terça-feira, 16 de novembro de 2010

De 12 a 14 anos para chegar ao topo

Pesquisa aponta que a idade média dos presidentes de grandes empresas é de 43 anos e que chegaram ao cargo aos 36



iG São Paulo 14/11/2010 20:00


Se você só pensa em como passar na de seleção para uma vaga de estágio ou trainee ou se acabou de ser aprovado em um recrutamento pode imaginar que o planejamento para se sentar na cadeira de presidente da empresa ainda pode esperar mais um pouco. Mas é bom se apressar, pois o tempo para chegar ao topo da carreira vem caindo. O iG Estágio e Trainee traz resultados de uma pesquisa feita pela empresa Catho Online, especializada em colocação de profissionais, em que mostra uma redução da idade média dos presidentes de empresa. O levantamento constatou que um trainee pode chegar ao topo em apenas 12 anos em média, enquanto um estagiário tende a levar 14 anos para atingir o cargo de presidente da empresa.



Ascensão mais rápida - Segundo a pesquisa feita durante o ano de 2009 com mais de 16 mil funcionários de empresas privadas, em 2005 a idade média de quem ocupava o cargo mais alto das companhias era 48 anos. Em quatro anos, essa média baixou para 43 anos de idade. A redução também é notada nos cargos de diretoria, cuja média baixou de 44 para 42 anos.



Promoção antes dos 40 - De acordo com a pesquisa da Catho, os presidentes de empresa afirmam ter recebido a promoção aos 36 anos, em média. Para as mulheres que ocupam esse cargo a chegada ao topo aconteceu por volta dos 33 anos. O mesmo levantamento mostra que a idade média para estagiários é de 22 anos, enquanto a de trainees é de 24 anos. Portanto, a partir dessas médias, o que se vê é que o tempo previsto para chegar à presidência de uma empresa é curto o bastante para que você comece a se planejar em qual o caminho deve seguir a partir dos primeiros momentos em uma empresa.



Dica de quem chegou lá - Para orientar esse planejamento, o iG Estágio e Trainee traz a trajetória de 20 presidentes de grandes companhias no Brasil e no mundo, publica ainda algumas dicas desses profissionais de sucesso e faz uma enquete para saber que caminho você prefere neste começo de carreira. Para saber em primeira mão as notícias sobre planejamento de carreira e vagas em novos programas, acompanhe o noticiário pelo Twitter do portal.






FONTE: IG - ESTÁGIO E TRAINEE

Nenhum comentário: