sexta-feira, 25 de maio de 2012

Como explicar que me formei em X mas quero trabalhar em Y

 
 

Como explicar que me formei em X mas quero trabalhar em YO que se aprende na universidade é, muitas vezes, distante da realidade do mercado de trabalho. Essa distância acaba frustrando estudantes que descobrem no final do curso ou quando estão graduados que querem trabalhar numa área completamente diferente daquela que se formaram.

 
Ana Luiza Jimenez
quinta-feira, 24 de maio de 2012


Se você está vivendo uma situação parecida, saiba que não está sozinho. Uma pesquisa da Michael Page, divulgada no ano passado, mostrou que 68% dos estagiários de empresas brasileiras não atuam na sua área de formação. São publicitários que trabalham como jornalistas, engenheiros que atuam no mercado financeiro e dentistas que ocupam cargos em empresas de recrutamento e seleção.
Prepare-se e vá à luta - Apesar da situação não ser tão incomum, se você está se candidatando para uma vaga na área de Comunicação e é formado em Biologia, é certo que o recrutador irá questionar o porquê. Para não perder pontos, é importante ter uma resposta estruturada que esclareça quais são as habilidades e as competências que o qualificam para o cargo, mesmo sem apresentar uma qualificação formal. “Fale de experiências, hábitos e gostos pessoais que mostrem como você descobriu seu interesse na área e que te ajudaram a desenvolver competências para ter sucesso no cargo pretendido”, explica Manoela Costa, gerente de Page Talent.
Nesse momento, vale citar desde esportes que praticava até leituras e trabalhos acadêmicos mais aprofundados. Fazer cursos na área em que deseja atuar também pode ser uma alternativa para demonstrar seu empenho em conquistar uma posição. “O mais importante é o candidato estar bem alinhado com o que está buscando e ter bons argumentos, ser consistente em sua explicação”, completa a consultora.
Mistura que dá certo - Segundo a gerente de Page Talent, equipes com profissionais de diferentes especialidades atuando em áreas pouco prováveis é uma tendência cada vez mais forte no mercado, pois as empresas estão priorizando funcionários que se identifiquem com os valores da companhia, e não apenas aqueles que têm um diploma “ideal” para a vaga. “Se formos analisar o mercado financeiro sob esse ponto de vista, dificilmente encontraremos um banco que não contrate engenheiros para trabalhar”, diz ela.
Para dar um exemplo prático, Manoela citou a própria Page Talent. Segundo ela, grande parte da equipe de recrutamento e seleção da empresa não tem um diploma de Psicologia, que é a formação mais comum para quem atua na área. Normalmente, os profissionais são graduados na área para qual recrutam. “Nós temos pessoas que trabalham aqui que se formaram em Finanças, Engenharia e até Odontologia”, exemplifica.
Dicas para não errar
1 – Quando o entrevistador perguntar por que você se formou em uma área e quer atuar em outra, tenha argumentos sólidos para sustentar sua resposta.
2 - Mostre para o recrutador o que o diferencia de todos os outros candidatos disputando o cargo que possuem formação na área da vaga. Para isso, vale contar experiências pessoais.
3 – Saiba apresentar conhecimentos e habilidades da sua área de formação que podem ser úteis no dia a dia de trabalho para a vaga que está se candidatando.

FONTE: CLICK CARREIRA - MSN

Nenhum comentário: