terça-feira, 16 de novembro de 2010

Procon-SP lança projeto para superendividados

Consumidores terão orientação para renegociar débito com credores



AE 15/11/2010 14:06


A Fundação Procon de São Paulo e o Tribunal de Justiça de São Paulo lançam amanhã o Projeto Piloto de Tratamento do Superendividamento para ajudar pessoas endividadas a renegociar suas dívidas com os credores. Os consumidores que tiverem interesse em participar do projeto deverão se inscrever nos postos de atendimento do Procon-SP nos Poupatempos da Sé, de Santo Amaro e Itaquera. Basta responder um questionário para participar de uma audiência coletiva. O Procon-SP e o TJ-SP preveem atender 300 pessoas (100 por mês) a partir do início de dezembro.



As audiências coletivas serão coordenadas e supervisionadas pelo TJ-SP. Se houver acordo entre consumidor e credor, o juiz conciliador irá homologar o resultado nas sessões de conciliação. Caberá ao Procon-SP capacitar servidores e conciliadores para orientar os consumidores endividados sobre temas como legislação do consumidor, psicologia econômica, matemática financeira e organização do orçamento doméstico.



O lançamento do projeto será amanhã, às 14h30 (horário de Brasília), na Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, no centro de São Paulo. Participarão do evento o secretário da Justiça do Estado de São Paulo, Ricardo Dias Leme, o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Antonio Carlos Viana Santos e o diretor executivo da Fundação Procon-SP, Roberto Pfeiffer, entre outros.


Leia também:


Saiba quando uma dívidas é saudável

Brasileiro supera nível saudável de endividamento

Cartão de crédito ou débito: qual é o melhor?



FONTE: IG ECONOMIA - FINANÇAS/ORÇAMENTO

Nenhum comentário: