domingo, 25 de janeiro de 2015

A CALCULADORA DOS SONHOS



Como realizar três sonhos:

a casa própria,

o carro novo e

aquela viagem



Por Bárbara Libório - iG São Paulo |
           

Planejamento e disciplina são essenciais para conquistar suas metas; pense duas vezes antes de fazer um financiamento

 
Comprar um carro novo pode parecer mais fácil, mas nem por isso exige menos planejamento
Agencia Brasil/reprodução
Comprar um carro novo pode parecer mais fácil, mas nem por isso exige menos planejamento
 
 
Com o início de um novo ano, costumam vir também novos planos.
 
A casa própria, o carro novo e a viagem dos sonhos estão entre os desejos mais comuns.
 
Para realizá-los, no entanto, é preciso planejamento e disciplina – ainda mais com os ajustes que o governo tem feito na economia nas últimas semanas. O cuidado deve ser ainda maior.
 
"A primeira coisa que as pessoas precisam saber é quanto esses sonhos custam e se a família e amigos também compartilham desses ideais. Você quer usufruir disso sozinho ou é um plano em conjunto?", ressalta o educador financeiro Reinaldo Domingos.
 
Para isso, Domingos afirma que é preciso colocar os planos no papel. "Nossas famílias têm, em média, um gasto de 30% em excessos. É preciso colocar esse sonho na mesa, saber quanto ele custa e quanto é preciso poupar", explica. Se a pessoa não tem uma reserva mensal que possa comprometer com isso, é hora de pensar em onde se pode economizar.
 
"E o essencial: coloque esses sonhos como prioridade. Quando receber o salário, já separe o valor que precisa investir neles", ressalta.
 
 
 
 
VEJA NO QUE PENSAR ANTES DE COMPRAR A CASA PRÓPRIA EM 2015
 
Para o advogado especialista em direito patrimonial, Ronaldo Gotlib, antes de pensar em financiar 100% do valor da casa própria, é preciso pensar em quanto tempo você pretende morar no imóvel.
 
"Muitos casais que estão começando uma vida juntos se sentem atraídos por essa opção e financiam o imóvel em 30 anos. Mas será que daqui 30 anos eles querem estar morando naquele lugar?", questiona. 
 
Comprar um imóvel pensando em repassá-lo anos depois também não é uma boa ideia, diz o especialista.
 
O ideal, segundo Gotlib, é ter ao menos 50% do valor do bem para dar de entrada, mesmo que isso signifique pagar aluguel por mais tempo. "Assim, você financia os outros 50% em um prazo de dez anos e pode se mudar depois, se quiser."
 
Também é preciso pensar nos gastos que vão além do valor do imóvel.
 
"Tem IPTU, condomínio, a manutenção e, se a casa for nova, tem toda a mobília e as instalações, que podem corresponder a até 30% do valor do imóvel", diz Domingos.
 
Para Domingos, é preciso lembrar que nem todo plano precisa ser realizado a curto prazo. "Você pode não comprar uma casa em 2015, mas pode se organizar para que isso fique mais próximo para os próximos anos."
 
 
 
 
 
 
VEJA O QUE ANALISAR PARA COMPRAR UM CARRO NOVO
 
Comprar um carro novo pode parecer mais fácil, mas nem por isso exige menos planejamento. "
 
As pessoas costumam adquirir veículos de modo financiado por impulso, em feirões de final de ano ou impulsionados pela redução do IPI, mas é preciso pensar se tudo cabe no seu orçamento", diz Gotlib.
 
Segundo Domingos, além do valor do carro, e da prestação, se ele for financiado, os gastos com manutenção - seguro, mecânica, IPVA, entre outros – correspondem mensalmente a 2% do valor do automóvel.
 
Além disso, o comprador corre o risco do bem valer muito pouco quando terminar de pagar o financiamento.
 
"A cada ano, o automóvel tem depreciação de 20%. Seu carro pode valer muito menos daqui a 60 meses", afirma Gotlib.
 
 
 
 
 
DÁ PARA FAZER A VIAGEM DOS SONHOS EM 2015?
 
Aquela viagem dos sonhos pode acontecer no próximo ano. Mas, para isso, é preciso começar a se planejar desde já.
 
"Caso vá pagar parcelado, comece a pagar agora. Até lá, faça uma poupança e tenha uma reserva. Quando estamos viajando, a guarda baixa para a sedução das compras, explica Gotlib.
 
Segundo Domingos, o ideal é guardar pelo menos 40% do valor da viagem para os gastos que terá durante as férias. 
 
No caso de viagens internacionais, é preciso pensar na compra de moeda estrangeira. Para Gotlib, o ideal é comprar a moeda mês a mês. "Se você precisa de US$ 1 mil, compre US$ 100 por mês. Se a cotação estiver baixa naquele mês e você puder comprar mais, compre", diz.
 
 
Veja também:
 
 
 

Nenhum comentário: