sábado, 26 de março de 2011

CURSO DE CESTA DE CAFÉ DA MANHÃ – AULA 10

II. LAÇOS




A)   LAÇO SIMPLES:

FAÇA UM CIRCULO COM O PEDAÇO DA FITA PROPORCIONAL AO LAÇO DESEJADO DEIXANDO DUAS PONTAS; AMARRE BEM APERTADO UMA FITA FINA NO MEIO DO CIRCULO. AMARRE POR CIMA DO NÓ UM PEDAÇO DE FITA LARGA PARA QUE SEJAM FEITAS AS PONTAS DOS LAÇOS.





B) LAÇO SIMPLES CONFECÇÃO NOS DEDOS:

NESTA SITUAÇÃO VOCÊ PRECISARÁ DA AJUDA DE OUTRA PESSOA. ELA DEVERÁ FICAR COM O DEDO INDICADOR DAS DUAS MÃOS PARA CIMA DE FORMA PARALELA ESPAÇO DE 10CM ENTRE UMA E OUTRA.

DEIXANDO UM PEDAÇO DE APROXIMADAMENTE UM PALMO DO LADO ESQUERDO PASSE A FITA ATRÁS DOS DOIS DEDOS (SEM FAZER ZIG ZAG) COM A PARTE DECORADA PARA O LADO DA PESSOA QUE ESTÁ TE AJUDANDO, AS PONTAS FICARÃO PARA O SEU LADO, CORTE DO ROLO O PEDAÇO DIREITO DEIXANDO APROXIMADAMENTE DOIS DEDOS MAIOR QUE O LADO ESQUERDO. O PEDAÇO ESQUERDO FICARA EM CIMA DO DIREITO PERTO DOS DEDOS DA PESSOA QUE ESTÁ TE AJUDANDO E EM UM MOVIMENTO VOCÊ PASSARÁ O PEDAÇO DIREITO EM CIMA DA FITA QUE ESTÁ ENTRE OS DEDOS DA PESSOA


(OBS.: NÃO É PARA DAR A VOLTA NO DEDO) E SIM POR CIMA VOLTANDO PARA O SEU LADO POR BAIXO. VOCÊ UNIRÁ AS DUAS PONTAS DO SEU LADO.


DÊ UM NÓ BEM FORTE NAS DUAS PONTAS JUNTO DO LAÇO E PUXE PARA BAIXO. TIRE DO DEDO DA PESSOA, ABRA OS LADOS E CORTE AS PONTAS.






C) LAÇO DUPLO CONFECÇÃO MANUAL:

VOCÊ SEGUIRÁ O MESMO PROCESSO DO LAÇO A, PORÉM FAÇA DOIS CÍRCULOS AO INVÉS DE UM.






D) LAÇO DUPLO CONFECÇÃO NOS DEDOS:

O PROCESSO É SEMELHANTE AO B, PORÉM AO INVÉS DE UMA VOLTA ATRÁS DOS DEDOS VOCÊ DARÁ DUAS.







E) LAÇO TRIPLO MANUAL:

PARA ESTE VOCÊ SEGUIRÁ O MESMO PROCESSO DO LAÇO A, PORÉM FAÇA TRÊS CÍRCULOS AO INVÉS DE UM.






F) LAÇO TRIPLO NOS DEDOS:

O PROCESSO É SEMELHANTE AO B, PORÉM AO INVÉS DE UMA VOLTA ATRÁS DOS DEDOS VOCÊ DARÁ TRÊS.





G) LAÇO COMPOSTO MANUAL:

FAÇA UM LAÇO DUPLO E UM LAÇO SIMPLES MANUALMENTE SEM ARREMATÁ-LOS COM A FITA MAIS LARGA. COLE OU COSTURE OS LAÇOS SOBREPONDO-OS, SÓ ENTÃO ARREMATE COM A FITA MAIS LARGA. VOCÊ PODE FAZÊ-LOS ALTERNANDO O TAMANHO E O TOM.






H) LAÇO SOBREPOSTO MANUAL OU NOS DEDOS:

CONFECCIONE UM LAÇO DUPLO E UM LAÇO SIMPLES OU UM LAÇO TRIPLO E UM LAÇO SIMPLES DE CORES DIFERENTES COLOQUE O MENOR EM CIMA DO MAIOR E COSTURE OU COLE COM COLA QUENTE.






I) LAÇO DE FLORICULTURA:

UTILIZANDO O PRÓPRIO ROLO DE FITA SINTÉTICA PRENDA A FITA ENTRE O DEDÃO E A PALMA DA MÃO.
DEIXE UM PEDAÇO DE FITA (30CM) SOBRANDO ANTES DO DEDO. DÊ SEIS VOLTAS EM TRONO DA MÃO MANTENDO UMA CIRCUNFERÊNCIA DE APROXIMADAMENTE 25CM. PRENDA O LAÇO NO PONTO DE PARTIDA (DEDÃO) E DEIXE SOBRAR O MESMO TAMANHO APÓS O DEDO.
BASEANDO-SE PELO PONTO DE PARTIDA, JUNTE OS DOIS LADOS DA CIRCUNFERÊNCIA PARA ACHAR O MEIO. DOBRE A FITA NESTE PONTO FORMANDO UM OITO E VINQUE BEM. SEM AMASSAR AS EXTREMIDADES ONDE ESTA A MARCA DO VINCO. FAÇA UM PEQUENO CORTE EM FORMA DE V DOS DOIS LADOS.
AMARRE UM PEDAÇO CUMPRIDO DE FITA FINA OU FITILHO.
DÊ UM NÓ BEM APERTADO E ABRA O LAÇO, TIRANDO UM CIRCULO DE DENTRO DO OUTRO, ALTERNADAMENTE, CADA UM PARA UM LADO. AJUSTE AS TIRAS PENDURADAS E CORTE AS PONTAS PARA DAR ACABAMENTO.







J) LAÇO CARACOL:

UTILIZE UMA FITA BEM ENCORPADA PARA ARMAR (ARAMADA, SINTÉTICA, ETC) FIXE A PONTA DA FITA COM OS DEDO FORMANDO UM ARCO. COLOQUE UM POUCO DE COLA QUENTE E ENROLE O RESTANTE DA FITA COMO SE FOSSE UM CARACOL.
DÊ TRÊS OU QUATRO VOLTAS FIXE COM COLA QUENTE E CORTE A FITA.
FAÇA OUTROS DOIS CARACÓIS DO MESMO TAMANHO DO PRIMEIRO. FIXE UM AO LADO DO OUTRO COM COLA QUENTE.






K) ROSA EM FITA DE PANO:

COLE COM A PISTOLA DE COLA QUENTE UM PEDAÇO DE ARAME FINO (DESSES USADOS EM ARTESANATO) NA EXTREMIDADE DA FITA ARAMADA (QUANTO MAIS LARGA A FITA MAIOR A FLOR). ENROLE A FITA APERTANDO ATÉ FORMAR UM BOTÃO DE ROSA.
DEPOIS PASSE A ENROLAR A FITA NO ARAME TORCENDO E PASSANDO COLA SOMENTE NA BEIRA DA FITA.
REPITA ESTE PROCESSO ATÉ A ROSA ATINGIR O TAMANHO DESEJADO. FINALIZE CORTANDO A FITA E PASSANDO COLA PARA ARREMATAR.
COLE O ARAME E UTILIZE A ROSA NO LOCAL DESEJADO FIXANDO COM COLA QUENTE.







L) FLOR DE FITA SINTÉTICA:

UTILIZANDO APROXIMADAMENTE 3 ½ METROS DE FITA SINTÉTICA, FAÇA 6 CÍRCULOS DO MESMO TAMANHO, DOBRE AO MEIO, DOBRE NOVAMENTE AO MEIO E VINQUE BEM PARA QUE FIQUE MARCADO O MEIO DA FLOR.
ABRA A FITA E ONDE ESTÁ A MARCA DO VINCO CORTE EM V, DO DOIS LADOS. AMARRE UM PEDAÇO CUMPRIDO DE FITA FINA OU FITILHO (SERÁ USADO PARA AMARRAR A FLOR AO LOCAL DESEJADO) DÊ UM NÓ BEM APERTADO E FAÇA DOIS CORTES NAS EXTREMIDADES. PUXE UMA PÉTALA DE CADA VEZ, DO LADO INFERIOR PARA UM DOS LADOS, TORCENDO DE MODO QUE O LADO BRILHANTE FIQUE POR CIMA (CASO A FITA NÃO SEJA DUPLA FACE).

Nenhum comentário: