quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Veja como pagar o IPVA 2011 de seu carro

Pagamento é obrigatório e taxa varia de acordo com o modelo e leis de cada estado




Thiago Vinholes 12/1/2011 11:45:00



Em boa parte do Brasil o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores de 2011 (IPVA) já começa a ser cobrado em janeiro. O valor a ser pago pelos contribuintes varia conforme as características do veículo e as regras de cada estado do país e no Distrito Federal, que realizam a cobrança de diferentes formas. O pagamento da taxa é obrigatório para todos os donos de veículos automotores fabricados a partir de 1992. Modelos anteriores a esse ano estão isentos.



Quem planeja quitar o imposto com antecedência tem direito a desconto na cobrança, que pode passar dos 30% dependendo da região para quem pagar o tributo a vista. O cálculo da alíquota é baseado nos valores médios venais de automóveis novos e usados publicados em outubro de 2010 pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Contribuintes residentes de SP também podem pagar o imposto com os créditos acumulados na Nota Fiscal Paulista, desde que tenham feito a solicitação no ano passado.



Com o reajuste de preços dos automóveis à venda no Brasil em relação a cobrança do ano passado, o valor do IPVA caiu em média 6% em todos os estados. O imposto mais alto é o de São Paulo, que impõe alíquota de 4% para carros com motor a gasolina e flex. Veículos movidos somente por etanol ou GNV, pagam 3% de seu valor venal no estado. As taxas mais baixas são cobradas no Acre, Distrito Federal, Espírito Santo e Santa Catarina, que exigem 2% de alíquota.



Amazonas e Mato Grosso também cobram 2%, mas a taxa varia de acordo com especificações do carro. Nas duas regiões a cobrança mais baixa vale somente para carros com motores até 1.000 cc. Acima disso, o imposto vai para 3%. A Bahia, por sua vez, faz a cobrança de acordo com o combustível do veículo: diesel paga 3% e os demais 2,5%. Já em Goiás a definição do IPVA varia de acordo com a potência do motor e o segmento: veículos com até 100 cv pagam 2,5% de seu preço. Além dessa cavalaria e para SUVs e picapes, o estado cobra 3,75%.



Para saber como pagar o IPVA clique no nome de seu estado abaixo para acessar o site da Secretária da Fazenda do estado no qual seu automóvel está registrado:



São Paulo (SP); Rio de Janeiro (RJ); Acre (AC); Alagoas (AL); Amapá (AP); Amazonas (AM); Bahia (BA); Ceará (CE); Distrito Federal (DF); Espírito Santo (ES); Goiás (GO); Maranhão (MA); Mato Grosso (MT); Mato Grosso do Sul (MS); Minas Gerais (MG); Santa Catarina (SC); Pará (PA); Paraná (PR); Paraíba (PB); Pernambuco (PE); Piauí (PI); Rio Grande do Norte (RN); Rio Grande do Sul (RS); Sergipe (SE); Rondônia (RO); Roraima (RR); Tocantins (TO)



FONTE: IG CARRO

Nenhum comentário: