segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

CURSO COMPRAR E VENDER NO MERCADO LIVRE – PARTE 2 DE 3

COMO COMPRAR COM SEGURANÇA:


Apesar de o site Mercado Livre ser um velho conhecido e ter o maior nome entre os serviços de comércio virtual, é indiscutível a falta de honestidade e comprometimento que alguns usuários corruptos apresentam. Diariamente ouvimos falar de casos de roubo, fraude, enganação e outros tipos de crime virtual dentro do site. Muitos usuários são lesados por vendedores e acabam por não receber o produto ou recebe-lo avariado, diferente do que o anúncio dizia.

Para não passar por nenhum tipo de inconveniente, é necessário que o consumidor tome alguns cuidados antes de clicar no botão “COMPRAR”. E, ironicamente, o nosso maior protetor contra fraudes no Mercado Livre é uma função instalada no próprio dito: A BARRA DE REPUTAÇÃO!



A barra de reputação é um medidor que indica o total de negociações do usuário, quantas qualificações positivas e negativas ele recebeu, quantos usuários ficaram satisfeitos e se alguma negociação foi cancelada. Quanto mais a qualificação do vendedor estiver na cor verde, mais ele é confiável e com boa reputação.

Lembre-se sempre de perguntar aos anunciantes; questione por mínimos detalhes, tendo certeza do estado da mercadoria. Se for um produto que já foi vendido, certifique-se de que os compradores qualificaram-no positivamente em relação á negociação.

Prefira vendedores que possibilitem pagamento através do Mercado Pago; trata-se de um sistema de pagamento eletrônico desenvolvido pelo Mercado Livre e que traz inúmeras vantagens e comodidade. Uma delas é que você pode pedir ressarcimento de seu dinheiro ao site, caso você tenha sido vítima de uma fraude e pago com o dito sistema.



Além disso, um dos truques mais antigos (e que ainda funciona muito bem) utilizado por usuários fraudulentos é anunciar o produto por um preço muito menor do que a média. NÃO CAIA NESSA! Se parecer bom demais para ser verdade, certamente não é.



Nenhum comentário: