terça-feira, 18 de março de 2014

EXECUTIVO ZEN




Como um executivo zen vai administrar a Symantec



Por Paula Pacheco - iG São Paulo |
 
 
 

Para Sérgio Chaia, ex-presidente da Nextel, é possível conseguir o melhor dos funcionários ao enxergá-los como principal ativo da companhia



Sergio Chaia foi apresentado aos funcionários da Symantec de forma bem inusitada. Em vez da tradicional reunião com diretores em volta de uma grande mesa, o novo vice-presidente e diretor geral da multinacional, empresa líder em proteção das informações, teve sua vida exibida em um vídeo. A equipe de cerca de 300 pessoas conheceu Chaia desde o berço.
 
 
Divulgação
Sergio Chaia: executivo vai comandar a operação brasileira e a latino-americana

Para muitos executivos, que preferem manter distância dos empregados, esse tipo de exposição poderia assustar. Mas para Chaia essa proximidade com os funcionários não mete medo. O novo presidente da Symantec está acostumado a esse contato. Praticante do budismo, Chaia tem um jeito particular de administrar. "Eu poderia dizer que nada muda nesta nova fase profissional, mas na verdade tudo muda, porque sempre temos de evoluir na capacidade de enxergar as pessoas como maior ativo nas organizações. A vida tem sido um aprendizado cada vez maior", resume.

Antes de assinar o contrato com a Symantec, Chaia passou por 11 entrevistas. Nelas, procurou evidenciar sua forma de administrar o talento humano. "Senti que havia uma convengência de pensamento", diz. O executivo será responsável pela operação brasileira e latino-americana.


Leia também: Pressionada pela tecnologia, empresa terá de ouvir mais os funcionários


Na última segunda-feira (10), Chaia passou a ocupar o comando da Simantec. "Agora começa a fase de aprender sobre o negócio por meio das pessoas. Nas reuniões, é preciso ouvir muito e falar muito pouco", afirma o executivo.

Chaia deixou a presidência da Nextel em novembro de 2012. Enquanto esteve à frente da empresa de telecom, conseguiu dar visibilidade ao negócio e aumentar a receita. Além disso, tornou a marca conhecida graças a campanhas publicitárias criativas que contavam histórias pessoais de personagens conhecidos. A partir de outubro de 2013, o profissional passou a ocupar a presidência do conselho da Óticas Carol – cargo no qual vai se manter mesmo depois de assumir a Symantec.


Leia também: 10 dicas para sobreviver a um emprego chato


Desde a saída da Nextel, Chaia aproveitou para fazer cursos de arte e de história. Além disso, atuou como coach de alguns profissionais.

Agora na Symantec, além de aprender sobre a empresa, conhecer clientes e fornecedores, Chaia já planeja fazer parte do time de futebol da multinacional – seu esporte preferido.


FONTE: IG ECONOMIA

Nenhum comentário: