quinta-feira, 28 de agosto de 2008

PNEUS

Estrutura


Banda de rodagem: É a parte do pneu que tem contato direto com o solo. Oferece grande resistência ao desgaste devido à sua composição de borracha e agentes químicos, seus desenhos estratégicos proporcionam boa tração, estabilidade e segurança ao veículo, as partes cheias são chamadas de biscoitos e vazias sulcos.


Carcaça: Também chamada de esqueleto, deve resistir ao peso e a choques, além de evitar a perda de pressão do ar. Composta de cordonéis de nylon ou poliéster, formando a parte resistente do pneu. Sua função é reter o ar sob pressão, que suporta o peso total do veículo.


Cintura: compreende o feixe de cintas (lonas estabilizadoras) que são dimensionadas para suportar cargas em movimento. Sua função é garantir a área de contato necessária entre o pneu e o solo;


Flancos: Laterais da carcaça que são revestidas por um composto de borracha de alto grau de flexibilidade, com o objetivo de proteger a carcaça contra os agentes externos.

Sulcos: Cavidades projetadas para evitar deslizamentos. Geram tração entre solo e pneu e, por meio das cavidades, são escoados água e detritos.


Talão: Responsável por fixar o pneu à roda. É um feixe inelástico, mas flexível de arames de aço de grande resistência isolados com borracha, são constituídos internamente por arames de aço de grande resistência. Sua finalidade é manter o pneu acoplado firmemente ao aro, impedindo-o de ter movimentos independentes.
Costados: são as zonas de flexão do pneu (ou seja, as laterais)
Ombro: é a área localizada na parte superior do costado que se liga à banda de rodagem.
Amortecedores: são cintas de tecido nos pneus diagonais ou de aço nos pneus radiais. Estão entre as lonas da carcaça e a banda de rodagem

Liner: é uma fina camada de borracha na parte interna do pneu, que mantém o ar dentro dele.

Raias: são as fileiras circunferenciais da banda de rodagem, que entram em contato direto com o solo

Compostos: são todas as borrachas naturais e sintéticas usadas na construção de pneus

Matéria-prima: borracha natural , borracha sintética, pó preto

Fonte: www.fesppr.br/~erico/x2004%20Trabalhos%20CEX%20s.204/Composi%E7%E3o%20dos%20pneus.doc


Principais empresas


Bridgestone
Goodyear Michelin
Continental
Sumitomo
Pirelli
Toyo Tyre
Yokohama



Principais Fornecedores de Mátérias Primas para Produção de Pneus:


Fornecedores
Borracha Natural - Nacional: Diversos e produção própria
Borracha Natural - Importada: Malásia
Borracha Sintética - SBR: Petroflex e Coperbo
Negro de Fumo: Copebras e Cabot
Arame de aço (carcaça): Belgo Mineira Bakaert
Arame de aço (talão): Cimaf
Náilon: Rhodia - Cobafi e Dupont
Poliéster: Cobafi e Hoeschst
Produtos Químicos: Monsanto, Uniroyal, Bayer e Exxon

Fontes:
Sinpec/Anip – 1994
http://www.bndes.gov.br/conhecimento/relato/pneus.pdf

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