quinta-feira, 25 de abril de 2013

BOLSA: COMPRE AÇÕES COM VALOR VANTAJOSO

Preços de 28 ações estão abaixo do valor patrimonial

Eletrobrás, OSX, Brookfield e Eletropaulo são as que apresentam as correlações mais baixas

Brasil Econômico- Vanessa Correia |


Brasil Econômico


O desempenho negativo da bolsa brasileira neste ano jogou luz sobre 28 ações listadas no IBr-X 100, cujos valores de mercado são inferiores aos valores contábeis dos seus respectivos patrimônios líquidos.
Os papéis ordinários (ON) e preferenciais (PNB) da Eletrobras são os que apresentam a menor relação entre os indicadores, ou seja, os investidores hoje conseguem comprar ações da companhia por um valor bem inferior ao que valem, de acordo com seu patrimônio líquido.
Além de Eletrobras, os papéis da OSX, Brookfield, Eletropaulo, HRT Petróleo, Oi e MMX apresentam situação semelhante.
Essa relação, conhecida como valor patrimonial por ação (VPA), em tese revela quais ações estão baratas. Mas analistas recomendam aos investidores olhar caso a caso. “Esse indicador é uma foto da empresa no curto prazo. Em um primeiro momento o negócio pode parecer atraente, mas é preciso avaliar se a companhia é lucrativa. Caso ela decidisse deixar o mercado em que atua, a venda dos ativos traria retorno aos acionistas?”, indaga José Góes, gestor da Platina Investimentos.

Getty Images
Papéis ordinários e preferenciais da Eletrobras são os que apresentam a menor relação entre os indicadores

Já Rossano Oltramari, analista-chefe da XP Investimentos afirma que o investidor deve avaliar a razão pela qual a ação é negociada abaixo do valor patrimonial. “Avalie o retorno sobre o patrimônio líquido entregue pela companhia. Se o retorno for inferior ao Certificado de Depósito Interfinanceiro (CDI), em tese, a empresa está destruindo valor”, diz.
Ainda segundo o especialista, outros fatores devem ser analisados, como o setor da companhia. “O setor elétrico, por exemplo, foi fortemente impactado após a divulgação da MP 579, que trata da renovação das concessões de energia elétrica e da redução das tarifas de energia no país. A medida provisória gerou reavaliação dos ativos das empresas, dificultando o cálculo do valor patrimonial”, explica Oltramari.
Pedro Galdi, estrategista da SLW Corretora, lembra que historicamente a Eletrobras sempre apresentou valor de mercado inferior ao valor patrimonial, antes mesmo da divulgação da MP 579. “Ela sempre foi negociada abaixo do que vale - a relação média era 0,2”, diz. “A empresa não deve apresentar lucro nos próximos trimestres, o que também afasta o investidor”, completa Góes.
A Eletropaulo também sentiu os efeitos das mudanças anunciadas pelo governo e não deve apresentar resultado positivo tão cedo. De acordo com o gestor da Platina, a revisão tarifária acabou com as margens da empresa, afetando a receita e plano de investimentos.
A mesma lógica vale para as “empresas X”, do empresário Eike Batista. “São empresas pré-operacionais que, para se tornarem operacionais, demandam fortes investimentos. Esses recursos virão por meio da emissão de dívida ou subscrição de ações, dificultando ainda mais a obtenção de resultados positivos num curto espaço de tempo”, pondera Góes.


Metodologia

A relação entre o preço da ação e o valor patrimonial proporcional a ela (P/VPA) é bastante utilizada por analistas e investidores para avaliar se o preço da ação é justo. A relação P/VPA pode ser superior a 1, quando os investidores pagam mais pela ação do que todo o patrimônio líquido da empresa; igual a 1, quando a ação é negociada pelo equivalente de seu patrimônio; ou inferior a 1, os investidores adquirem ações da companhia por um valor inferior ao do seu patrimônio líquido.
“O indicador é um dos vários múltiplos disponíveis para o acompanhamento de uma empresa. Mas algumas distorções podem indicar a compra da ação, e nem sempre essa é a melhor recomendação. Por isso é preciso avaliar outros indicadores antes de aplicar seu dinheiro em determinados papéis”, pondera o analisa-chefe da XP Investimentos.

FONTE: IG ECONOMIA

Nenhum comentário: