segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Nove recursos do Twitter que você ainda não conhece

Confira dicas de recursos disponíveis que o ajudarão a aproveitar melhor o tempo conectado ao microblog

NYT | 29/01/2012 12:28


O Twitter, a rede social minimalista que afirma ter 100 milhões de usuários, construiu sua reputação em torno da simplicidade. Os membros só podem postar no serviço usando mensagens de texto com até 140 caracteres. Eles podem incluir um link para outro site, ou para uma foto ou vídeo; podem republicar mensagens de outros usuários em suas próprias páginas; podem enviar mensagens privadas igualmente espartanas. E isso é tudo - ao que parece.

Foto: Getty Images
Dicas e truques ajudam usuários do Twitter a economizar tempo no microblog

Olhando mais de perto, você descobrirá que o Twitter foi aprimorado, pela empresa e por outros criadores de ferramentas da internet, com uma loja virtual de aplicativos, recursos utilitários, widgets e serviços que permitem ao usuário encontrar publicações interessantes, criar álbuns de fotos ou pesquisar o Twitter com maior eficiência.
E mesmo assim, diferente do Facebook ou do Microsoft Office, as ferramentas do Twitter são fáceis de encontrar e simples de aprender. Confira abaixo 9 recursos que você ainda não conhece:

Upload de fotos
Se você postar um link para uma foto de uma longa lista de outros sites, o Twitter exibirá automaticamente a imagem no painel "detalhes", do lado direito, quando outro usuário visualizar sua publicação. Esses sites possuem uma opção "publicar no Twitter" em suas páginas de upload de imagens. São 16 sites com o serviço: DailyBooth, DeviantArt, Etsy, Flickr, Justin.tv, Kickstarter, Kiva, Photozou, Plixi, Twitgoo, TwitPic, Twitvid, Ustream, Vimeo, Yfrog e YouTube.

Criar uma galeria
O Twitter pode criar uma galeria de fotos que exibe as últimas 100 imagens inseridas por cada usuário (não há recurso semelhante para vídeos). Um site independente, chamado Hashalbum, automaticamente agrupa imagens dos usuários do Twitter em álbuns separados, com base em quaisquer hashtags inclusas na publicação. Por exemplo, hashalbum.com/aquapets exibe todas as imagens cujos URLs foram postados no Twitter com a hashtag "aquapets".

Salvar seus tuítes favoritos
Todos parecem saber que você pode retuitar a publicação de outros usuários do Twitter no feed de sua própria conta, mas muitos usuários nunca experimentaram o botão de "Favoritos", em formato de estrela, ao lado do botão "Retweet". Clicar em Favoritos abaixo de uma atualização de status do Twitter adiciona essa atualização à sua lista pessoal de Favoritos, algo como adicionar uma página aos favoritos em seu navegador. Para ver seus favoritos, clique em "Profile", no topo da interface web do Twitter, então clique na aba de Favoritos, localizada à esquerda de sua página de perfil.

A lista de Favoritos é mais útil do que pode parecer. Diferente de uma página web encontrada no Google, uma atualização de status do Twitter pode ser impossível de encontrar após alguns dias - graças aos 300 milhões de novas entradas postadas diariamente no site. Tente encontrar aqueles comentários sobre Paula Deen nesta semana. Mesmo suas próprias publicações podem ser difíceis de encontrar após alguns meses. Se postar algo que deseja salvar para a posteridade, clique em Favoritos.

Realizar buscas poderosas
A caixa padrão de pesquisa do Twitter muitas vezes retorna resultados demais, geralmente publicações das últimas horas, para qualquer palavra-chave popular. Para focar numa entrada específica, clique em "Filtrar resultados", na parte superior central da página de resultados do Twitter. Isso o levará à página de busca avançada do site. Lá você pode especificar filtros adicionais, como um nome de usuário ou hashtag.

O site independente Topsy vai ainda mais longe, tanto que o Twitter recomenda o Topsy em seu guia oficial para jornalistas. O site organiza atualizações do Twitter com informações adicionais que podem ser pesquisadas, como uma escolha de data para encontrar publicações mais antigas. No Topsy, você também pode filtrar palavras-chave específicas para encontrar, por exemplo, publicações que incluem a palavra "Lady" mas não a palavra "Gaga".

Usar atalhos do teclado
Em vez de ficar clicando sem parar com o mouse, você pode operar o Twitter usando o teclado. Digite um ponto de interrogação na interface web do Twitter para abrir um painel com uma lista dos comandos de teclado disponíveis. Ali há quase 20 deles listados, incluindo "r" para retuitar uma publicação ou "/" para pular para a caixa de busca. Alguns dos comandos exigem duas teclas, como "g p" para acessar sua página de perfil.

Existem dois comandos não listados nesse painel: digitar "s p" abre uma caixa para pesquisar apenas publicações que incluem links para fotos, e "s v" inicia uma busca semelhante por vídeos.

 
Publicação cruzada no Facebook
Você tem a opção de postar uma atualização de status do Twitter em seu mural no Facebook, fazendo o login no Facebook e instalando o aplicativo "Selective Tweets". O aplicativo irá solicitar seu nome de usuário do Twitter. Assim, sempre que você finalizar uma atualização no Twitter com "fb", essa publicação será enviada também para sua página do Facebook - desde que você esteja logado no Twitter e no Facebook em seu navegador.

Usar o Twitter por mensagens de texto
A maioria dos smartphones possui diversos aplicativos do Twitter para ler e escrever atualizações em seu celular. Porém, é possível também usar o Twitter via mensagens SMS. Envie uma foto, e o Twitter fará o upload e criará um link para ela.
Usuários de mensagens de texto também podem seguir você sem precisar de uma conta própria no Twitter; basta enviar um SMS para 40404 (EUA) com a mensagem, digamos, "seguir paulbotin". [Nota do editor: O serviço de atualização do Twitter por meio de SMS ainda não está disponível em todas as operadoras brasileiras.]

Pular para os assuntos interessantes
O Twitter criou dois novos botões que aparecem ao lado do botão "Página Inicial", no topo da página: "Conectar" e "Descobrir". O Conectar é uma forma simples de visualizar todos que estão interagindo com você na rede. Ele exibe uma lista de membros que recentemente o seguiram, mencionaram, retuitaram uma de suas publicações ou adicionaram uma aos seus favoritos.
O Descobrir tenta definir seus interesses pessoais com base em sua localização, quem você segue e quais tópicos estão quentes, semelhantemente ao modo como a seção "Assuntos mais comentados", do Facebook tenta adivinhar quais atualizações de status você provavelmente irá querer ler. A empresa ainda está aprimorando o Descobrir e o recurso deve ficar gradualmente melhor em escolher as publicações certas.

Encontrar algo mais longo para ler
Percorrer atualizações de status de apenas uma linha lhe parece o mesmo que ficar ouvindo cachorros latindo? Para os que procuram uma experiência mais intelectual, usuários do Twitter criaram uma hashtag específica, "longreads", para publicações que trazem links para artigos mais longos, incluindo blogs e documentos PDF incrivelmente fascinantes. É possível encontrar informações aprofundadas sobre eventos atuais buscando, por exemplo, por "longreads" ou "longreads" seguido por uma palavra específica.

Com o tempo que vai economizar usando esses truques, você poderá ler textos bem mais longos do que apenas 140 caracteres.

Nenhum comentário: