quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

PERFIL FEMININO NA CARREIRA




Foto: Thinkstock


O que impede as mulheres de chegarem ao topo no trabalho?

 
 
 
Estudo mapeia principais características
de ambos os sexos e
como isso se reflete na distribuição de cargos
 
 
 
 
Mulheres Incríveis

O que impede as mulheres de chegar lá?

 
                   
 
Mulheres são mais comprometidas, homens negociam melhor. Mulheres são mais exigidas, homens lidam melhor com o risco. Estas são algumas das descobertas de uma nova e abrangente pesquisa da organização internacional Pew Research sobre liderança feminina nas empresas e na política norte-americanas.  
 
 
image
 
 
O estudo Women and Leadership, realizado em novembro de 2014, e divulgado na última semana ouviu, em duas etapas, quase 3000 pessoas, homens e mulheres, com 18 anos e mais, residentes nos Estados Unidos.  Destaco aqui alguns dos principais achados, já prometendo novos posts a respeito, pois a pesquisa é muito rica:  
 
 
Sobre capacidade para liderar: 
 
A maioria dos americanos acredita que homens e mulheres tem igual requisitos de liderança em aspectos como inteligência e capacidade de inovação. Mulheres superam os homens em algumas características positivas como compaixão e organização.  
 
 
 
Sobre as principais razões de as mulheres ainda não terem alcançado a maioria dos cargos top:
 
40% dos americanos pesquisados acreditam que as mulheres são impedidas de escalar nas carreiras porque são avaliadas com muito mais rigor. Tem que fazer bem mais do que seus pares homens para ocupar as mesmas posições.  
 
 
 
Sobre a barreira da maternidade na vida profissional
 
A minoria acredita que a dupla jornada seja uma barreira. Apenas 23% acham que o tempo nos cuidados com os filhos prejudica o desempenho profissional.
 
 
 
Melhor idade para ser mãe quando se aspira à liderança:
 
As opiniões aqui se dividem: 36% acreditam que as carreiras sejam favorecidas quando se tem filhos mais cedo e 40% acham melhor ter filhos mais tarde, quando a vida profissional já estiver estabelecida. Há, porém, um dado significativo: 22% dizem que o melhor é simplesmente não ter filhos. Millenials (nascidos depois de 1980, com idade entre 18 e 33 anos em 2014)  são mais propensos do que as gerações mais velhas a considerar que mulheres com aspirações de liderança devem adiar a maternidade.  
 
 
 
Sobre a perspectiva de igualdade em um futuro próximo
 
A maioria (53%) acha que os homens continuarão ocupando mais cargos top e 44% acreditam que a equidade entre homens e mulheres no comando das empresas é apenas uma questão de tempo. Quando o assunto é liderança política as perspectivas são mais otimistas: 73% esperam ver uma presidente mulher nas próximas décadas.  
 
 
 
Mulheres são mais comprometidas, homens assumem mais riscos
 
Ao avaliar as características dos gêneros na gestão das empresas, as mulheres foram destacadas como mais honestas e éticas (31% x 3%), provedoras de remuneração e benefícios mais justos (30% x 5%),  melhores em mentoria de funcionários (25% x 7%). São pior avaliadas na habilidade de negociação (7% x 18%) e no potencial para assumir riscos (5% x 34%)  
 
 
 
Mulheres percebem mais discriminação contra si  
 
Dois terços das mulheres (65%) afirmam que elas sofrem algum tipo de discriminação enquanto apenas 48% dos homens acham que as mulheres enfrentam essa questão.  
 
 
 
Estereótipos que persistem:
 
A maioria dos americanos (54%) acha que homens são melhores que mulheres para dirigir algum empreendimento esportivo e 46% acreditam que eles também se dão melhor no comando de uma grande empresa de energia.  Em contrapartida, mulheres foram consideradas 2 vezes e meia mais adequadas na gestão de um grande hospital ou de uma cadeia de varejo.



Leia também:
Nunca tive medo de negociar com meus chefes
Qual a agenda feminina de 2015?




AUTORAS:

Brenda Fucuta e Cynthia de Almeida

Brenda Fucuta e Cynthia de Almeida são jornalistas especializadas no universo feminino. Brenda foi publisher das revistas Capricho, Claudia, Elle, Saúde e criadora do Prêmio Claudia. Atualmente, é sócia da agência Design de Causas. Cynthia foi editora de Veja e Caras, dirigiu Playboy e Contigo!, além de publisher nas editoras Abril e Globo. Hoje, é colunista de carreira de Claudia. As duas acreditam que um mundo melhor para as mulheres é um mundo melhor para todo mundo. Mulheres Incríveis oferece conteúdo sobre liderança feminina na forma de palestras e dossiês/reportagens. Envie um email para mincriveis@yahoo.com
 

Nenhum comentário: