quinta-feira, 13 de novembro de 2014

20 franquias que buscam empreendedores no interior de SP



Oportunidade no interior

 
Moça segura mapa   
 
 
 
São Paulo – Nos últimos anos, as franquias encontraram nas cidades do interior uma saída para manter seus planos de expansão.

Com as capitais sem espaço e a renda subindo no interior, muitas marcas incluíram pequenas cidades, com mais de 40 mil habitantes, no mapa de crescimento.
 
Segundo um estudo da consultoria Rizzo Franchise, encomendado por EXAME.com, o interior de São Paulo tem grande potencial.

Hoje, são 468 franqueadores e mais de 20 mil unidades franqueadas.


“É um mercado promissor e com enorme potencial. Apenas recomendamos olhar e avaliar cada localidade separadamente, pois começa uma pequena retração no consumo”, diz Marcus Rizzo, consultor.



 
Veja 20 redes de franquias que estão em busca de empreendedores na região. 
 
 

 

Anna Pegova

2/22 Divulgação/Anna Pegova
Anna Pegova
A rede francesa de produtos cosméticos e tratamentos tem 31 lojas abertas e espera abrir mais cinco ou seis no interior de São Paulo. As cidades prioritárias são Ribeirão Preto, Jundiaí, São José dos Campos e São José do Rio Preto. O investimento inicial varia de 150 mil a 400 mil reais, com retorno em até 24 meses. 

Brou´ne

3/22 Divulgação/Brou´ne
Brou´ne
Especializada em brownies e doces, a rede pretende abrir mais de 15 lojas só em cidades do interior de São Paulo. A marca procura franqueados em Jundiaí, Ribeirão Preto, Piracicaba, São Carlos, Araçatuba, São José do Rio Preto, Bauru, Americana, Rio Claro e Vinhedo. O investimento inicial é de 140 mil reais e o retorno acontece a partir de 24 meses de operação. 

Casa do Construtor

4/22 Divulgação/Casa do Construtor
Casa do Construtor
A franquia de locação de equipamentos para construção trabalha com duas estratégias no interior: novas lojas ou conversão de bandeira. Hoje, são 97 lojas abertas no interior de São Paulo – quase metade da rede. Mais 65 lojas estão programadas. As cidades com oportunidades são Andradina, Fernandópolis, Ibitinga, Votuporanga, Ribeirão Pires, Santa Isabel, Socorro, Tremembé, entre outras. O investimento começa em 500 mil reais, com retorno em 36 meses. 

Cebrac

5/22 Divulgação
Cebrac
O Centro Brasileiro de Cursos, ou CEBRAC, tem 151 escolas no país. Só no interior de São Paulo, tem 35 cidades nos planos de expansão, como Campinas, Sorocaba, São Carlos, Americana e Limeira. O investimento mínimo é de 230 mil reais e o prazo de retorno fica entre 21 e 24 meses.

Doctor Feet

6/22 Divulgação/Doctor Feet
Doctor Feet
Especializada em serviços para os pés, a Doctor Feet tem interesse em cidades com mais de 200 mil habitantes. Os planos incluem unidades em São José dos Campos, Campinas, Indaiatuba, Limeira, Piracicaba, São Carlos, Araçatuba, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Araraquara e Presidente Prudente. A rede planeja abrir 11 unidades na região. O investimento inicial é de 290 mil reais. 

Empada Brasil

7/22 Divulgação
Empada Brasil
A rede de franquias de empadinhas tem 60 unidades e pretende abrir mais três no interior do estado de São Paulo. Ribeirão Preto, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Jundiaí têm oportunidades para franqueados. O investimento começa em 163 mil reais e o retorno pode acontecer em 24 meses. 

Fisk

8/22 Divulgação/Fisk
Fisk
Vale do Paraíba, Bauru, Sorocaba, Itapetininga e Campinas estão entre as áreas para expansão da Fisk, rede de escolas de idiomas que já tem mais de mil unidades no país e 291 no interior de São Paulo. O investimento inicial começa em 78 mil reais, mas varia conforme o capital de giro. O prazo de retorno é de 12 a 24 meses.

Grupo Prepara

9/22 Divulgação/Grupo Prepara
Grupo Prepara
O grupo Prepara controla as redes Prepara Cursos e Ensina Mais e soma mais de 120 unidades em operação. As marcas planejam abrir 26 novas unidades no interior até o final deste ano. Ribeirão Preto, Araçatuba e Campinas estão nos planos de expansão. O investimento começa em 49 mil reais e o retorno acontece a partir de 16 meses de operação. 

Grupo Trigo

10/22 Divulgação/Grupo Trigo
Grupo Trigo
As marcas Spoleto, Domino’s Pizza e Koni Store fazem parte do grupo Trigo. Para o Spoleto, mais 20 lojas devem ser abertas no interior, em especial nas cidades de Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Araçatuba, Botucatu, Bragança Paulista, Itú, Franca e Atibaia.
Para as outras redes, há oportunidades também nos munícipios de Americana, Piracicaba, Rio Claro e São Carlos. O investimento começa em 400 mil reais para o Spoleto e Koni Store e 570 mil reais para a Domino’s Pizza. 

L’Entrecôte de Paris

11/22 Divulgação/L’Entrecôte de Paris
L’Entrecôte de Paris
Conhecido por servir um único prato, o restaurante L’Entrecôte de Paris tem oito unidades abertas e planeja levar seu filé com fritas para quatro cidades do interior: Ribeirão Preto, Sorocaba, São José do Rio Preto e São José dos Campos. O investimento inicial é de 965 mil reais, com retorno esperado em até 35 meses. 

Lilica & Tigor

12/22 Divulgação/Lilica & Tigor
Franquia Lilica & Tigor
A rede de lojas de vestuário infantil procura franqueados em Campinas, Limeira, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e São José dos Campos. Ao todo, seis lojas devem ser abertas no interior de São Paulo. O investimento varia de 450 mil a 500 mil reais e o retorno acontece em até 48 meses. 

Minds

13/22 Divulgação/Minds
Minds
A rede de escolas de idiomas Minds tem 70 unidades no país e procura cidades do interior com mais de 300 mil habitantes para abrir quatro unidades até o final do ano. Ribeirão Preto, Bauru e Marília são o foco da expansão. O investimento inicial é de 200 mil a 250 mil reais, com prazo de retorno de 24 meses. 

Nosso Bar

14/22 Divulgação/Nosso Bar
Nosso Bar
A franquia de bares da Ambev já soma 800 unidades no país. No interior, o foco da rede está em locais como Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Limeira e Bauru. O investimento começa em 28 mil reais, com retorno a partir de 12 meses de operação. 

Purific

15/22 Divulgação/Purific
Purific
Especializada em filtros de água, a Purific tem 250 lojas no país e busca franqueados em cidades que tenham a partir de 50 mil habitantes. Taubaté, Jacareí, Pindamonhangaba, Sorocaba, Guaratinguetá, Birigui, Itu e Tatuí são alguns dos municípios de interesse da rede. O investimento é de 50 mil reais, com retorno entre 24 a 36 meses.

Rei do Mate

16/22 Divulgação/Rei do Mate
Rei do Mate
A rede de lanchonetes Rei do Mate tem oportunidades para franqueados nas cidades de Araçatuba, São Carlos, Barretos, São José do Rio Preto, Botucatu e Jacareí. O investimento inicial é de 250 mil a 500 mil reais, com prazo médio de retorno de 36 meses. 

Remax

17/22 Divulgação/Remax
Remax
Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e São José dos Campos estão entre as cidades de interesse da rede de imobiliárias. Os planos incluem 90 unidades na região. O investimento começa em 120 mil reais, com retorno calculado para até 24 meses de operação. 

Restaura Jeans

18/22 Divulgação/Restaura Jeans
Restaura Jeans
O interior de São Paulo é um dos alvos da expansão da rede, que prevê 50 lojas na região em 12 meses. Avaré, Santa Bárbara d’Oeste, Sertãozinho, Sumaré e Valinhos são alguns dos municípios de interesse da marca. A franquia custa a partir de 110 mil reais, com retorno previsto em até 24 meses. 

RiHappy

19/22 Divulgação/RiHappy
RiHappy
Com a maior parte de lojas ainda própria, a RiHappy aos poucos vai crescendo sua rede de franqueados. Para o interior de São Paulo, as praças de Franca, Guaratinguetá, Catanduva e Barretos são de interesse da rede. O investimento começa em 900 mil reais e o retorno é previsto entre 36 e 45 meses. 

Team Nogueira

20/22 Divulgação/Team Nogueira
Team Nogueira
A rede de academias de lutas Team Nogueira tem 51 unidades abertas e procura novos franqueados em cidades com mais de 100 mil habitantes. São Carlos, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Sorocaba, São José dos Campos e Campinas estão nos planos. O investimento começa em 360 mil reais. 

Tyrol

21/22 Divulgação/Tyrol
Tyrol
A marca de roupas tem 29 lojas em operação e espera abrir mais unidades em cidades como São José do Rio Preto, Sorocaba, Jundiaí, São José dos Campos e Piracicaba. O investimento começa em 350 mil reais, com retorno em até 36 meses de operação.





FONTE:


EXAME.COM


Priscila Zuini

PRISCILA ZUINI 
 

20 opções de franquias para abrir em casa



Home office

 
Home office
 
 
 
   
São Paulo – Muitos empreendedores preferem abrir uma franquia em casa porque não possuem capital suficiente para um negócio maior.

Sem a necessidade de um ponto comercial, o franqueado tem menos custos fixos, por exemplo.
 
No entanto, trabalhar em casa demanda muita disciplina por parte do franqueado.

“Trabalhar em casa é diferente, pois você tem muita interferência. Tudo tem que ser levado em consideração, é preciso ter um espaço para fazer uma reunião com cliente, por exemplo”, explica Luis Henrique Stockler, sócio-diretor da Ba Stockler.

Além disso, ele afirma que o interessado deve colocar no papel os gastos que ele terá ao montar o escritório em casa.
 
Veja 20 opções de franquias que podem ser abertas em casa. Todas as informações foram fornecidas pelas próprias marcas.



 

AcquaZero

 
Franquia AcquaZero
A rede AcquaZero foi fundada em 2009 e é especializada em serviços de lavagem ecológica. O modelo de negócio reboque delivery tem investimento inicial de 40 mil reais e o franqueado pode fazer o agendamento de serviços de casa. A taxa de franquia custa 30 mil reais e a publicidade, 100 reais ao mês. O prazo de retorno do investimento é de 12 a 18 meses.



 

ERA – Expense Reduction Analysts

 
Materiais de estudo: calculadora, bloco e caneta
 
Fundada na Inglaterra, em 1992, a marca está no Brasil desde 2004 e é uma rede de consultorias de redução e otimização de custos para empresas. O investimento inicial para abrir uma franquia é de 125 mil reais e não há a necessidade de contratar funcionários. A taxa de franquia custa 105 mil reais e a taxa de royalties é de 18% sobre o faturamento bruto. O retorno acontece em 24 meses.


 

DivulgaPão

 
Franquia Divulgapão
 
 
Fundada em 2011, a rede DivulgaPão vende anúncios em embalagens de pão e possui 230 franquias. O investimento inicial para ser franqueado da marca é de 18 mil reais e não é cobrada a taxa de publicidade. Cada unidade fatura, em média, 12 mil reais. O prazo de retorno do capital investido é de seis a oito meses.



 

Doctor Frio

 
Franquia Doctor Frio
 
A Doctor Frio atua no mercado de limpeza e manutenção de ar condicionados. Para abrir uma franquia da marca é preciso desembolsar a partir de 45,9 mil reais. A taxa de franquia custa 15 mil reais e é preciso um capital de giro de 10 mil reais.



 

Dr. Jardim

 
Dr. Jardim
 
A rede Dr. Jardim atua no segmento de manutenção de jardins e piscinas e começou a expansão por meio de franquias em 2010. Hoje, conta com 36 unidades franqueadas. O investimento inicial para ser franqueado da marca é de 20 mil reais. O capital de giro necessário é de três mil reais. O retorno acontece em até 12 meses.


 

FlyWorld

 
Mulher utilizando computador

Fundada em 1987, a FlyWorld atua no segmento de turismo e começou a expansão por meio do franchising no ano passado. Hoje, tem 10 unidades em operação. O investimento inicial para abrir uma microfranquia da marca é de 9,5 mil reais e a taxa de franquia varia de acordo com o território do franqueado. O retorno do investimento acontece entre seis a 12 meses.


 

Gigatron

 
Computadores
 
A Gigatron é especializada em softwares e prestação de serviços para empresas e foi fundada em 1998. Começou a expansão por meio do franchising em 2012 e hoje tem 57 unidades. O investimento inicial para ser franqueado da marca é de 4,5 mil reais e o capital de giro necessário é de 300 reais. O retorno do capital acontece em até 12 meses.

 

Home Depil

 
Depilação
 
A Home Depil oferece serviços de fotodepilação em domicílio e faz parte do portfólio do grupo Zaiom. O investimento para abrir uma unidade da rede é a partir de 20 mil reais. A taxa de franquia custa 15 mil reais e o prazo de retorno do investimento é de seis a 18 meses.




 

House Shine

 
House Shine
 
Fundada em 2008, em Portugal, a House Shine está no Brasil desde 2012. Para ser franqueado da marca, o investimento inicial é de 51,6 mil reais e a taxa de franquia custa 15 mil reais. O faturamento médio mensal é estimado em 30 mil reais. O prazo médio de retorno do capital investido é de 12 a 24 meses.



 

Jan-Pro

 
Jan-Pro
 
 
A Jan-Pro é uma rede norte-americana e chegou ao Brasil em 2011. Hoje, conta com 110 franqueados no país. O investimento inicial para abrir uma unidade é de 10 mil reais. A taxa de franquia custa 7,5 mil reais e não tem taxa de publicidade. O faturamento médio mensal é de 15 mil reais e o retorno acontece em seis meses.


 

Ligue Site

Negócios, planejamento, calculadora e teclado
 
 
Negócios: medida, que segue agora para o plenário da Câmara, deverá ser votada no primeiro semestre do próximo ano
A Ligue Site é especializada no desenvolvimento de sites para pequenas e médias empresas e foi fundada em 2011. O modelo home based da marca demanda um investimento inicial de 30 mil reais e o faturamento médio mensal é de 12 mil reais. O prazo de retorno do investimento é de seis a 18 meses.




 

Limpeza com Zelo

 
Franquia Limpeza com Zelo
 
 
Fundada em 2012, a Limpeza com Zelo é especializada em limpeza profissional e possui 10 unidades franqueadas. O franqueado pode trabalhar de casa com um investimento inicial de 60 mil reais. A taxa de franquia custa 30 mil reais e a de publicidade, 250 reais. O prazo de retorno do capital investido é de 12 meses.


 

Limpidus

 
Limpidus
 
 
A Limpidus atua no segmento de limpeza e conservação e foi fundada em 1992. Hoje, conta com 102 unidades em operação. Para ser franqueado da marca, é preciso desembolsar a partir de 30 mil reais. A taxa de franquia custa a partir de 21 mil reais e o lucro líquido é de 15%. O prazo de retorno do investimento é de 18 a 36 meses.


 

Mix Potato

 
Franquia Mix Potato
 
A Mix Potato é especialista em batatas recheadas e foi fundada em 2005. A microfranquia home based da marca tem investimento inicial de 25 mil reais e a taxa de franquia custa 12 mil reais. Cada unidade fatura, em média, de 8 mil a 20 mil reais. O prazo de retorno do capital investido é de seis a 12 meses.


 

Mr. Kids

 
Franquia Mr. Kids


A franquia Mr. Kids foi criada em 2012 e tem 64 unidades franqueadas. Especializada em máquinas de venda automática de doces e brinquedos, a rede faturou 2,8 milhões de reais no ano passado. Para ser franqueado da marca é preciso desembolsar a partir de 19 mil reais e a taxa de franquia custa 8 mil reais. A marca não cobra taxa de royalties e nem de propaganda. O retorno do investimento acontece a partir de 15 meses.



 

Rei da Reforma

 
Franquia Rei da Reforma

A rede Rei da Reforma foi fundada em 2012 e oferece serviços de construção, reforma, elétrica e pequenos reparos. O investimento inicial é de 25 mil reais para ser franqueado da marca. A taxa de franquia custa 15 mil reais e a de publicidade, 362 reais. O prazo de retorno do investimento é a partir de três meses.


 

San Martin Seguros

 
Executivo mexe no laptop

Fundada em 1995, a rede San Martin Seguros trabalha com 14 operadoras e atua em todo o país. Hoje, tem uma unidade própria e 22 unidades franqueadas. O franqueado pode optar por trabalhar home based ou buscar um ponto comercial. O investimento inicial é de 18,9 mil reais e a taxa de franquia custa 11,9 mil reais. O prazo de retorno do investimento é estimado de 10 a 12 meses.



 

Seguralta

 
Franquia Seguralta
 
Fundada em 1968, a Seguralta é uma franquia de corretoras de seguros pessoais e empresariais e começou a expansão por meio do franchising em 2008. Para abrir uma unidade da marca é preciso desembolsar a partir de 22,5 mil reais. O faturamento médio mensal é de oito mil reais e o tempo de retorno do capital investido é de seis a 12 meses.


 

Sevilha Contabilidade

 
Calculadora e dinheiro
 
 
Inadimplência financeira prejudica a imagem e o valor da empresa
A Sevilha Contabilidade atua no mercado de assessoria contábil desde 1987. A empresa trabalha com dois modelos de negócio: unidade típica ou microfranquia. No caso da microfranquia não há necessidade de um ponto comercial para montar o escritório. O investimento inicial é de 45 mil reais e a taxa de franquia custa 15 mil reais. O prazo de retorno do capital investido é de 17 meses.

 

Web4br

 
Mulher difitando em notebook
 
A rede de franquias é especializada em marketing digital e foi fundada em 2007. O franqueado é responsável pela comercialização de sites e lojas virtuais. O investimento inicial para abrir uma franquia da marca é de 8 mil reais. A taxa de franquia custa a partir de 5 mil reais e o faturamento médio mensal varia de 5,3 mil reais a 30 mil reais. O prazo de retorno do capital é de quatro a seis meses.



 
 
 
FONTE:
 
 
CAMILA LAM
 
Camila Lam
 
EXAME.COM
 
 
 

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

IR 2014 - RESTITUIÇÃO & FRAUDES




Veja se você está no penúltimo lote de restituição do Imposto de Renda


Por iG São Paulo | - Atualizada às            
 

Receita vai pagar R$ 2,4 bilhões a 2.187.462 contribuintes


A Receita Federal libera a partir das 9h desta segunda-feira (10) a consulta ao sexto lote de restituição do Imposto de Renda (IR) – Pessoa Física. Também foi liberada a consulta a lotes residuais das declarações de 2013 a 2008 (anos-base 2012 a 2007).


Serão pagos no sexto e penúltimo lote R$ 2,3 bilhões a 2.146.926 contribuintes do ano-base 2013. O valor da restituição do IR terá a correção de 5,42%, correspondente à variação da taxa Selic (taxa básica de juros) entre maio e outubro deste ano.

 

Leia tambémEstá a fim de pagar menos IR em 2015? Então planeje-se já



O crédito bancário será feito no dia 17 de novembro para 2.187.462 contribuintes (devida a soma de contribuintes residuais dos outros anos-base), totalizando o valor de R$ 2,4 bilhões. Desse total, R$ 84.723.702,42 referem-se a 21.462 contribuintes idosos e 2.702 com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.
 


Os lotes residuais das declarações feitas entre 2008 e 2013 vão pagar a 40.536 contribuintes uma soma de R$ 99,847 milhões. Os pagamentos terão as seguintes correções, calculadas com base na Selic: 15,27% (para as declarações de 2013), 22,52% (2012), 33,27% (2011), 43,42% (2010), 51,88% (2009) e 63,95% (2008).
 
