quarta-feira, 20 de outubro de 2010

CURSO ON LINE: 82 idéias de como ganhar dinheiro usando seu computador: IDÉIA 17 => ELABORAÇÃO DE CURRICULUNS

ELABORAÇÃO DE CURRICULUNS




Um dos mais tradicionais trabalhos realizados por computador, consiste na elaboração, digitação e impressão de curriculuns para terceiros. Você pode tirar um original, ou também fornecer um pacote completo, com a elaboração e a impressão de 5 ou 10 exemplares.



COMO FAZER: O CURRICULUM VITAE é um perfil completo do candidato a um emprego. O candidato deve ser visto como um “produto” a ser vendido e dentro da vivência do candidato, o que você deve preparar é a melhor apresentação possível. O curriculum é um resumo dos fatos mais importantes da vida profissional do candidato. Os passos para a elaboração de um bom curriculum são:



1 - Comunicar claramente o que o candidato pode realizar. Especificar seus objetivos.

2 - Mostrar que ele realmente merece o cargo que está pretendendo.

3 - Mostrar que contribuiu para o crescimento de todas as empresas em que trabalhou.

4 - Demostrar a ambição, organização e objetividade do candidato.

5 - Ser conciso, usar frases curtas, de fácil leitura e comunicação.

6 - Conter somente informações positivas. Aspectos positivos no começo, e quando houver algum aspecto negativo que seja necessário incluir, somente no final do curriculum.



A apresentação do curriculum é importantíssima. O curriculum deve ser algo prático para quem o recebe. Não se deve “decorar” demais o curriculum, pois isto causa impacto negativo, levando a crer que o candidato não tinha dados substanciais, tentando impressionar pela apresentação. Procure usar papel branco, formato A4 (210mm x 297mm), procure torná-lo graficamente atraente, use letras de fácil visualização, grifando ou destacando itens que quer enfatizar.



HARDWARE: A partir de um 486 já é possível obter bons resultados. Preferencialmente, uma impressora jato de tinta ou laser. A matriciais estão ficando antiquadas para este tipo de trabalho, por sua baixa qualidade de apresentação.



SOFTWARE: Um bom editor de texto. Sua máquina com certeza já tem um, caso não tenha use o Wordpad do Windows. O principal editor do mercado é o Word for Windows, mas existem outros bons como Wordperfect, Carta-Certa, Works, etc. Crie um modelo pré-estabelecido de curriculum, bastando apenas preencher os dados quando aparecerem os candidatos.



CLIENTES: A melhor forma de captação de clientes para curriculuns, é incluir um anúncio seu na seção de empregos do principal jornal de sua cidade. Coloque um anúncio pequeno, do tipo menor que tiver no jornal, enfatizando o tipo de sua impressora e o trabalho realizado. Distribua cartões de visita aos clientes para que eles passem para terceiros, coloque cartazes em agências de empregos, colégios, universidades, locais de grande fluxo, etc.



PREÇOS: Em janeiro de 1998, em São Paulo, apenas a digitação e impressão de um curriculum custava R$ 15,00. Um pacote completo com elaboração, digitação e impressão de 10 jogos em impressora laser ou jato de tinta custava entre 40 e 50 reais. O pacote fechado de serviços é mais lucrativo. A média de lucros neste trabalho é de cerca de 70% sobre o capital investido (anúncios, papel, tinta, etc.).

Nenhum comentário: