domingo, 19 de agosto de 2012

EVITE A FRUSTRAÇÃO NO TRABALHO

7 dicas para evitar a frustração no trabalho

7 dicas para evitar a frustração no trabalho - 1 (© 7 dicas para você fugir da frustração no trabalho)
 
 
 
 
Segundo a psicóloga e fundadora da Innovation Coaching Center, Marie-Josette Brauer, podemos definir a frustração como a diferença que existe entre os esforços feitos e a recompensa.
 
Veja as dicas a seguir.
 
 
1. Valorize a convivência com os amigos
Sabemos que os papos, as confidências, as trocas de pequenas informações entre colegas ou até mesmo com o chefe podem ter uma ótima influência em você e até impedir, às vezes, uma situação de estresse.


2. Não abdique de seus desafios
Abandonar um desafio no meio e não concluí-lo é outra maneira de você se sentir frustrada. Pense em quantos projetos foram começados e abandonados por nervosismo ou impaciência, ou ainda porque pareciam difíceis demais. Faça uma lista deles. Calcule o sentimento de decepção e de perda gerado pela sua impaciência. Olhe novamente a lista. Escolha um dos projetos e tome a firme decisão de realizá-lo. A partir desse momento, tome algumas decisões: avalie bem a relação entre o investimento e o resultado. Se decidir que o resultado vale o investimento não abandone.



3. Autoconfiança é importante e necessária
Além do resultado evidente ao se abandonar um projeto, há um efeito secundário terrível: a perda de confiança em si mesma. Se abandonarmos uma vez, na próxima vez em que vamos começar um novo projeto não vamos ter a autoconfiança necessária para levá-lo a cabo.
Faça então uma lista dos projetos que você já imaginou, porém nem começou porque não acreditou que fosse capaz de realizá-los. Dá para notar-se como você acredita pouco em si mesmo e começou a aceitar a ideia autodestrutiva que 'tudo bem de ser medíocre'. A partir deste momento, tome a decisão de avaliar cada projeto, considerando a energia, o tempo e o esforço necessários para poder decidir se é um objetivo realista ou não. Caso seja perfeitamente realista, não o abandone. Vá firme e construa novamente sua autoconfiança, sua autoestima.


4. Gere sentimentos de realização
A frustração também pode vir ao percebermos que não somos tão rápidos quanto gostaríamos. É importante nesse momento avaliar o que já foi realizado, mesmo que seja microscópico. O sentimento de realização gera uma boa autoimagem. Se o projeto for extenso, divida-o em pequenos pedaços perfeitamente acessíveis, por exemplo: vou trabalhar mais cinco minutos ou vou digitar mais cinco linhas. A frustração quase desaparece em doses tão pequenas.



5. Distingue do que você espera e o que provavelmente vai acontecer
Será que podemos imaginar uma vida inteira sem frustrações? Provavelmente não. A chave é você fazer a distinção entre 'o que espero que aconteça' e 'o que vai provavelmente acontecer'.



6. Nocauteie a sensação de frustração
Ser capaz de suportar a frustração é uma bela maneira de confrontá-la e de usá-la. Temos um imenso prazer quando conseguimos vencer a sensação de frustração e realizar o projeto.



7. Mais segurança significa mais força
Há dois tipos de problemas: aqueles que você sabe que vai poder resolver e aqueles que você tem dúvida do resultado. É claro que os problemas do primeiro tipo são mais fáceis de enfrentar. Quanto mais seguro você estiver, mais força vai ter para combater a frustração. Muitas pessoas realizaram coisas incríveis porque ninguém lhes disse que era 'impossível'.


7 dicas para evitar a frustração no trabalho - 1 (© 7 dicas para você fugir da frustração no trabalho)
 
 
 

FONTE: TEMPO DE MULHER - MSN

Nenhum comentário: