General Mills pagou R$ 1,75 bi e assumiu dívidas de R$ 200 milhões por fabricante de alimentos; com aquisição, vendas da empresa atingem US$ 1 bilhão na América Latina
A General Mills anunciou nesta quinta-feira que acertou a compra da fabricante brasileira de alimentos Yoki por cerca de R$ 1,75 bilhão.
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A General Mills informou que também assumirá uma dívida de R$ 200 milhões e que a adição da Yoki a seu portfólio vai mais que dobrar suas vendas anuais na América Latina, para quase US$ 1 bilhão.
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O acordo vem à tona poucos dias depois de a multinacional americana anunciar que vai cortar 850 empregos ao redor do mundo, ou 2,4% de sua força de trabalho, como parte de um plano de reestruturação.
Quinta maior empresa produtora de alimentos do mundo, a General Mills já teve incursões frustradas no Brasil. Após comprar a Forno de Minas, em 1999, a empresa não conseguiu alcançar os resultados esperados e a revendeu aos próprios controladores, três anos atrás. A perda de mercado foi causada, entre outros motivos, porque a General Mills substituiu o queijo da massa do pão de queijo por aromatizante.
A Yoki, que possui 180 produtos no portfólio, era uma empresa totalmente de capital nacional antes do negócio. A companhia entrou no mercado há 18 anos, como uma empacotadora de grãos, que sucedia a marca Kitano. Atualmente, tem participação relevante no mercado de itens como pipoca, farofa, batata palha, snaks, é dona das marcas Kitano, Torí, Yokitos, Lin Tea e Mais Vita. Sediada em São Paulo, a Yoki emprega mais de 5 mil pessoas e registrou vendas de R$ 1,1 bilhão em 2011.
* Com Reuters
FONTE: IG ECONOMIA
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