferecem a possibilidade de seus funcionários trabalharem em suas residências já separam uma quantia determinada para que gastos como esses sejam cobertos. “Caso seja necessário, é possível que o funcionário instale medidores para comprovar estes gastos, mas tudo é uma questão de conversa”, diz Aguiar.
 

Veja dicas para manter o controle das finanças

- Escolha um lugar da casa para trabalhar: Definir o ambiente ajuda a não perder o controle das finanças, já que a identificação rápida e precisa do que será usado facilita na contabilização dos gastos;

- Negocie a aquisição de móveis e equipamentos:
A opção pode ser oferecida aos empregadores de profissionais que trabalham em casa, já que os aparelhos serão usados para o desenvolvimento do negócio;

- Organize as finanças em planilhas: Anotar as contas é a saída mais fácil para controlar o andamento da empresa e identificar a captação de lucros;

- Precifique as despesas como se fossem de um escritório comum:
Separe claramente em quais situações tem gastos a trabalho ou tem despesas com lazer, como almoços com clientes e amigos. O mesmo vale, por exemplo, para o uso do carro, que pode servir tanto a visitas profissionais quanto a passeios com a família.

- Não esqueça gastos pequenos: Na contabilidade da empresa todas as despesas precisam ser identificadas, portanto, tenha disciplina.

- Faça reservas para emergências: Separe recursos do caixa para situações imprevistas, isso evita um descontrole no orçamento do negócio.

- Tenha uma linha telefônica separada no escritório: O gasto com telefone para fins comerciais pode ser facilmente detectado quando a linha tem uso específico.

Confira os equipamentos indispensáveis para trabalhar em casa:
http://economia.ig.com.br/financas/seunegocio/sucesso+de+home+office+exige+planejamento+financeiro/n1596994365298.html

FONTE: IG ECONOMIA

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Brasil tem 75 mil notas com marca antifurto em circulação, diz BC

Cálculo leva em conta uma taxa de "sucesso" de 50% nas tentativas de furto em caixas eletrônicos com dispositivo antifurto



AE   01/06/2011 12:48



O diretor de administração do Banco Central (BC), Altamir Lopes, estimou hoje que no máximo 75 mil cédulas marcadas por dispositivo antifurto não foram retiradas de circulação. Segundo ele, os valores das cédulas atingidas são diferenciados. O cálculo foi feito levando-se em conta uma taxa de "sucesso" de 50% nas tentativas de furto em caixas eletrônicos com dispositivo antifurto.


Portador de cédulas não será ressarcido

Altamir explicou que a regulamentação sobre as notas marcadas por esse dispositivo é semelhante à das notas falsificadas, em que também não há ressarcimento para quem detém a cédula. O objetivo do BC com essa normatização mais rigorosa é fechar o ciclo envolvendo os roubos de caixas eletrônicos, dificultando a circulação das notas marcadas. "A recomendação é que a população evite receber essas notas", disse Altamir.



No dia 18 de maio, o BC divulgou comunicado à imprensa informando que os cidadãos que recebessem notas marcadas deveriam apresentá-las aos bancos e, se elas fossem legítimas, haveria ressarcimento. Agora, a regulação é mais rígida, determinando que não haverá ressarcimento em caso de notas marcadas, exceto em casos de acidente ou furto frustrado e de problema na emissão em caixas eletrônicos.



Questionando sobre a mudança na regulação, Altamir se limitou a dizer que ocorreu porque nas discussões se entendeu que era melhor se trabalhar com as regras que foram publicadas hoje. O diretor destacou que nos casos em que, após a análise do BC, for comprovada a mancha por dispositivo antifurto, as informações - inclusive os dados de quem apresentou a nota marcada ao banco - serão levadas às autoridades policiais para investigação criminal. Altamir destacou que o procedimento em relação às cédulas manchadas é uniforme, ou seja, independe de a mancha ser grande ou pequena.



FONTE: IG ECONOMIA

Curso de Redação – aula 1

O que você irá aprender:




Programa, o que você irá aprender:

•Coesão e Coerência

•Texto Dissertativo

•Articulação de Idéias

•Construção de Parágrafos

•Dicas Importantes

•Temas e Orientações I