terça-feira, 19 de novembro de 2013

Como escrevi meu e-book e publiquei na Amazon

 
Um novo caminho para autores.
Por Vladimir Campos
                            
 
Em primeiro lugar, que fique claro que acredito que o mercado de livros eletrônicos é um caminho sem volta.
 
Alguns autores, editoras e leitores são contra esse movimento e respeito a opinião de todos eles.
 
Mas a minha opinião é: abraçar esse movimento de corpo e alma é o correto a se fazer neste momento.
 
Há argumentos válidos nos dois lados do campo de batalha, mas enquanto leitor e autor, eu acredito e apoio os livros eletrônicos por alguns motivos:
 
- Espaço e peso. É fácil armazenar e carregar consigo inúmeros livros. Isso parece uma tolice, mas não é. Pense no espaço ocupado por livros na sua casa e o peso deles a cada mudança. Pense no peso e espaço dos livros na sua mochila, pasta ou mala durante uma viagem ou no caminho entre a casa e o trabalho;
 
- Preço. OK, o quesito preço nem sempre é tão relevante, uma vez que há editoras cobrando mais caro pelos digitais que os impressos. Alguém pode me explicar isso?;
 
- Durabilidade. Um livro eletrônico é tecnicamente eterno e não estraga;
 
- Pesquisa e referência. Em muitos dispositivos, anotações feitas no leitor de e-books são automaticamente sincronizadas com o computador. Imagine a comodidade de estudar e referenciar textos dessa forma. Eu faço isso o tempo todo! Pense também nos profissionais da área de saúde procurando referências no sistema de busca em vez de fazer isso manualmente;
 
- Dicionário. Grande parte dos leitores tem um dicionário dentro do próprio livro. Basta selecionar uma palavra e ver imediatamente seu significado;
 
- Democratização de conteúdo. Livros, mesmo em domínio público custam dinheiro e não necessariamente estão disponíveis em todas as bibliotecas. Mas graças a iniciativas como o Projeto Gutenberg e similares ao redor do mundo, estas obras podem estar nas mãos de todos que têm algum tipo de leitor de livros digitais. E tenha em mente que um celular, tão popular nos dias de hoje, pode ser um leitor!
 
 
Não acredito que os livros de papel acabarão tão cedo, mas os números nos Estados Unidos e Europa confirmam que o modelo digital veio pra ficar. Acredito tanto nisso que meu mais recente livro foi publicado apenas em formato digital. E o objetivo deste artigo é justamente compartilhar com autores independentes e leitores como foi meu caminho até a publicação e também como adquirir o livro.
 
Como comecei Já escrevo há bastante tempo. Comecei com a poesia, passei para os contos, cheguei ao blog e neste intervalo publiquei um livro (em papel) cujo título era “O Futuro do Turismo”. O futuro descrito no livro é nosso atual presente, portanto, é uma obra sem objetivo nos dias atuais. Mas a experiência de publicação foi maravilhosa.
 
O outro livro que publiquei esta semana também está relacionado ao turismo, uma das minhas maiores paixões, diga-se de passagem. Chama-se Rapa Nui e descreve todo o processo da viagem para Ilha de Páscoa, que está situada no meio do Pacífico. Começo narrando a escolha do destino, descrevo o processo de aquisição das passagens e hotéis, conto em detalhes o ocorrido durante a viagem e termino onde termina a viagem, ou seja, no retorno para casa.
 
Resolvi escrever o livro pois sempre compartilho minhas viagens com os ouvintes e leitores através de Twitter, Facebook e Flickr e quando retorno gravo um episódio do podcast especificamente sobre aquele destino. E por mais que eu compartilhe cada momento com as pessoas, existem sempre os que me pedem mais informações sobre este ou aquele assunto. Ou seja, o livro é o diário completo com todos os detalhes.
 
 
 
Como escrever um e-book
 
 
Meu primeiro livro foi escrito no Word e posteriormente impresso para uma revisão. Na ocasião, escolhi meu pai, de quem, imagino, herdei o hábito pela leitura e escrita.
 
O livro Rapa Nui nasceu e foi revisado de uma forma completamente diferente. Utilizo há algum tempo o Scrivener, que foi criado por um escritor que estava insatisfeito com os aplicativos existentes no mercado. 
 
É uma ferramenta ao mesmo tempo muito poderosa e simples de usar. O texto é dividido em capítulos e é possível trabalhar separadamente em cada um deles. Também é possível incluir material de consulta e criar fichas técnicas de cada personagem. Eu nem saberia aqui descrever todas as possibilidades.
 
Em realidade é possível fazer quase tudo sem se preocupar com a formatação final. Quando a obra está concluída, é possível então trabalhar no seu formato final. Não existe – ainda! – uma versão do Scrivener para iPad, mas é possível sincronizar os textos em formato TXT puro com aplicativos como o WriteRoom, meu preferido para a tarefa de escrever no iPad. O tablet para mim é também uma ferramenta de trabalho, usada em várias ocasiões durante a criação deste livro.
 
Grande parte do texto foi escrito no iPad que me acompanhou durante a viagem. Para que a informação não se perdesse no tempo, antes de dormir eu fazia questão de anotar tudo que havia transcorrido naquele dia. Mas o iPad não serviu apenas como forma de coletar a informação. Já no processo de revisão (que chamo de transpiração), eu nem sempre estava na frente de um computador e em muitas ocasiões o texto foi sim trabalhado e formatado no iPad.
 
Uma vez terminado o texto e a revisão, percebi que outra pessoa precisava ler “os originais”. Para que o material no Scrivener não sofresse alterações sem minha “aprovação”, converti o livro e transferi para o iPad da minha esposa, que leu tudo e realizou diversas correções e sugestões com as ferramentas de grifo e comentários do leitor iBooks da Apple. Quando ela terminou, trabalhei nas correções no Scrivener seguido visualmente as sugestões feitas no iPad.
 
 
 
Divulgação e venda
 
 
O Scrivener exporta arquivos finais nos mais diversos formatos, incluindo o Kindle da Amazon. E pela simplicidade no processo, o Kindle foi escolhido como meu padrão principal de publicação e venda. Porém um outro formato bastante popular e utilizado por vários leitores é o ePub, que também adotei.
 
Mais abaixo explicarei as diferenças em mais detalhes.
 
Sou relativamente conhecido pelo que escrevo aqui no Webinsider, por conta do meu podcast e também em virtude da mais recente empreitada, o iTech Hoje.
 
Mas estou longe, muito longe de ser uma celebridade ou alguém popular. Portanto, minha condição por si só não garantiria a divulgação e venda do livro. Então optei por usar e abusar das redes sociais.
 
O livro não tem nenhuma foto, apesar de se passar num dos mais belos lugares que conheci até então. O que eu fiz disponibilizar 73 fotos em um álbum específico do Flickr, cada qual contendo uma pequena passagem do livro relativa àquela foto. 
 
Além disso, há um link para página de aquisição da obra. Este álbum é aberto e público, portanto pessoas que venham a contemplar as fotos podem vir a se interessar pelo livro.
 
No Twitter, Facebook e até mesmo Instagram eu já vinha divulgando meu progresso na produção do texto, provocando dessa forma alguma curiosidade nos prováveis futuros leitores. Quando o livro foi publicado, evidentemente utilizei todos os meios sociais à minha disposição para divulgar a obra.
 
 
 
Aquisição e leitura
 
 
Na Amazon o processo é muito simples. Para os que já estão familiarizados com o Kindle, basta visitar este endereço e adquirir o livro. 
 
Para os não familiarizados, vamos à explicação que, tenho certeza, abrirá um novo mundo de possibilidades na compra e leitura de livros digitais.
 
Hoje em dia é possível ler estas obras no computador, no telefone e no tablet.
 
Vejamos como.
 
O primeiro passo é criar uma conta no site da Amazon. No topo da tela do site, procure pelo texto “Hello. Sign in” e escolha a opção “No, I am a new customer”.
 
Um pequeno cadastro precisa ser preenchido.
 
Infelizmente neste ponto será preciso saber um pouco de Inglês. Há algumas semanas circulam boatos de que a Amazon estaria vindo para o Brasil, portanto, quem sabe, em um futuro próximo este cadastro passe a apresentar uma opção em Português.
 
Ao meus olhos parece muito mais que um boato, dada a crescente quantidade de livros eletrônicos disponível em português atualmente na Amazon. Vamos torcer para que a Amazon chegue logo ao Brasil!
 
Sigamos adiante!
 
Alem do equipamento chamado Kindle, a Amazon disponibiliza um aplicativo gratuito também chamado Kindle para uma infinidade de dispositivos. Alguns exemplos são: iPhone, iPad, Android, BlackBerry, Windows Phone 7, Mac e Windows.
 
Nessa página é possível escolher o aplicativo correto e instalar no seu dispositivo. O aplicativo é gratuito, independente da plataforma. Há muita crítica em torno da Amazon em virtude de sua cada vez maior dominação no mercado editorial digital.
 
Outra crítica é que o formato de livros da Amazon é proprietário e as obras vendidas por eles só podem ser lidas no Kindle.
 
Eu entendo e concordo com parte das críticas, mas não há como negar que a simplicidade do processo atrai cada vez mais novos leitores.
 
Tudo é feito em prol da comodidade. Além de ler e armazenar seus livros, a Amazon permite também que comentários e grifos feitos na página onde você parou sejam automaticamente sincronizados entre dispositivos. Sendo assim, se você começou a ler o livro no iPad, pode continuar no computador ou no celular.
 
 
 
Bom para o autor independente
 
 
Outra vantagem da Amazon é a simplicidade no lado do autor independente, como é o meu caso. O processo de publicação é muito simples e o controle da quantidade de unidades vendidas é igualmente simples. Sei imediatamente quando alguém comprou uma cópia do meu livro. Já a remuneração do autor passa por uma série de regras, de acordo com o valor do livro, país de aquisição e nacionalidade do escritor. Mas não é nenhum bicho de sete cabeças.
 
 
Publicar na Apple é mais complicado
 
No caso da Apple, que entrou no mercado de livros eletrônicos juntamente com o advento do iPad, o processo de publicação é infelizmente algo imensamente complicado.
 
A empresa utiliza um padrão aberto conhecido como ePub, mas publicar um livro na loja da Apple é extremamente burocrático e trabalhoso. Além disso, cobram dos autores uma taxa de US$ 99 (até a última vez que chequei) para abrir uma conta.
 
Na minha opinião este é um custo muito elevado para autores independentes.
 
Principalmente pelo fato da empresa já reter parte do valor de face do livro (exatamente como a Amazon faz).
 
Então optei por um processo manual para permitir que as pessoas possam ler o livro em formato ePub, seja no iPad ou em outro dispositivo compatível com esse formato.
 
Os dispositivos que adotaram o ePub são inúmeros: iPad, iPhone e iPod Touch (através do aplicativo iBooks e outros aplicativos disponíveis na loja da Apple); Nook; Sony Reader; Kobo; Positivo Alfa e tantos outros.
 
Cada qual conta com um processo diferente de inclusão e leitura dos livros, mas o fato é que todos “entendem” o formato ePub.
 
Porém, apesar de ser um formato amplamente adotado pela indústria, o ePub, na minha opinião, carece de uma loja centralizada e por essa razão dificulta muito a vida dos pioneiros leitores da era digital.
 
E justamente a falta dessa loja centralizada me fez optar por um processo manual de venda deste formato. No caso de optar por este formato, o meu leitor precisará me fazer um pagamento via PayPal ou depósito bancário e em seguida eu envio a cópia do livro. Gostaria muito de um processo mais simples no futuro.
 
Os leitores merecem! Existem no mercado outros formatos menos populares e em especial nos Estados Unidos há uma batalha entre a Amazon com o Kindle e a Barnes and Noble com o Nook. 
 
Fora do mercado estadunidense, tenho conhecimento de que a população de alguns países tende a adotar leitores nacionais, como é caso do Canadá e Espanha. Mas como eu disse no início do texto, acredito que este é um caminho sem volta. Depois de filmes e música, o conteúdo impresso, mais hora, menos hora, também migrará para o formato digital, goste você ou não. 
 
 

escrito por

       

Vladimir Campos

Cotidiano digital


Sobre o Autor:

Vladimir Campos é escritor, colunista do Webinsider, blogueiro., membro do podcast iTech
Hoje e Embaixador do Evernote no Brasil.

INFOPRODUTO QUE NÃO VENDE ?? SE LIGA !!!!

5 cuidados para não criar um infoproduto que não vende


Se tornar um infoempreendedor não é difícil.
 
Se você domina um assunto, tem força de vontade, dedicação e determinação, é possível criar infoprodutos altamente rentáveis.
 
Contudo, a atenção a alguns detalhes pode ser um fator decisivo para as vendas dos seus produtos digitais.
 
Por isso, selecionamos 5 cuidados para que você não crie um infoproduto que não vende e obtenha sucesso em sua nova empreitada.
 
 
Confira!

 

 

Nicho de atuação

A definição do nicho de atuação é determinante para o sucesso do seu infoproduto.
 
O cuidado com a definição do nicho envolve mais do seu nível de conhecimento sobre o assunto.
 
As pesquisas de mercado contam muito na hora de definir um nicho, por isto é importante estudar profundamente qual a demanda pelo tema que você pretende abordar em seu infoproduto.
 
Faça uma pesquisa detalhada sobre o volume de buscas pelas palavras-chave do conteúdo que você pretende elaborar.
 
Use o Google Keyword Tools para isto.
 
Em seguida, faça uma pesquisa nos buscadores mais utilizados destas palavras-chave.
 
A intenção aqui é averiguar a quantidade de materiais similares ao que você deseja criar.
 
A análise é simples: quanto maior o volume de buscas por uma determinada palavra e menor a quantidade de resultados encontrados, melhor!
 
Em seguida, faça uma imersão nos materiais encontrados e analise quais são os mais relevantes.
 
Adquira os inforprodutos concorrentes que se apresentarem mais interessantes e com maior volume de vendas.
 
Nesta análise o seu objetivo é verificar se já não há no mercado materiais similares ao que você pretende produzir em questão de conteúdo e até mesmo encontrar um diferencial competitivo para o seu infoproduto.
 
Desta forma você conseguirá encontrar um nicho de trabalho e definir qual audiência quer conquistar!
 
 

Página de vendas

A sua página de vendas é o canal em que o possível comprador tem um contato mais direto com o seu infoproduto. Por isso merece atenção e cuidados.
 
Ter uma página com boa usabilidade e aparência profissional ajudam consideravelmente.
 
Além disso, certifique-se de que o conteúdo não contém erros de português e preste informações detalhadas sobre o produto.
 
Para instigar a venda e fomentar uma relação de confiança do cliente para com a sua marca, separamos algumas dicas de informações que podem ser disponibilizados em sua página:
 
1 - Quantidade de exemplares vendidos;
 
2 - Depoimento de compradores;
 
3 - Conteúdo extra relacionado ao seu material. Pode ser posts em seu blog com dicas, tutorias, entrevistas, webinar, fórum, videoaulas, dentre outros. O importante é que o conteúdo seja um agregador de valor para o seu inforproduto;
 
4 - Canal de atendimento ao cliente. Pode ser um “fale conosco” através de email ou chat, por exemplo;
 
5 - Amostra do seu infoproduto. Considere disponibilizar um capítulo do seu ebook, videoaula ou podcast. O importante é que esta amostra seja interessante para instigar o comprador a adquirir o seu produto.
 
 

Qualidade do conteúdo

A qualidade do conteúdo do seu infoproduto é fundamental para fomentar as indicações.
 
Um cliente satisfeito pode trazer novos consumidores através de indicações e do chamado buzz, aquele barulhinho que ocorre na Internet e pode vir como forma de um “curtir”, compartilhar ou “retuite”, por exemplo. Por isso, muito o cuidado com o material!
 
Evite os conteúdos “mais do mesmo”.
 
Tenha um diferencial competitivo.
 
Ofereça conhecimento diferente ou adicional ao infoproduto ofertado pela concorrência.
 
 
 

Preço x valor agregado

Em um mercado competitivo o preço de um produto é sempre levado em consideração.
 
Por se tratar de um infoproduto, em que a produção tem um custo consideravelmente inferior, tenha cuidado com o preço estipulado para a venda.
 
 
 
 
 
Por isso, pesquise o preço praticado pela concorrência em produtos similares.
 
Uma dica para poder elevá-lo um pouco mais é atribuir valor agregado.
 
Além do ebook que você irá vender, por exemplo, disponibilize ao comprador uma breve consultoria, participação em debates virtuais exclusivos, etc.
 
Não se esqueça de informar claramente os benefícios extras que este comprador terá ao adquirir o seu infoproduto.
 
 

Investimentos em divulgação

 
 
Sem divulgação os seus possíveis compradores não saberão da existência do seu infoproduto.
 
A ideia é espalhar ao máximo, mas com alguns cuidados para não desperdiçar esforços e dinheiro.
 
Trabalhe com audiência segmentada. Pesquise onde encontrá-la e como atingi-la.
 
Tenha um planejamento estratégico para a divulgação a partir dos seus objetivos e considere programas de afiliados, que além de fazer com que o seu infoproduto seja conhecido por mais pessoas, não exige que você retire dinheiro do seu bolso como investimento, apenas percentual sobre as vendas.
 
Acompanhe constantemente a concorrência, o seu nicho como um todo e o que os consumidores procuram.
 
As análises vão ajudá-lo a definir em que investir ou onde cortar despesas otimizando a promoção do seu produto.
 
 
Agora que você já conhece os cuidados essenciais para criar um infoproduto rentável, que tal começar a produção do seu e se tornar um infoempreendedor? Confira também o nosso Guia definitivo para a criação de infoprodutos e mãos a obra!
 
Não se esqueça de compartilhar conosco suas dúvidas, dicas e experiências.
 
Boas vendas!
 
fonte: Blog Hotmart

INFOPRODUTOS MATADORES

8 Dicas para criar Infoprodutos Matadores


Enquanto você lê este texto, milhares de pessoas estão se capacitando, investindo tempo e trabalhando para criar, lançar ou melhorar seus infoprodutos.
 
 
Para ajudar você a começar, compilamos as oito dicas que separam os vencedores dos perdedores.
 
 
Todos os grandes cases de produtos digitais seguiram  e continuam seguindo estas dicas diariamente.
 
Logo, se você for por este caminho, suas chances de acertar e gerar lucros com seus infoprodutos aumentarão muito.
 
 
Confira e não deixe de compartilhar as suas próprias dicas e aprendizados nos comentários!
 
 
 

 

 

Escolha um nicho, sempre

Antes de criar qualquer produto, certifique-se que você está trabalhando uma audiência específica. Nunca tente fazer um produto que venda para todos.
 
É muito importante encontrar canais de distribuição e promover as vendas do seu produto oferecendo um conhecimento específico do que oferecendo algo genérico.
 
Imagine que você vá produzir um ebook sobre vendas e considera 2 opções:
 
a. Como vender mais e melhor

 b. As melhores dicas de vendas para o corretor de imóveis.Apesar de o primeiro produto ter um mercado potencial maior, este é um produto cuja audiência é muito mais difícil de ser atingida, pois este mercado é extremamente competitivo e dominado pelas grandes editoras e pelos livros tradicionais de vendas.
 
Já no segundo caso, pela especificidade do assunto e a clareza do nicho, fica fácil identificar potenciais afiliados e produzir conteúdos sobre os interesses da sua audiência.
 
Resumindo, é muito mais fácil atuar em um nicho do que em um mercado genérico, competindo com empresas estabelecidas do setor.
 
A internet permite que você se especialize ao máximo e ainda assim encontre oportunidades interessantes de negócios.
 
 

Descubra a “dor”, o problema que seu cliente quer resolver

Certifique-se que seu potencial cliente tenha uma “dor” imediata e que ele esteja disposto a pagar para resolvê-la. Quanto maior a “dor”, maior a propensão dele a pagar preços maiores pelo seu produto. Dois exemplos fictícios: Seu cliente tem problemas com o SERASA/SPC e dificuldade de achar informações na internet sobre como resolvê-los.
 
Neste caso, um guia passo a passo sobre como resolver este problema com certeza gerará vendas para pessoas que estão passando por essa situação e querem resolvê-la o quanto antes. Se seu cliente potencial quer aprender uma profissão para sair do desemprego, por quê não preparar uma série de vídeos para capacitá-lo para que ele possa trabalhar de casa e ganhar dinheiro?
 
 

Dê um gostinho do seu infoproduto

Sim, oferecer um pedaço de informação gratuita é uma ótima maneira de gerar vendas.
 
Pode ser um artigo que ofereça uma dica introdutória, o primeiro capítulo do seu ebook, um webinar sobre o assunto ou uma newsletter.
 
Ao oferecer um gostinho, você induz a pessoa a querer mais e a deixa mais propensa a comprar seu produto.
 
 

Crie e mantenha uma comunidade

Suponha que você tem um infoproduto focado no mercado de corretores de imóveis.
 
A melhor maneira de garantir seus lucros e aumentá-los ao longo do tempo é criando uma comunidade de dicas imobiliárias e assuntos que interessam a este público, com artigos, perguntas e respostas, e até mesmo algumas demonstrações gratuitas do seu produto.
 
Ter um espaço na web onde as pessoas vem em busca de informação, interagem umas com as outras e recebem um gostinho do seu produto é essencial.
 
Sua comunidade pode ser um blog, um fórum, ou uma comunidade nas redes sociais, o importante é agregar seu público alvo e mantê-lo entretido e fidelizado.
 
 

Colete emails dos seus prospectos, sempre

Sim, agora que você já é capaz de dar um gostinho do seu produto, e já tem uma comunidade para reunir seus potenciais clientes, é hora de pedir algo em troca.
 
Que tal oferecer uma video aula, em troca do email do seu cliente?
 
Ou que tal oferecer uma newsletter mensal sobre seu nicho?
 
Uma vez que você consegue o contato do seu potencial cliente, fica bem mais fácil se aproximar e fechar a venda.
 
 
 

Utilize sua lista de emails com sabedoria

Não faça spam, sempre ofereça conteúdo relevante e permita que os usuários cancelem sua assinatura a qualquer momento.
 
Uma boa lista é um dos maiores ativos que um infoempreendedor pode ter.
 
Saiba trabalhar a sua e a use com responsabilidade.
 
Nas próximas semanas falaremos um pouco mais sobre como trabalhar sua lista de emails, fique ligado.
 
 
 

Mantenha um alto nível de satisfação

Garanta a qualidade do seu produto e ofereça reembolsos para clientes insatisfeitos.
 
Tudo que você não precisa é de clientes insatisfeitos espalhando uma má reputação sobre seu produto.
 
Um cliente satisfeito, pode nem sempre vender para outros clientes, mas um cliente insatisfeito com certeza vai atrapalhar bastante suas vendas!
 
 

Mantenha seu produto sempre atualizado

Atualmente tudo muda muito rápido.
 
Se seu produto corre o risco de ficar desatualizado, invista em melhorar e atualizar o conteúdo sempre que possível.
 
Mesmo que seu plano seja lançar novas versões do material, sempre garanta que as informações que ele possui estejam corretas e de acordo as expectativas do cliente de hoje.
 
Um produto de alta qualidade oferece conteúdo de ponta, sempre atualizado, para seus compradores.
 
 
 
 
 
 
O grande segredo para se criar um infoproduto de sucesso é garantir que a informação que ele contém sempre tenha um valor percebido pelo cliente maior do que o preço que ele pagou.
 
Seguindo as dicas acima, você garante que seu produto está no caminho certo e com potencial de se tornar um blockbuster das interwebs!
 
Bons negócios!
 
 
fonte: Blog Hotmart

SEUS NOVOS INFOPRODUTOS: CRIANÇÃO PASSO A PASSO

O Guia Definitivo para a Criação de Infoprodutos

Muito tem se falado sobre infoprodutos/produtos digitais atualmente.
 
Seja você um afiliado que quer monetizar a audiência do seu site através de um produto digital ou um infoempreendedor (um profissional que ganha dinheiro através da venda de infoprodutos), nosso objetivo com este artigo é ajudar você a criar infoprodutos cada vez melhores e assim gerar mais receita.
 
Para isso, preparamos este guia com as principais dicas e truques que aprendemos com a nossa comunidade de infoempreendedores e afiliados.
 
 

O que é um infoproduto?

O termo infoproduto vem da junção das palavras informação e produto. Um infoproduto nada mais é que um produto que oferece informações ao cliente, e é geralmente associado a ebooks, screencasts e conteúdo em video, software e as diversas combinações destes elementos. Muito comumente são vendidos pela internet e tem a entrega feita de maneira 100% digital, sem precisar de logística complexa.
Geralmente um infoproduto oferece conteúdo educacional, ou seja, ensina as pessoas uma nova habilidade, um conhecimento ou a lidar com alguma situação prática.

 

Exemplos de infoprodutos vendidos pela internet:

  • Ebooks
  • Relatórios e whitepapers sobre uma indústria específica
  • Podcasts pagos e conteúdo em áudio
  • Vídeos e screencasts
  • Sites e comunidades de conteúdo que cobram assinaturas dos membros
Para se tornar um infoempreendedor, você precisará aprender a escolher um nicho para seu produto, criar produtos atraentes, aprender a gerar tráfego, promover seus produtos e gerar parcerias estratégicas com afiliados para maximizar suas vendas. Parece trabalhoso, mas é bem simples, vamos passar pelos pontos de como fazer isso abaixo.



Se tornando um infoempreendedor

Se você se considera um expert em um assunto específico e tem vontade de empreender, criar um produto digital pode ser um ótimo caminho para você começar a ganhar sua independência financeira ou complementar sua renda. A grande vantagem da venda de produtos digitais, é que diferente de empregos tradicionais, ou de consultorias onde você é remunerado por hora, ao fazer um produto digital você pode ganhar dinheiro sem estar “presente”, pois existe uma multidão de potenciais clientes na internet buscando produtos que resolvam os problemas que eles possuem e dispostos a gastar, independente de uma interação direta com um humano.
O produto digital é uma oportunidade empreendedora interessante pois mesmo quando você não está online, as pessoas estão navegando na web buscando e comprando produtos que as ajudam a atingir seus objetivos pessoais. Produtos digitais permitem que você crie um negócio 100% automatizado que nunca para de funcionar e que praticamente não precisa da sua intervenção sua para se manter rodando e gerando lucros! O primeiro passo para a geração de um produto é a escolha do mercado, o nicho no qual o seu produto estará inserido.





Gerando ideias para seu primeiro infoproduto

O ideal é você encontrar um nicho em que você seja um expert e também tenha acesso a outros interessados no assunto para comprarem o seu produto digital. Se você tem um blog sobre receitas e se aventura como chef nos finais de semana, poderia por exemplo lançar infoprodutos do segmento de culinária e assim usar seu expertise para monetizar sua audiência.
É muito importante ter certeza que existe demanda para seu produto e que você ajuda as pessoas a resolver um problema real que elas enfrentam no dia a dia, pois com isso você irá naturalmente atrair um grande volume de pessoas.
Confira algumas ideias de infoprodutos para você se inspirar:
  • Um guia passo a passo ensinando as pessoas a tocar um instrumento musical que você domina, com um ebook e video aulas;
  • Uma coleção de screencasts sobre como utilizar um software específico, com as dicas e truques que você levou anos para aprender;
  • Se você é um programador, poderia por exemplo criar um software que ajude as pessoas a customizar seus sites, postar automaticamente para mídias sociais, ou desenvolver um plugin para uma plataforma como o WordPress.
Uma vez que você tenha tido a ideia, converse com potenciais interessados, navegue na web e procure potenciais concorrentes e tente entender o tamanho do mercado. As duas coisas mais importantes nesta etapa são:
  1. Identificar um problema que você consiga ajudar as pessoas a resolvê-lo ou um conhecimento que elas desejariam adquirir;
  2. Certificar-se que existe um grande volume de pessoas interessadas no assunto, e que estas pessoas estejam dispostas a pagar para resolver este problema. Uma boa dica é encontrar pessoas que seriam potenciais clientes e perguntar a elas se elas estariam dispostas a pagar pelo seu produto fictício e quanto elas estariam dispostas a pagar.



Como criar seu primeiro infoproduto

Uma vez que você tenha escolhido seu nicho, chegou a hora de montar seu primeiro produto. Confira algumas ideias e dicas para começar:
  • Ebooks: É o formato mais tradicional de infoprodutos. Geralmente são distribuídos em arquivos PDF. Para fazer um ebook bacana, é necessário que você invista em produzir textos de qualidade, com uma organização clara sobre o assunto de interesse do seu nicho. Vale a pena caprichar na capa e na diagramação do material. Existem dezenas de bancos de imagens na internet com fotos e ilustrações a preços acessíveis para decorar seu ebook. E se você não tem experiência com diagramação, vale a pena contratar um designer para ajudar com a parte visual. O segredo de um ebook de sucesso é impressionar o cliente pelo conteúdo como um todo, ou seja, textos bem escritos, visual lindo e ajudá-lo a atingir seu objetivo com o produto com facilidade.
  • Produtos em áudio: Seja um audiobook, ou uma série de podcasts, os produtos em áudio também são bastante fáceis de produzir. O importante é comunicar a mensagem de maneira clara, e ter uma gravação de qualidade. Preocupe-se com entonação, boa dicção do narrador e  trilhas divertidas que seus clientes ficarão satisfeitos. E, se você já produziu um ebook, pode inclusive transformá-lo em um audiobook e gerar assim uma nova fonte de receitas!
  • Video aulas e screencasts: Gravar vídeos atualmente é muito fácil. Mesmo câmeras populares já produzem vídeos em altíssima qualidade. Seja seu produto um video tutorial de como fazer uma atividade complexa, uma série de vídeos ensinando como tocar um instrumento ou a gravação da tela do seu computador ensinando a utilizar um software específico, o importante é investir na qualidade do conteúdo e aparência profissional. Mantenha sempre o áudio claro, e sempre que possível, use e abuse de vinhetas, animações, etc.
  • Comunidades de membros: Agregar uma comunidade de entusiastas sobre um assunto e cobrar uma assinatura dos membros pode ser muito lucrativo. O importante é manter a comunidade viva, interagir muito com os membros pagantes, e oferecer conteúdo exclusivo para os assinantes. Se você for bem sucedido ao criar uma aura de exclusividade do seu “clube”, você será capaz de garantir receitas recorrentes e usuários satisfeitos.


Vendendo e promovendo infoprodutos

Com o seu produto criado, o primeiro passo é criar um página de vendas com informações bastante descritivas para seu produto. Colocar depoimentos de clientes, oferecer amostras de produto e captar emails de potenciais clientes é muito importante nesta etapa. Seu objetivo é criar uma página que, ao ser visitada por um potencial cliente, gere nele a intenção de compra. Portanto é importante caprichar bastante na página de vendas!
O segundo passo é investir na geração de tráfego para esta página e encontrar canais de distribuição para vender o seu produto. A melhor maneira de começar é criar um blog ou uma comunidade que reuna seu público alvo, e produzir conteúdo para atrair clientes potenciais. Outras dicas para gerar tráfego para sua página incluem:
  • Fazer posts como autor convidado em outros blogs e gerar links para o seu blog e para a página de vendas do seu produto.
  • Compartilhar seu produto e conteúdo sobre ele nas redes sociais e em agregadores de conteúdo para atrair novos visitantes.
  • Anunciar nos sites nos quais o seu público alvo navega, para gerar tráfego qualificado.
  • Encontrar blogs e sites que tenham audiência parecida com a sua e convidá-los para se tornarem afiliados do seu produto. A afiliação funciona da seguinte maneira: cada vez que um terceiro vende o seu produto, ele recebe uma parte do valor da venda,  assim ele monetiza sua audiência e você gera mais vendas.


Quero aprender ainda mais, como faço?

Nos próximos artigos vamos nos aprofundar em cada uma das etapas discutidas acima. Se você gostou desse artigo compartilhe com os amigos, assine nosso feed RSS e não se esqueça de assinar nossa newsletter! E claro, se tiver alguma dúvida, participe nos comentários que nós lhe responderemos.

FONTE: BLOG HOTMART

CRIE SEU PRIMEIRO NEGÓCIO DIGITAL

10 ideias de produtos para você criar seu primeiro negócio digital

Ganhar dinheiro com a Internet é uma realidade.
 
A comercialização de produtos digitais, os chamados infoprodutos, vem se mostrando um negócio altamente rentável, mas que requer muita pesquisa, planejamento e dedicação.
 
Por isso, para você que tem algum conhecimento para repassar às outras pessoas, mas ainda não sabe como fazê-lo,
 
 
separamos 10 ideias de produtos digitais para transformar know-how em negócio:
 
 
 

 

 

1. Ebooks

Os livros eletrônicos, ou ebooks, são publicações que trazem o mesmo conteúdo de uma obra impressa (livro), porém em versão digital.
 
Da execução à promoção, os ebooks apresentam excelente custo/benefício:
 
  • basta uma ferramenta de textos (Word, Google Docs ou similar),
  • um conversor PDF (extensão mais popular deste material) ou EPUB e um canal de promoção e venda, além de um bom conteúdo.
  • Confira aqui o nosso guia sobre como fazer seu primeiro ebook.
 

2. Audiobooks

O conteúdo do seu livro pode também ser comercializado através de áudio.
A produção pode ser realizada em um estúdio ou até mesmo de forma caseira, com ferramentas disponíveis na Internet, desde que você tenha um espaço com pouco ou nenhum barulho reservado para a atividade.
Além disso, uma boa locução também é fundamental para a absorção do conhecimento sem ruidos e para a boa aceitação do seu produto. Se for se aventurar no mundo dos audiobooks vale a pena estudar um pouco sobre produção de audio e investir em um microfone bacana, anti-ruído.
 
 

3. Vídeoaulas

As videoaulas consistem na gravação e distribuição em vídeo de conteúdo com cunho educativo.
O material neste formato requer um pouco mais de investimento como cenário, câmera e iluminação adequada.
Além disso, boa dicção e empatia com as câmeras para repasse do conteúdo são fundamentais para reter a atenção do seu público.
 
 

4. Screencasts

Na falta de familiaridade com as câmeras, ou na busca de um custo de produção mais baixo, você pode optar pelos screencasts, vídeos gravados a partir da tela do seu computador com o auxílio de um software (na Internet você encontra ferramentas gratuitas e com qualidade para a execução do projeto).
 
Uma outra vantagem é que este produto não necessita, obrigatoriamente, de áudio, podendo ser apenas legendado em alguns casos.
 
 

 

 

5. Podcasts

Infoprodutos em áudio são altamente eficazes, pois permite a absorção do conteúdo pelo público em qualquer lugar, até mesmo simultaneamente a outra atividade, como dirigir por exemplo. Basta que o cliente tenha um gadget compatível com o formato de áudio do seu produto.
 
O conteúdo segue a linha de um programa de rádio. Neste formato, é possível, conforme a quantidade de conteúdo a ser oferecido, dividir a narração em episódios, trabalhar com entrevistas ou discussões entre um grupo de especialistas no assunto. A produção pode ser feita com ferramentas gratuitas, e o conteúdo gravado distribuído com a extensão MP3.
 
 

6. eMagazines

As eMagazines são revistas disponibilizadas na Internet.
 
Assim como o material impresso, este produto segue o critério de editorias e tem um período pré-determinado de publicações, além de permitir a distribuição do conteúdo gratuito (mantido por publicidade), privado para assinantes e misto (você pode escolher qual conteúdo ou trecho disponibilizar).
 
A produção, com custo consideravelmente inferior à publicação impressa, depende basicamente de conteúdo e diagramação.
 
Você pode escolher como distribuir seu produto conforme budget disponível: a versão mais simples pode ser apresentada através de um arquivo com extensão PDF para download.
 
É possível ainda, com o auxílio de programadores, disponibilizar o produto em um website, em aplicativo próprio para download em dispositivos móveis como tablets ou até mesmo via Newstand, aplicativo da Apple que permite download ou visualização de revistas e jornais em formato digital.
 
 
 

7. Websites para assinantes (Comunidades de membros)

Trabalhar o seu conteúdo em um website, disponibilizando acesso a membros associados mediante o pagamento de uma taxa periódica (você pode definir taxas mensais e trabalhar descontos em assinaturas por um período maior) pode ser um ótimo negócio.
 
Para reter leitores, invista em artigos relevantes, novidades do nicho e entrevistas com profissionais renomados da área.
 
Usar a interação através de fóruns de discussão e enquetes, possibilitando a troca de experiências neste canal, é também uma ótima estratégia, além de auxiliá-lo, na definição das próximas pautas.
 
 
 

8. Coaching On-line e Grupos Masterminding

Se você é referência em um determinado assunto e sempre o procuram para dar instruções e orientações sobre este, investir em coaching pode ser um excelente negócio.
 
É possível realizar conferências, com horários pré-estabelecido, através de ferramentas gratuitas como o Skype ou o Google Hangout ,em grupos ou individuais, sendo a primeira opção melhor, pois ao reunir um número maior de participantes, o seu tempo é otimizado.
 
Os participantes em destaque ainda podem ser convocados a participarem de um grupo masterminding, que tem objetivo similar aos fóruns de discussão, porém em tempo real, gerando maior proximidade entre os integrantes.
 
 
 

9. Palestras, Workshops e Webinars

Palestras, seminários, oficinas em tempo real.
 
É possível repassar o seu conhecimento em apresentações ao vivo para grupos, com custo irrisório, à distância, através de ferramentas disponíveis na Internet como Skype,
 
 Google Hangout ou o GoToMeeting, uma ferramenta paga para webinars que é bastante popular.
 
 
 

10. Materiais Multiformato

Não necessariamente o seu produto precisa apresentar-se em um único formato.
 
É possível disponibilizá-lo em mídias diversas que se complementarão.
 
Você pode, por exemplo, ministrar cursos através de videoaulas, disponibilizar o material de estudo em um eBook e realizar grupos masteminding para troca de experiências entre os participantes.
 
O mais importante é que o infoproduto escolhido esteja adequado aos recursos disponíveis e à necessidade do seu público, prezando sempre pela qualidade.
 
E aí, imaginou a sua ideia se transformando em algum destes produtos?
Conhece outros formatos?
Conte pra gente nos comentários!
 
 
FONTE: BLOG HOTMART

LUCRO CERTO: CRIE E VENDA e-BOOKS

Transforme seu conhecimento em lucro: Como criar seu primeiro ebook e começar a vender pela web



Quem planeja investir e rentabilizar o uso da Internet tem nos infoprodutos uma boa oportunidade. Mais tradicional entre os infoprodutos, o ebook é um livro em formato digital, que pode ser lido em qualquer equipamento eletrônico, como computador, smartphone, e-reader (leitor de livro digital) ou tablet. Eles também podem ser impressos e lidos como um livro tradicional. Com um ebook pronto, é possível comercializá-lo via Internet e transformá-lo em renda.
Algumas vantagens do ebook em comparação ao livro impresso
  • Preço: com um custo de produção e de divulgação baixo, um ebook de alta qualidade pode chegar às mãos do comprador a um custo muito inferior ao livro tradicional, o que permite que o vendedor reduza o preço para vender mais, ou simplesmente mantenha o preço e aumente sua margem de lucro por venda.
 
  • Portabilidade: por utilizar um formato digital, pode ser distribuído de forma rápida e eficiente por meio da Internet, para qualquer parte do mundo;
 
  • Custo zero de fabricação: Diferente do livro em papel, que tem um custo em papéis, impressões, transporte e armazenamento toda vez que ele é impresso, o livro digital tem custo próximo de zero, pois todo o processo de venda e consumo ocorre digitalmente
     
    Shutterstock / prochasson frederic

 

 

Etapas para a criação de um ebook

Para criar seu primeiro ebook, é necessário seguir algumas etapas.
  1. Defina bem o tema do ebook: Esta se constitui em uma das etapas mais importantes do processo de criação de um livro, qualquer que seja ele, principalmente para quem quer ganhar dinheiro com a comercialização do material. Escolha sempre um tema com o qual você possui afinidade e tenha conhecimento profundo. Escolher um tema no qual você seja um especialista, é fundamental, pois você precisa transmitir credibilidade para seu leitor.  É muito importante também encontrar um nicho de mercado que tenha um tamanho suficiente para garantir um volume satisfatório de vendas. Nas próximas semanas publicaremos mais artigos aqui no blog para ajudar você a escolher um bom nicho para seu ebook.

2. Organize e estruture os tópicos do livro: decida quais são os principais tópicos dentro do tema que você escolheu. Faça um esboço sobre cada um deles e organize os capítulos de forma a dar compreensão ao seu texto. É importante fundamentar suas ideias, por isso faça uma boa pesquisa na Internet sobre o que já foi escrito e o que há de mais novo na discussão do tema sobre o qual você quer falar. Pesquise os assuntos sobre os quais o seu cliente se importa, e a partir deles defina seu conteúdo. Ferramentas de pesquisas de palavras chave, como o Google Keyword Tool, podem ajudar bastante na seleção dos tópicos. Elas ajudam você a entender os interesses do seu público alvo, assim você conseguirá organizar seu conteúdo com mais eficiência.

3. Ilustre seu ebook com fotos: o uso de imagens favorece a leitura e deixa o ebook mais interessante. Você tem duas opções de utilizar fotos no seu livro digital, sem ter um custo alto. A primeira é optar pelo uso de imagens de seu arquivo pessoal, o que não lhe renderá problemas com direitos autorais. A segunda hipótese, é partir para os bancos de imagens. Na Internet, há inúmeros bancos de imagens disponíveis, e vários deles tem preços acessíveis, sendo que alguns são gratuitos. Alguns sites onde achar boas imagens para seu ebook:
ShutterStock: site de buscas que reúne milhares de fotos de uso royalty free a preços acessíveis para ilustrar seu ebook
Public Domain Photos: oferece mais de 5.000 fotos e 8.000 ilustrações para uso gratuito
Free Digital Photos: oferece também um plano pago, para quem precisa de imagens em alta resolução
Every Stock Photo: reúne mais de cinco milhões de fotos obtidas em diversos bancos de imagens


4. Escolha o formato do seu ebook (PDF ou Epub): a principal diferença entre os dois formatos diz respeito à adaptação dos textos à tela do leitor. Um ebook com o formato Epub é reflowable, ou seja, oferece a possibilidade de adaptação do texto e tamanho da fonte automaticamente à área de visualização disponível. Aqueles disponibilizados em PDF, no entanto, mantêm sempre o mesmo formato da versão impressa, seja qual for a área de exibição.


Funcionalidades dos arquivos Epub:
- Possibilitam o redimensionamento de textos e a alteração da fonte;
- Permitem a busca por palavra e a inserção de destaques;
- É possível mudar de página a partir do toque;
- Ideais para ebooks mais simples, sem muitas imagens 

Funcionalidades dos arquivos PDF:
- Reproduzem com exatidão o modelo da página impressa;
- Permite ampliar ou reduzir a página, para melhor visualização do conteúdo;
- A barra de navegação pode ser utilizada para folhear as páginas;
- Ideais para ebook mais complexos, em que o número de imagens é significativo e o formato é mais complexo;
ShutterStock / Prochasson frederic

  1. Dedique-se à formatação: a diagramação e editoração de e-book farão diferença. Além de estar bem escrito, seu livro precisa ter um bom acabamento, o que dará um ar mais profissional à obra. Como a intenção é ganhar dinheiro com o livro, e caso você não domine ferramenta de formatação e diagramação, analise a possibilidade de contratar um profissional para executar a tarefa. Com relação às despesas com a diagramação de um livro comum, os custos com um ebook serão bem menores. Uma boa apresentação vai elevar a imagem do seu livro. Você encontrará bons profissionais freelancers em sites como o odesk.com ou o workana.com.

2. Registre a sua obra – se a intenção é comercializar o seu ebook, é importante registrar o trabalho na Biblioteca Nacional. Assim você terá o ISBN, sistema de identificação que inclui os dados de autoria, e ficará mais seguro com relação aos direitos autorais. As informações para o registro podem ser obtidas no site oficial da Biblioteca Nacional, no link http://www.bn.br/.


3. Escolha uma plataforma de distribuição: Uma vez que seu livro esteja pronto, chegou a hora de definir:
- Como entregar meu ebook após a venda?
- Como receber pagamentos pela internet?
- Como garantir a segurança do meu ebook na internet? 

Para resolver estas questões, o ideal é escolher uma plataforma de distribuição de produtos digitais, como o Hotmart por exemplo. A plataforma deve prover todas as ferramentas e infraestrutura para que você não tenha que se preocupar com todos os pequenos detalhes do processo de venda. Se estiver em dúvidas, converse com os melhores infoempreendedores e pergunte a eles qual a plataforma de distribuição eles usam.
  1. Divulgue seu ebook: monte estratégias para promover e difundir o seu trabalho. Dicas para dar publicidade ao ebook:
  • Divulgue seu trabalho nas redes sociais, entre os amigos e conhecidos;

  • Entre em contato com sites que disponibilizam conteúdo relacionado ao tema do seu ebook e ofereça artigos para publicação;

  • Crie um blog sobre o tema do seu ebook, para montar uma rede de contatos com interessados no tema, e utilize a ferramenta para comercializar o seu livro;

  • Faça parcerias com outros sites e gere links para seu site, diretamente de sites que tem uma audiência parecida com o seu público alvo. Seja através de contato com o dono do site, comentários, etc, o mais importante é encontrar parceiros e assim gerar tráfego para seu site.

  • Participe de programas de afiliados para comercializar seu ebook. Através de programas de afiliados, você pode oferecer uma comissão a qualquer pessoa que venda seu ebook. Assim sites que tiverem uma audiência com interesses em assuntos similares ao seu ebook irão se afiliar ao seu produto se, para poder vender o ebook e assim monetizarem seus sites.

2. Tenha cuidado com a ortografia:  Ao terminar o seu ebook, tenha a preocupação de fazer uma revisão cuidadosa do texto. Se for preciso, contrate um editor, para verificar se há erros gramaticais. Para que sua obra ganhe credibilidade e tenha uma repercussão positiva, é fundamental que ela esteja bem escrita, que suas ideias sejam compreensíveis e que o português esteja correto.
Com as dicas, agora é organizar as ideias, planejar o livro e montar um ebook de qualidade e com ótimas perspectivas de resultados.
 
 
Mãos à obra!
 
 
 
FONTE: HOTMART BLOG

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

EIKE, O VENDEDOR DE ILUSÕES

Como Eike, egocêntrico e vendedor de ilusões, afundou o Império X

iG analisa autobiografia lançada por ex-bilionário há dois anos e mostra os sonhos prometidos e o que de fato o "mito", como se auto-proclamou, entregou ao mercado

Paula Pacheco - iG São Paulo |
 
Em 2011, o mineiro Eike Batista vivia possivelmente o melhor momento como empresário.

Estampava publicações nacionais e estrangeiras, embolsava prêmios como grande homem de negócios do País (e uma promessa mundial, ousariam afirmar) e era a inspiração de empreendedores brasileiros.

Meses antes, o ex-bilionário, que fundou o Grupo EBX, mandou o recado: passaria Bill Gates, da Microsoft, para trás e se tornaria o homem mais rico do mundo. Para muitos, ele era o cara.

Em dezembro daquele ano, Eike aproveitou toda a popularidade do momento e lançou a autobiografia "O X da Questão – A trajetória do maior empreendedor do Brasil".
 
O livro alcançou 203 mil exemplares e foi o título mais vendido até hoje pela editora Primeira Pessoa, braço da Editora Sextante especializado em biografias.
 
 
Amadeu Bocatios/Futura Press
Eike Batista durante noite de autógrafos de "O X da Questão", na Livraria da Travessa, no Rio de Janeiro

Hoje, depois de 23 meses, ler o relato de Eike ao longo de rasas 159 páginas proporciona momentos irônicos e analíticos.

Irônicos porque sua autobiografia traz um amontoado de clichês e afirmações que não passaram de promessas. Sem nem um traço sequer de modéstia, o empresário avalia um de seus momentos nos negócios – a exploração de uma operação de garimpo de ouro em Alta Floresta, ao norte de Mato Grosso. "Os méritos maiores foram persistência, obstinação, ousadia e o que as pessoas costumam qualificar de capacidade visionária".

Minha trajetória é a prova de que o capitalismo brasileiro está mais maduro (Eike Batista)
 
Sobram frases no livro de culto ao ego, como "sou um empreendedor diferente da média", "sou perito em identificar diamantes não polidos e aprendi, ao longo da vida, a polir esses diamantes". Ou ainda "minha trajetória é a prova de que o capitalismo brasileiro está mais maduro. As aberturas de capital de minhas companhias são verdadeiros atestados de maioridade".  
 
 
Ego, um grande companheiro

Ao mesmo tempo que o livro confirma que Eike tem um ego difícil de ser delimitado, mostra hoje a inconsistência do plano de negócios do empresário.

Naquela época, Eike afirmava no livro: "Por trás do mito, há uma saga empresarial erguida acima de tudo com muito suor e trabalho...

Felizmente acertei bem mais do que errei e numa escala e num tempo impensáveis no mundo empresarial".

Quem não ruborizaria ao falar de si recorrendo a palavras como "mito" e "visionário"? Eike Batista.

Eike, o empresário que não teve recato ao se auto-proclamar um mito, afundou. Na última semana (dia 11), mais uma de suas empresas, a OSX (chamada por ele de Embraer dos mares), teve de recorrer à recuperação judicial na tentativa de ganhar tempo junto aos credores e conseguir uma sobrevida.

A primeira a usar esse expediente foi a OGX, em 30 de outubro ("A OGX tem no seu DNA algo especial que herdou de mim: a vontade de encantar e surpreender", descreveu no livro).

De figura de destaque nas listas dos maiores bilionários do mundo, o dono do Império X virou sinônimo de caloteiro e agora tem de conviver com o peso de bilhões de reais na forma de dívida, não mais em fortuna. 
Com frases e mais frases feitas, o ex-bilionário oferece em "O X da Questão" grandes momentos de auto-ajuda para quem sonha em se tornar empreendedor. "Uma lição que fica para quem decide iniciar um negócio é não desistir na primeira dificuldade", ensina.

No mesmo capítulo, o autor avança no tema: "A única coisa certa no mundo dos negócios é que você vai errar. Se tiver humildade para reconhecer esta verdade, terá meio caminho andado para aprimorar suas práticas como empreendedor".
 
A frase, lida sob a luz do atual momento de Eike, certamente causaria irritação e indignação nos investidores que aportaram bilhões de reais em seus projetos.
 
Provocaria também indignação entre os minoritários que apostaram no vendedor de sonhos e colocaram suas economias em ações que viraram pó. "Posso ser acusado de excesso de ousadia, mas nunca pensei em correr atrás do Santo Graal", garante no livro.
 
Eu desejo entregar ao mercado, aos acionistas, aos colaboradores e à sociedade o que me comprometo a entregar (Eike Batista)
Outro capítulo, o "Visão 360 graus", também deve incomodar quem comprou os sonhos de Eike, tamanha a sua incoerência. "Eu não aspiro à perfeição. Aspiro ao êxito. Aspire ao êxito você também. Eu desejo entregar ao mercado, aos acionistas, aos colaboradores e à sociedade o que me comprometo a  entregar."     Ele ficou na promessa.
 
Demitiu boa parte de seu quadro de funcionários e viu suas seis empresas listadas na Bolsa minguarem. "Meu negócio é converter sonho em realidade, e talvez seja este o principal traço da minha trajetória", explicou. Sua crença, mostram os atuais fatos, fez água.
Para o investidor ainda em dúvida sobre as diferenças entre Eike escritor e Eike gestor, mais um trecho: "Não se deve subestimar a própria capacidade de cometer erros de avaliação. Alguma dose de cautela é vital... Mas se alguém quer risco zero, o melhor é colocar dinheiro no cofre e enterrar a chave em lugar seguro". Entenderam, senhores investidores?


No capítulo " Cartilha da Ética", um reforço de mensagem de confiança aos que tinham alguma dúvida naquele momento. O dono da EBX afirmou que "há empresários que operam 100% dentro da cartilha correta. Sou um deles e faço questão de me manter assim."

Taxativo, o autor ensina em sua autobiografia que é preciso se cercar de informações científicas quando se está estruturando um negócio ("Acredite na sua intuição, mas procure confirmá-la com dados científicos ou pesquisa"). Em outro trecho, o empresário volta ao assunto – "Por isso a pesquisa foi tão importante em minha trajetória".

A dica, no entanto, parece não ter sido útil para o consumo interno. No caso da petroleira OGX, relatórios mostraram que as reservas dos campos de exploração eram bem menores do que havia sido anunciado. Faltou informação? Quem sabe.



Megalomania

No capítulo 10, "A perfeição é uma utopia", Eike Batista volta ao tema da megalomania – "Na medida certa, um pouco de megalomania ou ousadia é recomendável. Nã há empreendedor bem-sucedido que não tenha provado uma pequena dose.

Quando o negócio se mostra viável, seu idealizador deixa de ser um megalomaníaco".

O leitor poderia então perguntar hoje, com os negócios e a credibilidade de Eike mergulhados em um lamaçal: o autor da frase acima é um megalomaníaco?


Talvez faça parte de pessoas com o perfil de Eike a estratégia da repetição. Fala-se muitas vezes a mesma coisa de forma convincente na intenção de que as pessoas acreditem que aquilo é uma verdade.

Um exemplo é quando o autor se descreve como alguém com habilidade para transitar entre várias especialidades, já que "posso lidar com ouro, prata, níquel, cobre, zinco, petróleo, energia, enfim, posso fazer um mundo girar à minha volta..."

Hoje, ao chegar a última página de "O X da Questão", a conclusão que o leitor tem é de que Eike deixou de citar uma característica importante. É apressado. Foi assim ao se lançar em várias frentes de negócios ao mesmo tempo, ao correr para o mercado para capitalizar suas empresas quando ainda não passavam de projetos e ao proclamar-se um empresário exitoso muito antes de conseguir entregar o que prometeu.


FONTE: IG ECONOMIA