A consulta à relação de beneficiados poderá ser feita na página da Receita Federal, pelo telefone 146, durante o período de um ano. O contribuinte também pode baixar o aplicativo no smartphone ou tablet para acessar as informações.

Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificados pelo processamento. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.




Veja as principais fraudes do Imposto de Renda





1. Inventar dependentes que não existem para abater mais imposto. Foto: Getty Images
 
2. Não informar salários/rendimentos ou informá-los com valor menor
 
3. Inventar um plano de previdência privada que nunca foi pago.
 
4. Omitir rendimentos recebidos de imóvel alugado.
 
5. Forjar o pagamento de pensão alimentícia.
 
6. Declarar o mesmo dependente em duas declarações, geralmente do casal
 
7. Informar como doação rendimentos que deveriam ser tributados.
 
8. Omitir lucro obtido com investimentos na Bolsa de Valores.
 
9. Incluir despesas médicas falsas ou em valor maior.
 
10. Esconder o patrimônio pessoal.



Leia também17 formas de pagar menos Imposto de Renda



Caso a restituição não seja creditada na conta, o contribuinte poderá ir a qualquer agência do Banco do Brasil ou telefonar para o número 4004-0001 (capitais) e 0800-729-0001 (demais localidades). Se isso ocorrer, o declarante terá de agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em outro banco.

terça-feira, 4 de novembro de 2014

CHUVAS BOAS EM SAMPA




São Paulo amanhece com garoa e previsão de mais chuva ao longo do dia



Por Agência Brasil | - Atualizada às

 
 

Acumulado de chuvas dos três primeiros dias de novembro na capital já superam todo o volume de precipitações de outubro


Agência Brasil
 
 
A cidade de São Paulo amanheceu hoje (4) com chuva fina em alguns bairros do extremo leste, norte e sul do município.
 
Na parte oeste, de Cajamar a São Lourenço da Serra, as chuvas são mais intensas, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE).
 
 
 
 
O acumulado de chuvas dos três primeiros dias de novembro na capital já superam todo o volume de precipitações do mês de outubro, informou o CGE.
 
No sábado (1º), a média registrada na cidade chegou a 18,2 milímetros, sendo que em todo o mês de outubro choveu apenas 17,9 milímetros. No domingo (2), o volume médio ficou em 0,2 milímetro e ontem (3) foi registrado 8,4 milímetros.
 
 
Marcos Bezerra - Futura Press
 
Avenida Cruzeiro do Sul, em Osasco: uma das regiões mais afetadas pela estiagem volta a ser afetada pelas chuvas
 
 
 
Segundo o meteorologista do CGE Thomaz Garcia, a previsão é de que em novembro chova a média esperada para o mês, de 128 milímetros, e isso deve amenizar a estiagem.
 
“Já temos um acumulado de 26,8 milímetros. Com a aproximação de uma nova frente fria, deve haver também queda de temperatura”, disse ele.
 
 
Ontem, a chuva forte que caiu em algumas regiões trouxe transtornos.
 
Um deslizamento de terra interrompeu por 30 minutos a circulação dos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) na Linha Rubi, entre as estações de Franco da Rocha e Francisco Morato.
 
 
A Via Anhanguera (que liga a capital ao oeste do estado) também ficou interditada próximo ao km 36, sentido de São Paulo, na região de Cajamar.
 
Hoje, quatro linhas do Metrô (Azul, Verde, Vermelha e Lilás) operam com velocidade reduzida, por precaução, em razão da chuva.
 
 
Segundo o CGE, a temperatura média prevista para hoje é 20 graus Celsius (°C), podendo chegar a 28ºC e a taxa de umidade relativa do ar supera os 90%.
 
Para o final da tarde, a CGE prevê pancadas de chuvas com trovoadas, rajadas de vento e formação de alagamentos.

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

CRISE HIDRICA EM SAMPA




Apesar da chuva,

nível do Cantareira

cai novamente

 
 
Por Agência Brasil | - Atualizada às




 
 
 

A última cota do volume morto está com 12,1% do total; o Sistema Alto Tietê permaneceu estável e mantém 8,9%

 
 
 
Apesar das chuvas que atingiram o estado de São Paulo neste final de semana, o nível do Sistema Cantareira caiu 0,1% de ontem para hoje (2). A segunda – e última – cota do volume morto está com 12,1% do total. O Sistema Alto Tietê permaneceu estável ontem (1º) e mantém 8,9%.
 
Luiz Augusto Daidone/Prefeitura de Vargem
Represa do Jaguari, na cidade de Vargem
 
 
Em outubro, o Alto Tietê recebeu 20,1 milímetros (mm) de chuva, ante uma média histórica de 117,1 mm para o mês.
 
No Cantareira, foram 42,5mm de chuvas em outubro (a média histórica é 130,8mm).
 
Os dados são da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo.
 
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo, as chuvas devem voltar a ocorrer de forma isolada e localizada à tarde e na noite de hoje.
 
A previsão indica o retorno das precipitações, com volumes mais elevados, a partir de amanhã (3), na capital e na região dos reservatórios do Sistema Cantareira.
 
 
 
Leia também:

sábado, 1 de novembro de 2014

TRUQUES PARA GASTAR DEMAIS




7 truques da mente que fazem

você gastar demais

 
 
Mulher carrega compras: psicólogo de Harvard constata que somos facilmente manipulados quando o assunto é dinheiro
 
 
 
Exame.com
As pessoas costumam fazer a escolha certa ao comprar ou investir?
 
Segundo pesquisas feitas pelo psicólogo da Universidade de Harvard Daniel Gilbert, e expostas durante uma conferência, não.
 
Em seus estudos, o psicólogo verificou que a maioria das pessoas perde dinheiro simplesmente por conta da mania de fazer comparações.
 
Ele cita como exemplo quem costuma comparar o preço atual de um produto com valores anteriores ou medir se vale a pena investir em determinada aplicação finnanceira porque alguém está ganhando muito dinheiro.
 
Para Gilbert, esses hábitos impedem a tomada de decisões financeiras racionais.
 
 
 
 
Veja em sete passos como enganar a mente e não cair em ciladas que levam a gastos desnecessários.
 
 
 
 
 
1) Não querer se sentir “pão duro”
 
Na hora de dar um presente ou levar uma bebida para uma festa, a maioria das pessoas escolhem uma garrafa de vinho de 15 reais, 30 reais ou 50 reais?
 
A opção mais recorrente é pelo preço intermediário porque ninguém quer gastar muito, mas também não quer parecer “pão duro”, constatou Gilbert.
 
O problema é quando a compra é feita em uma loja na qual o dono aumenta o preço do item mais caro para parecer que o preço intermediário é “razoável”.
 
Resultado: parece um bom negócio, mas na verdade dá prejuízo para quem compra.
 
 
 
 
2) Buscar promoções de forma cega
 
 
A maioria das pessoas valorizam promoções.
 
Se o preço pago hoje for menor do que o de ontem, já justifica a compra, diz Gilbert.
 
Isso porque é mais aceitável preferir o preço que ficou mais baixo, ainda que seja maior do que o preço que não mudou ou até aumentou, do que o contrário.
 
Além de levar a perder dinheiro, esse hábito também leva a perder bons negócios.
 
Gilbert cita como exemplo um pacote de viagens para o Havaí que custava 2 mil dólares e agora está em promoção por 700 dólares.
 
Se depois de uma semana os entrevistados resolvem adquirir o pacote turístico, e verificam que o preço subiu para 1,5 mil dólares, a maioria desiste da compra, ainda que o pacote esteja mais barato do que os 2 mil dólares iniciais.
 
 
 
 
 
 
3) Se levar pelo impulso do momento
 
 
Os preços exorbitantes de produtos e refeições em aeroportos são sempre motivo de reclamações.
 
Mas muita gente continua comprando.
 
Gilbert aponta que é necessário analisar o contexto da compra para controlar os gastos.
 
Quem vai fazer uma longa viagem, por exemplo, e se depara com um lanche que custa o dobro do preço, costuma pensar que não poderá fazer nada com o dinheiro que tem durante horas dentro da aeronave, e nem ter prazer semelhante durante todo esse tempo.
 
Esse pensamento faz a compra parecer um bom negócio, mesmo que o viajante saiba que o produto é mais caro.
 
 
 
 
 
 
 
4) Olhar quem ganha dinheiro, e não quem perde
 
 
Todo mundo quer ganhar o prêmio da Mega-sena, mas ninguém verifica as enormes possibilidades de perdas.
 
Segundo Gilbert, isso acontece porque é comum ver notícias sobre ganhadores na loteria, mas não sobre perdedores.
 
Se todos os milhões de perdedores aparecessem na TV, possivelmente muitos apostadores mudariam de ideia, conclui o psicólogo.
 
O exemplo também vale para investimentos arriscados e até fraudes, como pirâmides financeiras, onde o ganho de quem já aplicou dinheiro dificilmente irá se repetir para quem aplica dinheiro no futuro por conta do risco e estrutura do esquema.
 
 
 
 
 
 
5) Não comparar gastos com coisas diferentes
 
 
A maioria das pessoas que têm um tíquete de cinema e 20 reais na carteira, e descobrem que perderam o tíquete ao chegar no local, não compram outro tíquete, de acordo com as pesquisas de Gilbert.
 
Mas caso tenham 40 reais em dinheiro, e, ao chegar no cinema, percebam que perderam a nota de 20 reais, a maioria opta por gastar o que sobrou no tíquete, mesmo que continuem pagando o dobro do valor previsto.
 
O psicólogo conclui que há uma recusa maior em pagar duas vezes pela mesma coisa, pois fica mais fácil verificar que se comete excessos.
 
Porém, a maioria não percebe se gastaram demais apenas pelo fato de que o dinheiro foi utilizado para coisas diferentes.
 
 
 
 
 
 
6) Economizar no que gasta e não aumentar o valor do que ganha
 
 
Um vizinho vende um som para carro por 200 dólares, mas se os entrevistados por Gilbert cruzarem a cidade sabem que vão achar o mesmo produto por 100 dólares e economizar 50% do valor
 
A maioria não pensaria duas vezes, pois não poderiam imaginar pagar o dobro do preço pelo mesmo produto.
 
Mas caso os preços fossem 31,9 mil dólares e 31 mil dólares, respectivamente,  e a economia de 100 reais representasse uma diferença de 0,003%, a maioria apontou que não perderia tempo para fazer a compra do outro lado da cidade.
 
Isso porque o cálculo de valores maiores ou diferenças pequenas em termos porcentuais é mais complexo.
 
Isso explica por que investidores podem não ligar se o fundo de investimento está rendendo 1% ou 1,5%, mas ao mesmo tempo colecionar cupons de dinheiro para economizar alguns dólares na compra de produtos baratos, diz Gilbert.
 
A constatação do psicólogo é de que é mais fácil economizar nos gastos do que buscar ampliar ganhos.
 
 
 
 
7) Não ter noção dos ganhos no futuro
 
Mulher carrega compras: psicólogo de Harvard constata que somos facilmente manipulados quando o assunto é dinheiro 
© Foto: Larissa Belova/Getty Images 
Mulher carrega compras: psicólogo de Harvard constata que somos facilmente manipulados quando o assunto é dinheiro 
             
Gilbert constatou entre seus entrevistados a dificuldade em comparar compras em momentos diferentes por conta da falta de paciência.
 
Ele dá um exemplo: se alguém pode ter 50 reais ou 60 reais agora, vai escolher, logicamente, o maior valor. Mas se pode ter 50 dólares agora ou 60 dólares no próximo mês, a maioria opta por receber 50 dólares agora.
 
Quanto mais distante está o ganho, a tendência é que pareça semelhante ao gasto de hoje, segundo o psicólogo.
 
Quem investe e não verifica retornos rápidos, por exemplo, pode interromper a aplicação e achar melhor gastar os recursos, pois é mais difícil projetar o resultado futuro.