quinta-feira, 17 de julho de 2008

ETAPAS PARA O COMERCIANTE IMPLANTAR UM PROGRAMA DE AFILIADOS

Para o comerciante que deseja implantar um programa de afiliados, estas são as etapas:


1º Adquirir software de gerenciamento.

O primeiro passo, provavelmente o mais complexo é a aquisição e implantação do software de gerenciamento. O comerciante muito provavelmente irá adquirir de uma empresa de outro pais e traduzir e adaptar para nossa realidade. Também pode ser desenvolvido internamente se houver disponibilidade de capital humano com capacitação para essa tarefa.


2º Definir sistema de pagamento.

O comerciante precisa definir um sistema claro de pagamento de comissões aos afiliados o sistema mais utilizado é o de um percentual sobre o valor fixo sobre cada venda realizada, pago dentro de um determinado período, mensal ou bimestral. Também estipula-se um valor mínimo para pagamento de forma que não seja necessário fazer pagamentos de quantias muito pequenas. Quando esse valor mínimo não é atingido em determinado mês, o crédito é transferido para o mês seguinte até atingir o montante estabelecido.


3º Preparar o site.

Incluir páginas de orientação sobre o programa de afiliados, atendimento á duvidas, contrato de adesão ao programa, formulário de cadastramento, links e banners para download por parte do afiliado.


4º Divulgar e cadastrar afiliados.

Procurar possíveis parceiros que, preferencialmente, tenham visitantes com perfil semelhante ao dos consumidores do produto oferecido pelo comerciante.


5º Gerenciar o programa.

É fundamental fazer uma avaliação constante de seu programa de afiliados em termos de evolução na quantidade de afiliados, desempenho das vendas, banners mais eficientes, atendimento a dúvidas e comunicação de motivação aos afiliados, além do pagamento rigoroso das comissões devidas.

Nenhum comentário: