quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

MBA no Brasil ou no exterior? Que tal os dois juntos?

Cursos com complementos em universidades estrangeiras permitem vivência internacional, cada vez mais valorizada pelas empresas



Pedro Marques, do iG Carreiras 22/12/2010 05:50



A maioria dos executivos sabe que, cedo ou tarde, vai precisar fazer um MBA para dar um impulso na carreira. Na hora de escolher o curso, porém, surge um dilema comum: estudar no Brasil ou no exterior? Ficando por aqui, o executivo tem chance de se manter no mercado de trabalho e perto da família. Viajando, há a possibilidade de ter uma vivência no exterior – experiência que é cada vez mais valorizada pelas empresas – e de fazer um curso mais específico e sem similar no País.



Para tentar conciliar as duas necessidades, as instituições de ensino oferecem uma terceira alternativa: ter a maior parte das aulas no Brasil e fazer um módulo complementar no exterior. “O complemento no exterior para aqueles que querem fazer um MBA no Brasil é muito saudável”, diz Marcelo Ambrósio Ramos, sócio-proprietário da MBA House, escola preparatória para ingresso em escolas de negócio fora do País. “Esses complementos permitem ficar em universidades estrangeiras por poucos meses e não prejudicam a rotina de trabalho nem o ambiente familiar”, acrescenta Carlos Shinoda, diretor acadêmico do Instituto Nacional de Pós-Graduação (INPG).



Na opinião dos dois especialistas, a principal vantagem de fazer um complemento fora do País, mesmo por pouco tempo, é a experiência de estar em contato com uma nova cultura. “O contato com outras metodologias de ensino e o relacionamento com outros executivos estrangeiros é parte fundamental no processo de aprendizagem do aluno de MBA, que amplia sua compreensão do mercado global”, afirma Shinoda, do INPG. Ramos, da MBA House, reforça essa avaliação: “(O aluno) aprende em didática, em cultura, em cidadania e, principalmente, com o network formado durante o curso.”



Outra vantagem para os executivos é não precisar deixar o trabalho ou pedir uma licença muito longa para estudar. “Obviamente, o aluno retorna ao mercado mais rapidamente”, diz Ramos.



Em compensação, o executivo deve levar em conta que o período fora não conta como um MBA no exterior. “Fazer uma extensão no exterior não é o mesmo que fazer o curso por completo lá fora”, explica Ramos. “O MBA é um curso pesado e extenso e a imersão deve ser total.”



Além disso, Ramos destaca que o executivo deve ter bom nível de um idioma, geralmente o inglês, para fazer o complemento no exterior. “Os alunos não são aceitos automaticamente na universidade estrangeira.”





Como decidir

Levando em conta essas características, Shinoda, do INPG recomenda que o executivo tome a decisão de acordo com sua atual fase na carreira. “Às vezes, um MBA totalmente no Brasil pode ser válido para executivos com pouca experiência de mercado”, afirma. “Já um curso no exterior seria aconselhável aos executivos que já tenham feito MBA no Brasil.”



Ramos faz outra ressalva: “Esse tipo de estudo, em essência, representa absorver culturas diferentes. Quem não tem esse ímpeto – de conviver com pessoas de culturas diferentes e aprender como eles pensam, se comportam e trabalham – ganha mais fazendo um curso 100% nacional.”



O diretor da MBA House, no entanto, acredita que esse pode ser uma oportunidade perdida. “O mundo mudou muito e está cada vez menor e mais integrado. Hoje em dia, a vantagem competitiva do executivo está em trabalhar em ambientes multiculturais.”



FONTE: IG ECONOMIA - CARREIRAS

Nenhum comentário: