domingo, 1 de agosto de 2010

SEU PLANO DE NEGÓCIO ESTÁ CRESCENDO: TÓPICO 8 => FINANCEIRO.

FINANCEIRO.


• Capital inicial;
É o quanto você dispõe para iniciar o seu negócio.

• Capital necessário;
È o quanto será necessário investir para que o negócio de certo. Mais importante é a qualidade dos investimentos.

• Capital de giro;
È o valor que a empresa tem que ter em caixa para se manter no mercado, é o valor que permite á empresa negociar, comprar produtos que podem estar vendidos, mas que vai gerar lucro só para 30 dias.
È a saúde da empresa.

• Linhas de crédito e taxas;
Mais importante do que ter credito nos bancos é ter credito com os fornecedores, no final eles também ganham, isso tem que pesar na escolha do seu fornecedor

• Reserva para sazonalidade;
Dinheiro reservado para as épocas ruins. Meses em que seu negocio tende a faturar menos. Exemplo: Sorveteria no inverno.
Atualmente, como é muito difícil ter dinheiro guardado ou como é praticamente intolerável se afastar do publico, algumas empresas estão buscando alternativas para não se afastarem dos clientes, eliminando assim a sazonalidade.
Exemplo: Sorveteria que vende chá colonial no inverno.


• Manutenção e revisão do custo fixo;
Verificar todo fim de mês junto ao contador e aos sócios se há possibilidade de reduzir o custo fixo.


• Manutenção dos custos variáveis;
Tentar prever os custos variáveis, e comparar os previstos com os reais no fim do mês, estudar e analisar a saída do dinheiro.


• Manutenção de concorrência entre os fornecedores;
Manter o leilão de fornecedores no site. Enviar e-mail pedindo orçamento todo fim de mês e em seguida informar se há algum concorrente com preço mais baixo.


• Uso constante de boleto de receitas e despesas;
Não Permitido que saia R$1,00 da empresa sem que este dinheiro seja registrado e computado, para isso é necessário ter um método fácil de anotação.




• Fluxo de caixa;
controle permanente das contas a pagar e a receber da empresa, pode ser montado em exccel, deve ser atualizado todos os dias. Ele pode mostrar o dia em que sua empresa vai quebrar ou o dia em que você pode fazer uma retirada.



• Controle de conta corrente;
Manter os extratos sempre atualizados com o fluxo de caixa, só assim você terá real controle de todo dinheiro que a empresa movimenta, se a empresa tem sócios, não é permitido ter diferença de nenhum centavo entre a conta corrente e o fluxo de caixa.


•Controle específico de cartões de crédito;
Manter o controle dentro do fluxo de caixa em relação aos cartões, já efetuar o lançamento com os devidos descontos da operadora.



ATENÇÃO: Se você é um sócio que cuida da parte operacional e não tem controle da parte administrativa e financeira, você pode estar sendo lesado, até mesmo por descuido. Historicamente somente em 90% das empresas isso aconteceu.
Lembre-se, não importa qual seja o seu papel na sociedade, você tem a obrigação, direito e dever de analisar o fluxo de caixa todos os dias, assim como questionar e aprender o funcionamento do mesmo.


Fonte: Empreendedores do Bem - Erick Salgado - Consultor
Rua do Lavapés, 170 – Cambucí – São Paulo/SP – (11) 3208 1370
www.empreendedoresdobem.com.br

Nenhum comentário: