terça-feira, 11 de janeiro de 2011

DICAS PARA USAR MELHOR O EXCEL NO TRABALHO.

Dominar o programa é requisito quase obrigatório para os profissionais dos setores financeiro, de engenharia e de estatística



Pedro Marques, iG São Paulo 11/01/2011 05:50


A tecnologia está presente em todas as áreas do mundo corporativo. Pode parecer ingênuo reafirmar a importância de dominar ferramentas básicas como o Word, de edição de texto, o Excel, de controle financeiro e organização de planilhas de trabalho, ou o PowerPoint, de apresentações. Mas esses programas continuam sendo decisivos na hora de conquistar um emprego – especialmente o Excel, considerado o mais difícil dos três.


Excel permite criar gráficos que depois podem ser usados no Word ou no PowerPoint

“Hoje em dia, as vagas oferecidas exigem que se domine o programa”, diz Paula Macedo, professora de informática básica e programação da Microcamp. “Conheci uma pessoa que foi chamada para trabalhar em uma grande empresa, mas perdeu o emprego porque não sabia usar o Excel. Aliás, um bom emprego”, conta.



Mas Paula garante que o programa não é um bicho de sete cabeças. “As pessoas podem achar difícil de usar, mas com prática ele se torna muito útil”, diz. Dominar a ferramenta também é menos complicado do que parece, na avaliação da professora. “Se a pessoa tiver facilidade com matemática, em 2 ou 3 meses consegue aprender. Claro, há partes mais avançadas, mas isso não faz tanta falta no dia a dia. Quem tem dificuldade só precisa treinar um pouco mais.”



De acordo com a professora, quem tem uma profissão relacionada à área de Exatas (engenharia, estatística, contabilidade, entre outros) ganha muito se aprender a usar o programa. “O Excel não se limita só à área financeira. O programa permite fazer cálculos mais complexos de engenharia, estatística e organizar as informações financeiras. Se o usuário conhece a teoria, conseguirá fazer tudo mais rapidamente pelo programa.” Já os profissionais da área de Humanas podem usar o aplicativo para gerar gráficos e tabelas, diz.



Dicas

De acordo com a professora, o primeiro passo para usar melhor o programa é saber o que pode se extrair dele. “O Excel é uma ferramenta para quem precisa lidar com uma grande quantidade de informações”, afirma. “Para digitar tabelas simples, por exemplo, o Word conta com um recurso mais eficiente.”



Além disso, os usuários não recorrem a ferramentas básicas e que podem deixar o dia no escritório menos complicado. “Muitas pessoas não usam as funções de busca e procura. Por isso perdem muito tempo procurando uma informação”, conta. “Outro recurso eficaz, porém pouco usado, é o autopreenchimento. Em vez de digitar o mesmo dado ou fórmula várias vezes, ela pode ativar esse recurso e economizar tempo.”



Um recurso que pode ser bem útil, segundo Paula, é criar uma planilha com diversos dados e depois criar outras a partir dessas mesmas informações. Por exemplo: uma planilha em que o preço dos produtos varia de acordo com a cotação do dólar, pode ter uma matriz com essa informação. Em vez de atualizar os preços diariamente, basta atualizar o valor da moeda americana para que todos os outros dados sejam atualizados automaticamente.



Criar gráficos em cima dos dados de uma planilha é outro ponto forte do Excel. “Você pode criar gráficos selecionando apenas alguns dados de uma tabela, como os gastos da empresa em um determinado mês”, explica. “Basta usar a tecla control para selecionar apenas os dados desejados.” Além disso, é possível exportar os gráficos em imagens, que podem ser usadas tanto em documentos do Word como em apresentações do PowerPoint.



A professora da Microcamp afirma ainda que, dominado o programa, é possível usá-lo até em tarefas domésticas. “É possível usar o Excel para fazer uma cotação de materiais escolares, por exemplo. Ou controlar o orçamento da casa. As planilhas ajudam a visualizar onde estão os maiores gastos.”



FONTE: IG ECONOMIA - CARREIRA

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